Categorias
Opinião

OPINIÃO DO CRISCIO: as receitas do marketing e uma no cravo e outra na ferradura

POR VICENTE CRISCIO

Palestrino amigo, cabeça inchada
com a eliminação do Brasil na Copa do Mundo? Ou extasiado em ver o futebol da
Alemanha após o chocolate de 4×0 nos “hermanos”? Eu estou mais pro segundo caso
que pro primeiro.

O tema de hoje teve inspiração
em um email recebido hoje cedo pelo amigo Marcelo Fonseca. No final do texto você vê
diferentes indicadores de consumo de produtos ou serviços ligado ao futebol. A
última, mostra os clubes mais endividados.

E o que há de comum nestes indicadores?

A SE Palmeiras está sempre no
top 3 das listas (exceto na seleta lista da Adidas, onde o Palmeiras está num
honroso quinto lugar atrás de Real, Milan, Chelsea e Bayern, entre as camisas
de times mais vendidas NO MUNDO!

Esses indicadores são mais
contundentes do que qualquer pesquisa de torcida. Por quê? Porque ele expõe
aqui o que pesquisa nenhuma consegue expor: qual torcida efetivamente agrega mais
valor pro seu clube.

Esses indicadores me remetem ao
excelente livro que estou lendo “A bola não entra por acaso” de Ferran Soriano.
O autor foi gestor do Barcelona e um dos responsáveis pela reestruturação do
clube catalão a partir de 2003.

O livro tem várias passagens
interessantes. Numa delas o autor explicita claramente que para um clube ser
forte ele precisa de bons jogadores. Para ter bons jogadores ele precisa potencializar
suas fontes de receitas: (“é preciso ter
clubes economicamente fortes para poder pagar os salários que permitam
contratar os melhores jogadores e alcançar os sucessos esportivos
” página
35, tópico sobre Os gastos e a proporção
mágica)
.

NO CRAVO

A combinação é explosiva, no bom
sentido. Torcedores apaixonados (palmeirenses) encontram uma gestão que
disponibiliza produtos e serviços dá como resultado aumento de receitas.

E há de se concordar que nos
últimos anos o marketing palmeirense teve o mérito de elevar as receitas de
patrocínio e licenciamento. Alguns citam que aproveitou a maré de crescimento
dos investimentos das empresas no futebol. Os mais entusiastas citam as
iniciativas mais agressivas de negociação, não só com a Adidas (que triplicou
seus investimentos no Palmeiras), mas também com outros patrocinadores.

Agora a
notícia mais recente é que a Parmalat vai pagar R$ 4 milhões ao Palmeiras para
patrocinar Luiz Felipe Scolari. Saiu na coluna Holofote de Felipe Patury da revista Veja deste domingo (página 52).

Claro, pode melhorar e muito. Disponibilizar lojas próprias, lojas volantes, aumentar produtos licenciados, aproximar o torcedor ao clube. E ainda há críticas ao
marketing, seja pelo Avanti, seja por outras iniciativas que foram prometidas
mas não cumpridas. Mas é inevitável a comparação: na época do
ex-ex-Presidente o Palmeiras recebia do marketing R$ 4 milhões da Pirelli e queria dar o patrocínio da
camisa para a marca Screte.

Em poucos anos temos patrocinadores como Fiat, Adidas, Unimed,
Parmalat e (dizem) quase fechado com TIM, além dos patrocínios do G4, é de se elogiar.
Concordam?

NA FERRADURA

Mas para não parecer que eu
estou condescendente demais vale destacar que o livro de Ferran Soriano traz outra
lição que não foi aprendida pela gestão do futebol palmeirense.

Ferran cita claramente que “os clubes mais bem administrados
economicamente, com base em parâmetros de prudência recomendáveis, são também
os que melhores resultados esportivos apresentam no médio e longo prazo

(também na página 35 do mesmo livro).

