Categorias
Drops

DROPS 24/05/10 PARTE 1: Despedida, Morumbi, Felipão e Armero

REDAÇÃO 3VV 

O ÚLTIMO
ADEUS?

O vídeo a
seguir foi feito pelo
colega Nilton Hayashi da Cruz e mostra São Marcos em seu Adeus ao
estádio que
lhe consagrou – passou meio batido, mas esse pode ter sido o último jogo
do Santo no Estádio Palestra Itália:
http://www.youtube.com/watch?v=m04AX7-mTvc.

***

***

ARENA
PALESTRA E O MARKETING

O jogo do
último sábado pode ter
sido o último no atual estádio Palestra Itália. Algumas ações de
marketing
foram planejadas, mas as incertezas políticas que podem atrasar o início
das
obras, por conta de manobras nefastas da oposição, colocaram essas
iniciativas
de lado. Separamos duas análises interessantes sobre este último jogo e a
falta
de ações de marketing relativas a ele.

O excelente
“Jogo de
Negócios”, do colega Fábio Kadow faz uma interessante contra-ponto ao
artigo publicado pelo 3VV no domingo sobre o desempenho do departamento
de
marketing do Palmeiras. Suas críticas recaem sobre a falta de ações
relativas
ao possível último jogo do Palestra e especialmente sobre a falta de
estrutura
da diretoria de marketing, ponto nevrálgico de suas eventuais
ineficiências. O
link para o post é:
http://jogodenegocios.blog.terra.com.br/2010/05/24/o-adeus-do-palestra-e-o-ocaso-do-marketing-do-palmeiras/.

Para quem não
leu o post publicado
pelo 3VV recomendamos o link novamente:

http://www.3vv.com.br/3vv/InformativoLista.aspx?p0=22&p1=4050&TITULO=OPINIAO_DO_CRISCIO__o_marketing_acertou_mais_que_errou%3f&SECAO=OPINIÃO%20DO%20CRISCIO.

O jornalista
Erich Beting, da “Máquina
do Esporte” também analisa a falta de ações de marketing referente ao
último jogo no Palestra
. Sua
crítica recai
especialmente na dificuldade dos dirigentes em “mobilizar o torcedor
em volta da marca do clube
”. Perfeito. Futebol é paixão e ainda que o
time esteja em má fase a torcida lotou as arquibancadas – mesmo com as
informações desencontradas das últimas semanas simplesmente por amor ao
clube,
ao estádio, a sua história. Perfeita a análise do jornalista: “torcedor
não
é movido pela vitória, mas pela história
”. Recomendamos a leitura
do post:
http://negociosdoesporte.blog.uol.com.br/arch2010-05-23_2010-05-29.html#2010_05-24_13_38_30-136381883-0

Qual a sua
opinião sobre esses pontos
de vista? E sobre o desempenho do departamento de marketing do
Palmeiras?
Queremos ouvi-lo!

O MORUMBI
PRECISA DE DINHEIRO

Conforme o 3VV
vem analisando há
anos o SPFC vem enfrentando dificuldades em angariar recursos para o
financiamento das obras do seu estádio, visando adequar-se às normas
impostas
pela FIFA em seu caderno de encargos. Na “Série Arenas”, do
colunista Cláudio Baptista aqui no 3VV essa análise está bastante
fundamentada e
não nos causa nenhuma surpresa. Segundo o Jornal da Tarde hoje há um
clima de
pessimismo no Morumbi em relação ao êxito dessa empreitada. Para a
íntegra da
matéria acesse:
http://www.jt.com.br/editorias/2010/05/24/esp-1.94.3.20100524.23.1.xml


ENQUANTO
ISSO EM BELO
HORIZONTE…

A Prefeitura
de BH se reuniu
hoje com o COL no Rio de Janeiro pleiteando a abertura da Copa 2014.
Argumentam
que o Mineirão é mais adequado para sediar a abertura (nota do blog: e
por
tabela, uma semi-final) e mostraram um plano de urbanização visando
deixar um
legado consistente pós-Copa do Mundo. O 3VV acredita que essa proposta
poderá
seduzir, mas devemos aguardar o término da Copa na África para vermos
outras
peças do tabuleiro se moverem (leia-se: Prefeitura de SP e novo estádio
na
capital paulista). O link para a notícia é o que segue:
http://www.copa2014.org.br/noticias/noticia.aspx?noticia=3084


