Categorias
Opinião

Small Talk e uma proposta de pauta para 2010

POR VICENTE CRISCIO

SMALL TALK !

É uma expressão da língua ínglesa que significa “conversa informal”, ou “papo de menor valor”.

Foi dito por um grande amigo numa mesa de um bar da Vila Magdalena, sábado retrasado. Estávamos na mesa em quatro palmeirenses ainda inconformados com o passado recente e projetando 2010. “Conca ou Valdívia?”. “Por que não fomos atrás de Henrique?”. “Libera o Love pro Flamengo?”. “Culpa da torcida ou do jogador, que já negou o Palmeiras no passado?”.

E esse palestrino, que em 1993 estava em Londres e ouviu a prorrogação da final do Paulista pelo telefone, em época que a internet ainda engatinhava, disse entre vários copos de chopp: Small Talk.

Olhamos para ele esperando a continuação…

Ele não nos decepcionou: “Conversa fiada Vicente. Qualquer mudança de mentalidade começa na mudança do modelo de gestão”.

E emendou: “Por que apenas 300 conselheiros devem definir os destinos do Palmeiras, que tem 14 milhões de torcedores? Por que sócios – que podem chegar a 3 mil – votam para esse mesmo conselho se 90% deles devem morar nas imediações da Turiassu e, – de acordo com o data3VV – 30 % deles nem palmeirenses são?”,

O modelo está errado! O modelo de gestão. Um Presidente refém de conselheiros e sócios, dos quais muitos conhecem bem as piscinas ou a quadra de bocha, mas não conhecem a sala de trofeus.

Enquanto isso víamos na TV do bar chamado São Cristovão, gols do Arsenal pela Premier League. E o amigo palestrino fuzilava:

“Meu modelo é aquele” apontando para o estádio lotado do time inglês.

Entre mais uma pedida de chopp e o olhar triste deste colunista para o último pastel na mesa, a discussão derivava se o modelo inglês era melhor que o modelo do Barcelona. Ou seja, modelo de capital aberto e 100% profissional dos times da Liga Inglesa versus o modelo igualmente profissional mas com Presidente eleito pelos mais de 100 mil sócios do clube catalão. O mesmo clube que minutos antes tinha vencido o Mundial sobre o Estudiantes com 9 jogadores saídos das suas categorias de base.

Small talk! Conversa fiada. Love não merece a discussão do palestrino tanto quanto não merece a camisa que vestiu sem muita honra neste segundo semestre. Da mesma forma que os mais de 100 diretores – muitos deles nomeador por Belluzzo e ao mesmo tempo infieis ao seu direcionamento – não merecem a carteirinha tão desejada de “Diretor”. 

A pauta para 2010 deve ser mais do que política. Deve ser de modelo de gestão. Mais do que discutir se o vice-presidente quer a cadeira de Cipullo ou se o filho de sei lá quem tem competência para ser Presidente de um clube sem ter sido gestor de algum negócio minimamente comparável ao Palmeiras.

A pauta para 2010 precisa subir de nível. Passa pela escolha do Presidente pelo voto dos sócios – ainda é o processo menos perverso para nós, apesar de boa parte destes mesmos sócios não serem nem mesmo palmeirenses. Passa por abandonarmos essa herança maldita de que conselheiro que teve pai, tio ou avô ilustre no passado é competente para qualquer cargo do Palmeiras. Isso é pensamento provinciano.

A pauta para 2010 passa por um projeto de governo do novo Presidente que não apenas priorize a transformação das estruturas de poder do clube – carcomidas por interesses mesquinhos ou muitas vezes por interesses honestos mas com pessoas sem capacidade para o cargo – priorizando a competência e o profissionalismo e separando claramente o futebol – negócio, “business”, mas também paixão, amor, 14 milhões de clientes cativos e loucos para consumirem novamente um produto vencedor.

A pauta para 2010 passa pela separação de verdade do futebol em relação ao clube. Com um executivo remunerado e com metas claras de desenvolvimento esportivo e com orçamento sustentável. Passa pela escolha de um comitê de gestão – uma mesa de conselheiros ou do inglês “board management” – com pessoas competentes e sem interesses mesquinhos para serem de fato os “conselheiros” do “Palmeiras Futebol”. E não 300. Nem 30! Com Governança (isso mesmo, com G maiúsculo).

Sugiro 8, no máximo 10, com pessoas de mercado, com gente experiente e competente para o cargo, e com um – não mais do que isso – representante dos tais 300 conselheiros. Claro, e que esses 8 a 10 conselheiros sejam reconhecidamente palmeirenses. E não com os amigos dos amigos, e nem com vice-presidente que tem os votos do pessoal da hidroginástica.

Depois de largo debate, concordei com o amigo. Esse modelo não seria a salvação de 2010, talvez nem 2011, mas seguramente seria o novo processo de renascimento. Da mesma forma que renascemos em 1942.

E todos na mesa concordamos: se por um milagre isso fosse possível já em 2010, o palmeirense saberia esperar um, talvez dois anos sem título. Seria o preço a se pagar para termos novamente a instituição no lugar dos grandes clubes de futebol do Mundo.

***

E 2010? Bem, no curto prazo a pauta é simples de se definir, complexa para se executar. O Presidente Belluzzo tem que brigar com os inimigos internos – o pedido de impedimento pelo estouro do orçamento – e lutar ao lado dos amigos leais – são poucos, mas existem.

Deverá se manter no poder mas às custas de muita dor de cabeça. E com isso terá que esquecer o futebol e deixar nas mãos de Cipullo.

Esse tem a obrigação de concluir seu quadriênio à frente do futebol com uma campanha vitoriosa. Não tem escolha. Terá que montar um time para entrar em campo daqui a 20 dias pelo Campeonato Paulista. E ter esse time começando a se entrosar daqui a mais ou menos 45 dias, quando enfrenta o Flamengo do Piauí pela Copa do Brasil.

Metas? Alguns não gostam disso lá dentro, mas eu sugiro pelo menos dois objetivos claros: o título da Copa do Brasil e da Sul-Americana. O Palmeiras, com um time razoavelmente bem montado, é favorito aos dois. Na Copa do Brasil terá apenas o Grêmio – tradicionalmente copeiro – como adversário. Na Sul Americana, se tiver sorte, fará uma final contra Boca ou River, e poderá ofuscar inclusive o brilho da Libertadores – o que seria mais impactante: uma final Palmeiars x River ou uma final LDU x Estudiantes?

Seria nossa remissão por conta de 2009.

Mas quase escuto as palavras do palestrino: “small talks Vicente… nosso projeto tem que ser de longo prazo”.

Será! Mas sonhar não custa, e se um ano novo está chegando, não custa nada a gente ter sonhos.

Palmeirense amigo, que nos acompanhou nesse 2009 com muito carinho, com alegria, mas também com algumas frustrações. Em nome do 3VV agradeço a paciência de todos vocês com nossos erros (sempre maiores do que queríamos) e também acertos (menos do que planejamos, tenham certeza). E pedimos desculpas pelos momentos em que perdemos a cabeça e escrevemos com o fígado. 

Bom final de ano e principalmente um excelente 2010. Com saúde, paz, e sucesso, no campo pessoal e profissional. E que o Verdão seja AQUELE Verdão, para nos dar AQUELE 2010.

Mas antes disso deixe aqui sua opinião: é possível um modelo de gestão como o projetado acima no longo prazo? e no curto prazo, podemos esperar títulos em 2010?

Não custa sonhar… e torcer!

Saudações Alviverdes, e fiquem conosco na nossa
programação especial semana que vem.
E AQUELE 2010!

74 respostas em “Small Talk e uma proposta de pauta para 2010”

Se as coisas fossem tão fáceis assim. Se alterações pudessem ser feitas tão rapidamente.
Mas, infelizmente, não é assim.
Continuaremos com CD e COF, e eleições indiretas por um bom tempo.
Abs

Concordo, mas tenho uma ressalva:
Com a ruptura do Futebol do Social, o sócio-torcedor deveria ganhar direito de voto para eleger o presidente do Futebol, este deveria ser separado do Presidente do Social, nem que para isso precisasse ser sócio-torcedor por pelo menos dois anos.

