Categorias
Opinião

OPINIÃO DO CRISCIO: colar a cadeia de comando

POR VICENTE CRISCIO

Desde a saída de Vanderlei Luxemburgo, ano passado, o palmeirense vem convivendo com uma expressão: “quebra de comando”.

Foi mais ou menos essa a justificativa que o Presidente Belluzzo deu para a demissão do treinador.

Independente se a razão era essa, a partir daí temos visto no futebol palmeirense um verdadeiro samba do afro-descendente que perdeu a racionalidade.

Assistimos jogadores se estapeando no intervalo da partida contra o Grêmio. Vimos Diego quase sair no tapa com Danilo nos minutos finais da partida final do Brasileirão passado. Presenciamos recentemente o mesmo Diego brigando com a torcida. Depois disso vimos o Palmeiras anunciar em seu site que a Traffic não aceitaria a proposta árabe de 4 milhões de euros pelo jogador.

Na última quarta-feira o Palmeiras foi eliminado pelo Atlético goianiense numa patética disputa em pênaltis e o comandante do futebol – leia-se Gilberto Cipullo – não veio dar satisfações a milhões de torcedores frustrados.

Fica a pergunta: quem está comandando este trem?

A pá de cal foi dada por um jornalista da Folha – Renan Cacioli – que dizendo-se usar fontes como “pessoa com bom trânsito dentro do clube” e “gente que convive diariamente com os jogadores”, bate duro na gestão palmeirense.

Algumas frases da matéria (o link está no final do texto).

“Eles [dirigentes] são fracos. Não planejam, contratam errado”, afirma
uma pessoa com bom trânsito dentro do clube.


A reclamação é de que há muita gente envolvida com o time, mas somente
uma de fato, o vice Gilberto Cipullo, dita os rumos da equipe. Os demais
diretores –Genaro Marino, Seraphim del Grande e Savério Orlandi–
apenas observam.

“Outra falha apontada no comando do futebol seria a omissão dos maiores
cardeais do futebol –principalmente do presidente Luiz Gonzaga
Belluzzo– diante da crise atual.”

Independente do caráter sensacionalista da matéria (ou não) é fato que dentro do futebol quem manda é Gilberto Cipullo. A vinda de Seraphim del Grande foi uma espécie de “me engana que eu gosto” prá torcida, com o dirigente sendo muito mais um apoio político do que propriamente o manda-chuva do futebol.

Entretanto o dirigente está desgastado e cada vez mais perdido. Depois de mais de três anos e cinco meses à frente do futebol, Cipullo não queria perder Luxemburgo (porque era conveniente apesar de perdulário), depois fez força para contratar Muricy Ramalho (insistiu com o ex-Diretor Financeiro para fazer as duas tentativas com o ex-treinador), depois de conhecer o estilo Muricy e reclamar das preleções e de colocar Edilson como volante trabalhou contra o técnico até conseguir colocá-lo na rua e trouxe um promissor gerente de futebol para o papel de treinador. Agora afirma que Zago está prestigiado, dando a senha que Zago está respirando por aparelhos e assim que um treinador razoável estiver disponível, mudaremos de “Professor” mais uma vez.

Enquanto isso dá-lhe multa rescisória. Só de Muricy São R$ 3 milhões, que começaram a ser pagos rigorosamente em dia esta semana. Luxemburgo ainda está sendo pago.

Curioso isso: pagamos três treinadores e não temos nenhum.

Mas voltando ao tema do comando, fica aqui mais uma vez uma sugestão… não não, não é sugestão. Um pedido… não não, não dá prá ser pedido. Fica uma súplica! Talvez seja isso, súplica!.

Presidente Belluzzo, do alto do seu palestrismo, faça o seu papel e comande o clube e o futebol. Demita o seu amigo e Vice Presidente Cipullo – que apesar de bem intencionado e honesto está carregando para o fundo do mar sua credibilidade e reputação perante o palmeirense – e assuma com mão de ferro o futebol palmeirense. Coloque Seraphim del Grande efetivamente como gestor do futebol apoiado por jovens e bem intencionados palmeirenses – o senhor sabe quais – e contrate um gerente de futebol de verdade e um treinador competente. Promova os jovens da base mas não os misture com laranjas podres. Faça a limpeza geral, de alto a baixo.

Faça isso mas rapidamente, rápido, não há tempo! E assim peça trégua à torcida. Ela dará! Use essa paixão e energia palmeirense como motor para sair dessa situação.

