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OPINIÃO DO CRISCIO: o marketing acertou mais que errou?

POR VICENTE CRISCIO

Amigos palmeirenses a partida de sábado, onde o Palmeiras ganhou do Grêmio por 4×2, pode ter várias nuances ligadas ao tema “renovação”.

Primeiro pelo mais importante: o Palestra Itália do jeito que é teve sua última partida oficial. Não é pouca coisa. Para quem quer se emocionar um pouquinho veja o vídeo no Globo Esporte com nosso amigo Jota Christianini falando do Palestra Itália. A parte que fala do Palmeiras começa aos 2 minutos. Veja no link http://gingapracagingaprala.blogspot.com/2010/05/globo-esporte-23_22.html.

Outra “renovação”, espera-se, deve acontecer na moral do time. A vitória de 4×2 sobre o bom time do Grêmio foi incontestável. O time jogou bola, e Parraga teve apenas uma semana para treinamento. Óbvio e ululante – como diria Nelson Rodrigues – que o Palmeiras está longe de estar pronto. Mas parece ter encontrado o caminho para sair daquela miséria em que se encontrava.

E mais espírito de renovação vem por aí. O atento leitor Antonio Donizetti me manda um email alertando que na sexta-feira eu deixei de colocar no drops a vitória na justiça que o Palmeiras teve sobre a liminar da Samsung. Nosso uniforme deverá ter a marca Fiat, se bobear já a partir da próxima rodada. E ainda falava na oportunidade da TIM estampar as mangas. Os links são http://www.lancenet.com.br/palmeiras/noticias/10-05-21/757356.stm?futebol-justica-livra-palmeiras-do-seu-patrocinador e http://www.lancenet.com.br/palmeiras/noticias/10-05-20/756427.stm?palmeiras-negocia-patrocinio-com-a-tim.

Curioso esse Palmeiras. Se tem algo que funciona lá dentro é o Marketing. De 2006 a 2010 estima-se que as receitas multipliquem-se por 5. A Adidas anuncia que quer renovar por mais três anos o contrato. Fiat corre atrás da camisa. A Diretoria se mexe em mudar o patrocinador – não sem antes tentar conversar com eles, e receber a porta na cara. Outros patrocinadores devem vir por aí (caso da TIM). Mas o Diretor de Marketing Rogério Dezembro tem sido criticado insistentemente pelos aliados de Belluzzo, que pedem sua cabeça, além da Diretoria de Marketing ser muito criticada pela torcida, principalmente pela bola fora do Programa Avanti.

Minha opinião? o Marketing do Palmeiras muito mais acertou que errou durante essa gestão. Senão vejamos:

– Saída da Pirelli e entrada da Fiat; depois Samsung e agora Fiat novamente; a Pirelli pagava R$ 5 milhões. A Fiat nesta volta deverá pagar R$ 20 milhões.
– Entrada da Suvinil na manga. Depois a Samsung assumiu e agora deverá vir a TIM. Não tenho o valor mas não me surpreenderia se a TIM bancasse entre R$ 5 e 10 milhões para expor a manga.
– A Adidas substituiu a Diadora e pagava em cash R$ 2,5 milhões por ano. O último contrato foi de R$ 10 por ano e se ela quiser renovar por mais três terá que abrir a carteira.
– Criação do Setor Visa, com um acréscimo importante de ticket médio no Palestra Itália. Ok, ok, muita gente reclama dos preços; mas aí a culpa é da gestão de preços nos jogos de maneira geral e não apenas no Setor Visa.
– Mudança – e foi uma pancadaria para isso acontecer – na gestão do site e na criação da loja virtual. Não estou autorizado a mostrar os números de receitas geradas mas são bastante significativos. Nesse caso a participação foi do muito competente e sério Diretor de Comunicação Valeriano Vicari.
– Crescimento constante das receitas de licenciamento, nesse caso também gerida por Vicari.