Lembro que em 2007, Gilberto Cipullo assumiu o Futebol e nomeou os Diretores que quis, e montou a estrutura que achava melhor.

TIvemos 4 técnicos (se contarmos o Jorginho) e um Campeonato Paulista. As despesas do Depto de Futebol Profissional triplicaram.

As categorias de base continuam tão distantes do Principal, como sempre estiveram, apenas algumas melhorias pontuais (melhoraram a Casa do Atleta, novo Restaurante, etc.).

Eu esperava um pouco de resultado este ano, pq os investimentos maiores foram feitos, e em tese termos um planejamento.

Com Belluzzo como Presidente, uma sintonia maior com Cipullo, vem o Belluzzo e desemente tudo e passa por cima de toda a estrutura do Futebol. Usando o apoio do Diretor Financeiro.
A coisa não funciona bem assim. Há um evidente racha politico dentro do próprio grupo Muda Palmeiras.

Desculpem-me se estou sendo realista demais, mas os atuais problemas do Futebol do Palmeiras não tem nada a ver com a politica da Oposição ou Situação. É desentendimento entre pessoas que deveriam se entender.

Mas, ai vou recorrer ao termo utilizado pelo Vicente, o “baixo clero” do Muda é mais forte do que as personalidades públicas. O resultado é esse que estamos vendo, e que deverá perdurar em 2010.

Abs

Tenho estado tão decepcionado e frustrado com o Palmeiras que enrolei 4 dias pra ler esse post e os comentários dos leitores.

Minha frustração não é tanto pelo indescritível vexame no Brasileiro de 2009 e sim pela decepção com a atual administração do futebol do Palmeiras.

Uma vez ouvi alguém dizer que o prazer ou dor que sentimos ao passarmos por determinada experiência é uma função da expectativa que criamos além da experiência em si. Acho que é por aí…

Eu tinha expectativas tão altas para a administração Belluzzo que ver esse desempenho digno de Didi, Dedé, Mussum e Zacharias me dói muito. É uma desilusão muito grande… Se quando conseguimos eleger uma pessoa que era quase unanimidade entre a torcida palmeirense o desempenho é pífio assim, o que será de nós quando a turma do mal voltar ao poder?

Se eu tivesse que escolher entre resolver os problemas estruturais de longo prazo ou colher resultados imediatos, sem dúvida alguma eu ficaria com a 1a opção. Não tem nem comparação. Um título aqui e outro ali são importantes, mas nos modernizarmos para ganharmos dezenas de título neste século é infinitamente mais importante.

O problema é que (1) essa dicotomia não existe (ou seja, não é necessário comprometer o presente para consertar o futuro) e (2) nada (ou praticamente nada) foi feito nesse ano de 2009 para resolver nossos problemas de longo prazo.

Concordo com as coisas que são sempre ditas por aqui… profissionalização, voto direto, fim do poder dos vitalícios, separação do clube social do futebol, sócio torcedor com direito a voto, etc. Por que não avançamos 1 milímetro nessa direção?

Voltando ao futebol, escrevemos uma das páginas mais vexatórias da história do Palmeiras e mesmo assim NADA MUDA na diretoria de futebol?

O vexame desse ano não aconteceu por uma fatalidade isolada e sim por um processo que se arrastou ao longo de meses em que houveram inúmeras oportunidades para se corrigir o curso dos eventos, mas essa diretoria arrogante demonstrou toda a sua incompetência ao acompanhar tudo de longe, como se fossem meros espectadores.

Confesso que está difícil ficar otimista para 2010… e 2020 e 2030 e 2040…

Rodrigo-68

Seria dificil arrumar a grana mesmo,mas acho que uma boa venda de um jogador daria para fazer tudo isso.

Sds.

Rodrigo-67

Faz algum tempo que não passo lá na frente,mas, tanto aquele terreno em frente à Academia quanto o que está ao lado,continuam largados.

Fora que o Nacional(também lá na frente) que é um clube meia boca está lá caindo aos pedaços.A algum tempo fui assistir a um jogo da Copinha lá e vi o quanto o estádio e a área do clube estão definhando.

Vicente – 59
Fiquei curioso para saber o que rola nessas reuniões. Tem alguma história que possa ser contada aqui? heheh

Cassio – 65
O problema seria a grana para investir. Comprar o terreno e ainda reconstruir o clube, ia precisar de muita grana! Acho que acabar com o clube de uma vez seria mais simples… rsrs

49 – Cássio

e o mega terreno em frente a Academia de futebol… ainda esta alrgado?

Vicente, obrigado pelo retorno.
Somente um comentário sobre o patrocinio, a proposta da Fiat era de 2 anos, com correção. E seguramente, se somássemos Fiat e Suvinil daria mais do que Samsung, além de termos “vendido” mais propriendades pra Samsung. Resumo a Fiat pagaria mais por menos.
Ainda não vi o retorno que a Samsung deu, em termos de retorno. Entendo que a possivel utilização dos “naming rights” pode ser uma boa. Mas eles vão ser os piores pagadores, já que têm contrato em vigencia.

Sobre a parte politica, o termo “baixo clero” aplica-se perfeitamente. E concordo plenamente.
O susto maior vai ser alguém do “baixo clero” achar que pode ser candidato a Presidente. Aguardemos.

Sobre a volta do Sr. Mustafá Contursi, as preocupações que a maioria dos comentaristas têm, acredito que isso é impossivel. Qualquer coalizão que vier, não elegerá esta pessoa como seu principal mandatário.

Rodrigo-64

Aquele terreno está lá a anos.Só servia para o circo se instalar lá e para alguns ladrões nos cobrarem 20 reais para estacionar lá.Fora que perto da ponte da Pompéia tem mais espaço ainda.

Faz um clube novo,deixa os sócios felizes e o futebol fica em paz longe dos cornetas.

Cassio – 49
O ideal seria isso mesmo, tirar o clube do entorno do estádio. Gostei dessa idéia do terreno do outro lado da Matarazzo, agradaria ao mesmo tempo sócios do clube e torcedores.

59- Vicente, pode até ser que o Muricy tenha menos responsabilidade, mas ele tem e uma parcela grande. Porque o Jorginho não entregou um time em decadencia na mão dele e o cara abriu 5 pontos de vantagem do segundo colocado. Eu não questiono o fato de mandarem o Luxa embora só acho que mandaram no momento errado. Se tivesse que mandar um tecnico embora seja ele qual for não é no meio de uma competição que se faz isto. Por exemplo pra mim se tiverem que mandar o Muricy embora que mande agora. Não no meio do campeonato Paulista ou da Copa do Brasil, isto bagunça o time.
Mas respeito muito sua opinião. Só acho que neste caso a direitoria errou mais que o Luxa e Muricy juntos.

61- Cassio vc esta sendo modesto da gente ganhar titulos a cada 5 anos. Nos ganhamos titulos ultimamente em 10 e 10 anos. Já faz 10 anos que ganhamos a Libertadores. O campeonato Paulista ganhamos quando fazia 11 anos. Copa do Brasil já são mais 11. E Brasileiro é 15. Hoje faz 1 ano que ganhamos o Paulistão sera que a gente vai esperar completar mais 10 anos pra ganhar de novo?

Ta complicado nossa situação. Achei que o Muricy foi pior que o Caio Jr em 2007. Não gostei do trabalho dele, acho que ele foi péssimo. Mas se for pra ele continuar que não o mande embora no meio da competição por que isto é mais do que errado. Começou um trabalho que termine.

Será que o prof.Belluzzo ainda acredita que fazendo política conciliadora ele vai conseguir resolver os problemas do Palmeiras?

Nem sei o que é preciso para tentar adotar os modelos citados pelo Vicente,só sei que do jeito que está ele não vai fazer diferença nenhuma no futuro do Palmeiras.
Pelo contrário vai facilitar a volta do nefasto.

Rogério,citei o Felipão apenas como modelo.Do jeito que tem corneteiro na diretoria e no conselhor do Palmeiras,poderia ter um ou outro orelhudo que diria que o Felipão era retranqueiro e que empatou os dois jogos por 0x0 porque ele era retranqueiro.

Não comparo o Felipão ou o Telê a nenhum outro treinador.Pra mim os dois,cada um a seu modo,são gênios.

Concordo com você que este negócio de longo prazo, não só no Palmeiras,mas na maioria dos clubes do Brasil, não existe.

