Categorias
Notícias

Quem perde e quem ganha?

POR VICENTE CRISCIO

E essa dor de cabeça que não pára? Mas toca o barco…

O assunto da semana será o julgamento do Presidente da SE Palmeiras, Prof. Luiz Gonzaga Belluzzo, no STJD. Como os palmeirenses bem sabem, Belluzzo chamou o árbitro Carlos Eugênio Simon de “ladrão” em uma entrevista na 2a feira, um dia após o árbitro ter arrancado do Palmeiras um gol legítimo quando o jogo estava em 0x0 e um pênalti claríssimo sobre Danilo no segundo tempo.

Talvez o Professor tenha exagerado. Talvez devesse ter tomado um coquetel de calmante com anti-ácido. Mas Belluzzo falou aquilo que se fala nas rodas, nos bares, no consciente e inconsciente coletivo de quem acompanha o futebol. Ou é coincidência que da noite pro dia o Fluminense começou a ter erros de arbitragem a seu favor?

Sobre o STJD o que o Presidente disse deveria ter sido dito pelo primeiro palmeirense que ouviu a frase parcial e tendenciosa do auditor. O erro aí foi deixarem de lado. Diretor palmeirense tem que defender os interesses do clube no momento que sente que esses interesses estão sendo lesados de maneira injusta. Se tivessem feito na hora certa, Belluzzo não carregaria mais essa cruz.

Pois bem, agora o Preseidente está sendo fritado pelo STJD e por parte da imprensa. A mesma imprensa que adora ouvir dele aquilo que ele não quer (ou não pode) dirzer.

A consequência provável dessa fritura será uma punição dura ao Professor. Mas essa será a consequência visível.

O que não veremos serão os malefícios de qualquer tipo de punição que possa indicar o afastamento do atual Presidente da SEP.

Belluzzo não é apenas uma esperança para que o palmeirense volte a ter títulos e revigore sua auto-estima. Sua posição de liderança intelectual rapidamente assumida no Clube dos 13, suas visão clara sobre os estressores do futebol brasileiro e sua capacidade de argumentar e demonstrar aos menos privilegiados sobre as mazelas do futebol, virarão pó com a tal possível, provável e para alguns merecida – como deu a entender Galvão Bueno na transmissão do jogo da Seleção Brasileira deste sábado – punição.

Belluzzo não sairá do Palmeiras. Continuará como Presidente até o fim de seu mandato, mesmo que atuando de maneira informal. Quem perderá será o futebol brasileiro. O futebol dos Duailibis, Euricos, além de outros espertalhões que ainda estão por aí e não podemos nominar.

Quem ganhará com um eventual afastamento? Seguramente quem vem ganhando há anos com o status quo do futebol. Esses nem precisamos nominar.

Mas, claro, isso é sempre a opinião desta cabeça que ainda dói. Você concorda? Discorda? Diz aí. E vamos falar a respeito.

Saudações Alviverdes… eita dor de cabeça que não passa…

A OPINIÃO DO CRISCIO é a coluna dominical do 3VV.
Substitui a antiga série Planejo Logo Existo e tem o objetivo de trazer
sempre um tema que provoque a reflexão do amigo do 3VV principalmente
sobre futebol; mas não ficará só nisso.

69 respostas em “Quem perde e quem ganha?”

Vladimir,

Também sou leigo, mas com certeza não irá impedir que nosso presidente exerça suas tarefas diárias como presidente, apenas o proibe de entrar em estádios de futebol, apenas isso!!

Pergunta de leigo, mesmo…
Este tribunal desmoralizado e sem credibilidade, diga-se de passagem, tem poder legal para impedir Belluzzo de exercer suas tarefas diárias de presidente dentro do clube? Ele não poderá respresentar o Palmeiras em eventos, assembléias, etc.? Esse pseudo tribunal tem poder legal para impor tal pena?

faltou critério nas contratações e atitude dos jogadores nos jogos decisivos…..vendo o Flamengo ontem tinha 8 caras marcando que nem loucos…pra 2 acima da média jogarem…..e David,Alvaro,Angelim,Toró estão longe de ser craques…

#57 e #58

Mas será que o Muricy não vê que não possui os jogadores necessários para impor o seu sistema de jogo?

Nesse caso, não é capaz de implantar outra solução? Não ganha para isso também? Ou é melhor insistir numa situação onde esquema e jgadores não se casam?

Se você realmente só tem três meias, sendo um mais atacante, por que nunca entra com o reserva na ausência de um dos titulares?

O elenco tem sérias restrições e desequilíbrios, sofreu com contusões,mas ainda assim, se bem administrado, poderia apresentar melhor futebol do que esse.