Em outras palavras, cole novamente a cadeia de comando. E assim veremos esse trem andando nos trilhos certos novamente.

Se for feito isso, talvez não tenhamos títulos em 2010. Mas assim salvaremos a auto-estima do palmeirense, a alegria de ver o Palmeiras jogar, e quem sabe podemos ter esperanças para 2011.

***

Em tempo 1: feliz dia das mães a todas as mamães, especialmente aquelas dos palmeirenses que nos leem.

***

Em tempo 2, breve merchan. Tenho o prazer de anunciar que a União de Lojas Leader, rede sexagenária do Rio de Janeiro, com 45 lojas em 8 estados, terá oficialmente sua loja online aberta nesta segunda-feira, dia 10 de maio. Como um dos que ajudaram a colocar esse projeto em pé, e agora participando da operação, convido a todos a visitarem a loja e fazerem umas comprinhas.

www.leader.com.br

Saudações Alviverdes!
Feliz Dia das Mães.

Leia matéria Problemas vão além de caso Diego Souza, e Palmeiras ferve
longe dos holofotes na Folha Online clicando
aqui
.

29 respostas em “OPINIÃO DO CRISCIO: colar a cadeia de comando”

Sensacional texto, Vicente… Infelizmente, estão acontecendo coisas certamente impublicáveis nas alamedas e nos internos do Palestra Itália. Muito estranho o distanciamento do Belluzzo diante de tal situação caótica… o Sr. Gilberto Cipullo, mesmo que honesto e com as melhores intenções está mostrando (pelo menos na minha visão) que é uma pessoa extremamente incompetente ou extremamente ditadora. Não é possível num grupo que deveria falar a mesma língua ter posições e discursos completamente antagônicos… o pior de tudo é que a oposição ao Palmeiras (sim, pq eles não são um grupo de oposição à diretoria, e sim ao próprio clube) está se deliciando com tais fatos, e, aposto, divertindo-se com a situação… bom, como a esperança é a última que morre, esses caras podem tentar tirar tudo de nós, pobres torcedores, menos tirar o amor que nutrimos por este clube.

#23Emerson,
Concordo plenamente com o que você disse no seu post!
Quanto à crise de identidade, eu me expressei mal! A crise está na identidade do clube, como equipe de futebol, pois o Palmeiras há tempos não lembra em nada a ACADEMIA!
A diretoria também não está sabendo trabalhar os diferentes perfis de torcedores palmeirenses.
A minha familía é de imigrantes luso-italianos. A casa da minha tia é pintada de verde e branco, tem uma Palmeira imperial e imponente no jardim da casa e uma criação de periquitos verdes e se eu falar “Dá-lhe Porco!’, ela dá uma chinelada na minha cabeça, me xingando de gambá!rs
E eu tenho ouvido de tudo dos palestrinos, tem gente que culpa o Porco, que jogou o Periquito na lama, outros acham que tem que voltar a se chamar Palestra Itália, outros acham que o problema é o Estádio, que dá azar contra times pequenos!
Mamma mia, não é fácil aguentar palmeirense em crise de nervos com o time! Da dó da molecada!
Enfim, Palestra-Palmeiras, Periquito-Porco fazem parte da cultura riquíssima de nosso clube ítalo-brasiliano, e a diretoria tem que saber explorar todos os perfis de torcededores que se identificam com o clube!
E em minha opinião, em 2014 seria uma justa homenagem às suas raízes, o Palmeiras atuar nos campeonatos com o nome e o uniforme do “Palestra Itália”!
Forza Palestra e Dá-lhe Porco!

Esta do pagando 3 técnicos e não tendo nenhum foi muito boa Vicente!!! kkkkkkkkkkkkk.

Concordo, Criscio. É o que sempre digo.

Está na hora de cortar esse cordão umbilical. Chega de amiguinhos no poder, chega desses caras que se acham os donos do clube e só veem a si mesmos. Precisamos de gente competente! Precisamos de profissionais, e não estagiários. Pra onde iremos dessa forma? Chega de tanta palhaçada!

O Belluzzo perdeu toda credibilidade com nossa torcida. Precisamos de um Brunoro. Criticam os Perrellas, mas os caras são bons. Pobre de nossas mães palmeirenses. Como estão sofrendo como nós. FORA CIPULLO.Que venha Felipão, Abel Brga,Mano Menzes.