E quanto ao Avanti? Com uma concepção a meu ver errada o grande problema do Avanti talvez tenha sido a reação totalmente errada dos criadores do programa, tentando provar que o modelo montado era bom pro torcedor. Esqueceram que o torcedor é que tem que achar que é bom. Fora uma certa arrogância do pai do programa nas entrevistas logo em seu lançamento. O programa pode melhorar, precisa apenas de ajustes. Diz a lenda que alguns sócios palmeirenses já estão revisitando esse tema.

E falo isso buscando certa isenção, uma vez que o principal motivo da minha saída da Diretoria foi esse malfadado programa e as críticas tecidas pelo 3VV.

Mas há uma injustiça nestas críticas que precisa ser esclarecida. Muitos comparam a Diretoria de Marketing do Palmeiras com a Vice Presidência de Marketing do Corinthians, com Luis Paulo Rosemberg no comando. Lá, Luis Paulo viabilizou Ronalducho e algumas ações de marketing que efetivamente alavancaram as receitas do “co-irmão”.

Mas há que ser justo: no Corinthians, Rosemberg tem muito mais ascendência e presença no departamento de futebol que no Palmeiras. O futebol palmeirense é uma pequena caixa preta (desculpem, uma caixa verde), onde são poucas as possibilidades de integração. E é aí que a gestão alviverde erra.

Algum brilhante teórico poderia dizer: “mas o Rogério participa das reuniões”. Participar de reuniões que “levam de nada a lugar nenhum” não resolve. Participar no planejamento do elenco e da necessidade de grana – e patrocinadores – sim seria um bom começo.

Mas como fazer isso sem planejamento no futebol? Como diria outro palmeirense: INTERROGAÇÃO.

***

Então é isso. Convido vocês a discordarem deste humilde colunista. Ou concordarem. Mas sempre do jeito 3VV de comentar. O tema é quente. O marketing palmeirense mais acertou que errou? deixe sua opinião também.

Saudações Alviverdes!

38 respostas em “OPINIÃO DO CRISCIO: o marketing acertou mais que errou?”

Vicente

Quando vc diz que a receita de Licenciamento aumentou, em relação a anos anteriores, espero que vc tenha suntráido a receita proveniente das bebidas, fechada pelo G4.

Se vc fizer isso, verá que o patamar de Receitas continua o mesmo.

Continuamos na mesma, todo mundo fatura em cima da marca Palmeiras, só o clube é que não vê a cor do grana.

Abs

Só um toque sobre produtos licenciados: Por que a loja Ponto Verde tem uma diversidade melhor do que a loja oficial? Comparando com os outros clubes da capital somos o que tem menor numero de produtos licenciados com a marca Palmeiras. Acompanhei de perto a dificuldade da namorada de um amigo em adquirir um um agasalho do Palmeiras e acabou comprando pela internet pois não encontrou nada em nenhuma das lojas. Vergonhoso não? Só não arrecadamos mais por falta de opção.
Outro comentario: semana retrasada, fui de espião e trajando um agasalho de treino do Palmeiras(sim….não tive medo de entrar em territorio adversario devidamente identificado) junto com meu irmão(que é gambá pra vergonha da familia) a uma loja PONTA DE ESTOQUE do curintia aqui na Vila Leopoldina e fiquei envergonhado de ver a quantidade de camisas, blusas e presentes com a marca das galinhas da marginal sem numero e nós ainda continuamos com falta de opção.

33-Olha só!!! Outra coincidência que o Sérgio achou.Que blz.

O Dezembro tá sempre no lugar certo e na hora certa.Que sorte a nossa.rsrs.

Com relação ao MKT vale a pena ler o texto do blog Jogo de Negócios do Fabio Kadow.

Só para citar um trecho bem interessante vejam o que ele fala sobre o depto.de Mkt do Palmeiras e dos outros.

“O Departamento de Marketing do clube é o menor e menos estruturado entre os quatro grandes de São Paulo, formado apenas por um diretor, muito competente no meio, mas que precisa dividir a agenda com o trabalho que realiza para uma agência de publicidade, e um gerente que se esforça para ser uma espécie de “faz tudo”. São Paulo, Santos e Corinthians estão na casa de dez profissionais contratados. E, apesar dos valores de contratos de patrocínios, material esportivo e licenciamentos terem aumentado consideravelmente nos últimos anos (a receita é, no mínimo, cinco vezes maior agora), os valores empatam ou perdem em alguns casos se comparado aos rivais”.

