Categorias
Italiano

GELO SIBERIANO

POR CARMINE PACIELLO  


       *     O match winner da rodada n° 17 foi o mau tempo. Uma vaga de gelo, com neve e frio polar se abateu sobre a Itália causando o adiamento de quatro jogos na série A (Fiorentina x Milan; Genoa x Bari; Bologna x Atalanta e Udinese x Cagliari).


       *      Mesmo com o termômetro indicando -7°C a Inter não deixou escapar a possibilidade de ampliar o destaque sobre os rivais. A vitória sobre a Lazio lhe trouxe 8 pontos a mais do Milan (que tem um jogo a menos) e 9 da Juventus em queda vertical. O jogo foi horroroso (acho que o frio contribuiu bastante) com os interisti que se limitaram a controlar o jogo depois do gol de Eto’o, ao 13° minuto, seu 8° em campeonato, graças a um meio-campo formado por Stankovic, Cambiasso, Thiago Motta, e Vieira que substituiu Muntari machucado ao 24° do 1°tempo. A Lazio, sem Zarate, Matuzalem e Foggia acenou a uma pálida reação mas em pratica Julio Cesar foi inativo.  


       *     Desastroso epílogo de 2009 com a terceira derrota consecutiva (e 5^ nos últimos 6 jogos) para a Juventus, desta vez em casa contra a lanterna Catania (1 x 2) e tratada com dureza da torcida: tiro de ovos, de costas ao gramado na entrada do time em campo e com uma faixa onde estava escrito “de costas para um time sem culhões”, os já habituais cantos racistas contra o interista Balotelli, protestos contra a diretoria e vaias contra Ferrara e os jogadores, particularmente contra um omisso Diego e um inapto Felipe Melo substituído depois de apenas 32 minutos. Também a prestação de Amauri foi pífia e nem a entrada de Del Piero e de Giovinco na 2^ etapa produziu efeito: encravada com 30 pontos a Juve viu aproximar-se a Roma do ex técnico Ranieri que com razão, comentando a seqüência negativa de Ferrara, afirmou que na mesma situação a diretoria (que não teve com ele a mesma paciência que mostra com o atual técnico) o havia já demitido.


      *     Apesar da crise Ferrara segue no cargo; isso, por sinal é visto como uma confirmação do retorno de Lippi após o Mundial, idéia que vem reforçada do retorno de Roberto Bettega na diretoria juventina, ex jogador e ex componente da “tríade” com Giraudo e Moggi que, em um regime de “máfia” manipulava juiz, jogadores e diretores federal da Lega Calcio e dirigentes dos outros times na época do “Calciogate” levando o time à segunda divisão. 


      *     Mas agora Ranieri está feliz na sua cidade: com esse ritmo o seu time vai conseguir facilmente o 3° lugar (talvez até o 2°); com a vitoria sobre os “crociati” a Roma festeja o Natal em zona Champions enganchando o Parma a 28 pontos. Vitória merecida (2 x 0) que trouxe o 4° lugar, o sétimo resultado positivo, o 3° jogo sem subir gols, a volta de Totti que assinou um contrato para a vida com o clube (até 2014), a promessa da diretoria de potencializar ainda mais o time, enfim a paz com a torcida: Ranieri não poderia esperar de festejar um Natal melhor. 


*        Na disputa por vagas “européias” Napoli e Palermo seguem otimamente: os “rosanero” obtiveram a terceira vitoria (1 x 0, Cavani) desde a chegada do técnico Rossi e posição interessante em classifica: 4 pontos de destaque do 3° lugar. Ótima a prestação do meio campista Liverani que com Zenga não encontrava muito espaço e de Sirigu que fez boas defesas e continua firme como titular tanto que, incomodado na reserva, Rubinho pediu de ser cedido.


*        Também a posição do Napoli é feliz: 6° lugar com 27 pontos e com Mazzarri che continua invicto a 10 jogos. Porém o Napoli teve muita sorte pois não jogou bem: fez 3 tiros na meta e marcou 2 gols, um no inicio Hamsick (de pênalti) e outro ao fim do match (Quagliarella) enquanto o Chievo criou varias oportunidades sem concretizar.   


      *      A queda de rendimento custa a Sampdoria o 4^ jogo sem vencer. Cassano abriu o placar mas o seu time conseguiu buscar 3 gols do time que tem o pior ataque do torneio. Enfim enquanto a colônia dos técnicos italianos se amplia com a chegada de Roberto Mancini ao Manchester City, na Velha Bota Pasquale Marino foi demitido da Udinese. No seu lugar o ex técnico do Torino, Gianni De Biasi.


     *      Andrezinho? Edinho? O meia que deveria chegar ao Palmeiras é Giuliano, do Inter (que é um atleta Traffic)!