Só disse que os exemplos nos mostram que ganham títulos com frequência,os clubes que mantem os bons treinadores por algumas temporadas.O Muricy errou este ano e vai errar no próximo,mas eu confio nele como o bom treinador que vai nos levar aos títulos novamente.
É só não ficarem enfiando a faca nas costas dele.

Ou mudamos nosso modo de pensar,ou vamos ficar trocando de treinador todo ano,gastando um monte de dinheiro, e ganhando títulos esporádicos a cada 5 anos.

Abraço.

Fala Danilo, tava sumido hein?

Projeto Longo Prazo no Palmeiras é conversa fiada. Ninguém pára prá pensar nisso. Na única vez que fizemos algo minimamente estruturado foi no final de 2007 para o ano de 2008. E os resultados foram positivos.

Abs

Valeu Junior (45) só agora vi seu comentário. Temos muito caminho pela frente.

Rodrigo (47) neste ano tive o “privilégio” de participar das reuniões de acompanhamento da arena. A discussão para colocação dos vestiários das piscinas foi algo sem noção. SEM NOÇÃO!! Aquilo não é para gente boa da cabeça…

Rogério, vc sabebem que respeito muito sua opinião. Acho que o Muricy errou sim. E já concordamos que ele tem responsabilidade (não sozinho, claro) sobre o ano de 2009. O que discordamos é que eu acho que ele tem menos responsabilidades comparado a outros.

Sobre Luxemburgo, quando quer trabalhar e quando não está absorto em outras coisas, é um dos melhores técnicos do mundo. Todos nós sabíamos disso. Mas o Luxa hoje não vale o que recebe. É cenário de terra arrasada. Não tenho a pretensão de mudar sua opinião mas acredite meu caro, o sujeito demorou para ser mandado embora.

Abraços,

Alexandre (#52) o sistema de votação por sócio é o melhor em qualquer circunstância. No cenário atual do Palmeiras seria melhor o voto do sócio porque aqueles que não dão a mínima para o futebol também não costumam se engajar tanto na vida política (claro, isso não é 100% dos casos).

O ideal seria um modelo mais ou menos como você colocou. Talvez não com pesos nos votos (isso poderia soar como segregacionista) mas um modelo já apresentado pelo Jota Christianini e o grupo Fanfulla onde você teria (mais ou menos assim):

– sócio torcedor: paga x para assistir jogo e ter algumas regalias como torcedor; não usa o clube. tem direito a voto;
– sócio do clube: paga x – y para usar o clube e só. não tem direito a voto;
– sócio pleno (ou qq outro nome): paga x + y e pode usar o clube e usufruir as regalias de torcedor; tem direito a voto.

Ou seja, quem quer usar as piscinas, as quadras, etc, paga para isso. E só. Quem quer participar da vida política do clube deveria entender que este clube é de futebol. E como tal só quem é palmeirense e se interessa pelo futebol deveria ter capacidade de influenciar a vida política do clube.

Alternativas para isso: separa o futebol do clube e cria um modelo de S/A. Abre o capital e contrata executivos. É assim na Inglaterra e na maioria dos clubes espanhois, exceção aos grandes Real, Barça e alguns poucos. Há vantagens e desvantagens nesse modelo, como discutiremos nos próximos posts.

Abraços,

Cassio, o Felipão tinha que ter ficado mesmo né. O time vinha mal quando o Felipão chegou e ele conseguiu colocar o Palmeiras na final. A respeito do Muricy foi o contrario ele pegou o time da mão do Jorginho certinho e conseguiu bagunçar o time. Sem comparações. Mas este negocio de longo prazo no Palmeiras não existe, isto é tudo conversa fiada. Porque sem mais nem menos ela demite quem quer que seja e no meio de temporada. Então hoje em dia os tecnicos estão corretos de pedir multa pq as diretorias não são confiaveis. Os caras até queriam mandar o Muricy embora agora só que a multa dele é altissima. Então por isto ele vai ficar. Pq o trabalho que ele fez no Brasileirão foi péssimo. Ao contrario de Felipão que fez um excelente trabalho em 97.

53-Sem multa dá para contar nos dedos os bons treinadores que aceitariam Rogério.Sem multa duvido que o Luxa aceitasse.

Como você disse o problema é justamente a diretoria ser correta e profissional e não torcedora de numerada.
Tem fazer o contrato e dar respaldo para o cara trabalhar durante os 5 anos.

É só pegar os anos em que fomos campeões:

93 e 94 -Duas temporadas com o Luxa.Ganhamos quase tudo.Só saiu para o Flamengo porque quis.Se tivesse ficado onde estava poderia ter se transformado no maior treinador do Mundo naquela época.A Parmalat contratava os melhores jogadores para o Palmeiras.

em 96 só ganhamos o Paulista com aquela máquina de jogar bola.O Luxa resolveu em menos de uma temporada dar um pé no Palmeiras.

97 a 2000 -o Felipão ficou 3 temporadas e ganhamos tudo.Só não ganhamos mais porque fomos garfados contra o Boca e contra o Manchester(nada me tira da cabeça que o gol do Palmeiras não estava impedido).Imagina se o Felipão tivesse sido mandado embora em 97 depois da final do brasileiro.

A nossa história recente mostra isso.Temos que dar tempo para o treinador competente trabalhar.Pra mim o técnico certo para dar títulos ao Palmeiras já está lá.Só precisa de suporte.

Decepcionado estamos todos,mas, não adianta fazer as mesmas coisas que fizemos quando não fomos campeões.Estamos fazendo isso e o resultado é o mesmo.Uma nova fila.

Temos que fazer as mesmas coisas que fizemos quando fomos campeões.

Sds.

Fala Vicente,
Faz tempo que escuto a frase “PROJETO A LONGO PRAZO”, ou o projeto NUNCA começou ou o LONGO PRAZO esta mais longo do que deveria !
Abração Bom fim de ano

Fala Vicente,
Faz tempo que escuto a frase “PROJETO A LONGO PRAZO”, ou o projeto NUNCA começou ou o LONGO PRAZO esta mais longo do que deveria !
Abração Bom fim de ano

48- Entendo Vicente, mas tambem quero que ele continue, mas sinceramente não confio no trabalho dele ele foi pessimo. E já que vejo um futuro tenebroso. Que o Muricy fique. Fazer o que! Mas sinceramente, o cara não me agrada em nada. Quero muito estar errado, e como gostaria. Mas o cara foi pior que o Caio Junior. Ele conseguiu este feito.

50- Cassio. Quer nos infartar? Muricy por 5 anos ai é dificil de aguentar. Mas o problema não é o tecnico aceitar hoje muitos tecnicos aceitaria um contrato de 5 anos, acho que até o Luxa aceitaria, o problema é a diretoria aguentar um cara por 5 anos.

Nossa diretoria prega longo prazo, mas pra ela nunca vai existir este longo prazo, sabe pq ela mente pra torcida. Dizendo que tem um projeto maravilhoso e o discurso que todos já conhece, e sem mais e nem menos arrebenta com este tal projeto a longo prazo que ela arrebentou este ano. Não tem como nós torcedores confiar em diretoria nenhuma. Pois todas as diretorias que administraram o verdão nesta decada nos decepcionou muito. Ta dificil de confiar em alguem hoje.

Cassio infelizmente, o titulo que a gente perdeu este ano deixou um vazio muito grande nos nossos corações, pra mim depois da serie B esta foi a minha maior decepção como Palmeirense.

Hoje somos motivo de chacota. Então não tem como a gente esperar mais.

A nossa paciencia já passou do limite. Infelizmente. Ficar vendo nossos rivais ganhar todo ano incomoda, já que a gente não ganha nada ha muito tempo. Um Paulista em 10 anos é pouco demais. Ate Sto Andre e Paulista ganharam mais que a gente. Abraços!

Com relação à psicóloga,você tem razão,ela já tava lá com o Luxa.O problema é que o Luxa esquecia de treinar o time por causa dos compromissos “mais” importantes que ele tinha.