Alô Belluzzo!!!! 10 PROFISSIONAIS CONTRATADOS.
Aumentar receitas na fase atual do futebol é mais do que obrigação.Comparado com a Era Mustafá então, é mais do que isso.

#32 – Cassio
Então seria melhor comentar… vai ser coincidencia lá pros lados do Jd Leonor… rsss

Apimentando mais um pouco, como já disse não há multa rescisória no Contrato da Samsung…pq foi um acordo entre as partes, tendo sido sugerido pelos Diretores da Samsung, incluindo um ex-Diretor da mesma Samsung chamado Rogério Dezembro.

Abs

31-Sergio,é claro que é coincidência cara.Calhou dele estar na hora certa e no lugar certo.
Assim como eu acredito também que no Curupira,no Saci,no Papai Noel e também na cegonha que trás os bebês.rsrs

Vicente

Não vou comentar pontualmente sobre as ações de Marketing, pq subir o valor dos patrocinios qdo o mercado tbm sobre torna-se obrigação.

Mas, gostaria de comentar e eventualmente perguntar, se não é éticamente duvidoso que a Talent tenha fechado contrato com a WTorre e, logo após o Sr Rogerio Dezembro ser alçado à condição de Vice_presidente da Agencia

Como podemos ver, valeu muito a pena ser Diretor de Marketing do Palmeiras.

Abs

Vicente, a pergunta não é se houve mais acertos ou mais erros. A pergunta é:
Funcionou?
– R: Não, evidente.
Por que?
1 – Falta de coordenação entre as ações ou tentativas de ações de marketing e os demais departamentos do clube (futebol profissional, inclusive).
2 – Erros constantes no Planejamento das ações da empresa que resultaram no fracasso das iniciativas de marketing.
Ambos os casos, típicos de convocação de Assembléia Geral para demissão geral.
3 – Baixa auto-estima do Palmeirense, fruto, principalmente da atuação das forças de oposição e da mídia, não considerada no lançamento do Avanti.
4 – Erros da própria Gestão de mkt. – Onda Verde, Avanti, Jogo da Ferrari, marketing em torno da Arena.
Soluções:
Não sei!
Iniciativas: Contratação imediata de uma empresa de assessoria que sirva de facilitadora junto à mídia e dê suporte estratégico às ações do Clube, vinculada a uma diretoria de Relações Institucionais. Uma empresa capaz de gerenciar uma crise e atuar para reverter a imagem negativa do clube junto à mídia.
Falei demais, já.

Nosso marketing pode até ser bom, mas deixa muito a desejar. Como neste ultimo jogo, ta certo que não foi culpa do marketing e sim da oposição. Dava pra fazer um barulho terrivel na midia sobre o ultimo jogo. Infelizmente as pessoas não seguem o que é bom, se a turma do Mumu vê que a situação esta se dando bem ele que arranjar um jeito pra destruir o que esta sendo bem feito. A arena é espelho disto.

Concordo com você Vicente, quanto a ter acertado mais do errado. Mas como bem colocado acima, os erros foram bem feios!!! Deus me livre!! No peso final, ficou páreo a páreo.

Gente, o marketing do Palmeiras e todas as outras coisas lá dentro são pura, mas pura ILUSÃO. Temos um bando, mas bando mesmo de senhores de idade que se preocupam mais com a bocha do que com o futebol. PRECISAM MUDAR AS CABEÇAS. Fui ao Palestra sábado e consegui entrar na área de sócios. Pretendo mesmo me tornar sócio do interior, pelas condições gerais.