Infelizmente essa lição não foi
seguida pelo nosso departamento de futebol. Contratações caras, ineficientes,
em alguns casos incompreensíveis (Mozart é exemplo mais emblemáticos, mas não é
o único) drenaram as finanças palmeirense. Ou seja, o Palmeiras conseguiu se
reposicionar do ponto de vista de receita mas gastou errado. E para sair dessa situação complicada que nos metemos no primeiro semestre de 2010, está fazendo investimentos altíssimos. Scolari, Kléber já vieram, e outros devem vir.

A pergunta que fica: o departamento de futebol aprendeu a lição? Entendeu que gastou errado? O que vai fazer de diferente a partir de agora para ter um ciclo virtuoso?

Eu diria que não aprendeu, até porque é voz corrente dentro do futebol palmeirense que o trabalho nos últimos anos é bom, apesar de mais de 80 contratações e da dificuldade em se montar um elenco permanente.

Claro, mas como digo todo domingo, essa é a minha opinião. E a sua?

Portanto deixe aí seus
comentários e veja abaixo as estatísticas citadas no post. Confesso que não sei
se foi publicada dessa forma em outro local. Se sim, me informem e eu darei os
devidos créditos.

Bom domingo.
Saudações Alviverdes!

***

Ranking – venda de camisas em 2009 – média mensal:
Fonte: Jornal Valor Econômico
http://professorjosecosta.blogspot.com/2010/01/ranking-de-vendas-de-camisas-dos-clubes.html
1° Flamengo: 92.022
2° Corinthians: 87.174
3° Palmeiras: 73.905
4° São Paulo: 70.716
5° Vasco: 63.617

Ranking – apostas na Timemania em 2009:
Fonte: Caixa Econômica Federal
http://www1.caixa.gov.br/loterias/loterias/timemania/colocacao_acumulado_2009.asp
1º Flamengo: 3.823.659
2º Corinthians: 3.282.363
3º Palmeiras: 2.428.271
4º São Paulo: 2.367.273
5º Grêmio: 2.170.660

Ranking – comercialização de Pay-per-view em 2009:
Fonte: Globosat / Ibope / Datafolha
http://www.futebolfinance.com/vendas-de-pay-per-view-dos-clubes-brasileiros
1° Flamengo: 12,6%
2° Corinthians: 11,8%
3° Palmeiras: 8,9%
4° São Paulo: 8,0%
5° Internacional: 8,0%

Ranking – arrecadação Brasileirão 2010 até 7ª rodada:
Fonte: CBF
http://vertebrais.blogspot.com/2010/06/timao-tambem-e-lider-de-arrecadacao.html
1° Corínthians
2° Palmeiras
3° São Paulo
4° Ceará
5° Atlético MG

Ranking – material esportivo
Adidas mais vendidos no mundo:
Fonte: O Estado de SP
http://www.direitoesporteclube.com.br/2010/05/20/palmeiras-e-quinto-da-adidas-que-mais-vende-produtos-no-mundo/
1° Real
2° Milan
3° Chelsea
4° Bayern
5° Palmeiras
No Brasil, segundo estudo divulgado pelo Instituto Qualibest, estima-se que
o torcedor palmeirense gaste cerca de R$ 77 todo mês em produtos esportivos,
atrás somente do Corinthians – com média de R$ 85 mensais.
No mesmo quesito, as mulheres do Palmeiras despontam como as que mais gastam
com o time: R$ 95 por mês, ante R$ 67 das flamenguistas e R$ 61 das
são-paulinas.

Ranking – comercialização de produtos licenciados (por
unidade) via Internet em 2009:
Fonte: Globo.com
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1315035-9842,00.html
1° Corinthians: 290 mil
2° Palmeiras 220 mil
3° Internacional 160 mil
4° Flamengo 150 mil
5° Vasco 110 mil
6° Cruzeiro 93 mil
7° São Paulo 93 mil
8° Grêmio 90 mil
9° Fluminense 63 mil
10° Atlético-MG 62 mil