#22 Jaime,
Que existem muitas politicagens por parte da diretoria no Palmeiras não é nenhuma novidade, em qualquer clube existe, porém no Palmeiras a politicagens não fica atrás das cortinas e sim escancaradas para quem quer ver, aí surgem oportunistas, e quando a falta de comando a coisa ainda fica pior, o Rei nada faz e os súditos muito menos.
Diretoria e Torcida, sempre haverá os desentendimentos, mesmo na bonança o que dirá na tormenta.
Crise de Identidade, desculpa discordo totalmente, não somos time de colônia, somos sim um time que tem história desde sua fundação, fundados por Italianos, funcionários das Indústrias Matarazzo, Italianos apaixonados por futebol, como ainda é (veja o Campeonato Italiano) bem como todo Brasileiro é. Sociedade Palestra Itália que construiu história de glórias, o nosso Palestra que não teve um centavo vindo de financiamentos de governo, e sim de um povo batalhador de origem italiana que mudou historicamente a industrialização paulistana e por isso são “Brava Gente”, com a história de glorias e conquistas não somente os italianos, mas filhos, netos e bisnetos de italianos, continuam apaixonados como o mesmo entusiasmo dos fundadores.
Sou Brasileiro, mas aprendi a amar esse clube quando César Maluco visitou meu Nono, sim um Italiano, que longe de sua terra natal escolheu esse time como sua paixão Brasileira, e passou ao meu Pai e a todos da nossa família e que passo aos meus filhos.
Periquito ou Porco quanta bobagem, isso é pequeno perto da história da Sociedade Esportiva Palmeiras. E sua estatística quanto dizer que a maioria não é de origem Italiana você deve estar enganado, faça um levantamento na saída de um jogo no Palestra, só em São Paulo 30% da população é descendente de Italianos e no Brasil são 32 milhões de descendentes. Torcer porque a cor verde associa a natureza francamente, o que diria o outro Palestra Itália Brasileiro o Cruzeiro que usa a cor Azul, imagina o quanto seria representante, o azul do céu do mar…
Io sono nipote di italiani, io sono BRASILIANO, io tifo per il PALMEIRAS!
AVANTI PALESTRA che La vittoria è nostra!!!
Emerson Signori

ESSE BELUZZO É UM BONACHÃO COMO PRESIDENTE DO CLUBE!!! ESSE CIPULLO É UM EXCREMENTO DE UM QUADRUPEDE DE ORELHAS GRANDES!!! AMBOS OS GRANDES CULPADOS PELA PORCARIA QUE ANDA O CAMPEÃO DO SÉCULO XX.

O problema do Palmeiras sãos a brigas intermináveis entre diretores e torcedores, e que acabam contaminando os jogadores.
Além disso há uma nítida crise de identidade que assola o clube no mercado futebolístico brasileiro, fazendo-o perder espaço em âmbitos local e nacional.
O conflito psicológico é de dificil solução.
Enquanto parte da torcida grita “Vamos ganhar, Porcô!”, outra se inflama de raiva por não aceitar o mascote suíno, mas não sabe como reintroduzir o Imponente Periquito na cantoria da arquibancadas.
A maior parte dos palmeirenses hoje em dia não são descendentes de italiano e se apaixonaram pelas cores alviverdes do Palmeiras, que é o único grande clube do país que se associa diretamente à Natureza, por causa do futebol exuberante e vencedor que praticava, enquanto outra parte de descendentes italianos, saudosos do Palestra Itália, buscam reafirmar as origens italianas reintroduzindo justamente o vermelho e o azul às cores esmeraldinas, porém, deixando o time novamente com cara de clube de colônia no país do futebol!
Não é facil administrar um clube com esses problemas e conflitos internos, e eu não tenho a menor idéia do que será do Palmeiras se não conseguirem chegar a um acordo, antes que o clube afunde de vez, tornando-se mero coadjuvante do futebol paulista e brasileiro!

Honestamente, isso não vai acontecer. Nada vai mudar e quando chegar a época das eleições vai ser aquele desespero novamente por causa do turco maldito.

Essa diretoria é ridícula. O Beluzzo é uma decepção total.