Mestre Vicente, nos responda: Será que se utilizarmos o molde do Sócio do Interior. EXATAMENTE COMO ELE É (com 30 dias de acesso a visita ao clube, etc) e colocamos uma pequena mensalidade, como R$ 25,00 ou R$ 50,00, acrescentando uma pitada de voto (com o sistema de pesos como muito bem colocado pelo #2 – Rafael) e mais 50% de desconto, ACUMULATIVO (se o sócio tem direito a meia, paga meia da meia, ou seja, 75% no total) nos ingressos, exatamente como para os sócios normais, você não acha que ia vender que nem agua no deserto?
Aí eu escuto que o programa de sócio do interior vai acabar. Que burrice!!!

O Palmeirense é LOUCO para dizer que FAZ PARTE DO CLUBE, que tem identidade com ele!! Esse é o espírito dos programas do Inter e Gremio.

Pena que não dá tempo pra acordar, pois as alamedas Palestrinas estão cheias de “Freds Grugers (Hora do Pesadelo) “: atormentam os nossos sonhos e no final, sempre tem uma brecha pra ressurgir no próximo “filme”….

Até concordo que o Marketing do Verdão mais acertou do que errou, mas por um único motivo: teve poucas ações. E, como a galera já afirmou, isso se deve aos fatos de não haver ligação com o departamento de futebol e de seu diretor não se dedicar integralmente ao clube. Ainda tem que melhorar muuuuuuito, mas, no ritmo atual, não sei, não…

Amigos,

A minha opinião é que o marketing do Palmeiras é igual ao keirrisson: é bom, poderia ser melhor se fosse sério e infelizmente nao decide em classicos. Ponto.

Foram diversos acertos pontuais, mas há de se lembrar que a era Mustafá-Della Monica simplesmente nao valorizava nossa camisa. fica fácil crescer assim. Mas acertaram bastante, sem dúvidas.

Por outro lado, na hora de fazer um sócio-torcedor – ess, um alicerce de rendas, que nos daria folego para negociar todo o resto – os caras fizeram essa bobagem de Avanti que é um motivo de chacota para nós. E ainda falavam que seria o maior lano de sócio-torcedor do mundo. Faça-me o favor! Se o Palaia e o ebem tivessem feito um plano de sócio -torcedor, o resultado seria o mesmo. E isso era nossa riqueza em jogo. Foi uma falha imperdoavel.

Abraços a todos,

Marcos

Eu acho o seguinte: o trabalho do marketing na obtenção de receitas nesse período é ótimo, e seguindo essa linha temos condições de crescer ainda mais.

Já o marketing de relacionamento com os torcedores é só bola fora uma atrás da outra. A comunicação com o palmeirense é de ruim a péssima.

Ah, e gostei da idéia de peso nos votos entre conselheiros, sócios e sócios-torcedores, idéia do #2 Rafael.

Vicente, bela esplanação das ações de marketing nos últimos tempos… Diferente de muitos, eu considero o SETOR VISA a melhor iniciativa nos últimos tempos, pois além de criar um espaço bonito e digno de nossa torcida, permitiu que o torcedor do interior, tivesse mais condições de adquirir ingresso e acompanhar o Verdão..
De uma maneira geral, o aumento de receitas não adiantou em nada… porque nos últimos tempos o dinheiro no futebol foi péssimamente empregado, principalmente com muktas por demissões de técnicos.. além é claro das contratações mediocres…
Um clube da nossa grandeza não tem um plano de sócio torcedor com no minimo 30 mil associados é prova de muita incompetencia…
Com relação a volta da FIAT, espero que desde já se obrigue a realizar no Palestra Itália o tal jogo da Formula 1, o que anos atrás nos foi dito e nada aconteceu…
Outra ação fracassada foi o tal DVDF do titulo Paulista de 2008, que foi prometido e depois esquecido…
O Palmeiras deveria ter profissionais de marketing CONTRATADOS e não abnegados, que tem a vida corrida pelo trabalho normal e ainda destinam o tempo que poderiam estar com a família para o bem do Clube… quem é responsável por viabilizar grandes contratos ( Adidas, Samsung,Suvinil, etc) deveria ser remunerado pelo clube.. da mesma forma que quem cria um sócio torcedor fracassado, deveria ser dispensado…
Abraço

Assunto complicado hein?