FELIPÃO

Em entrevista à
Rádio
Eldorado/ESPN Felipão disse que se sente honrado em ser lembrado pelo
Palmeiras,
mas que ainda não tem nada definido. Sua decisão se baseará nos anseios
da
família, que quer permanecer na Europa. Os inúmeros diretores do
departamento
de futebol do clube adotam discursos diferentes e contraditórios, com
graus
variados de otimismo, refletindo mais uma vez a deficiência da
comunicação
entre eles. De qualquer modo, por mais que Scolari tenha dito que sua
decisão só
sairá após a Copa, há informações que dão conta de que esta deverá ser
tomada
nos próximos 15 dias. Vale lembrar que os principais clubes da Europa já
têm
definidos que serão seus treinadores. Vamos torcer…

 

ARMERO

Como já
antecipado aqui há 1 mês
o colombiano Pablo Armero está deixando o clube – seu destino deve ser o
Parma, embora uma proposta do Werder Bremen possa mudar seu destino. O
atleta
pertence a Turbo Sports e o Palmeiras ficaria com uma porcentagem do
lucro
obtido na venda. Cogita-se o nome de Leonardo, ex-Lusa e atualmente no
futebol
grego como possível substituto, embora tenhamos Gabriel Silva, um
jogador com
bastante potencial para a posição, fruto das categorias de base do
clube.

 

24 respostas em “DROPS 24/05/10 PARTE 1: Despedida, Morumbi, Felipão e Armero”

Se fiaz o jogo de despedida do palestra e depois da pra tras e a arena nao sai os corvos iriam cair em cima falando , acho que fizeram o certo vamos esperar e ai com tudo certo faz um amistoso de despedida.

E o Gambá Arena vai sair mesmo tá vendo.!!!!

Agora,porque não a Arena Palestra já que vão abrir mão da capacidade de 65 mil pessoas.Embora eu ache que a abertura da copa fosse trazer mais encrencas do que benefícios ao verdão,porque não no novo Palestra?
Tenho certeza que se fosse confirmada a abertura lá,a W Torre e o Palmeiras adaptariam a capacidade para 46 mil padrão Fifa.

Que dureza!!!!

Essa saiu agora no blog do Juca.Será?

25/05/2010Confirmado: Piritubão abrirá a Copa

Ricardo Teixeira bateu o martelo.

A abertura da Copa do Mundo de 2014 será em São Paulo, numa arena nova, em Pirituba.

Arena multiuso, com direito a centro de convenções e parque de exposição, que é o que realmente atrai os investidores para a empreitada de erguer um estádio com capacidade de receber 45 mil pessoas.

Teixeira tranquiliza os que se atém à exigência da Fifa para o estádio da abertura, que obrigatoriamente deveria receber 65 mil pessoas.

“A máquina que puxa o Brasil não pode ficar fora da abertura”, diz, absolutamente certo de que quebra a exigência da Fifa.

A decisão vem sendo engendrada há tempos pelo cartolão com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kasab, e seu secretário de Esporte, Walter Feldman.

O Morumbi até poderá receber outros jogos, mas não o primeiro.

Resta saber, daí, se interessará ao São Paulo FC.

E quem usará o estádio depois da Copa?

Elementar, meu caro Andres.

Essa raça acha que o Palmeiras é formado apenas seus sócios.Então porque não separa o futebol do clube logo?
Eles esquecem são 15 milhões espalhados por todo o canto.

Segunda-feira(31),muitos sites estão marcando uma manifestação na frente do Palestra(sócios e não sócios)espero que tenhamos pelo menos umas 1000 pessoas lá pra tocar o terror nesta raça imunda.

Alguém viu o vídeo do sr.Gilto Avallone,nobre conselheiro do Palmeiras?
Tá no site do Verdazzo.Nele ele tenta explicar o porque dá reunião do dia 31.

Tem um momento o entrevistador faz a seguinte pergunta pra ele?

“E isso vai prejudicar o Palmeiras em quê?” Sobre uma diferença de metragem.

Ele diz o seguinte:”Vai prejudicar o Palmeiras não,vai prejudicar o associado do Palmeiras”

Ele tá andando pra obra.Quer é atrapalhar.Ohh raça maldita!!

