Categorias
Opinião

OPINIÃO DO CRISCIO: às vezes um charuto é apenas um charuto

Amigos palmeirenses,

Danilo errou! Não há dúvidas sobre isso. Mas convenhamos, as reações estão prá lá de exageradas. Tanto as da imprensa quanto de alguns amigos palestrinos.

Primeiro aos fatos: em uma confusão dentro da área palmeirense o zagueiro atleticano Manoel deu uma cabeçada em Danilo, que empurrou Manoel, que provavelmente ofendeu Danilo, que saiu praticamente de dentro do gol e em direção ao zagueiro atleticano comete a ofensa grave: “macaco do ca$#%#$”. O bate boca continua e Danilo dá uma cusparada. Mais tarde o jogador pisa em Danilo no chão.

Na saída de campo Danilo nega. O jogador Manoel – provavelmente orientado pelos  advogados do clube – vai à delegacia e presta queixa. Prato cheio para sensacionalistas e hipócritas de plantão.

Danilo acertadamente veio no dia seguinte e se desculpou. Tanto pela cusparada quanto pela ofensa. Ponto positivo para ele e para aqueles da Diretoria que o orientaram nesse sentido. Mostrou humildade e resignação.

Advogados afirmam que o jogador não cometeu o crime de racismo mas sim o de injúria racial. Detalhes jurídicos à parte, atire a primeira pedra quem estando sob pressão nunca exagerou em situação semelhante. Não, não se trata defender ou justificar a injúria racial. Mas sim de trazer o tema sem emoções.

Já chamaram meu pai – o Domenico era napolitano – de sub-raça na minha
frente. E era alguém da família. Já vi ofensas raciais com judeu,
japonês, chinês, coreano, italiano, português, espanhol. Todas imperdoáveis. Cansamos de ver
piadas incorretas sobre homossexuais. E como disse o colaborador do 3VV
Geraldo Gualberto, o Manoel já deve ter sido ofendido por coisa pior e
não lhe ocorreu ir até uma delegacia. Ou ainda o Marco Freitas: “o futebol tá ficando chato”.

Claro, os erros do passado não amenizam os do presente. Portanto repito: o jogador errou? Claro que sim. Mas desculpou-se. Não seria o caso do próprio jogador do Atlético PR aceitar publicamente as desculpas e depois deixar os tribunais darem as devidas penas? Infelizmente o futebol perdeu aquela coisa “o que acontece dentro de campo fica dentro de campo”.

Além, óbvio, do oportunismo dos dirigentes atleticanos. Querem transformar Manoel em mais vítima do que ele parece ser – e com isso não ser punido preventivamente – ao mesmo tempo que colocam pilha na torcida para empurrar seu péssimo time na Arena da Baixada. É a tática dos desesperados.

Mas me surpreende a reação de alguns amigos palestrinos. Curioso o palmeirense: nossas reações são sempre superlativas. No amor ou no ódio. Nosso jogador tem uma reação intempestiva e a culpa é da Diretoria, da instabilidade do time, se bobear vamos culpar a Traffic e Belluzzo. Até meu amigo Cunio deve ter deixado o Schmitt vermelho de inveja quando pediu três meses de gancho pro Danilo. Por que não a fogueira em praça pública?

Aí me lembro da famosa frase de Sigmeund Freud: “às vezes um charuto é apenas um charuto”. Ou seja, o jogo estava tenso, naturalmente que o time precisava e queria a vitória, e após uma enorme confusão na área e de ter tomado uma cabeçada Danilo foi prá cima e ofendeu o Manoel. Lamentavelmente ofendeu com a tal injúria racial e cuspiu.
 
O que mais estamos vendo aí? Por isso eu peço: palmeirense, calma. Já temos problemas demais para criarmos outros na nossa cabeça. Vamos colocar água gelada nessa fervura.