Vamos lá:
De fato o aumento das receitas com patrocínios foram evoluindo com o passar do tempo. O site evoluiu, o Setor visa apesar dos pesares é muito bom.

Temos que levar em consideração que o mercado também sofreu um boom (principalmente SP) com a chegada de Ronaldo. As receitas com patrocínios aumentaram mesmo que sejam apenas pontuais.
O José Celso bem lembrou.
Mesmo assim não podemos desmerecer, porque em SP só estamos atrás dos rivalles.

O Avanti é um fiasco! Não procuraram conhecer o torcedor.
Aliás, espero que a ESM e o Palmeiras estejam com um bom data-base dos nossos torcedores com o site.
Falando nele… Falta um pouco mais… Mais interatividade, mais produtos por lá, etc… Acredito que vai evoluir. Mas melhorou muito, era um nada.
Já somos o segundo site de clube mais visitado do Brasil.

Agora os “fiascos”:
Avanti
Ferrari
Samsung
Navegador
Despedida

-Avanti já disse
-Ferrari foi algo que deveria ser guardado a 7 chaves até sua divulgação.
-Samsung não foi pelos valores, etc. Até gostava da parceria. A empresa até tem um Depto. voltado só para as marcas esportivas comandado pelo David Gringberg.
-Mas a “não leitura” do contrato pesou com a Unimed, propriedades de exposição e agora no rompimento.
-O navegador, sinceramente, achei uma porcaria. Colocaram lá umas umas ferramentas de favoritos e de busca e só. Nenhuma relação com twitter, facebook, orkut, etc… Aliás, o Twitter do Palmeiras deveria ser mais ativo.

Despedida do Palestra
Houve alguns problemas, eu sei. Mas poxa, não criem expectativas, ou se criaram, desmintam que fariam ações.Mesmo problema que ocorreu com a Ferrari.

Enfim, há muito por fazer, corrigir ou aprimorar.
No âmbito comercial estamos muito bem. Excelentes contratos.

Mas não podemos esquecer que precisamos profissionalizar o Departamento. Exigir um plano de sinergia com o Planejamento, Futebol e Comunicação.
Não dá pra exigir muito do Dezembro já que ele tem uma vida profissional paralela muito importante, é um dos dir. da Talent.

Devemos cobrar sim o nosso presidente: contrate profissionais para o MKT, e construa um plano de gestão para que aja sinergia com outros departamentos (também profissionalizados).

Bom é isso……

Abs

Os valores conquistados com o marketing e patrocínios aumentou realmente, mas aumentou para os outros clubes tb.
O contrato longo com a Samsung que parecia bom se mostrou ruim a longo prazo, além de não haver a possibilidade de inserção de outros patrocínios para calções e partes da camisa.
O Avanti é um fiasco e o Onda Verde também foi um fiasco, creio que há partes no marketing que funcionam mas de modo geral existem erros grotescos e imperdoáveis. O lançamento do Avanti de sopetão foi um. O restante de problemas do Palmeiras, acredito ser amadorismo de parte dos diretores.

Os valores conquistados com o marketing e patrocínios aumentou realmente, mas aumentou para os outros clubes tb.
O contrato longo com a Samsung que parecia bom se mostrou ruim a longo prazo, além de não haver a possibilidade de inserção de outros patrocínios para calções e partes da camisa.
O Avanti é um fiasco e o Onda Verde também foi um fiasco, creio que há partes no marketing que funcionam mas de modo geral existem erros grotescos e imperdoáveis. O lançamento do Avanti de sopetão foi um. O restante de problemas do Palmeiras, acredito ser amadorismo de parte dos diretores.

Prefiro não opinar diretamente. Acho apenas que não só o Avanti!, mas a condução da comunicação das etapas da Arena foram pífias. E de que adiantaram os aumentos de patrocínio se estamos devendo as burras de dinheiro e não temos jogador como patrimônio?