Rogério-46.Numa das diversas discussões(saudáveis)que tivemos,nunca falei que o Muricy não tinha culpa de nada(basta reler qualquer um deles).
Pelo contrário,reconheci que ele tinha erros(e quem sou eu para isso,o cara vive futebol a uns 40 anos).O que eu falei(assim como o Vicente no comentário 48) é que ele não deve ser mandado embora sem poder montar um grupo e trabalhar durante pelo menos uma temporada toda.No mínimo.

Se eu fosse presidente do Palmeiras,faria um contrato com o Muricy por 5 anos,sem multas para ambos os lados.Tenho certeza que diferente do Luxa ele aceitaria e se sentiria valorizado e respaldado.E melhor dificilmente abandonaria o Palmeiras para tocar “outro pojeto pofissional”.O Muricy respeita os contratos que tem.Cansou de mostrar isso.

Eu anunciaria para toda a torcida e imprensa que o cara iria trabalhar no longo prazo.Ganharmos um título agora já seria ótimo,mas que o trabalho seria para voltarmos a ganhar com consistência em alguns anos.Tenho certeza que se isso fosse jogado às claras como algo que iria render muito ao time,a própria torcida iria apoiar.Só quem não iria gostar são os conselheiros inúteis e corneteiros que adoram desastabilizar o futebol do time.
O futebol mudou completamente nos últimos anos.Se continuamos a fazer as mesmas coisas do fim da década de 70 e dos anos 80,vamos continuar tendo os mesmos resultados desta época.Quem der continuidade aos projetos de verdade,é que serão os clubes grandes daqui a algumas décadas.

Outra vez,o Ferguson está a quase 30 anos no Manchester levou pelo menos uns 5 ou mais sem ganhar nada.Depois que estruturou as coisas,não passa uma temporada sem pelo menos um título.
E não quero comparar a Premiere League com o Brasileirão,compara é o futebol,a bola rolando.Leva tempo para que um time se reestruture e ganhe confiança para voltar a ser gigante.O Manchester é gigante,o Palmeiras também é.Até por ser gigante leva mais tempo para se reerguer.

Sds.

Rodrigo-47- Assino embaixo.Compra aquele terrenão que tem do outro lado da Matarazzo e muda o clube pra lá.Derruba tudo em volta do Palestra e faz uma mega arena moderna com capacidade para 60 mil pessoas.Daria até para alargar a Turiassua e a Matarazzo.
O Bourbon construiu tudo como quis e não fez quase nada de melhoria na região.

Sds.

Rogerio o Muricy tem responsabilidade (ou culpa) no desastre sim. O que eu defendo é que ele não deve ser mandado embora antes de passar uma temporada completa e trabalhar na motagem do elenco que ele vai trabalhar.
abs

Eu também concordo com o comentário 19 do Vicente. Eu iria mais além, acabaria até com as piscinas. Tem um amigo meu que torce para o time do outro lado do muro, e estávamos conversando sobre a Copa, o Morumbi, a Arena Palestra Italia, etc, olha o que ele falou: ” ‘Vocês’ vão construir arena moderna, mas o que adianta? Vai continuar sendo pequena. ‘Vocês’ tinham é que acabar com o clube e fazer um estádio para 60.000 pessoas. Quer nadar? Vai pro SESC.”
Eu concordei. Gostaria de ver o Palestra Italia se transformar em um grande estádio, inclusive para abrir a Copa do Mundo. Pena que isso não é possível.

TA bom Vicente e Cassio agora o Muricy não tem culpa nenhuma né. Com o Luxa tinha isto e com o Jorginho tambem a psicologa que estava com o Luxa continuou no palestra sera que o Muricy deu todo este respaldo pra ela trabalhar? Pra vcs agora o Muricy não tem culpa de nada né. Então tudo isto que acontece hoje mostra a grande incompetencia da diretoria que sabia que o cara era deste jeito, e contrataram o cara. Nota zero pra diretoria então e nota 10 pro Muricy, que foi um excelente tecnico e a culpa só foi da diretoria e dos jogadores o Muricy não tem nenhuma culpa. Só pq ele demorou pra colocar o Sacconi no time, o Ortigoza, quando trocava era atacante por atacante e aos 42 do segundo tempo. Ta certo o Muricy é um tri-campeão. Então não tem culpa disto né. Só o Luxa que é tri-Campeão Brasileiro que é o culpado pela perda do titulo. Cada coisa. Mas respeito a opinião de vcs.

Vicente, concordo plenamente com o que você respondeu no comentário de numero 19!

Enquanto o presidente tiver que ficar distribuindo carterinha para o pessoal da bocha, basquete e etc… continuaremos reféns desse sistema falho e será difícil transformar o Palmeiras em uma gestão profissional.

Espero que a eleição direta pelo o associado seja aprovada e depois em uma segunda etapa o sócio torcedor tenha o direito a voto!

abs

Sergio qualquer dia falo melhor a respeito da minha saída. Mas um dos motivos é que como Diretor Adjunto de Planejamento minhas funções eram limitadas. Dependiam que outros departamentos do clube se engajassem no pensamento de longo prazo. E isso não aconteceu da forma como eu achava adequado.

Sobre o contrato da Samsung tenho pouco a dizer, pois tive participação quase zero. Mas não é ruim para o Palmeiras. O contrato que a Fiat propôs – se não me engano – era de apenas um ano. Imagine renovar agora o contrato de patrocínio do Palmeiras, como ia ser complicado. Além disso a Fiat valorizava pouco o uso da imagem na camisa do clube. Nesse aspecto a Samsung trabalha muito bem a ativação do patrocínio e há benefícios indiretos nisso para o Palmeiras.

Sobre a política, acho que Belluzzo errou muito, principalmente quando afastou Della Monica dele. Não acredito que tenha feito isso de propósito, mas realmente acho que errou. Sobre o baixo clero que manda, eu já tenho uma opinião que prefiro que fique apenas para mim. Se é que você me entende…

abs

Se me permitem, tenho algumas dúvidas e quero esclarece-las:
1. Marketing
A Fiat propos renovar com 12.5milhões por 1 ano de contrato, e sem as regalias que a Samsung tem (ingressos, espaços, exclusividades, número de propriedades menor, etc). A Fiat propos correção para o 2o ano e maiores bonificações por titulos. E, continuariamos com a Suvinil e outro no calção (seria permitido). Por que fechamos com a Samsung??? Qual foi o interesse do Palmeiras ao assinar por 3 anos com a Samsung??? (ainda temos mais 2 anos de contrato, sem correção)
2. Gerente de Futebol
Por que todo mundo quer Antonio Carlos ou Brunoro??? Sabemos que o Antonio Carlos foi “saido” do clube da Marginal e ele não foi o responsável pelas contratações daquele clube.
Sabemos também que o Sr Brunoro não gosta de fazer o relacionamento próximo aos jogadores, ele gosta de grandes planejamentos, para ter grandes contratos. Qual o interesse que temos que esses dois Senhores façam parte do Palmeiras???
3. Administração Belluzzo
Foi eleito como sendo o candidato de consenso, com o apoio da situação (Della Monica). Tinha um perfil pacificador e planejador, propos um estilo de gestão inovador e profissional, uma administração sem viés politico. Seu maior defeito sempre foi o de falar demais com a Imprensa. Após quase 1 ano, só conhecemos o Belluzo que gosta de falar. Cadê o planejamento, cadê a nova gestão, cadê a administração inovadora???
4. Politica Belluzzo
A primeira providencia de sua gestão foi afastar (colocar no freezer) os aliados que o elegeram (um golpe de mestre, mas com consequencias nefastas). Conseguiu uma unanimidade que as outras adminisntrações não tinham, conseguiu unir Mumu e Della Monica contra ele. E se fecha cada vez mais dentro de sua própria ostra.
E, descobrimos que ele e Cipullo não mandam nada, quem manda são os cardeais do Muda Palmeiras, que atuam por detrás deles.
Será que elegemos o Presidente certo???
5. Vicente
Vc tinha sido empossado Diretor de Planejamento, e eu mesmo achava que como vc era da área poderia contribuir muito e começar as alterações no ambito administrativo do clube. Surpresa, vc saiu (não sei ao certo o motivo) e se havia alguma chance de vc fazer parte das mudanças, agora não existe mais. Vc pode explicar, pq as coisas não dão certo???
Abs

Se fosse dirigente do Palmeiras usaria as declarações do jogador que disse não querer mais jogar no Palmeiras e que queria sim jogar no Flamengo para multá-lo congelando seu salário e deixando ele treinar em separado.
Quem afirmou não querer jogar não deve ganhar nem um centavo a mais.

