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Desmembrando a pesquisa

Uma breve análise da pesquisa do Datafolha.
Enquanto isso, o drops está sendo preparado.

UMA BREVE PARÁBOLA

Recentemente estive em Belo Horizonte. Estava num taxi com um amigo, gremista e o taxista dirigindo.

Quando passávamos no centro de BH e vimos uma loja do Cruzeiro comentamos com o taxista. E perguntei se ele era torcedor do Cruzeiro. Ele respondeu:

“Doutor, aqui eu não tive escolha não. Eu nasci Galo. Eu não sou time da moda”.

PESQUISA DE TORCIDAS: O QUE FOI PUBLICADO

O Instituto Datafolha publicou nova pesquisa sobre torcidas.

O Flamengo está na frente (19%); em
segundo lugar o Corinthians (13%); São Paulo
em terceiro com 8% dos torcedores, seguido pelo Palmeiras com 7%, Vasco
(5%), Cruzeiro (4%) e Grêmio e Internacional, 3%, cada.

FATO: EMPATE TÉCNICO 

Estatísticamente a margem de erro é de 2 pontos percentuais. Ou seja, na prática o Vasco (varia de 3% a 7%) poderia até passar São Paulo (6% a 10%) e Palmeiras (5% a 9%).

Ou seja, estes times estão num “empate técnico”. Diferença de 1 ponto percentual não é diferença.

Outro fato curioso: as planilhas do Datafolha estão disponíveis mas sem os números absolutos. Por exemplo não sabemos se o Palmeiras chegou na Pesquisa com 7,4% (que arredondado para baixo daria 7%) e o SPFC com 7,6% (que arredondado seria 8%).

ANTES DE BRIGAREM COMIGO…

Ok, ok, vamos assumir que os números fazem sentido assim como apresentados. A primeira conclusão: O Palmeiras apresenta intensa variação. Observe abaixo, no gráfico que o site Globoesporte.com fez, que o Palmeiras repetiu o índice anterior apenas em 3 ocasiões (ao longo de 14 períodos pesquisados): em 2002, entre 2006 e 2006 e agora, entre 2007 e 2009. Flamengo e Corinthians também apresentam números que sobem e descem ao longo do tempo. Curioso…

Por outro lado o SPFC, apresenta o mesmo índice entre 1993 e 2005 (7%) e entre 2006 e 2009 (8%). 

Ou seja, sem variação contundente prá baixo. E nem prá cima.

UMA CONCLUSÃO: NA FAIXA ETÁRIA 

Observando o quadro abaixo.


Time

TOTAL

Masc.

Fem.

16 a 24

25 a 34

35 a 44

45 a 59

mais de 60

Flamengo

19

20

18

23

23

20

14

11

Corinthians

13

14

13

18

14

13

11

7

São Paulo

8

9

6

10

10

7

6

4

Palmeiras

7

9

5

8

8

6

7

5

Vasco

5

6

4

5

4

6

4

3

Cruzeiro

4

4

3

5

3

3

4

2

Grêmio

3

4

3

4

3

3

4

23 respostas em “Desmembrando a pesquisa”

O que não pode é a torcida do Palmeiras diminuir…

19 – Blog

foi isso q disse no meu comentario… perguntar qual preferencia nao e nada…

o cara falar q torce nao significa nada se ele nao consumir produtos ingressos ou algo do time…

mas o marketing do Palmeiras ainda e muito fraco para o publico infantil e feminino..

no site oficial d evendas Mundo Palmeiras o kit infantil vendeu igual agua..

pq nao temos isso o ano todo…?

pq nao temos nadaaaaaa para o publico feminino?

e pq ainda depois de 1 semestre do site proprio ainda temos os mesmos produtos da abertura do site….

precisamos de LICENCIAMENTOS novos.. produtos novos…

ficar na mesmice de camisa.. e agasalho.. copo nao dá..

abracos

Concordo com a análise do Vicente no comentário 19.

E eu gostaria muito de saber qual seria o resultado se apenas os grupos 3 e 4 fossem incluidos (e tambem se apenas o grupo 4 fosse considerado).

Eu suspeito que se apenas o grupo 4 fosse considerado, a torcida do Palmeiras ainda é maior que a do São Paulo (e talvez 3+4 também).

Fabricio, primeiro, fico feliz que estamos conseguindo manter um bom nível na discussão aqui, isso é muito positivo.