Felipão dá uma entrevista neste momento à rádio Eldorado ESPN.
Ele disse que a torcida do Palmeiras pode ter esperança sim, que ele pode voltar a dirigir o clube,mas,no futuro.Diz que tem carinho pelo time demais e pela torcida idem.Ficou feliz pela torcida tê-lo pedido ontem.

O problema é que ele diz também que foram dois clubes grandes do Brasil que o procuraram,não quis dizer o nome,mas é o SPFW.

Ele diz também que só vai decidir o futuro depois de acompanhar o filho na faculdade em Portugal e que rescindir o contrato de vez com o clube que ele está agora.
Segundo ele,pode ficar de férias até janeiro em Portugal ou Brasil.Pode assumir um clube lá na Europa por um contrato mais longo,ou assumir um time no Brasil também por um contrato longo.
Mas,isso tudo,segundo ele,só vai se resolver em julho.Ele diz que não tem proposta nenhuma de clube europeu.

Duas coisas são claras,os bambis o querem e estão usando todos os artificios para fazê-lo desistir de Palmeiras.A segunda é que ele quer voltar para o Palmeiras.Se eu fosse a diretoria,aguardaria até julho,se ele decidir voltar agora ou em janeiro,tem que acertar agora.Mesmo deixando o Parraga no comando até o fim do ano.
Se deixar pra conversar lá pro fim do ano,quando ele for voltar para o Brasil,as meninas já o terão levado.A impressão que dá é que elas já estão propondo pra ele um acerto para o começo de janeiro/11.

Pelo que ele falou,a possibilidade dele voltar é real.Prefere o Palmeiras,cabe à diretoria acertar como e quando.

Já defendi aqui várias vezes minha idéia de plano sócio torcedor. Como falaram acima, deveria ser mais barato e dar 50% de desconto pra arquibancada. Nos outro setores poderia ser uns 30% numerada e 20% camarote. Com direito a voto (por peso).

Acho que o valor ideal está entre 20 e 30. O que importa é o lucro a longo prazo. Tr muita gente pagando uma mensalidade mais modesta fielmente. Imaginem, 50 mil sócios pagando 20 reais por mês. É ter adiantado pra 2 jogos/mês 500 mil por jogo. Que foi a renda do jogo de ontem contra o Grêmio. Some a isso a freqüência maior da torcida.. ganharíamos num jogo como o de ontem facilmente 1 milhão.

Podemos até considerar que mais acertou do que errou, mas não podemos nos esquecer de alguns “micos” que poderiam ter sido evitados.

– FERRARI na camisa. A informação vazou, falou-se em jogo contra o Goiás com brindes, sorteio de carros, etc e a italiana recusou a estampa de sua marca.

– Anúncios nas mangas. Negociaram com três empresas diferentes, e no final das contas, não pderiam fazer isso, pois no contrato que assinaram (?) com a SAMSUNG garantia uma exclusividade a esta.

Entre outras coisas…

Abs.

Fica tranquilo Francisco,a diretoria vai esperar o cara chegar na final da libertadores e valer 3 vezes mais pra tentar contratar.

Cassio Andrade!
é esse cara mesmo! ta sendo eleito melhor jogador da libertadores e fez aquele golaço contra o flamengo!!!

Não tem nada a ver com o Palmeiras,mas alguém viu o comercial que Nike exibiu ontem no intervalo da final da Liga dos Campeões?
Que coisa sensacional!!!!

A Adidas podia investir mais nisso no Palmeiras,mesmo que sejam propagandas para veicular apenas via net,youtube por exemplo.Acho que o custo seria bem menor.

8-Francisco,esse cara é o cara que fez o gol no Flamengo?

Se for ele dizem que joga muito,na Argentina queriam ele nesta copa.

Quantos às limitações,cadê a profissionalização total do futebol do Palmeiras que o presidente prometeu?

Essas reuniões teriam que ter apenas os profissionais contratados pelo Palmeiras para gerir o futebol como um todo,mais o presidente,e no máximo um vice-presidente.
O resto é tudo sapo vaidoso que não tem que apitar.