Em tempo, venho falando desde a R1 da Copa do Brasil: o Palmeiras tem time para chegar na final dessa competição. E se chegar lá, poderá jogar contra qualquer time em igualdade de condições. Por isso falei que essa partida contra o Atlético é a mais importante desse ano. Tem que passar por essa partida lá na Arena da Baixada. Tem que chegar na final da Copa do Brasil. Tem que ser campeão. O resto é o resto.

Saudações Alviverdes!

Vicente Criscio

33 respostas em “OPINIÃO DO CRISCIO: às vezes um charuto é apenas um charuto”

Falou bem! Concordo! Mas pode ter certeza: o Palmeiras vai CLASSIFICAR na Arena e vai abafar toda essa chatice… pode acreditar!

FERNANDO (29). MAS SABE PORQUE MEU AMIGO PALESTRINO, PORQUE A DIRETORIA DELAS SABE TRABALHAR NOS BASTIDORES. E A NOSSA NADA? OUTRA COISA O ROBERT SEGUNDO O SITE FUTEBOL INTERIOR ESTÁ DIZENDO QUE VAI EMBORA POIS NÃO RECEBE OS DIREITOS DE IMAGEM.OLHA QUE SITUAÇÃO CHEGAMOS. ATÉ O GALEANO ESTÁ TREINANDO O TIME.

Luiz (#30) excelente ponto esse da entrevista do Manoel. Eu não sabia que ele falou isso. Mais uma vez fica provado que há uma armação forte da diretoria do Atlético.

Andre (#23) legal esse depoimento. Eu imagino que torcedor só muda de endereço. O Santos jogando essa bola toda e ainda tendo uma moçada criticando o Robinho ou o Dorival Jr é de doer…

Paulo (#22) obrigado pelo feed back. Tenho certeza que o Cunio vai entender seu ponto de vista. Você pegou bem o ponto. Aqui no 3VV partimos para uma linha em mesclar informação com opinião. Queremos que todos os palmeirenses nos acessem. Claro que há aqueles que preferem opiniões mais racionais e há os que gostam das explosões emocionais. No limite eu costumo dizer que todos temos alguma razão e todos temos alguma coisa para refletir. Mas confesso que nossa missão nem sempre é compreendida. E às vezes nós aqui no 3VV erramos nas opiniões e avaliações. Mas sempre com o compromisso de reconhecermos quando erramos e tentarmos melhorar sempre. Obrigado mais uma vez.

Filippo (#12) só vi seu email no domingo à noite. Achei sua mensagem ao JK muito oportuna mas ele é aquilo ali. Se for contra o Palmeiras, pancada em nós. Se for a favor, quase nem vê.

A coluna do Ugo Georgetti de domingo no Estadão fala um pouco desse tipo de jornalista e jornalismo. Infelizmente não posso reproduzir aqui.

Abraços,

Vicente,

Otimo texto para variar…..

Vamos por parte.

Repudio como homem e como pai de família qualquer tipo de discriminação,porém a hipocresia nossa não está aí e sim entneder que você fazer algo de caso pensado é uma coisa e você fazer algo no calor das emoções é outra coisa totalmente diferente. A propria legislação brasileira, não sou advogado, mas diz que fazer algo premeditado tem um peso e fazer algo no calorda emoção tem outro peso.
O Danilo errou sim enão hájustificativa, nem um pedido de desculpa tira sua culpa, porém atenua e muito, uma vez que aí sim ele foi homem de vir a público e assumir a sua culpa.
Porém voltemos à hipocresia: E assisti o jogopelo sportv evi a declaração do Manuel que disse na saída de campo ao ser qustionado pelo reporter. O que aconteceu entre você e o Danilo. Disse em alto e bom som: ” O que ocorreu foi coisa de jogo e ficou ali mesmo, já nos desculpamos. Ou seja, quem fez a coisa de caso pensado e está fazendo todo esse estardalhaço é a diretoria de merda desse time medíucre, que sabe que em campo não tem condições de reverter o placar. Temos que dar um basta nisso e não ficarmos asssitindo tudo passivamente. É hora da diretoria do Palmeiras usar de sua influência e acabar com essa palhaçada!!