Segundo, eu vejo que cada pesquisa tem seus problemas: a do PPV, como você mesmo apontou, se restringe a torcedores com determinado poder aquisitivo, além de serem assinantes de uma das operadoras de TV a Cabo.

No extrato da TimeMania, há o fato de só pegarem apostadores, o que restringe até mais a pesquisa.

A do Datafolha, teoricamente, seria a mais confiável, mas é aquela coisa: o sujeito se diz torcedor de uma equipe, mas não sabemos a intensidade desse sentimento. O importante é ver as tendências dos números. E vemos que em termos de comparação com o SPFW, ficamos sempre no empate técnico.

É importante lembrar que nesse tipo de pesquisa se tenta equilibrar o resultado levando-se em conta o número de habitantes de cada região, para dar o cenário nacional. Este blog do Globoesporte tem um desmembramento interessante: http://colunas.globoesporte.com/olharcronicoesportivo Vale ficar alerta para ver outros dados da pesquisa

Continuo discordando de sua afirmação de que Timemania teria dados mais abrangentes. O Datafolha usa o sistema científico de se conseguir, com as entrevistas, replicar o extrato social pesquisado. No caso, torcedores com mais de 16 anos de todo o país.

Só mais uma coisa. Podemos segmentar os indivíduos em pelo menos 4 categorias, quando falamos em torcida:
1. indiferente (aqueles que torcem para ninguém);
2. fãs (aqueles que dizem que torcem para alguém);
3. torcedor (queles que acompanham o time, sabem como estão na classificação, e mais nada);
4. fanático: nós!

Naturalmente que quem consome PPV, compra Time Mania, compra camiseta, vai a jogos, etc, está na categoria 4. Talvez alguma coisa da categoria 3.

Mas uma pesquisa como a do Datafolha não segmenta esses grupos. Então ela pergunta assim:

P.48 Qual é o time de futebol de sua preferência ?

Olha, desculpem, mas quem tem preferência é outra coisa. Então a pesquisa, sem desmerecê-la, mistura alhos com bugalhos.

Abs

O tema é interessante. Sou mais da linha do Fabricio. Acho que as ações de marketing aliadas a ídolos dão sustentabilidade no longo prazo. Futebol também é um negócio de expectativa. A expectativa de ser campeão em 2009 fez o Palmeiras vender mais camisa do que outros times que terminaram na frente.

Giba, tem razão quanto à questão de torcida jovem. Mas de qualquer forma o SPFC, que foi campeão no início da década de 90, e depois nos anos recentes, não teve grande ganho de torcida.

Sobre o porco x bambi, desculpem, mas nós na arquibancada gritamos porco com muita força. E a garotada adora o porquinho como símbolo, acho que até mais que o periquito. Já o bambi…
Abs

Vicente

Olha, esta pesquisa é a invenção da roda. Não sei como uma torcida pode CRESCER ou DIMINUIR. Isso parece uma imensa bobageira. Vou meter a Corneta na sexta.

Vicente, ótima abertura dos dados.

Como comentei anteriormente, precisamos tratar melhor o torcedor do Palmeiras. Com esta pesquisa em mãos deveríamos focar mulheres e torcedores de outros estados.
As novas gerações são um capítulo a parte e precisamos MESMO dar atenção a isto. Acho que você mesmo comentou aqui no 3VV em 2008 que para cativar a molecada, além de termos pais que saibam orientar corretamente, precisamos de ídolos. Ná época tinhamos Valdívia, Marcos e Kleber.

E pode ter certeza de que o taxista está certo.

Sobre a TIMEMANIA, acho que os times estão começando a dar mais importância para esta amostragem+resultados. Inclusive já vi campanhas nos estádios de Grêmio, SPFW e Juventude incentivando os torcedores a jogarem e ajudarem o seu time. Segue link interessante sobre a Timemania feito pelo André Rizek: http://colunas.globoesporte.com/primeiramao/2010/01/04/timemania-tem-grande-queda-em-2009/

Caro Marcos Lavieri, a questão de confiança/credibilidade Timemania x DataFolha não tem nada relacionado ao Palmeiras aparecer na frente(já que no PPV tbm estamos na frente dos bambis), mas sim porque tratamos de uma amostragem maior e melhor em termos de números, abrangência e principalmente interesse pelo futebol.
Na Timemania, diferentemente do Datafolha, por exemplo mostra que o Santos, o Grêmio eo Inter-RS tem mais torcida que o Vasco, Cruzeiro e Atlético.