Vamos acabar com a molecagem do trancinha e ferrá-lo até acabar o contrato.

é o palmeiras que está mandando o love embora?
——————————————————————–

À espera de acordo, Love teria salário atrasado no Palmeiras

São Paulo (SP)
Enquanto Vagner Love espera uma definição sobre seu destino na próxima temporada, o empresário Evandro Ferreira revelou nesta segunda-feira que o Palmeiras deve salário ao atacante. O agente disse ainda que o clube foi quem primeiramente manifestou desejo de não continuar com o jogador em 2010.

“Não sei quanto está atrasado, mas alguma coisa está pendente, um ou dois meses”, revelou Ferreira, em entrevista à Rádio Jovem Pan. Apesar de ganhar um dos maiores salários no clube, ele não seria o único jogador do atual elenco com pendências financeiras a receber da diretoria do Palmeiras.

O empresário disse ainda que foram os dirigentes do clube os primeiros a manifestarem o desejo de que Love não continuasse na equipe no ano que vem. A informação contraria a versão do vice-presidente Gilberto Cipullo, que garantiu na semana passada o desejo de manter o jogador no Palmeiras.

“Foi o Palmeiras que nos procurou para propor que o Vagner encontrasse um novo caminho. Não foi o Vagner que manifestou vontade de sair. Logicamente ninguém fala sobre isso. Mas a verdade não é essa. O Palmeiras sabe que ele é um jogador caro para disputar Copa do Brasil”, justificou Ferreira.

Para o representante do jogador, uma troca com o Flamengo seria a solução menos traumática, a fim de que Love não se reapresentasse em um clima pesado no Palmeiras. No entanto, a diretoria do clube carioca não estaria disposta a ceder o meia Everton, pretendido pela cúpula palmeirense.

“Se isso não acontecer, ele terá que se apresentar ao Palmeiras, porque tem contrato. Não é bem simples assim. O Vagner não pode sair do Palmeiras, apesar do desejo de ficar no Rio de Janeiro. A gente vai ter que sentar e fazer um acordo para que nenhum dos lados saia no prejuízo”, ponderou.

Em última instância, Ferreira concordaria com a contratação de seguranças particulares para assegurar a tranquilidade de Love em São Paulo, após o incidente que teve com torcedores organizados do Palmeiras. O atacante não gosta da opção, mas também não quer voltar para a Rússia neste momento.

———————————————————————

com relação ao salário o beluzzo deu entrevista dizendo que o direito de imagem pode estar atrasado, mas acredita que não…..

com relação ao caso da motivação, vejo dois grandes erros:

1- jogaram nas costas do muricy, talvez por superestimá-lo, e acharem que ao contratarem ele já tinham feito o máximo.

2- O Toninho Cecílio. Falhou miserávelmente em seu papel, muito bem descrito pelo vicente. Ou ele não era a pessoas indicada pra isso ou é incompetente pra esta função ou as duas coisas.

vicente, parabéns por reste texto

é realmente incrível como a politica do palmeiras consegue ser horrivel e maléfica ao clube

temos de deixar de ser o reino das vaidades para sermos tão grande como sempre fomos

estava conversando com um amigo corinthiano sobre a história de nossos clubes

Ele mesmo admitiu que o palmeiras tem uma história muito mais rica que o corinthians e que praticamente todos os clubes do brasil.

isso tem que ser respeitado pelos senhores conselheiros do palmeiras.

eu concordo com vc vicente está na hora de dar a real importância que o futebol merece dentro do clube.

Quero ver o palmeiras como uma empresa, com profissionais e livre dos interesses pessoais destes senhores….

Não estamos pedindo impessoalidade, estamos pedindo um compromisso com o futebol, razão do palmeiras!!!!!

E uma gestão moderna, que nos faça o maior clube da américa latina!

Já passou da hora do Toninho ser demitido.
Ele pode até ser preparado academicamente(nem sei se é)para o cargo.Mas,dentro do campo,o que ele ganhou?

Além do mais,não basta ter sido jogador de futebol para ocupar o cargo que ele ocupa.Ele mais do que ninguém deveria saber que é preciso muita sensibilidade para lidar com um grupo de pessoas com personalidades tão distintas.
Fora que fico pensando,os jogadores olham para ele e se perguntam: “Ganhou o quê esse cara?”
“Participou da época da fila no Palmeiras.”

Eu até acho que ele era um bom zagueiro,mas a história mostra que ele estava naquela época negra do Verdão.

César Sampaio,Zinho,Antonio Carlos,Evair,Djalminha(era craque,sabe tudo de grupos complicados,até porque ele era um dos que colaborava para isso).
O Djalminha se não me engano ajuda a organizar o Showbol hoje em dia.

Nomes tem um monte,só não sei o que prende o Toninho ao Palmeiras.

Sds

Boa notícia

a diretoria se tocou e vai subir 5 garotos da base pro time principal

o zagueiro mayko, o lateral esquerdo gabriel, os volantes anselmo e fernando e o meia joãozinho.

Além disso os atacantes da copa são-paulo deste ano, afonso e felipe, poderão ganhar uma chance depois da competição.

Outra boa noticia (pra mim) é a volta de willian, meia-atacante que o luxemburgo mandou embora (erro do luxa).

mais uma noticia interessante de hoje é a saída de marcão. A diretoria já confirmou que ele não fica.
É uma boa noticia, apesar que se ele ficasse não seria o fim do mundo.

Pra terminar o genaro marino disse hj na rádio bandeirantes que willians está próximo de sair.

então já podemos colocar os nomes desses garotos (exceto felipe e afonso) nas nossas previsões do elenco 2010.

marcos bruno deola

leo,danilo,mauricio ramos, mayko. falta mais um e a diretoria disse que vai contratar.

armero e gabriel (parece fechado, pois a diretoria espera contar com everton do flamengo, que é meia e lateral esquerdo, e pode ser usado nessa posição caso o gabriel não de certo)

Figueroa e wendel

sandro silva, pierre, marcio araujo, souza, edmilson, anselmo, fernando.

cleiton xaviér, diego souza, sacconi, joaozinho e everton (possivelmente)

lenny, marquinhos (incognita), willian, willians (incognita), robert (a diretoria tem a preferencia na renovação até o meio do ano que vem.O que está sendo acertado é a permanencia dele até o fim do ano que vem)

Bom, acho que vai faltar um 9 e possivelmente um 11.

aí temos várias opções. Desde Denis marques que poderia vir junto com o everton até rafael sóbis, passando por ariel e muitos outros.

Mas o cara que eu gostaria que vestisse essa camisa é o edmilson que surgiu junto com o love.

Vlw pela resposta Vicente =)
Agora não da pra ficar se lamentando da situação do clube, cruzar os braços e dizer q não há o q se fazer.
Quem mora em São Paulo e tem condições de arcar com os custos tem q virar sócio do clube e lutar por mudanças la dentro.
Política é uma droga, mas é um mal q temos q encarar se quisermos ser senhores do nosso destino.

Esse texto diz tudo! Pelamor… alguem mostra isso pra TODOS os Palmeirenses de BEM lá (aí) de SP! Esse trecho diz muita coisa, e me decepciona… como que pode isso?????

“Por que apenas 300 conselheiros devem definir os destinos do Palmeiras, que tem 14 milhões de torcedores? Por que sócios – que podem chegar a 3 mil – votam para esse mesmo conselho se 90% deles devem morar nas imediações da Turiassu e, – de acordo com o data3VV – 30 % deles nem palmeirenses são?”,

Quem contratou Muricy sabia (ou então era incompetente para a função) que ele não é motivador. Ele é treinador. Deveriam ter pensado nisso internamente e criado soluções. O Cassio acabou de citar uma delas. Mas existem outras, como por exemplo, um gerente de futebol remunerado que seja boleiro, respeitado pelo grupo e que não transmita medo para o elenco, e sim confiança. Os vizinhos de muro sabiam fazer isso muito bem.