Ranking – clubes mais endividados do País em 2010:
Fonte: Casual Editores
http://blogs.band.com.br/marcondesbrito/tag/os-clubes-mais-endividados-do-brasil/
1° Fluminense: 319,7
2° Botafogo: 301
3° Flamengo: 293,6
4° Atlético MG: 293,4
5° Vasco: 291
6° Santos 153,5
7° Inter RS 142,9
8° Corínthians: 128,6
9° Grêmio: 126
10° São Paulo: 114,1


29 respostas em “OPINIÃO DO CRISCIO: as receitas do marketing e uma no cravo e outra na ferradura”

Não acredito em uma única linha da matéria do uol (#24) – Salários mensais de 1,3Mi? 16Mi por ano? por ganhar menos de um terço disso, fritaram, assaram, torraram o Wagner Love. Isso tá me cheirando notícia inventada, só pra dizer depois que o Flamengo, com oferta menor conseguiu levar o Ronaldinho, porque era o desejo dele jogar no flamengo. Tipo troco no caso do Felipão. – igual ao que fizeram quando o spfw trouxe o Fernandão. Inventaram que o Palmeiras estava no páreo só pra dizer depois que ganharam a parada, que nossa diretoria é lerda, etc… etc…

Concordo que se colocarmos na balança os dias de hoje com os do MUMU, realmente não há comparação. Mas na minha opinião, a era Mustafá foi tão negra, mas tão negra, que não deveria servir de parâmetro para comparações. É claro que de lá pra cá se melhorou muita coisa, mas fica aquela sensação que poderia ser melhor! O avanti é o exemplo sempre dado. Com uma torcida tão fanática e disposta a gastar com a marca Palmeiras, com certeza a renda seria melhor e maior.

Quanto as receitas e investimentos, um grande passo para melhorarmos a gestão de futebol seria trazer o Eduardo Maluf para profissionalizar esse departamento, mas…no certo o senhor CIPULLO não está disposto a isso.

Outra coisa, puro achismo, mas Beluzzo continua muito inocente. Ja devia ter assinado o contrato de Treinador, afinal ja estaria tudo resolvido, então imprime e assina e deixa espaço pra especulações que podem se tornar realidade.

Outro achismo, mas acho que na sexta o Palestra Italia vai fechar com chave de ouro: Marcos marcará seu primeiro gol, talvez unico, na carreira.

Com tanto atacante errando penalti, não duvido se houver um penalti, a torcida clamar pelo goleiro para bater. E como é amistoso, não tem nada a perder…

Fica vendo…

XXX D. G. XXX

Ronaldinho Gaucho no Palmeiras

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2010/07/05/felipao-aprova-e-palmeiras-formula-proposta-para-repatriar-ronaldinho-gaucho.jhtm

Não sei não… To começando a achar que estão dando alguns passos maiores que a perna. Não pela viabilidade, mas até por um fator que voce discute em seu texto Vicente: o departamento de futebol se demonstra incapaz de gerenciar o proprio futebol.

Buscar a contratação de Ronaldinho Gaucho, pode melindrar elenco com o salario acima demais da média de todos os jogadores. Outra coisa, Valdivia acima de tudo é um fator de marketing junto a molecada, depois de tanto diz que diz, e até demonstração de carinho dele pelo clube, não é bom para imagem do clube deixa lo em segundo plano.

Tudo bem, é só mais uma dessas noticias que ouvimos todos os dias na redações, muita especulação, mas se for verdade não sei até onde é bom. Ter o Ronaldinho Gaucho é ótimo, mas desprezar Valdivia é péssimo. Ter Ronaldinho Gaucho é ótimo, mas podemos ver repetir aquela famosa cena: “toma a bola ai rei, resolve o jogo”.

Saiu na Veja que a Parmalat está de volta ao Palmeiras. R$ 4 mi´para ter sua marca no uniforme do Felipão.

Além disto, um passarinho campineiro me contou que o Tinga já não aparece mais para treinar na Ponte desde quinta a tarde!!!

