Um campeonato que nem excita e nem…

POR VICENTE CRISCIO

O fundo de private equity Porky’s and Porky’s é cruel: depois que comprou 51% das ações do 3VV me obriga a trabalhar em pleno carnaval. Tudo isso visando a abertura de capital que deve ocorrer em 2020.

Então mãos à obra!

Assistindo à partida Botafogo 1×1 Palmeiras em pleno sábado de carnaval me perguntava se fazia sentido Diego e Cleiton correrem desesperadamente atrás da bola por um campeonato regional que dura 4 meses mas que na verdade só trará emoção entre abril e maio. Um pouco antes, um Canindé esquálido, a Portuguesa empatava contra o Corinthians, sem Ronaldo, que se preparava para desfilar na Gaviões.

Ao mesmo tempo, com quase 40 mil pessoas (30 mil pagantes; é a farra carioca) e uma renda de R$ 1 milhão, o Vasco ganhava o direito de ir para a final da Taça Guanabara. Vai enfrentar o vencedor de Flamengo e Botafogo, que jogam na 4a feira, para deixar Adriano e Love se divertirem adequadamente no Carnaval.

Xiiii…. gol do Botafogo… mas voltando, faz sentido esse Paulistão?

Pela rivalidade, tradição, bla bla bla, sim, faz sentido.

Mas neste modelo? Não, seguramente esse Paulistão, no modelo atual, é um “me engana que eu gosto (mas não por muito tempo)”.

Primeiro pela fórmula; 20 clubes jogam em turno único. Não há justiça nisso. Nenhuma!

Depois de longos 3 meses e 19 rodadas os quatro melhores colocados se encontram em semi-finais e finais. Os finalistas farão 23 partidas. Os semi, 21, e todos os outros 19 partidas.

Que me desculpem os fãs de Monte Azul, Sertãozinho e outros que tais, isso é puro caça-níqueis com recursos alheios.

Em vez disso o Carioca – longe de ser um primor em organização – tem 16 clubes divididos em duas chaves. Naturalmente Flamengo e Fluminense ficam em uma chave, Vasco e Botafogo na outra. E assim caminha também outro regional mais do que previsível. Mas lá pelo menos os caras foram diferentes e inventaram uma taça Guanabara e uma taça Rio que dá alguma emoção. A obrigatoriedade lá são de no máximo 19 datas para saber quem foi o campeão carioca. Isso se um clube não ganhar os dois turnos, eliminando os jogos finais.

Mais inteligente. Menos jogos. Menos datas.

Se fosse aqui, Pierre e Márcio Araújo agradeceriam. Até porque a pré-temporada seria prá valer.

E você, o que acha? Faz sentido esse campeonato paulista que não excita nem broxa, com um modelo caça-níqueis voltado para os clubes pequenos? Opa, gol do Palmeiras. Léo, de cabeça. Palmeiras 1×1 Botafogo e faltam mais de 20 minutos. Vai virar?

Tanto faz, estou esperando a Copa do Brasil, Brasileiro, Sulamericano…

Saudações Alviverdes!
E abaixo com a ditadura dos fundos de investimento!!

Posts antigos, Por Onde Anda, e Links Patrocinados