Com mais simplicidade, trocando meia por meia, lateral por lateral, sem alterar o esquema a cada jogo estaríamos em melhor situação hoje.

Concordo com o Haroldo# 57 em diversas coisas, como por exemplo , este elenco não foi montado pelo Muricy e foi planejdo para jogar no 4 4 2 e não no 3 5 2.

O Muricy pegou fama de ser retranqueiro depois que passou pelas bibas que já vinham com este esquema do tempo do Leão e P. Autuori e o Muricy apenas continuou com o esquema, mas para aqueles que são mais informados sobre tática, as bambis jogavam de diversas maneiras e não só no 3 5 2.

No Inter o Muricy jogava no 4 4 2, o time jogava para cima e nunca na retranca, portanto ano que vêm espero nosso time jogando para cima do adversário, sem medo de perder.

Quanto ao prof. Belluzzo não acho que ele exagerou, penso que disse tudo que tinha de dizer, já que nós estamos de saco cheio de sermos prejudicados e precisávamos de alguém que colocasse os pingos nos “is”, penso que será condenado, mas pouca coisa vai mudar, afinal ele não joga.

Quanto as contratações citadas pelo Andre# 55, penso que toda a contratação é arriscada, não existe bola certa, são inúmeros os exemplos, vou citar tres: O Ricardinho hoje no Galo, saiu dos gambás para as bambis com fama de craque e não deu certo… qual a razão???? Ninguém sabe…no Palmeiras um tal de Luis Edmundo Pereira veio do São Bento em 1969 sem ninguém conhecer, colocou a camisa de titular em 1971 e nunca mais largou,em 1976 o Palmeiras contratou junto ao Nautico 02 jogadores, um era o Vasconcelos que veio com fama, para substituir o nosso já em fim de carreira Ademir da Guia e o outro era o Jorge Mendonça, que virou titular assim que chegou, foi campeão Paulista em 1976, jogou a Copa de 1978 e virou ídolo no Verdão, já o Vasconcelos desapareceu, ninguém nem lembra dele, logo chego a seguinte conclusão:

Alguns jogadores foram feitos para jogar em times grandes, nasceram com personalidade…outros como os citados pelo Andre, não tem esta mesma personalidade e portanto nasceram para jogar em times pequenos, sem pressão.

Como disse anteriormente, fica muito difícil se adivinhar quem vai dar certo e quem não vai, contratações são sempre apostas, não tem jeito!!

André, tem muita coisa que não está clara. No fim, será a mesma coisa: “fizemos o que era possível, com a dificuldade financeira”.

Já imaginou o time atual na Libertadores?

Só falta agora mandarem o Muricy embora e deixarem todos esses “craques” aí, para o próximo técnico. SERÁ A REEDIÇÃO DO MODUS OPERANDI DO GORDO.

NÃO DÁ!

Haroldo é por aí…contrataram 7 volantes e 8 atacantes……………….zagueiros de qualidade tem 2…….meias apenas 3 onde um deles é mais atacante que meia………….quarta feira vamos ver quem é pior Lucio ou Armero………….e o Beluzzo coitado disse que o Palmeiras não pode contratar jogadores como o Renato Silva dos Bambis….ele dizia que no Palmeiras a pressão é muito forte e ele não serviria para o time…..concordo…….então pensei ele vai trazer o Lucio,Juan,Lugano,Henrique…..pasmem veio o Marcão……………..

Vera o Muricy não nos enganou ele falou a verdade quando chegou……os Bambis tem mais elenco………no fundo eu sabia que ele estava certo…mas sou torcedor e acreditei com um pé atrás………………………já ví esse filme ano passado….

Vera o que me deixa triste é voce criticar e fazer a mesma coisa quando assume o futebol………..me lembro de ouvir um programa de rádio do Muda Palmeiras onde eles falavam que não a estrutura vencedora quando um time tem 8 volantes……na época do mumú tinha Galeano,Titi,Magrão,Claudecir,Correa,Taddei,Marcinho e por aí vai…….hoje temos Pierre,Souza,Jumar,Edmilson,Sandro Silva,Wendel e tivemos o grande Mozart…..7 volantes que apenas marcam…………..fica difícil….

