Categorias
Italiano

Tabula Rasa

POR CARMINE PACIELO

* Premissa: o comento sobre a 12^ rodada do campeonato italiano será telegráfico já que ainda não elaborei o luto ao perder um titulo já ganho.

Parabéns diretoria. Parabéns Muricy. Parabéns jogadores! …


* Com a linda e incontestável vitória externa (2 x 5) sobre a Atalanta, a Juventus reabriu o campeonato: agora a distância do líder é de 5 pontos. O esquema 4/2/3/1 com 2 volantes  “feios” e 3  meio-campistas de “fantasia” como Diego, Giovinco e Camoranesi em suporte  a um único atacante, desta vez Trezeguet (que comemorando o gol n° 167 igualou Sivori como o jogador  estrangeiro  que mais marcou gols pela Juve) funciona a maravilha.


…. A naçao palestrina agradece!


* A  Roma confirma ser osso duro de roer pela Inter que teve uma atuação apática. O empate foi bem merecido considerando que o time capitolino já desfalcado de Totti, Juan, Burdisso, Doni, Taddei  e Cicinho perdeu ainda no 1° tempo uma coluna como De Rossi.


Presidente Belluzzo, a sua indignaçao é sacrossanta mas a meu ver tardia e unidirecional: conhecemos o “curriculum vitae” do Simon, então ele deveria ser hostilizado e recusado no exato momento da sua designação para apitar o jogo e não após a “missão cumprida”  


* O jogo Catania x Napoli parecia ser San Lorenzo de Almagro x  Velez. Quinze argentinos no gramado, incrivel! Muitos torcedores do Napoli haviam viajado para Catania certos de ver o mesmo timaço da vitória sobre a Juve. Pura ilusão! Basta dizer que em um jogo horrível o melhor em campo foi Morgan De Santis, ou seja o goleiro  dos  “azzurri”. E, por falar em sulamericanos,  alguns falam que o clan argentino boicotam o Quagliarella pois querem o compatriota Denis no seu lugar.  Acho isso uma besteira: é verdade que o Qugliarella não tem muitas assistências pelos camaradas mas isso se deve  pelas características do mesmo  Quagliarella que não concordam com aqueles  de Lavezzi, fundamentalmente um anárquico, e também com os alas Maggio e Datolo que produzindo cross aéreos favorecem mais Denis, exímio cabeceador  e potente centro-avante.


Mas  não dá para fazer uma cruzada só contra os juízes e o poderes ocultos, isso é redutivo, é botar fumaça nos olhos de cada palestrino …  


* Em pleno Olimpico, contra uma fraca Lazio, o Milan venceu 2 x 1 e se coloca no 3° lugar,  atrás de Inter e Juventus: o time de Leonardo não perde a 7 jogos e parece ter adquirido entusiasmo e auto-confiança. Da anotar o 1° gol “italiano” de um ótimo Thiago Silva enquanto Pato marca o seu quinto gol.


… Então que dizer do nosso ilustre treinador? Para mim o maior culpado. O técnico precedente foi embora pois, justamente,  não deu ao time um padrão de jogo, etc, etc, etc.  Mas até agora o que realizou o excelso? O time joga sem critério,  sem garra;  um grande comandante sabe incentivar, é capaz de cavar sangue dos nabos, de ler  em anticipo os acontecimentos encontrando a solução do problema,  administrando as forças, não permitindo dissipar o tesouro acumulado. 


* De vilão a herói em 90 minutos. Foi o que aconteceu ao Zalayeta na importante vitória (3 x 1) do Bologna sobre o Palermo. O uruguaio començou errando muito e por isso foi duramente vaiado pela torcida; mas virando “hombre do partido” ao marcar 2 gols a mesma torcida lhe rendeu louvores e honras.


… Nada de medo é tudo sob controle: O magnífico nos avisa que tudo isso vai acabar, que sabe o que fazer… o proximo ano!  Mas é idiota?  É intolerável ouvir isso!  Era preciso ganhar este título!  Puttana miseria!


* Importante também a vitória (2 x 0) do Cagliari contra a Sampdoria apesar que só veio o final e com o time de Genua em 10 pela expulsão de Stankevicius.  A Sampdoria não jogou mal (inclusive Cassano)  mas foi derrotado por um time em alto astral, comandado por um técnico jovem e muito hábil, Allegri, que conseguiu a 4ª vitória consecutiva e agora faz sonhar a Sardegna inteira com a Europa League.


Enfim os nossos heróis: jogadores (?) que conseguem a proeza de serem derrotados  para  zumbis  (Náutico, Santo André, Fluminense), jogadores (?) sem qualidade, sem amor-próprio,  jogadores (?) que liderando o campeonato com 53 pontos,  faltando 11 jogos e tendo uma ampla vantagem sobre os rivais decidem de parar de jogar. Vergonha! Traidores da Pátria! Por isso é preciso fazer: “tabula rasa”.


5 respostas em “Tabula Rasa”

Calma galera. Vamos com calma… ainda não esta tudo perdido. Em crise esta o spolt q ja caiu, o nautico q vai.. o Flu q tb deve ir…. Nos lutamos pelo titulo!!

ciao sergio, scrivo in italiano visto che abitando a parma (una piccola bomboniera, una splendida città) non avrai certo problemi ad intendere l’ idioma. per problemi di spazio non riesco a commentare come vorrei le belle realtà emergenti del campionato quali il parma, appunto, o il bari. la tua breve analisi mi trova totalmente d’accordo, ma oltre alla volontà aggiungerei un altro dato: la capacità di pianificare, considerando la limitata disponibilità economica, e la competenza negli investimenti. ecco che così il parma presenta una linea d’attaccanti baby di tutto rispetto come paloschi, biabiany, bojinov e lanzafame, giocatori esperti come panucci, zaccardo e amoruso ed elementi di prospettiva come il neo azzurro galloppa ed il forte dzemaili . ah! a proposito sergio, spero tanto di sbagliare ma il titolo ormai è perduto. o credi veramente che dopo aver perso con nautico, s.to andrè e flu il palmeiras vada a vincere a porto alegre col gremio?

Eu aqui da Italia nao sei mais o que falar. Até os meus amigos italianos estao tirando “uma” da minha cara. Estavamos com 5 pontos de vantagem, poderiamos chegar a 8 e agora lutamos para permanecer no G4. Eu ainda tenho esperança, mas é dificil. Moro em Parma e acompanho o Parma em todas as partidas, gostaria de fazer sò uma observaçao: o Parma subiu este ano para a série A depois de apenas um ano em B e se olharmos bem a classificaçao ele ocupa uma posiçao de todo o respeito. O que foi mudado? A mentalidade de jogar., ou seja, com vontade.

RUMO A SULAMERICANA 2010! Vamos buscar este título inédito!

BANDO DE VAGABUNDOS.MANDA OS CARA CORTAREM CANA E COLOCA O MURICI COMO TURMEIRO. BANDO DE FDP.

Os comentários estão desativados.