Obrigada Nilton e 3vv pelo video 🙂 ótimo registro. Espero que tenhamos o Santo depois ainda :/

O jogo de despedida do Palestra itália, deveria acontecer na segunda quinzena de Junho, e deveria ser contra nosso maio rival. O Corinthians.

Provavel que não teremos patrocinio ainda nessa época e poderiamos pegar um de ocasião. Poderiamos vender 25 mil ingressos, sendo deles 2~3 mil ingressos à 300 ~500 reais que seriam aqueles que vale ingresso na nova arena no jogo de abertura + o nome nos vestiario da nova arena. Dai dos 20 mil, mais ou menos sendo 6~7 o setor visa + cadeira comercializados à um ticket médio de 70 reais e o restante contando a torcida visitante, vendidos à 35 reais.

Vender o Jogo amistoso para 1 ou mais tlevisões, brasileiras ou não.

Fazendo contas rápidas esse jogo com a estratégia de marketing pequena ainda que eu falei que explora mais a receita do publico, geraria algo em torno de 4,5 milhão sendo desse montante dado ao corithians como cache 500 mil.

Acho ações bem simples de se fazer, além é claro de que fazem quase 30 anos que não temos esse classico lá.

Seguindo o link indicado pelo Rogério #7, destaco o trecho final do texto de autoria de Marcelo Rizzo:
“A possibilidade de ter jogos da Copa (disse o escriba referindo-se à Arena Palestra) realmente é muito remota. Só se a reforma do Morumbi fracassar e o Governo não bancar a construção de um novo estádio. Algo improvável.”
Isso é opinião ou informação?

Amigos, quem tiver interesse em saber um dos nomes de quem tenta impedir a construção da nossa Arena é só fazer uma visita no site Verdazzo (ex-parmerista).
Lá vc encontrará uma entrevista com um dos conselheiros que encabeça o movimento “Pq não virar uma Portuguesa?”. Vale a pena conferir e tentar assimilar as explicações sem pé nem cabeça desse famigerado grupo.
Abraço!

Ultimo jogo do Marcos no Palestra. Que os deuses do futebol escutem isso.

Não pode haver dúvidas. Felipão já!!!!!
morumbi, não sei não. Se fosse nossa diretoria quem tentasse dinheiro público para a reforma do Morumbi não tenho dúvidas que não conseguiriam. Mas como é a turma do JJPingaiada, não sei não. Elas conseguem cada coisa.
Armero vá com Deus, pelo menos seu choro foi sincero (contra o Corinthias).
Arena, precisamos acabar com esses dinossauros que atrasam a vida do verdão. No mais, abraços.

http://www.gazetaesportiva.net/nota/2010/05/24/637580.html
E depois nao digam que nao avisamos, se o Parraga mantiver este nivel de motivação e ganhar tudo até a copa, poderemos ter uma nova edição da m. que a diretoria fez em 2009. É esperar pra ver. Se ta ganhando e os jogadores estao voando em campo e conquiistando vitorias nao tem porque trazer tecnico medalhao….
Quem joga é jogador, usa a grana pra buscar reforços no ataque e lateral esquerda que vai usar melhor o dinheiro…
Saudações.

Que diretoria PODRE.

Não fez ação de marketing para despedida pq nao tinha certeza que será o ultimo jogo? POOOO… é só não falar que a campanha de marketing é por causa do ULTIMO jogo e dizer só que era a despedida do PALMEIRAS no PALESTRA. Se desse m… era só dizer depois que era a despedida antes da Copa, inventa qualquer coisa. O que não pode é ser medroso e burro o suficiente para abortar ao invés de contornar.

Mas, são umas bestas. ¬¬

E concordo com o José Santos Silva Júnior, o patrocínio aumentou no movimento do mercado e não no mérito da nossa diretoria. E eu fico curioso para saber quanto a Adidas paga para as outras 9 equipes que mais vendem seus artigos, uma relação entre o numero de camisas vendidas e o valor recebido, mesmo ignorando o câmbio. Será que o PALMEIRAS, 5º time que mais vende camisas adidas, recebe algo parecido com o que recebem os outros times patrocinados por eles?

fico triste demais com toda esta situação, vê se os dirigentes bambis querem atrapalhar a obra deles? Pq só aqui no verdão tem esta desunião? Que pena mesmo.

Perfeito o texto do Erick e do Fabio muito bom mesmo.

Armero já vai tarde!