Pessoal o elenco foi montado pelo Luxa a característica do time do Luxa é atacar e não defender o Muricy quiz impor o 3-5-2 com 3 volantes o que até dava quase certo com o Cleiton Xavier sem ele não dá, tudo o que está acontecendo é graças a falta de competitividade do time os problemas com Belluzzo não teriam ocorrido se o Palmeiras fizesse oq ue deveria ter feito enfiado uma sacolada de gols no Fluminense, não adianta querer cobrar do Muricy o compeonato com um time que tem elenco “fraco” embora eu não ache o elenco fraco acho que é mal administrado tem muito atacante pouco meia ofensivo e apenas 3 zagueiros, não dá para ser campeão com o Muricy que gosta de defender com apenas 3 ou 4 zagueiros sem reserva de lateral esquerdo sem reposição de meia e com o outro meia dormindo ou sobrecarregado em campo, isso é exigir demais do Muricy por mais competente que seja, podemos sim ver o que vai acontecer nos próximos 3 jogos torcer pela libertadores e aí sim combrar um elenco forte a maneira Muricy ( que será muito parecido a do felipãp) retranca total e aí sobreviver (não sofrer nenhum enfarto) para cobrar campeonatos, mas esqueça jogo bonito com Muricy será goleada de 1 X 0.
Abraços

André, tinha esquecido esse tal Tiago Cunha. A quantia paga ao Edmilson é obcena.

Quem contratou o Armero? Foi por DVD?

Para mim o final de 2008 ainda está muito mal explicado.

O J HAWILLA recentemente criticou a diretoria de futebol por ter contratado o Wagner Love, com um salário mensal de R$ 500 mil, mas o diretor financeiro desmentiu.

Dizem por aí que Cipullo e Muricy não estão se entendendo. Ocorre que o Muricy já disse, faz tempo, que o elenco é fraco. Para mim é óbvio que isso irrita o dirigente citado.

Escreve aí André, vai sobrar para o técnico.

Vera qual diretor que está defendendo esse elenco de Sto André…….nosso time e elenco tem atletas que beira o ridículo….Em 2 anos deixaram o Madureira colocar cada tranqueira em nosso clube.
Só vou citar os top de linha…..
1 – Jéci
2 – Gladstone
3 – Tiago Cunha – esse eu nunca vou esquecer.
4 – Jumar
5 – Capixaba……..
6 – Marcão
7 – Mozart
8 – Evandro Seleça……..
9 – Jefferson
10 – Edmilson e seus 240 conto…..

Estou sendo roubada no Cartola também!!!!

O meu time tem Danilo e Petkovic (ambos marcaram gols VÁLIDOS) e tenho míseros 50 pontos na rodada! Vou parar o campeonato no tapetão! LADRÕES!!!

Vicente, estou sumida só nos comentários, acompanho diariamenter o 3VV e os blogs verdes.
Se eu comentar tudo que penso, acabo fazendo companhia para o Prf. Belluzzo nos tribunais, rs.
Quanto so seu comentário 35, `” é guerra”, isso quer dizer que o Prof. vai sustentar tudo que disse e mais alguma coisa?
Se eu, que sou uma simples mortal, imagino coisas absurdas penso que o Belluzzo tem cartas na manga e das grossas, é isso ?
abs
Mi

O Diretor de futebol não está se entendendo com o técnico porque este já disse que o elenco não é forte. O RESPONSÁVEL PELO ELENCO QUE AÍ ESTÁ É O DIRETOR DE FUTEBOL.

PORQUE APOIOU O LUXEMBURGO, ENQUANTO CONTRATAVA DE BACIADA (Jeffersson, Capixaba, Jumar, Sandro Silva, Evandro, etc…)?

PORQUE ACEITOU CONTRATAR O MOZART A PESO DE OURO?

PORQUE DEIXOU O LUXEMBURGO CONTRATAR OS PÍORES ZAGUEIROS DO FUTEBOL BRASILEIRO?

DIRETOR DE FUTEBOL APARECEU TARDE, HEIN? PARE DE CONTURBAR O AMBIENTE. TENTE SER HUMILDE E RECONHECER QUE ERROU. NÃO PRECISAMOS DE MAIS UM “VAIDOSO”. DÁ UM TEMPO!

Entende tanto do assunto quanto os dirigentes que sempre estiveram lá e só fizeram acabar com o futebol do palmeiras.

30 -Vicente,
Espero que as amizades do PROF. sejam favoraveis a ele nessa hora, pois um homem que consegue ser amigo do Serra e do Lula, não é café pequeno né?

Eu acredito que o Belluzo nao sera punido, vide o VP do flamengo que nao foi punido apos chamar o juiz do jogo do santos de alguma coisa parecida… porem as “ofensas” do Belluzo foram mais graves, mas mesmo assim, apos o caso do bandidinho do STJD, acho que vao livrar a barra do nosso Presidente

Ele vai pegar suspensão, mas gostaria muito que mostrasse provas do que falou.

Acho que foi pior ter dito a todos que não aceitaria jogar na quarta-feira contra o grêmio, que exigia o jogo para sábado ou domingo. Agora a globo confirma o jogo para quarta-feira.