26 – JOSELITO

ia falar exatamente isso…

aki qq coisa vira uma tempestade…

Chupa, Patético! Tomou uma fubecada do Coxa e, se o Palmeiras não for covarde, na quarta vai tomar outra.

SERÁ QUE SE O DANILO FOSSE JOGADOR DOS BAMBIS TERIA ESSSA REPERCUSSÃO?? CLARO QUE NÃO, ELES TEM UMA DIRETORIA QUE SABE AGIR, ENQUANTO A NOSSA…..

É interessante como as coisas mudam, se o Danilo tivesse cuspido e chamado o tal do Manoel de FDP. Talvez esse último continuaria dizendo que foi coisa do jogo, etc e tal. Mas em um país onde há mais racismo invertido do qe se possa pensar, ele correu à delegacia edeu queixa. O Criscio pegou bem, essa coisa toda é jogo de cena para criar um clima no jogo de quarta. Eles são tão ruins que ontem já perderam o campeonato estadual. VAMOS GANHAR PALESTRA!!!!

Ía esquecendo chupa bambi e chupa Vagner Love…………
Lí tanta coisa aqui sobre as contratações Bambis,Marcelinho e Carlinhos Paraiba,Xandão e André Luiz,Léo Lima,Rodrigo Souto…….e Muricy parece que voce tinha razão o tal Fernandinho é mais ou menos………………e toma 6×2 do Santos e não ganha um clássico.

Vicente são 22:16 acabei de chegar de Santos e fui na Vila Belmiro ver o jogo do Peixe,como fui também na quinta ver o verdão.
Falamos aqui sobre a turma do amendoim,torcida bipolar…..o que ví hoje na torcida do Santos e com aquele excelente time em campo cheguei a conclusão torcedor é tudo igual…..
Ouví joga bola Robinho,justifica a milha que voce ganha…………
Treinador tirou o Marquinhos e colocou Rodrigo Mancha tomou xingo……………..
Porque 2 volantes e tirar o André………………………..
Ouví mais asneira hoje do que quinta no Palestra…..

Cunio e o que vc me diz de puxão de cabelo, unhada, passar a mão na bunda , tapa no saco e mordida também são coisas do futebol, sempre respeitei a opinião de todos e encontrei no 3VV um ponto de equilibrio entre informação e opinião, mas desde algum tempo para cá, vc Cunio está um pouco sarcastico, fazendo analogias ridiculas e sendo critico em demasia, não estou pedindo que mude, apenas que as vezes temos de rever nossos conceitos pois não somos donos da verdade, abraços de um leitor assiduo.

Pronto agora vai começar a campanha VOLTA JORGINHO.

Quem começa?Rogério Rocha?rsrs

Brincadeira Rogério,não leve a mal.

Eu até prefiro o Jorginho que o AC.Mesmo ele tendo 3 meses pra trabalhar(e não 7 jogos)e conseguir ser eliminado em um campeonato de um time só.E mesmo tendo tomado 4×0 do time medíocre do Vitória na Copa do Brasil.

Apesar de tudo isso eu prefiro o Jorginho ao AC.
A vinda dele para o Palmeirasfacilitaria a vinda do Fernandão.

Sds.

publicado em 18/04/2010 às 20h57:

Após eliminação no Estadual,
Goiás demite técnico Jorginho

Ex-Interino no Palmeiras ficou menos de três meses no cargo

Do R7.

Basso, empurrão, cotovelada, pisão e soco, são coisas usuais no futebol. Infelizmente, é um esporte de contato e a arbitragem não vê tudo o que deveria. Mas cuspir na cara? Meu amigo, isso não é coisa de homem.

Como sempre os argumentos do Cunio não fazem sentido.