Abs

Vamos contratar um psicólogo para trabalhar o emocional do time.Isso não tem que ser feito nas últimas rodadas pelo treinador,e sim por um profissional durante todo o ano para justamente evitar ou corrigir esta queda do ânimo.
Esse cara é que tem que fazer um estudo individual da personalidade de cada jogador,até para dar subsídio ao Muricy para poder trabalhar com cada um.

Sds

Com esta declaração de Ortigoza, mostra como o Muricy foi o grande desaste na nossa perda de titulo. Veja:

Ortigoza: Luxemburgo dava mais força do que o Muricy

De volta ao Sol de América, o atacante paraguaio Ortigoza lamentou a queda de rendimento do Palmeiras nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Segundo o jogador, que teve boas atuações com o técnico Wanderley Luxemburgo, Muricy Ramalho não trabalhava o ânimo do elenco antes dos jogos.

“Nas últimas rodadas nós decaímos, estávamos na ponta, mas o time teve uma queda de ânimo que o novo técnico, (Muricy) Ramalho não pode recuperar. Era um treinador diferente do Luxemburgo, já que não trabalhava tanto o ânimo”, disse o atacante, de 22 anos, ao jornal paraguaio Diário Popular.

“Nas últimas cinco rodadas tivemos jogos contra times que lutavam para não cair. No Brasil, a parte de baixo da tabela é muito disputada, e esses times fazem partidas difíceis”, argumentou, em seguida.

Em 42 jogos com a camisa alviverde, o paraguaio anotou oito gols e tornou-se xodó da torcida do Palmeiras peça raça demonstrada em campo, geralmente quando substituía algum titular. Com a chegada de Obina e Vágner Love, ele perdeu espaço e não teve seu contrato de empréstimo renovado.

Ortigoza ainda lembrou que, na reta final da competição nacional, o elenco foi bastante pressionado por torcedores organizados. “Terminamos em quinto lugar e as coisas ficaram complicadas. Inclusive, muitos jogadores não podiam ir ao clube porque os torcedores do Palmeiras queriam nos bater”, encerrou.

GE.Net

me desculpem, mas me dói muito dizer isso:

estou com inveja do corinthians.

O time caiu pra série B e se reciclou totalmente.

Mudaram o estatuto, contrataram bons jogadores, colocaram pessoas muito competentes nos cargos do futebol.

E principalmente, que trabalho de marketing!!

e não é só Ronaldo, o marketing teve várias iniciativas.

A que me dói mais o coração é ver flamengo corinthians são paulo acordando para o marketing e suas receitas e o palmeiras ainda engatinhando, apesar de ter dado um salto a partir do ‘Nada’ que tinhamos há alguns anos.

O principal disso é o salto dos patrocinios

segundo a imprensa só os contratos de material esportivo destes clubes somam mais do que o patrocinio master do palmeiras…..

na minha opinião o palmeras errou ao fazer um contrato de 3 anos!!!!

as receitas estão evoluindo demais nos grandes clubes….acho que ao fim de 2011 estaremos muito aquém dos outros….

temos que reformar já o contrato da adidas e contratarmos um patrocinio pro calção

Outro absurdo é termos que pedir permissão para a samsung para estamparmos o calção!!!!!

temos que ser grandes nesses assuntos.

A verdade é que hoje estou sentindo o meu palmeiras muito menor e mens profissional que corinthians, são paulo e flamengo…..

Cássio, concordo integralmene com vc, mas como o cippulo não faz jogo duro acho que é capaz de vir só o everton e nós ainda termos que pagar algo..

e outra, em todo o comércio que não está com o chapéu na mão, aquele que procura quase sempre está em desvantagem.
Logo, se eu fosse o cippulo minha postura quanto ao caso love seria a seguinte:
Caso o palmeiras não seja procurado oficialmente por outro clube, o senhor vágner love se reapresenta no próximo dia 5.
A partir do momento em que o palmeiras é procurado oficialmente o jogador só sai quando a negociação chegar naquilo que eu quero.
No caso do flamengo procurar eu tenho 2 opções para eles e mais nada:
1- Everton + 1 milhão de reais (afinal pagamos 350 mil mês por ele)
2- Everton + Denis Marques.

Se não quiser o Love fica, pq eu (cippulo) fiz um puta esforço pra trazer o cara, que com ceteza vai jogar mto ano que vem.

Em matéria de analise de elenco, aliás, o love pra mim é imprescindível. Por isso é assim: jodo duríssimo pra ele sair.

FELIZ 2010 VICENTE. QUE NOSSO VERDÃO SEJA FORTE E COMPETENTE NO PRÓXIMO ANO (SONHAR NÃO CUSTA NADA).

Olá Vicente…

Meu palpite é que infelizmente é mais fácil sonharmos com tótulos em 2010 do que com a mudança na estrutura do futebol do clube.

De fato já há um movimento, se não me engano originado no grupo de sócios remidos sobre as eleições diretas com abaixo-assinado.

Sou contra o V.Love ser liberado. tem contrato, então deve cumprí-lo, ser cobrado e jogar bem… coloquem um segurança oa lado dele 24hs por dia e vejamos onde ele vai todas as noites…

Abraço,
FC

Fora do assunto,mas,não custa dizer de novo.

Como são lentas as contratações no Palmeiras!!!

É um parto.

Peguem o Everton,o Kléberson e aceitem o Denis Marques também.Manda o duplo traíra V.Love para vomitar nas praias do rio.

Esse Denis Marques tem a cara do Muricy.Ainda vai fazer muito gol se vier.

Sds.

O estilo conciliador do Belluzzo vai fazê-lo perder a chance de mudar nossa história.

Dane-se a política e as brigas,falta só um ano para o mandato dele acabar.Separe o futebol do clube.Garanto que a maioria da torcida estaria ao seu lado e disposta a colaborar.Sei lá,faça uma convocação aos palmeirenses não sócios para apoiá-lo nessa hora.

Se formos esperar para que as coisas mudem na base da conciliação,vamos ter que esperar que todas as gerações da maioria destes conselheiros passe desta para uma melhor.

Isso vai levar uns 200 anos.

Chuta o balde e vai para a briga presidente!!

Um dos melhores artigos do 3VV.

Vicente, admiro muito esse seu amigo a quem tenho o prazer de conhecer – é uma pena que pessoas como ele não tenham voz ativa no Palmeiras.

Concordo com o teu comentário #19 integralmente, bem como concordo com o Treddinnick – o caminho é o modelo do Barça.

Mais do que titulos em 2010 espero que o Palmeiras reformule o estatuto radicalmente nesse caminho…

Feliz 2010 a todos!

Milito (14), no curto prazo só com um lança-chamas (rsrsrs… brincadeirinha, que ninguém se atreva a entrar com um lança-chamas numa reunião de conselho).

Belluzzo teve a chance. Quando foi eleito poderia agir como um ditador (estilo ex-Presidente) e fazia uma perseguição como nós sofremos no início dos anos 2000. Não sobraria um carrapato nas alamedas. Mas não é o estilo do Professor. Ele buscou o consenso, a união. Chamou aliados do Mustafá para a mesa, chamou Frizzo, tentou manter Della Monica próximo. Resultado: várias facas apontadas nas suas costas.

Para acabar hoje com esses feudos, só mesmo com a separação do futebol do clube. Vamos deixar os vermes dentro da lata se matando pelas coxinhas.

Abs

Gostaria que a gestão do futebol fosse totalmente profissional e separada da parte social, mas, já que é quase impossível uma mudança desse nível de uma hora para outra, ficaria contente se a eleição para presidente fosse direta.

Sobre o Vágner “Cagão” Love: o Palmeiras abriu mão, por baixo, de uns R$2 milhões para trazê-lo. “Usou-o” por 6 meses. Como ainda tinha mais 6 meses, espero que a diretoria ache um modo de recuperar o R$1 milhão restante se for repassá-lo aos urubus.

Tiago (13) o caminho é mais ou menos como eu coloquei acima. Não é fácil porque quem fizer isso vai quebrar as alianças e perder o apoio político. Para Belluzzo fazê-lo primeiro ele teria que estar convencido desse caminho. E segundo ele teria que ter essa disposição de brigar e confrontar posições. Não é o estilo dele, que é mais conciliador.