O foco desta discussão continua sendo o Palmeiras e a constatação do Vicente de que títulos e ações de MKT não incham o número de torcedores é perfeita.

Olhando as ruas de SP, do interior, e do litoral agora em Dezembro/Janeiro (mesmo após a picotada homérica do nosso time) continuo com a certeza de que temos uma torcida maior e mais apaixonada do que a do SP. É uma pena que nos últimos anos o time não tem correspondido.

Agora, achar que a imprensa trata em pé de igualdade todos os times grandes da capital é pura inocência. E pode ter certeza que não é visão de torcedor, é simples interpretação de texto.

Grande Abraço,
FC

Dois fatores, ao meu ver, incontestáveis:
1- Os bambis são mais jovens portanto a médio e longo prazo a torcida pode crescer muito mais que a nossa.
2- Posso negar, como Pedro fez por três vezes antes do galo cantar, mas não deixo de ser.
O Palmeiras atingiu um patamar (9%) que o spfw jamais atingiu, portanto, podem acreditar, nosso número é 9.
Por fim, se o epíteto de “bambi” pesa, que dirá o “porco”

Marcos #11 em parte vc tem razão, concordo contigo que precisamos é ganhar compeonatos (títulos) os resultados chegam sem muito esforço em todos os sentidos.
Nesta maré que estamos ainda conseguimos manter a terceira/quarta colocação, imagina com time pra ganhar campeonatos e libertadores.
Apesar de tudo, ainda acredito que neste ano vamos recuperar nosso lugar, nosso presidente tem que fazer o substituto e pra isso…
Um abraço.

Ainda acho a pesquisa tendênciosa por ter sido feita logo após o final do campeonato…. E eu nunca fui entrevistado. Então?

considerar TimeMania mais confiável do que uma pesquisa do Datafolha é triste. Se confiar no dataFolha é coisa de jornalista, confiar na Timemania é coisa de torcedor do Palmeiras, pois vê seu time na frente do SPFC.

É preciso aceitar os fatos. Nossa torcida hoje, é igual ou um pouco menor que a do nosso rival SPFW. É só olhar nas ruas, nas quadras em que a molecada joga bola.

Sempre que posso, comento isso: foco é o que precisamos. Foco no Palmeiras, não no SPFW. Vamos pensar em ganhar campeonatos, em aparecer bem na mídia. Os resultados chegam sozinhos.

Ficar com essa história de imprensa gambá é besteira. Fale com um sãopaulino, com um corintiano, com um flamenguista. Para eles, a imprensa defende os rivais. É assim que torcedor vê as coisas sempre.

o que é claro pra mim é que precisamos crescer entre a garotada,pois temos 2 rivais de peso nesse quesito na mesma cidade.
Eu tenho um sobrinho de 13 anos e ele é Santista,estuda aqui na região de Parelheiros.
Perguntei uma vez como era na sala de aula,ele me disse que todos eram bambis…..tinha 3 Palmeirense,2 gambás e 1 santista que era ele por causa do Pai.
E que as meninas são todas bambis…….
Quando vejo em pesquisa nosso clube se sustentando fico até surpreso……………..

Como a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos, é difícil verificar se houve alguma mudança significativa entre as torcidas, já que o crescimento ou a diminuição acabou ficando dentro dessa margem.
Como citou o Cirelli, talvez a Timemania fosse um parâmetro mais confiável.

fizeram a pesquisa somente em 9 estados + DF??

bom os bambis tem fãs… deixa elas ficarem mais uns 2.. 3 anos sem titulos… isso ai murcha…

e eles viram akela torcidinha do final da decada de 90…

o timemania e PPV e muito melhor para se saber tamanho de torcida..

e nos 2 somos 3 maior torcida…

e olhe as medias de publico… elas com estadio muito maior q o nosso tem uma media pior q a nossa…

entao nao tem nem q discutir essas pesquisas q CONTAM..