Vicente: não da pra culpar o Cipullo, quem mandou o Luxemburgo embora fora de hora foi o Belluzzo, quem trouxe o muricy também fora de hora foi ele, chegamos duas vezes em condições de ganhar o Brasileiro, ano passado a culpa na minha opinião toda do Belluzzo(Belluzzo que na minha opinião é o melhor, tem que ser reeleito porém erra também). quanto ao ano que vem pelo que estou vendo tudo vai mudar Cúrinthiano pode ser Presidente do nosso conselho e Pelo que dizem a oposição + unida volta ao poder e Musgamba(jabba) volta a ter uma Marionete pra comandar, ai velho Gianini ou outro qualquer vai nos levar de volta a briga contra o rebaixamento.

olá a todos

Beluzzo quando assumiu a presidência do clube disse: espero que as pessoas que estão acreditando demais na minha gestão não se decepicionem!!! (Foi sincero) Não vou me reeleger. Meu sentimento na época: Que decepção nada. Estamos feitos!!! Agora vai. Escrevi em alguns sites, inclusive aqui. Temos que convencer o Belluzo a reeleição, etc , etc e tal…
Este texto esá mostrando o que ele tem que fazer, e eu acredito ser a única saída para nosso presidende não ser lembrado como um do maiores imcompetentes da história do Palmeiras. FORA CIPULLO (mais uma vez).

O Quesada da Band disse que o negócio envolveria o DS em troca do Jorge Henrique e do Moraes.
Aí eu pulo da ponte.Moraes é o Lenny piorado.Jorge Henrique é muito útil mas não dá né.

Não estou tomando como verdade,mas,o mais incrível é que o Quesada diz que quem não topou foi o Corinthians.

Parem as máquinas!!!!! Diria o “imparcial” Avallone.

Não acredito que isso tenha passado pela cabeça de algum diretor do Palmeiras.Seria apse da burrice.

Ouvi um repórter perguntado ao Mano Menezes se ele tinha interesse no DS.
Seria a cereja do bolo dessa diretoria.Emprestar,vender,seja o que for,o DS para o maior rival,treinado pelo técnico que mais soube tirar futebol do Diego Souza.

Eduardo (5) você pode me mandar o link do site oficial onde falam da mídia palestrina? Não encontrei… Obrigado.

Valeu DG. Me manda um email: blog3vv@gmail.com. Nos falamos.

Cunio, Estevam Soares é brincadeira né não?

Zambon, exatamente isso.

Maiorano, vou verificar com o pessoal do site o que aconteceu. Acho que o 3VV nunca teve o link lá. Vou pedir para incluir.

Abraços,

Vicente a Leader tem interesse em entrar no mercado paulistano, ou de divulgar a marca aqui na capital ? Se ela tiver esse interesse eu tenho um agencia de mídia e publicidade especializada em um novo sistema, lans house. http://www.lanmedia.com.br , se eles quiserem fala que eu faço um desconto especial por sua indicação.

Depois apaga esse coment aqui vai, afinal aqui não é espaço pra isso rs.

abraços.

Estevan Soares qualo título que essa criança ganhou no futebol………………….
Vicente para se pensar: será que o cipullo não era o certo….manter o Madureira…………..

FACIL ACERTO:
Serafim Del grande para Presidente e Jose Carlos Brunoro para diretor de futebol, tudo muito simples.
Este economista que aí está é do mesmo “naipe” daquele que ele aconselha em Brasília. Não tem personalidade e nem controle emocional parapresidente de um clube da dimensãodo VERDÃO (cria incidente com o que fala do juiz Simon, fala de matar os bambis, manda o Obina embora no intervalo, manda Luxemburgo embora e implora por Muricy qye não queria vir e depois dispensa, varias multas contratuais). O Luxa falou uma verdade ;”dar aula de teoria econômica não é o mesmo que gerenciar uma padaria”.
Crísio fale de um item positivo desta atual e pregressa diretoria.
“NAO TAPEM O SOL COM PENEIRA”.
FORA BELLUZZO E CIPULLO—
AVANTE VERDÃO

O Palmeiras, infelizmente, acostumou-se (ou acomodou-se) ao técnico-faz-tudo. Luxa (pré-poker) e Felipão treinavam o time, botavam jogador na linha, peitavam jornalista sem-vergonha e ainda desafiavam torcedor pentelho. Agora que existem apenas técnicos que “só” treinam o time, o dirigente (ex.: Cipullo) fica totalmente perdido por não saber lidar com as outras tarefas. Pra piorar, não tem humildade para reconhecer tal incapacidade e contratar (e dar autonomia) para quem o faça.