O que vou falar não tem nada haver com marketing!
mas do jogador montillo, argentino que joga no universidad do chile, foi ofererecido ao flamengo por 3 milhões de reais! precisamos de um meia e esse é bom e barato! tem apenas 25 anos! vai a minha dica, pois no site da globo, eles dizem que esse valor da multa pode até caiu! vamos lá verdão! e ainda dizem que não tem nimguém disponível no mercado!

Quanto a mais acertos do que erros do Marketing,eu entendo que só vamos poder comparar com uma próxima gestão do marketing.Comparar com o Marketing da era Mustafá/Delamônica não vale.É obrigação aumentar as receitas e bem.

Quantas escolinhas de futebol o Palmeiras tem licenciadas?Pra falar a verdade, eu devo ter visto uma ou duas nos últimos 2 anos.

O setor Visa eu concordo com você Vicente.Cabe a sensibilidade das pessoas de saber o preço a se cobrar em cada jogo.Não pode o cara ganhar um jogo do Oeste e querer explorar a empolgação do torcedor e cobrar 100 reais no jogo seguinte no Palestra.O torcedor não é trouxa.Não se deve tratar o torcedor como idiota só porque se precisa de dinheiro.E tem mais,o setor Visa,atrapalha o Palmeiras dentro de campo.O meio do campo tem que ser a alma do estádio,é lá onde o grito é puxado,é lá onde adversário sente o calor da torcida.A maioria dos times adversário cruza o nosso campo ouvindo meia dúzia de corneteiros xingando o time.Isso é o fim.Não sente a menor pressão.E o que é pior,não se percebe que com essa frieza do estádio,o time perde rendimento também.E perdendo rendimento,perde pontos e jogos.E disto vamos obviamente perder muito mais dinheiro.Não é muito melhor cobrar um preço decente no Visa,e tê-lo cheio em todos os jogos e poder arrecadar muito mais em bons produtos sendo vendido nas lojas do Palmeiras,ali dentro e em outros locais?Isso parece tão claro.Bilheteria é muito bom,mas,pra mim,é dinheiro imediatista.Coloque ingressos decentes,produtos com preços não abusivos(sorvete,de 0,70 centavos sendo vendido a 3 só pode ser brincadeira,e o “hot dog” então?).
A bilheteria deve ser uma fonte de receitas sim,mas,muito mais que isso,é uma forma de incentivar o torcedor a consumir mais Palmeiras fora do estádio.Com bons resultados.

Como foi dito aqui,o Palmeiras é o 5º time que mais vende camisas da Adidas no mundo.Quantas lojas modernas foram abertas em locais de grande circulação?E as carretas que viajariam pelo país vendendo produtos do verdão?O Palmeiras é idolatrado fora de SP.
Recentemente fizeram um “caminhãozinho”(desculpa Allan)ficar na porta do Palestra e ir ao interior para vender produtos do verdão.
Com todo respeito,esse veículo parece uma van de vende cachorro quente.É muito pequeno.Deveríamos fazer uma parceira com alguma empresa de caminhões(assim como fizeram com a VW e o ônibus) e colocar carretas circulando pelo país.

E o Avanti?Quantos já compraram “produtos” da Adidas,da Azul,Samsung ou utilizaram o cartão do banco super popular chamado Banif?Sem demérito ao banco,mas ele é quase desconhecido da maioria das pessoas.

Um plano em que o responsável manda uma carta dizendo que o fim do plano, no fundo mesmo,é que ele seja como uma campanha “Criança Esperança do Palmeiras”.
Ainda questiona o amor do palmeirense ao clube.As pessoas amam o Palmeiras,mas não rasgam dinheiro.Querem retorno de verdade.Ingressos mais baratos,formas de compra muito mais confortáveis,votar nas eleições.Enfim,o básico.

Pra mim,a melhora substancial nas receitas é fruto basicamente pela gestão anterior que era ridícula(Mustafá era um piloto de charrete dirigindo uma Ferrari) e também porque o mercado mudou,as receitas em si aumentaram e muito.O Palmeiras é gigante,teria que crescer também.Caberia aos administradores negociar a melhor forma e crescer o máximo.