39 – Blog 3VV…
Vicente… mas que Crença e essa do prof. Belluzzo que ele nao pode ligar pra alguem ajudar a estabelecer o minino de decencia nisso tudo??

eu acho q pelas declaraçoes q eu ouviu do Belluzzo no estadio 97 ele esta confundindo as coisas…

UMA COISA e fazer bastidores pra roubar ou se beneficiar de algo..

OUTRA COISA e fazer bastidores para NAO SER ROUBADO.. e PARA Q NINGUEM SEJA BENEFICIADO…

precisamos ter um campeonato justo…

FUTEBOL DE JUVENAL JUVENCIUS, MARCUS AURELIO CUNHAS, BANDO DE FDP

lembram do ex-ministro Sergio Mota, era o tanque do FHC. Ele soprava no ouvido do ministro e o Serjão dava porrada em todo mundo. Um bom modelo pro Belluzzo, ele precisa achar alguém pra essa função, tão palmeirense quanto ele.

Vicente, de acordo. O Professor Belluzzo demonstra algo que faz muito tempo faltava à liderança do clube. Paixão. Aliada à sua capacidade intelectual, tem tudo para construir uma bela história de sucesso. Agora é pura política, o que foi dito foi dito e isso não muda, mas no julgamento tem que saber recuar e jogar fumaça para evitar uma punição mais forte. Espero que o jurídico do Palmeiras e Professor façam um bom trabalho de contenção, vamos junto com ele para o que der e vier.

Acompanhando nos últimos anos a mídia Palestrina, especialmente o 3VV e o Parmerista (equilibrio, Conrado), foram dois acontecimentos que mais marcaram o Palestrino……1- a votação do SIM para a Arena Palestra e 2- A eleição do nosso Presidente Prof. Belluzzo …um sonho e uma realidade……acontecimentos de ordem burocrática atrasaram o início das obras da nossa Arena mas continuamos confiando que no começo de 2010 se inicie este sonho…..
A realidade da presidência do Prof. Belluzzo foi e é uma alegria imensa para nós e um real fator de transição na vida do Palmeiras…..mas isto deve incomodar muita gente interna e externamente.
Aplaudimos todos os esforços em investimentos feitos pois nenhum jogador foi transferido na janela do meio de ano,,,um feito pioneiro , tudo isso com o objetivo do título do campeonato brasileiro…..Sem hipocrisia, alguma coisa azedou o time mas chegar na reta final e ser assaltado fez com que o Prof. Belluzzo respondesse com a emoção, com o coração….(particularmente eu não esperava menos do presidente)…. mas como disse isso incomoda e o prof. Belluzzo está nadando num tanque de tubarões….como salvá-lo?…não sei….será que o prof. quer ser salvo? ou utilizar uma possível punição e inverter a situação?

Uma coisa é certa: o trabalho de bastidores deve ser feito pelo Palmeiras…E este trabalho nâo pode ser feito pelo prof. Presidente Belluzzo por que ele não é morno…. ele é definitivamente 8 ou 8000.. …

No livro “a arte da guerra” os princípios da estratégia do vencedor são:
1-Subjugar pela astúcia,
2-Evitar a força do oponente e atacar a sua fraqueza
3-Manter segredos das suas atividades..
4-Usar o engodo…fazer o inimigo se preparar na esquerda e atacar a direita….
E a pessoa que pode fazer isso pelo Palmeiras é o Brunoro…

Pior que o tal Rodrigo Flux nao falou o que o Beluzzo alegou. Pelo menos o que a TV Band mostrou foi o cara dizendo “é uma pena o senhor usar tranças verdes e não vermelhas e pretas como eu gostaria”. O sujeito não falou que daria um julgamento diferente, que não daria os 2 jogos de punição, só disse que queria q o love fosse do time dele. Não deveria, mas passou muuuuuuuuuuuuuuuuuito longe da acusação feita pelo Beluzzo.

Acho que o Belluzzo não tem que mudar a crença dele.Tem que manter a forma de agir.Ser exemplo.
Espero que ele vá para essa audiência disposto a tudo.Se possível passar uma descompostura bem ao seu estilo na frente de todos os meios de comunicação, no auditor que preferia que o V.Love tivesse trancinha rubro negra.

E pior,deveria perguntar ao presidente do STJD como é que ele permite que um julgador se manifeste desta forma?

Pergunta se ele não acha que esse tipo de manifestação compromete todos os julgamentos do tribunal?

Nem que ele seja expulso do futebol pra sempre,espero que ele faça desse julgamento algo histórico.Que ele acabe com a suposta moral deste tribunal.

Sds.

Belluzzo é nosso herói. Defenderemos sempre quem defende o Palmeiras. Até a morte.

Os comentários estão desativados.