Abs

Artur (11) você tem razão. A profissionalização do futebol ainda é difícil por conta dos motivos que você abordou. Mas eu acho que a gente tem que tentar e iniciar alguma coisa nesse sentido de forma mais contundente. Água mole em pedra dura…

Abs e obrigado pelas palavras. Vamos juntos!

Alcides (9), o caminho proposto é este mesmo. Quanto mais separado o clube do futebol, menos influência de não palmeirenses teremos na gestão do “principal negócio” da SEP.

O problema é que para se fazer isso é necessário quebrar alianças, ir contra muitos que apoiam a atual administração. Eu acho que o Belluzzo deveria quebrar os pratos com seus aliados (falei disso em outro editorial) colocar um projeto de mudança estatutária dando aos sócios o poder mas também separando o futebol. Como você bem disse há sócios que não se importam com o futebol e que nem palmeirenses são.

Outro caminho (e sou favorável a esse, mas aí já irão me chamar de xiita): acabar com o “clube social”. Acaba. Terceiriza para o Esperia, ou para qualquer outro clube com características de clube social. Mantém as piscinas e mais nada. Faça um modelo de associado onde o torcedor seja estimulado a se associar. Consiga os 100 ou 200 mil sócios torcedores de verdade. Dê a eles informação privilegiada sobre a gestão e benefícios para se associarem. Vamos politizá-los.

Com o tempo eles iriam decidir os destinos do clube. Com 100 mil sócios do clube passamos a ter uma representatividade forte da torcida. Aí o papo será outro. Quanto à bocha, tênis, futsal, basquete, vamos dar outro destino. Mas vamos focar no futebol.

Conceitualmente é parecido com o que o Internacional fez. mas reconheço que é polêmico e tem alguma dificuldade política.

Abs

Mc Nishi (6) nosso amigo palestrino falando direto do Japão. Como eu disse acima, os sócios podem começar esse movimento. O Presidente pode também, orientando sua base de aliados a seguir essa linha. De qualquer maneira precisará seguir os trâmites.

O que o Andres fez? quando ele foi eleito Presidente ele tinha uma força grande, tanto na mídia quando no clube. Não havia o desgaste do poder. Então ele passou o rolo compressor. Colocou um projeto mudando a eleição do Presidente para os sócios. Na prática ele esvaziou o poder dos vitalícios. Nem sei se eles ainda existem lá. Mas se existem, não mandam mais.

O Belluzzo atualmente está com a oposição batendo nele, punido pelo STJD e com desconfiança de boa parte dos que o elegeram. Perdeu a força que tinha no início. Terá que se apoiar nos aliados de plantão.

Que Deus o ajude… porque nós, meros mortais, temos pouco a fazer.

Abs

Rafael (5) a mudança para eleição do presidente através do voto direto do sócio pode seguir 2 caminhos.

O primeiro é através de uma mudança estatutária feita no conselho. Está em curso atualmente uma proposta de mudança com um comitê formado por alguns conselheiros. Se nessa proposta de reforma for colocado o voto direto, o Conselho vota e aprova ou não. O que o Conselho decidir vai para uma assembléia dos sócios referendar. Por exemplo, se o Conselho aprovar a mudança para voto direto a assembléia dos sócios referenda a decisão com 1/3 dos votos. Se o Conselho reprova a mudança, ela vai para a assembléia dos sócios e estes precisarão de 2/3 para mudar a decisão do conselho. Complicado né? Mas o modelo é este, talvez com alguma variação sobre a necessidade de votos.

O outro caminho é os sócios solicitarem essa mudança. para isso seria necessário um abaixo assinado com pelo menos 1.000 assinaturas de sócios com direito a voto. Não estou certo mas me parece que há um movimento desse atualmente no clube.

Se as mil assinaturas forem obtidas, então entra-se no conselho com a proposta de mudança. Aí segue o caminho que eu citei acima (voto do conselho e referendo da assembléia).

Abs

Só para ser mais claro, no final do último parágrafo do meu comentário: “Aí sim não vejo problema nenhum em torcedores de outros times serem associados do clube social do Palmeiras, e não do futebol”

Não tenho grande conhecimento nesse assunto, mas olhando de longe concordo que mudar é mais do que necessário. Me parece que um modelo parecido com o do Barcelona seria ideal. Um modelo como o de alguns times da Inglaterra não me agrada, e acho que nenhum palmeirense aceitaria uma situação como a do Chelsea por exemplo, que foi comprado pelo tal Roman Abramovich.

É uma questão para ser analisada com muito cuidado. Para transferir o direito a voto para os associados, o ideal seria primeiro formar uma boa base de sócios exclusivos do futebol. Um programa consistente de sócio torcedor, como citou o Alcides (#9). Aí sim, dar o direito de voto para estes associados, claro desde que tenham um tempo mínimo, e as mensalidades em dia.

O que me impressionou foi esse número de 30% de sócios que sequer torcem para o Palmeiras. Eu não fazia idéia disso. Acho que passar o direito a voto para os sócios hoje, nessa situação, poderia até ser mais desastroso do que o modelo atual. Se 30% de sócios que possivelmente nem gostam de futebol, ou pior, que torcem para outro time, ajudarem a escolher o presidente do Palmeiras, aí que a coisa não vai dar certo nunca! Com certeza essa parcela de associados não dá a mínima para o futebol do Palmeiras. Pelo contrário, muitos (ou todos?) com certeza querem ver a piscina e a bocha impecáveis e o Palmeiras na fila, sem ganhar nada no futebol!
Isso me faz aumentar a certeza de que é extremamente importante separar o futebol do clube social. Cada um tem que se manter com sua própria receita. Ter uma presidência para o futebol e outra para o clube social. Aí sim não vejo problema nenhum em torcedores de outros times serem associados do Palmeiras.

Para 2010 eu acredito em títulos, pois temos uma boa base. O que falta é todo mundo falar a mesma língua, diretoria, comissão técnica, jogadores. Chega de panelinha, pelo amor de Deus!!
Faltam alguns reforços, e pelo visto tá difícil. O Palmeiras está devagar como sempre para contratar. Mas eu acredito mesmo assim.
VL e Edmilson… FORA!!!! Essas tranqueiras longe do Palestra já são dois reforços!

Um ótimo 2010 a todos 3VVistas…
Criscio, Como derrubar os feudos estabelecidos na Turiassu? A mesquinharia não será adversário fácil…
Só se o Presidente virar a mesa,….

Feliz 2010 para todos!
Vicente, entendo que não precisamo estar 100% em tudo para sermos campeões. Uma coisa não inviabiliza outra.
Gostaria que você descrevesse o que precisaria ser feito para mudarmos os pleitos no Palmeiras. Qual o caminho deverá ser percorrido para está mudança? Observando os caminhos o Beluzzo poderia lutar por isto em 2010. No mundo real, isto é possível?
Dentro de campo vamos ter um time competitivo. Espero muito a Copa do Brasil. O caminho está aberto!

Forza Palestra!
Abraços

Alguém aqui fala espanhol?

É impressão minha,ou a matéria colada abaixo,do jornal AS da Espanha, fala que a Traffic é uma das proprietárias do Palmeiras?
Só faltava essa.

C. A. Forjanes | 27/12/2009

El Madrid ya peina el mercado con vistas al próximo verano. Según pudo saber AS, la dirección deportiva de la entidad blanca ha recabado informes sobre el brasileño Cleiton Xavier, una de las estrellas del Palmeiras dirigido por Luxemburgo. Se trata de un mediapunta de 26 años habilidoso, con facilidad para el gol (entre las dos últimas temporadas ha marcado 18 tantos) y para surtir de buenos balones a los delanteros. Prueba de ello es que fue el máximo asistente del último Brasileirao con doce pases de gol.

Cleiton se ajusta al perfil requerido por el Madrid: es polivalente. Además de como enganche, puesto en el que ofrecería competencia a Van der Vaart como sustituto de Kaká, también está acostumbrado a actuar en la banda derecha, lo que le valió para ser elegido como segundo mejor centrocampista diestro del campeonato.

Un gran año que se plasmó en su primera llamada con Brasil. Dunga le convocó en septiembre para jugar ante Chile la fase previa del Mundial aunque finalmente no llegó a debutar. Para evitar su marcha a Europa, el Palmeiras se vio obligado a subirle el sueldo el pasado verano, sólo seis meses después de ficharlo hasta 2012.