CON AFFETTO INVIO A TUTTI I “FRATELLI” DI 3VV I MIEI PIU’ SENTITI AUGURI DI UN SANTO NATALE E FELICE ANNO NUOVO.  


 Ciao, Carmine.     


 —


Crédito: http://images.gazzetta.it/Hermes%20Foto/2009/12/20/0KUYXD5L–300×145.jpg

12 respostas em “GELO SIBERIANO”

Carmine, vc poderia nos explicar como é que um goleador como o Luca Toni está encostado ( sem ser utilizado) no bayern munchen ?

Carmine, eu tenho certeza que o Mancini vai colocar ordem no manchester City. é o tipo de treinador que faz falta no Brasil.

Siiiimm, a Inter já ganhou maIs um scudetto !

Carmine, porque a Inter pode jogar de vermelho, que é a cor de seu maior rival, e o palmeiras é criticado porque introduziu a cor vermelha no uniforme reserva?

ti lascio i miei auguri di felice 2010, speriamo che la lazio rimanga sulla A.

Quase, Carmine. É “pertence”. Pensamos da mesma forma sobre Brighi hahaha

Não sabia que ele é professor, que legal!
Abraços.

ah! brighi! puxa edu, serà que voce leia na mente? na minha seleçao brighi è um jogador que terà sempre um lugar certo. ele partence (se diz assim?) à aquela categoria de jog. que, sem ser craque, ficam indispensaveis pelo time, assim que, quando ele falta, o time nao joga bem. no passado ele nao teve muita sorte xque se machucou algumas vezes e encontrou tecnicos que nao o valorizaram (justo?); è um jogador disciplinado e leal e um homem serio e correcto tendo uma preparaçao cultural (è professor) acima da media no sector futebolistico. ciao.

Muito bem observado, Carmine. A vinda do Burdisson deu uma arrumada na defesa da Roma, que vinha mal das pernas há algum tempo já.

Agora, uma pergunta pessoal a você: o que acha do Brighi? Vou te falar que acho um jogador de muito potencial e gosto bastante dos jogos dele.

Um abraço!

Rodrigo: Ferrara deveria ser o “Guardiola” italiano, nao deu. nao conseguiu dar um jogo ao time: apesar que o Diego è omisso no gramado ele nao encontrou a justa posiçao ao meia, enquanto ao Felipe Melo, meus Deus, jog. lento, violento, grosseiro, como è que està na seleçao? Olha em Florença os diretores da fiorentina ainda esfregam as maoes pela felicidade: o negocio (da china pela juve) felipe melo trazeu 23 ml. de ? . mais o ala Marchionni e o experto volante Zanetti. Alem disso eu creio que Ferrara nao tem a confiança dos jogadores e jogam sem convinçao pois eles sabem que ele està à tempo: Ferrara ocupa o lugar que depois do mundial na Africa do Sul serà de Lippi.

Edu: assino todo, è isso! 100% ! Olha eu nao tenho muita confiança sobre o Milan pois acho que chegou no 2° lugar com muita sorte; alem disso eles vao preparar-se para tentar de ganhar a taça dos campeoes ficando o campeonato como 2^ opçao. Digo isso porque acho que, se a Juve continua nessa fase ruim, a Roma pode chegar à 2^ posiçao facil. Ranieri è experto e tem um elenco solidario e 2 craques: Totti e De Rossi mais outros bons jogadores como o Juan ou Riise ou Perrotta ou Vucinic. Importante tambem o contributo do argentino Burdisso que deu mais segurança na defensa. abç.

A Juve está em queda livre! Será um castigo divino pelas falcatruas?

Feliz Natal Carmine, e a todos os amigos 3vvistas.

Carmine, o Internacional comprou essa semana os outros 50% do Giuliano que pertenciam à Traffic. Agora ele é todo do Inter… mas você tem razão, ele é muito bom jogador mesmo. O Andrezinho também é, estou torcendo para que dê certo.

Sobre a minha Roma. Uma resposta aos que criticavam Ranieri na Juve: o problema não era o técnico. Com o elenco desse ano tenho certeza que Ranieri faria um trabalho muito mais digno do que Ferrara vem fazendo.

Ranieri sabe das limitações dos times que treina, é um cara que entende de futebol. Treina e escala a Roma de forma humilde, com um elenco muitíssimo limitado, pois sabe que qualquer coisa além disso é suicídio futebolísitico para ele e para o clube. Na Juve, idem. Humildemente escalava o time com as peças que tinha, jogava de forma sensata e obteve grandes resultados, não valorizados pela torcida.

Estou muito confiante de que, com 2 ou 3 reforços pontuais, a Roma é forte candidata a uma vaga na Liga dos Campeões e também ao vice campeonato italiano.

Abraços.

Será que vai dar Inter de novo?! Nããããããoooo…

Os comentários estão desativados.