Cuspir na cara é atitude de animal, mas empurrão, COTOVELADA, pisão e SOCO, não são?

Vai entender…

“Às vezes um charuto é só um charuto.”

Diga isso para o Bill Clinton…

se o time do atletico tivesse ganho o jogo, ou mesmo empatado, nada disso teria acontecido…

Não ele esta num site de armazanemento de arquivos on line, o megaupload. Pra quem não conhece é completamente seguro.

http://www.megaupload.com/?d=R6BSN4K4

O arquivo esta em MKV, é um tipo de codec de alta qualidade. Quem não tem pode baixar o codec neste site.
http://www.matroska.org/
Para quem quiser ver na tv tem duas opções. Se o leitor de dvd le arquivo divx esse programa do link abaixo tranforma em divx e é gratis.
http://www.divx.com/pt-br/software/divx-plus/pro/buy
Pra quem tem leitor de dvd que não le divx eu sugiro procurar um programa na net chamado ConvertXtoDVD 4, é rapido e muito bom.
E ai pode fazer o dvd pro pai e avo que não é muito ligado na alta tecnologia. Sugestão, nesses tempos de porcas magras, é deixar o dvd ao lado da tv. Verdão dando vexame, é só ir e colocar o dvd e relembrar o passado.

Abraço a todos e bom domingo

XXX D. G. XXX

A gente já não viu esse mesmo filme contra o Sport na Libertadores do ano passado? E o resultado a gente lembra qual foi…

Caro Crizio
Reproduzo resposta ao JK em seu pedido de punição exemplar “assim como o de nosso técnico havia levado”.
Ao que me consta uma pessoa quando paga pela sua pena não deve mais ser constangida pelo seu crime.

Filippo diz:
18/04/2010 at 11:56 AM
O futebol esta ficando um saco. Alguem já pensou se o Pelé alguma vez foi chamado de macaco? Sabe por que o futebol esta um saco? Por causa de jornalistas chatos como vc JK, que se dizem politicamente corretos, mas que tentam tranformar um esporte onde o drible, a disputa, a garra, o sangue da torcida esta acima da sua opinião. Quanto tempo faz que voce não assiste a um jogo da arquibancada e torce para seu time? Deixe de ser politico, se disfarce e vá ao menos uma vez por mes assistir seu time e torça, depois pense e faça seus comentários anti futebol. Não se esqueça que quem paga seu salário sou eu “torcedor de futebol”.

Grazie

Filippo

Texto perfeito, concordo totalmente. Acho que talvez fosse prudente poupar o Danilo deste jogo, pois o clima estará péssimo. E que o Palmeiras reforce a segurança. Lembro de um jogo na Arena da Baixada entre Atlético x bambis que deu porradaria nos vestiários.

Os moralistas de plantão estão exagerando. Aposto que o Manoel é casado ou namora com uma loira.

Concordo com tudo que foi dito.Só acho que a diretoria do Palmeiras vai ter que se cercar de todas as precauções possíveis.O circo está armado.Torcedor do Atlético-PR pintando a cara de preto e tudo mais.
Vai ser um jogo semelhante à aquele do Sport pela libertadores do ano passado.Só que com mais violência.
Temos que nos cercar fora de campo.Dentro dele partir,surpreender o Atlético e partir pra cima pra fazer gols.

Sds

A saída para o Palmeiras, já que o teatro está montado é aproveitar o episódio no sentido de que o time entre com raça e dedicação, encarando o adversário como Homens, sem aquela atitude que infelizmente temos nos acostumado a ver ( um time apequenado enquanto adversários de baixo nível cheios de entusiasmo nos goleiam).
Os caras estão fazendo campanha de aparecerem de caras pintadas no estádio, a imprensa hipócrita como sempre está contra nós e transformando tudo em uma personificação dos problemas sociais do Brasil.
O Danilo foi lamentável, mas pediu desculpas, com certeza será punido ( não esqueçam que para o Palmeiras o rigor da “lei” sempre é maior ) e depois no calor de uma disputa, todos se ofendem e são ofendidos.