Vicente,

Li seu post a respeito dos erros e acertos do departamento de MKT do Verdão, e, com todo respeito, não concordo, com algumas opiniões sobre os “chamados” acertos.

Em relação ao aumento do valor dos patrocínios, será que isso é “mérito” do mkt??? Isso se deve à força da imagem do clube e de sua torcida apaixonada. Uma pergunta: se não existisse o depto em questão, será que não conseguiríamos os mesmos valores???

Site, loja virtual, licenciamento, convenhamos é o básico. Tudo isso é muito pouco para um gigante do futebol mundial (é gigante sim). A Adidas divulgou os resultados mundiais da venda de camisas… somos o 5º no mundo. Você tem noção do que isso representa? Do gigantesco potencial a ser explorado. Toda agência de mkt sonha com um cliente assim… público-alvo definido e imenso… sedento a consumir.

Conheço o trabalho do Dezembro em sua agência… é um baita profissional… competente e inteligente. Mas no Palmeiras, por algum motivo obscuro (nem tanto assim, vai), não vingou. E o pior, para mim, foi a incapacidade de reconhecer os erros e absorver as críticas.

O Avanti e a nulidade de ações referentes ao “último” jogo no Palestra são provas de seu trabalho ineficiente. O potencial a ser explorado nesses dois casos é enorme. E mesmo com a política atrapalhando, daria para se fazer bastante coisa.

Li os textos do Erich Betting e do Kadow… simplesmente perfeitos. Principalmente em relação à equipe do departamento de mkt dos clubes europes… são rigorosamente profissionais. E nosso “time” do mkt, quantos profissionais tem???

Quer um exemplo de um case simples, mas perfeito. O Manchester United fechou um contrato com a vinícola chilena Concha y Toro para ser a vinícola oficial do clube no mundo todo. O acordo resultará na criação de bares no clube, numa linha de vinhos personalizados, divulgação das marcas em nível mundial (especialmente no mercado asiático), etc… E gerará milhões de lucro para as duas partes. Será que isso é difícil de ser implementado??? Agora transporte isso para nossa colônia italiana e imagine o resultado.

Nós não conseguimos alinhavar acordos nem pra expor nossa marca em latinhas de cerveja. Aliás pra que serve o G4 tão propagado???

Enfim, se fosse o presidente dessa empresa e o departamento de mkt me apresentasse esses resultados obtidos (os acertos), sinceramente trocaria a equipe… simples assim.

Mas mesmo assim, seu texto foi muito bacana, e concordo com alguns argumentos.

Abraços!!!

Seria genial a volta do Felipão.. mas seria também super genial ao invés de trazer um ´tecnico de 1 milhão por mes, trazer 4 ou 5 grandes jogadores.. um pacote ”básico” com Ricardo Oliveira,´Deivid, Alex ( Fenerbache) e Leonardo ( lat. esquerdo) .. ou quem sabe Kleber, Valdivia, Henrique e Leonardo… acho que daí estariamos no caminho certo, com qq que fosse o técnico..

A opinião do Erich é correta e um dos motivos para que tal falha ocorra é citado pelo Fábio: o depto. de marketing do Palmeiras é formado por 1 profissional e meio (o Dezembro divide seu tempo com seu emprego). O outro motivo, creio eu, é a falta de ligação entre esse e os deptos. de futebol e financeiro.

Armero: gente boa, mas o futebol dele é fraquinho, fraquinho…

Duvido que o Marcos não tenha pelo menos um jogo de despedida na nova arena. Se isso não ocorrer, será o fim da picada…

Em tempo, o adversário do Palmeiras não é o Juventus da Moóca e sim o Juventus de Nova Serrana… que beleza!!

OFF – TOPIC : O time Junior do Palmeiras esta disputando a Taça Belo Horizonte e esta jogando contra o Juventus da Móoca, estamos vencendo por 3×0 e acaba de terminar o 1o tempo, detalhe: o meia Ramos fez um GOLAÇO de fora da área, o moleque esta jogando muito… neste time tem ainda o lateral Luis Felipe e o atacante Gilsinho.

ARMERO – Com certeza as danças dele vão deixar muito mais saudade que o seu futebol.

MARKETING – Esta deixando a desejar, apesar dos aumentos de receitas proporcionados desde 2007, ainda falta muita coisa.

Os comentários estão desativados.