Abraços

Achei muito interessante essa matéria sobre os diversos rankings dos clubes brasileiros e o que me impressiona é a colocação da SEP.
Imagina o potencial que temos, pois, com tudo que acontece internamente sem contar a imprensa inimiga estamos bem na foto.
Imagina enfileirando alguns títulos importantes e ainda com a nossa Arena multiuso, ninguem segura.
Os problemas internos de administração que temos hoje, serão sanados automaticamente até pela pressão dos acontecimentos positivos.
Me atrevo afirmar, é um gigante que esta despertando, podem anotar…

O Palmeiras também NÃO está no “Top 3” da lista de clubes mais endividados.
Aliás, graças a Deus, não está nem no “Top 10”.

Marcio (12), na verdade eu estava de saida e postei rapidinho, mas fiquei com a mesma sensação que vc deposi que vi, pois nem comentei da vitória…….
Ainda bem que vc veio, puxou minha orelha e “consertou”….rsrsrs
Abs

Pô PC (15) assim fico encabulado (rsrsrs). Tem razão. Nas boas estatísticas estamos bem. Nas ruins deixemos os outros.

Gaetano (1) e Luiz (2), obrigado.

Valter (4) a informação que eu tenho é que novos produtos estão sendo licenciados com a marca Palmeiras. Você tem razão, se tivéssemos mais, faríamos muito mais receita.

Claudio (7) é verdade. Aqui no Brasil o sócio torcedor do Inter é bastante bom também.

Abs a todos.

olha o marketing evolui muitooooooooooooooo mesmo..

ainda faz bastante coisa? falta… mas acho q seram ajustadas com o tempo..

parece q estamos no rumo certo

o problema e a diretoria de futebol achar q contratar 80 jogadores e otimo (na maioria nem banco de time da segundona seriam)..

se tivesse gastado certo teriamos um time mais forte sem duvidas..

nao adianta contratar 10 jogadores meia boca..
e melhor contratar 1 fera BOM..

parece q acordaram qnto a isso..

e o futebol card hein… e o Palmeiras hein..

QNDO QUER VENDE 100% DOS INGRESSOS PELO SITE..

inexplicavel… pq nao fizeram isso antes?
precisa ser somente em jogo de festa?

Abs

queria a cópia do sócio torcedor colorado aqui no palmeiras.dúvido que chegasse a 100 mil ………….

Vicente

Sensacional a sua coluna, ja imaginou se vc leva avanti a sua ideia ridicula de parar, quem vc acha que nos brindaria com essa gama de informações.

Vamos aos fatos, quando o Belluzzo assumiu muitos diziam que um economista não tinha condições de presidir um clube, vejam o que ele fez nas finanças do clube, o proximo presidente vai pegar um barco navegando a plenos ventos e não encalhado na incompetencia das antigas administrações.

Quanto ao avanti tem problemas , com certeza, acredito ainda que haverá uma mudança para que o torcedor se sinta mais atraido pelo programa e assim aumentar ainda mais os rendimentos da SEP.

Ainda assim o torcedor do Palmeiras é corneta mesmo, critica até no primeiro amistoso onde o tecnico ainda não assumiu e o time esta sendo montado, vai ser exigente assim la longe.

PS. sua coluna tem um erro, vc disse que o Palmeiras estava no maximo em terceiro lugar em todas as pesquisas e na ultima não esta nem entre os dez primeiros. rsrrsrs

Bastou o Palmeiras voltar a campo para a máquina de produzir notícias negativas recomeçar. Logo de cara, a UOL Esportes, subsidiária da Falha de S. Paulo (que escreveu hj que o jogo seria em Serra Negra) já lança: “Kleber reestréia, perde pênalti, mas Palmeiras vence o XV de Piracicaba”. Enquanto isso, assistimos inertes a essa conduta nojenta de alguns veículos de comunicação em relação ao verdão.

Acho que na questão financeira não temos do que reclamar. O Palmeiras vem aumentando as receitas ano a ano. Até a questão do patrocínio da Samsung foi bem resolvida.

Acho que os esforços agora devem ser direcionados para a formação de um departamento de futebol forte e vencedor. O Palmeiras tem que ser campeão, chega de brigar por vaga na Libertadores.