IDADE
SEXO
TIME…

o cara so te pergunta isso… nem cita quantas vezes vai ao estadio por mes… qnto gasta com produtos OFICIAIS..

esse e o VERDADEIRO torcedor.. aquele que gasta um dinheirinho com o clube.. seja:

TIME MANIA
PPV
INGRESSO
PRODUTOS OFICIAIS..

o dia q tiver uma pesquisa completa consolidando varias fontes (loteria, ppv, ingressos, faturamento com marketing) e muitas outras coisas…

ai sim da pra debater…

essa pesquisinha ai nao serve pra nada…

ate no globo.com… tem um link q diz q com o titulo torcida do Fla bomba 2% a mais… ridiculo…

esses 2% sao os oportunistas q nunca assitem um jogo… q nao tem nem uma camisa do time.. q nao sabe nada…

so sabe responder..

qual time vc torce???

babaquice

gostaria muito de saber que torcida é essa do corinthians no ceara, na bahia e em pernambuco! kkkk
e o brasil não se resume a 9 estados!!

Parabéns pela análise Vicente, e por disponibilizar conteúdo muito interessante mesmo sem a bola rolando, nesse começo de temporada.
Eu não tinha visto as tabelas do Datafolha. Além de tudo o que você destacou muito bem, me chamou a atenção na tabela de faixa etária a porcentagem de torcedores de 45 a 59 e com mais de 60 anos. Nestas faixas etárias o Palmeiras está a frente dos bambis e bem próximo dos gambás. Nas idades menores o Palmeiras está em desvantagem, principalmente em relação ao timinho da marginal sem número. Prova da catástrofe a longo prazo por causa da fila de 16 anos. O Palmeiras perdeu muita torcida aí.
Talvez o impacto nesta década quase perdida de 2000 não tenha sido mais desastroso devido aos anos 90, onde o Palmeiras ganhou tudo e consolidou nossa torcida entre as maiores do Brasil.

Eu achava que em torcida feminina o spfc ganhasse do curintia, pois as mulheres acompanham mais a “moda”.
O Palmeiras precisa atrair mais torcedoras!!

Como eu disse no post anterior, as variações estão dentro da margem de erro…existe muita falácia. Aliás, eu me lembro de reportagens de antigas exemplares da Placar que eu tinha (edições dos anos 80) que falavam em casos de aumento de torcida em períodos de seca de títulos

Eh manipulada e nao eh de hj, o quadro que mostra a evolucao, mostra um SPFW muito linear, ridiculo….

Estou copiando o comentário de Fabrício Cirelli, que foi postado no texto anterior sobre a pesquisa.
Nele estão as informações da Time Mania.

Saudações Alviverdes!

Vicente,

Sinceramente pra mim, este tipo de pesquisa é realmente muito mal feita e de pouca credibilidade. Feita para jornalistas Flamenguistas, Bambis e Corintianos se deleitarem…
Contam muitas pessoas que não sabem nem a escalação e a história de seu time, precisaríamos criar uma pesquisa com quem realmente GOSTA e CONSOME o futebol.

O PIOR É QUE É MUITO PROVAVEL QUE ESTE É O TIPO DE PESQUISA QUE USAM PARA DIVIDIR COTAS DE TVs, DEMAIS PRÊMIOS E PATROCÍNIOS.

Além disso, usam o mesmo método das pesquisa de opinião eleitoral… pouca amostragem, muita margem de erro e o que vale realmente são as URNAS.

Deverima usar sim é algo mais confiável, como por exemplo os números da TIMEMANIA. Pra mim são informações precisas e de uma amostra muito maior e mais confiável.

Seguem os números dos últimos 2 anos:
ACUMULADO 2008
Colocação Time UF Nº de Apostas Percentual
1º FLAMENGO RJ 4.717.779 8,38%
2º CORINTHIANS SP 3.658.933 6,50%
3º PALMEIRAS SP 2.835.538 5,03%
4º SAO PAULO SP 2.637.480 4,68%
5º GREMIO RS 2.348.851 4,17%

ACUMULADO 2009
Colocação Time UF Nº de apostas Percentual
1º FLAMENGO RJ 3.823.659 6,93%
2º CORINTHIANS SP 3.282.363 5,95%
3º PALMEIRAS SP 2.428.271 4,40%
4º SAO PAULO SP 2.367.273 4,29%
5º GREMIO RS 2.170.660 3,93%

Mesmo em uma década PÉSSIMA, com um clube cheio de vaidades, e com o futebol tocado por incompetentes sem comando nossa torcida não diminuiu.

O problema é que o clube trata sua torcida pessimamente… e quando existe a possibilidade de fazer algo decente perdem a oportunidade como o Rodrigão perde gols. (ex: Avanti e Onda Verde)

Que desgosto…
Como é triste vermos o clube que tanto amamos nas mãos de quem não tem a menor capacidade de realizar algo que o clube precisa.

Grande Abraço,
FC

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