Boas Vicente. È acho que a coisa agora é essa mesmo, vamos ver se o episódio mexe com alguma coisa no time e faz esse povo jogar bola. Mudando de pato pra ganso, ou melhor pra porco. Voce se lembra daquele filme feito da época da conquista da libertadores do palmeiras? Então, sempre quis te lo e nunca achava, mas num golpe de sorte, eu o achei na internet esse fim de semana. Sei que pirataria não é uma coisa bacana, ainda mais no caso desse trabalho que foi feito sem nenhuma ajuda financeira do Palmeiras na época. Mas também é uma sacanagem privar os palestrinos desse video, na minha visão é claro.
Então quero saber se voce autorizaria eu colocar o link aqui do download ou até mesmo fazer um arquivo torrent com nome do 3VV e disponibilizar pro pessoal baixar?

E se a sua opção for nenhuma das duas também, é só dizer.

Abraços

XXX D. G. XXX

Alfredo Ibiapina, ocasionalmente presente ao jogo, acompanhando a delegação dos Carniceiros, é diretor financeiro do Sindicato das Empresas de Segurança Patrimonial do Paraná, e diretor da Embrasil – empresa que faz a “segurança” do CAP.
Renovo aqui minha recomendação à diretoria para se cobrir de todas as formas no Paraná. Não pelo resultado do jogo, que isso realmente não me importa mais, mas pela nossa segurança, mesmo. Não somos o spfw, somos Palmeiras, como disse um dia o filósofo Criscius, a GENI do futebol brasileiro.
A propósito, exageros detectados a parte, os comentários foram muito lúcidos sobre o tumulto que aquele bando de carnicerios arrumou. Conheço um boa assessoria de imprensa que transformaria esse limão numa limonada suissa.
Alguém já leu as notícias de hoje sobre o clima no Flamengo após o “quase entrevero” no vestiário do Chile? Um mar de rosas.

Assino embaixo seu texto Vicente!
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
A hipocrisia é algo muito sério

Parabens Vicente pela clareza do seu comentario, só acrescentaria que o Palmeiras deve usar esta pressão sobre o Danilo para motivar o time na quarta, o Zago tem que falar vamos jogar pelo Danilo para calar estes protetore de maca!! opa Manoel

Concordo em 200% contigo. Aliás, acho que essas questões de preconceito contras as minorias está ultrapassando o limite do racionail.

O verdão deve ter cuidado para as armaçoes. Será que não aprendeu com a provocaçao do zagueiro Domingos ano passado na eliminaçao contra o santos? Força Verdao!!!

Grande Xará Vicente, acordado a essa hora? Esperando a Fórmula 1? rsrsrs…

Pois é, alguns adoram uma hipocrisia. O jogador errou, ele deveria saber que as tvs pegam tudo – imagem e áudio – e vacilou. Mas estão pegando pesado com ele.

Forte abraço,

Vicente

É isso aí, xará, falou tudo. O Danilo fez uma grande cagada, essa é a verdade, mas atire a primeira pedra quem nunca cometeu um ato discriminatório em situação de pressão. Nessa era em que vivemos, do “politicamente correto pra inglês ver”, deixemos a hipocrisia para os patéticos baluartes da moral e dos bons costumes que proliferam aos montes pela mídia. Não vamos tornar o problema maior do que ele é. O Palmeiras está virando o “pára-raios do capeta” em grande parte pelo destempero e desequilíbrio dos próprios palmeirenses (incluo aí jogadores, diretoria e a própria torcida). Já passou da hora de enterrar definitivamente 2009, chega de masoquismo. Quanto à opinião do Cunio: desculpe-me a sinceridade, mas desde que ele escreveu um monte de besteiras sobre o Marcos, faço questão absoluta de NÃO ler a coluna dele.

Os comentários estão desativados.