Traffic. Detrás de esta maniobra estuvo la empresa brasileña de representación de futbolistas Traffic, uno de los propietarios del Palmeiras y también dueña del pase del futbolista. Esta empresa ya vendió a Henrique y Keirrison al Barça por 23 millones de euros y se da la circunstancia de que su representante en España es Juan Mata, el padre del ex madridista y actual delantero del Valencia.

Sds.

Ola Vicente…

Bem, eu nao sou especialista no ramo, mas nao sei se uma revolucao ou uma mudanca tao drastica seja necessaria hoje. Bastamos olhar para as nossas vizinhas, que nao possuem um modelo tao avancado de gestao, mas que para a realidade do nosso BRASIL, elas estao a frente. Nossas ideias de mercado, imprensa, torcida, cultura e ate as burocraticas, nao me deixam acreditar que modelos como esses citados, dariam certo a curto prazo em nosso pais. Sao muito complexos, exigiriam alem de otimos profissionais uma mudanca de postura e de pensamento em todos os setores ligados ao futebol.
Eu vejo de uma forma mais simples o nosso problema. Administrados por pessoas que conhecam bem o futebol no Brasil, tendo o conhecimento dos bons jogadores, bons relacionamentos, sendo mais influentes nos bastidores e mais respeitados no meio, so isso, a meu ver, eu tenho como medida a curto prazo para que voltamos a ser fortes. Enfim, vivemos num lugar onde o STJD decide o campeonato, fica dificil pensar em coisas tao distantes.

========================================
Sou a favor da saida do Love, mesmo porque, ele nao eh mais aquele…
========================================

Um bom 2010 a todos os colegas do 3vv e um obrigado especial ao Vicente por nos proporcionar um espaco palmeirense tao agradavel e de otimo nivel na internet…

Saudacoes..

Claro que sim, Vicente.

O futebol brasileiro e, o que nos toca, o Palmeiras ainda tem administração do início século XX.
Ninguém se preparou para o século XXI, nem mesmo o clubeco do Jd Leonor, cantado em prosa e verso pela também carcomida imprensa.
Como sempre, devemos ser o primeiro.

Sou leigo no assunto, e não conheço os estatutos do clube. Mas olhando toda essa discussão, aliás, muito inteligente, e de suma importancia para a vida da SEP, percebo alguns entraves.
Por exemplo, para citar o caso do Barcelona, em que os socios elegem o presidente, parece muito bom para eles. Mas no nosso caso ouvi dizer que há pessoas que nem torcem para o Palmeiras ? ! e ainda assim podem votar e eleger candidatos.
Isso é meio perigoso, não parece.
O interessante em nosso caso, seria separação do futebol de todos os outros departamentos do clube.
Ai sim utilizando os sócios mantenedores do clube de futebol, tipo algum programa socio torcedor(avanti ?), com alguns anos de participação estando assim desta forma apto a eleger o presidente do clube para a area do futebol.
E ai poderia fazer a eleição com colegio, ou o raio q quisesse, para as piscinas, bocha, sinuca, pebolim truco.
Ou seja, separar o futebol, que é paixão, emoção e 14 milhões de consumidores avidos por consumir um produto vencedor, das “diretorias” das picuinhas, e tudo aquilo de retrogrado que se discute aqui.
Bem essa é minha simples opinião sobre o tema, quanto a possibilidade disto ?????

Possível é.Os problemas são a vaidade e os interesses pessoais.
Enquanto esses entraves não forem retirados,ficaremos sem qualquer um desses dois modelos no Palmeiras.Vamos viver de um título aqui e outro acolá.
E pior, caminharemos para que em algumas décadas, sejamos apenas um time médio com um passado glorioso.

É por isso que acho que o presidente Belluzzo está perdendo a chance de fazer a diferença.Ele não deve nada pra ninguém,deveria chutar o balde e convocar o apoio da verdadeira torcida do Palmeiras.

Em 2010 seremos campeões se deixarem o Muricy trabalhar.Montar o time pedido por ele e dar tempo para o seu trabalho render frutos.
Temos um cara sério e competente no comando.Em uma situação como estas,por mais complicada que seja a coisa fora do campo,o treinador competente costuma fazer a difença.

sds

voto direto é a melhor saída. E o modelo do barça é o melhor. Mas uma vitória de cada vez. Diretas já!

Vicente, repito a pergunta do amigo Rafael! O Belluzzo tem o poder de fazer mudanças dessa natureza? Se sim, eu nem ligo de ficar mais um ano sem títulos, desde que tais mudanças sejam efetivamente executadas! O Andres Sanches fez algo parecido lá no clube da marginal, não fez? O que nós, torcedores, podemos fazer pra ajudar? Um abaixo assinado pode ser um começo? Abraço nipônico aos Palestrinos do mundo!

Vicente, para q ocorra essa mudança nas eleições do clube, de uma forma indireta para onde os soócios do clube elegem diretamente o presidente
seria necessário uma mudança estatutária? ou os sócios do clube podem forçar uma mudança sem ser através do conselho?

Vicente não é uma questão de ser possível, é extremamente necessário que o Palmeiras alcance esse processo de mudança.

E em 2010, vai depender da montagem do elenco, de quais jogadores serão contratados, da implantação da ”filosofia” do treinador.
E principalmente, de controle por parte da diretoria de futebol. Nós temos os estrategistas, os gerentes, os advogados, mas precisamos de alguém que possa bater na mesa e chamar os jogadores para uma conversa reservada, onde os mesmos entrem se borrando.

Precisamos de um ídolo nessa função, porém que entenda de controle e gestão: Sampaio, Brunoro e Antonio Carlos.
Toninho não deveria continuar e se continuasse deveria ser modificado para outra função.
Mas o elo entre jogadores, comissão, diretoria tem que ser alguém que possa impor o respeito necessário e com um histórico de sucesso no clube.

Nomes não faltam, mas não vejo nada que sinalize essa mudança.
Se você puder adiantar algo…

Em tempo: FORA LOVE. Troquem pelo Everton que joga muita bola, mesmo sendo da Traffic o Flamengo tem preferência, todavia se eles querem o descompromissado atacante, nós queremos o seu melhor meia/ala esquerdo.

Abraço Vicente.

Feliz 2010 para vocês da equipe 3VV e para todos nós.

E que o Palmeiras acerte os ponteiros, conquistas, com ”C” são estremamente necessárias este ano!

Grande Vicente, parece que eu adivinhei hein? escrevi uma porção de vezes nas ultimas semanas o que eu esperava de 2010 , e citava como prioridade o fim dessa situação de conselheiros, filhos de conselheiros , vice de futeol, vice de ping-pong… Concordo plenamente que mesmo que não tivessemos títulos, teriamos perspectivas grandiosas para o futuro, deixariamos de ter pavor das nossas eleições a cada dois anos… Em relação aos títulos de 2010 temos condições de ganhar os 4 !!! mas ganhar um em cada semestre seria espetacular… Copa Brasil e Sulamericana aparentam ser mais fáceis, mas o Brasileiro sendo bem planejado é uma possiblidade bastante real de título.. já no Paulista tudo pode acontecer…
Obrigado a todos amigos do 3VV pelo ano de 2009, graças a este espaço temos a certeza que nosso Palestra será eterno… É muito bom saber que igual a nós existem muitos outros, que sofrem, choram, perdem noite de sono , mas também comemoram muito, enfim, amam tanto quanto nós o Palmeiras…

Vitórias e derrotas são naturais da vida, em 2010 as vitórias voltaram ao Palestra Itália…
Muita saúde a todos em 2010…

ah.. compeltando..

acesso ao voto para socios com 1.. 2 anos de pagamentos ..

e o fim do mundo o cara esperar quse uma decada pra votar…

POR MIM nem tinha q ter conselho… e so as decisoes mais importantes passarem por voto dos socios..

como foi a Arena, mostramos q podemos reunir os socios em torno de algo pra ajudar o clube e fazer uma votacao limpa e sem problemas…

vicente enqnto nao mudarmos esse sistema de votacao nada muda…

voto direto pra presidente JA
fim dos conselho vitalicio..
fim das mil diretorias

se fizer isso ja mata 90% da podridao interna…

ai sim teremos tempo pra focar no que interressa…

Os comentários estão desativados.