Pra mim tinham que ter diretores todos profissionais remunerados nessas áreas.
O Rogério Dezembro é funcionário da Talent,deveria ser do Palmeiras 24 hs por dia.

Sds.

Vicente eu concordo com a sua colocação e tambem do motivo que limita as açoes de marketing.
Agora uma coisa está me preocupando, o Beluzzo que errou mais do que acertou, está perante boa parte da torcida comparado ao Mustafa, então paras proximas eleições me preocupa o ambiente e que diretoria estará assumindo o Palmeiras.
Então todo ganho destes tempos podem se perder, nosso problema é menos de marketing e mais de planejamento estrategico.

Eu tenho uma impressão muito positiva do marketing atualmente, exeto pelo avanti que na minha opinião deveria ter sido mais simples. Mas melhor do qualquer programa de sócio torcedor seria o time vender ingresso na internet para TODOS, não é o tipo de coisa que sai caro, fica muito mais fácil pra quem não é da capital e muito mais fácil pra quem trabalha nos horários em que as bilheterias ficam abertas, se precisar que criemum programa de sócio torcedor que custa 10 ou 20 por mês e da direito só a comprar ingresso pela internet e com maior antecipação, já seria ótimo, eu mesmo não fui ao jogo ontem porque achei que não ia sobrar ingresso, e nunca que eu pegaria um ônibus por 20 reais a ida pra TALVEZ assitir o jogo.

Criscio, o crescimento de patrocínio no clube devesse a que? uma boa gestão ou a um crescente do próprio mercado? pois o patrocínio de todos os clubes aumentou.

e num concordo com o nosso amigo Alex ai acima, contratos tem cláusulas que prevêem sua quebra, basta que essas cláusulas sejam cumpridas para que tudo esteja bem. Se o palmeiras cumprir o que diz o contrato não vejo anti-ética alguma ai. se o palmeiras quebrar o contrato e não cumprir as regras para quebra de contrato ai eu concordo que é anti-ético.

discordo em alguns pontos: foi muito ant etico o Palmeiras quebrar o contrato com a samsung, pois essa era a unica parceira que interagia com a torcida. se fizeram um contrato mau feito isso nao é culpa da samsung e sim dessa diretoria mediocre e ant-profissional.concordo que todos tem que buscar o melhor para si mas sair quebrando contrato ao primeiro que oferecer mais grana me parece mais uma atitude de prostituta barata. e com certeza ninguem levantou o fato de o clube Palmeiras se queimar na praça por quebra de contrato. isso é uma realidade,!
infelizmente nao temos HOMENS de verdade para comandarem o GRANDIOSO PALMEIRAS!

Na minha opinião para o AVANTI lotar tinha que dar direito a voto. Isso deveria ser feito da atribuindo pesos aos votos.
Por exemplo:
Conselheiros = Peso 5;
Sócio = Peso 4;
Sócio-torcedor = Peso 1.
Com certeza iriamos ter 100.000 sócios

é por aí patrão do mkt,lá o cabeça de ovo é o segundo cara mais forte da estrutura…com plenos poderes…..
Voce percebeu no jogo de ontem que o Gremio tem a logomarca Unimed nos calções é uma fonte de receitas e passa desapercebido….e os palmeirenses reclamam disso….podemos explorar o calção a manga e a barra da camisa não vejo problema nenhum.
Há alguns meses atrás eu dizia a voce Vicente lembra….voces se matam pelo mkt e o depto de futebol joga fora o $….mozart e contrato de 4 anos para a aposta fabinho capixaba é demais.
Sobre o Avanti acho o programa legal e já comparei com os planos de inter e gremio a maior diferença é no direito a voto…..sou sócio do clube de campo e fui do onda verde….não estou no avanti ainda por não estar tendo receitas no momento.
Fiat,tim,unimed só falta a empresa da barra da camisa….eu aprovo!!!!

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