#8 Cunio,não dá pra comparar.O Estevam,bom ou ruim,já é treinador.O Zago é um aspirante a técnico.

Por mim o Zago não teria nem vindo.Tinhamos um treinador mandamos embora e trouxemos um cara para aprender no Palmeiras.

Respeito sua opinião,mas não gosto do trabalho Estevam.
Eu acho que o Palmeiras tem fazer um trabalho já pra garantir o Felipão pra janeiro do ano que vem.Até lá,se não mudar tudo que o Vicente citou,pode trazer qualquer um que a coisa dentro de campo não vai mudar.

#6 Cássio, ele pegou o que sobrou da série B e colocou na Libertadores em 2004. Sem Parmalat, sem Traffic, sem nada. Na atual conjuntura, o que é melhor? Um cara como ele que não é caro e pode chegar em algum lugar, ou o Zago? Esquece Felipão, isso é pastel de vento.

Concordo com tudo.Principalmente com a súplica ao Presidente.
Tudo que o presidente fazer está neste trecho.
Torço,mas acredito que o Belluzzo vá morrer(junto com a esperança inédita que a torcida colocava nele)abraçadinho ao sr.Cipullo.

Pode ser honesto,bem intencionado,mas a vaidade é maior que a boa intenção dele.
Se fosse o contrário já teria saído.

Mais um comentario
Na indicacao de sites da MIdia Palestrina, no mesmo topico, o Site Oficial nao cita o 3VV.
Vicente, voce deve estar falando verdades demais. O pessoal se doeu e te excluiu,
Uma pena e uma injustica.

CIPULLO, PEDE PARA SAIR! BELLUZZO, TOMA VERGONHA NA CARA E TRAGA TÉCNICO QUE PRESTE. ESTEVAM SOARES JÁ!

Qualquer pessoa que participa ou ja participou da direcao em qualquer instituicao compreende que a conducao sempre e dificultada pelas vaidades e pelo orgulho de impor sua opiniao pessoal sobre os demais.
Pelas informacoes que nos sao passadas, no Palmeiras isso tem proporcoes gigantescas, tudo agravado pela falta de renovacao e por estatutos defasados com regras que beneficiam a continuidade de uma elite formada no correr de tantos anos.
Romper essa situacao nao e facil, mas por uma questao de sobrevivencia, tem que ser feito.
Mudando de assunto, o site oficial divulga um Tour pelo Palestra, anunciando que faltam 14 dias para isso ser feito.
Que coisa esquisita numa administracao moderna. Nao ha uma entrevista coletiva anunciando o que realmente vai ocorrer, como sera o encerramento de atividades do estadio, comos serao as promocoes, etc…
A imprensa ignora, a transmissao das 2 amebas do PFC ontem em nenhum momento falou na Nova Arena.
Se fosse em outros clubes, isto apesar da crise do time, seria anunciado seguidamente, comentado, explorado, usado para divulgar o clube e os patrocinadores, seria usado para mostrar que seremos o unico clube a possuir uma Arena dessas, etcc
Caramba, fico incredulo que nosso presidente tenha deixado as coisas ficarem dessa forma.

Vicente, como sempre boas propostas mas voce no fundo sabe que isso não vai ocorrer, ou seja a permanencia do Sr. Cipullo parece garantida. Não conheço os meandros do arranjo desta direção palmeirense mas parece que embora o Cipullo seja vice de futebol seria ele o comandante do projeto que assegura os patrocinios que trazem as verbas para o clube e dai porque já mandou um financeiro para o devido olho da rua.
Finalmente não acho que o presidente tenha tambem a credibilidade de fazer o que voce sugere pois tudo que voce relatou foi feito debaixo do nariz do Belluzo então no minimo ele é conivente.
Parabens pelo seu trabalho e claro que visitaremos e divulgaremos o site da leader.

falta tudo
falaram q o Diego nao joga mais no Palmeiras…

agora ja falam em reintegrar o jogador..

E UMA PALHACADA..

pra mim demite todo mundo Gerano saverio… TODOS OS LIXOS..

Deixa o Sheraphim cuidar do futebol

E SEU BELLUZZO MOVA ESSA BUNDA E FAÇA A REFORMA NO ESTATUTO PQ NEM PRA ISSO VC TA PRESTANDO….

Os comentários estão desativados.