Que é isso, Cassiano (#11), tá parecendo aquele jornaleco gambambi… rs… ganhamos de 3 a 1 e você dá destaque ao pênalti perdido… tinha que escrever que o Gladiador QUASE marcou na reestréia… kkk

E na estréia do Gladiador ele……..perdeu um penalti….

que zica brava essa ein…..

Vai ter de ser o Marcos mesmo pra acabar com isso..rsrsrs

No cravo, a area de marketing só não foi ovacionada, devido ao Avanti, pois pelos numeros atuais (rankings) vemos que a evolução desde a época do ex-ex foi muito boa.
Como hoje moro fora do estado de sp, vou defender meu lado na questão do Avanti, que se tem poucos beneficios pra quem mora em sampa, não tem praticamente nenhum pra quem esta fora da capital e do estado, dessa maneira não tem como fortalecer mais a marca pelo Brasil, se tivesse como saber o percentual sobre o PPV que é vendido fora do estado, saberiamos como é o poder de compra do Palmeirense fora de sampa, e poderia ser feito algo no sócio torcedor para nós também entrarmos no programa.
Pelos numeros também vemos que a torcida do Verdão é a terceira no pais, diferente das pesquisas dos tabloides anti-Palmeiras.

Na ferradura foi quando deram a carta branca ao Luxapoker e ele além de indicar varios jogadores lucrativos (pra ele e pra traffic) ainda forçava esses caras no time, pedia pra vender outros que ofuscavam suas indicações e queimava os prata-da-casa, não trazendo lucros pro Palmeiras.
Agora que estamos próximos de se livrar dessas bombas, e mesmo com Kleber e Felipão ainda acho que o Cipullo (muito) mais errou do que acertou, pois ele sabia do custo (nenhum) beneficio das contratações erradas e carissimas, além de fritar a comissão técnica permanente por pedido do “grande” técnico AC Zago…
Por isso se nega a vir aqui responder nossas perguntas, podemos dizer que nesses casos como ele se cala, logo consente.

Alguém deveria espalhar esses dados a grande parte da midia que quando nós criticamos e dizemos que perseguem nosso time, nos chamam de paranoicos, mas com esses numeros não da pros caras dizerem que o Palmeiras esta falindo por suas dividas – pq se esta, alguns times ja “fecharam” faz tempo – ou que nossa torcida é a quinta do pais.
Quanto ao material esportivo, estamos a frente de clubes do primeiro mundo, como o Liverpool, Benfica, Fenerbace, etc.. e só perdemos para praticamente 4 dos 10 maiores clubes da europa.

Após minha opinião, tenho de elogiar também o belo post, espaço que é leitura certa aos domingos…

Abs

Eu estou indeciso se vou, além do preço (vou gastar por baixo 40 pra mim e meu filho = 80 de arquibancada + estacionamento + mais comes e bebes e outros = + ou – $ 130,00 – 150,00), minha esposa quer ir viajar e aí fica a dúvida, ir viajar depois do jogo?, deixar de ir viajar? deixá-la viajar na quinta e ir na sexta?…
Acho que a festa será inesquecível, principalmente para meu filho que está com doze anos. Isso marca pra sempre nas crianças, é garantia de futuros palmeirenses…

Eu acho que não vai lotar o estádio.O Palmeiras deveria se preocupar com isso.Além disso,botar uma pedra em cima do assunto Felipão seleção.Isso afugenta as pessoas também.

Será muito mais bonito um estádio lotado e como você disse Denis,sexta é feriado só na capital que eu saiba.

Vicente

Uma das coisas que vc nao citou foi a importancia de um programa de socio-torcedor rentavel. O proprio Barcelona é o maior exemplo disso.

Claro, não quero comparar pois é impossivel ter o mesmo modelo a tal ponto de abrir mao de patrocinios em camisa por exemplo. Temos realidades diferentes.

Mas com o fracasso do Avanti ficou claro que a politica de preços e beneficios adotada no programa foi equivocada.

Penso que passou da hora copiarmos o modelo do Inter que arrecada mais de 3 milhoes de reais
por mes com o programa.

Um programa de socio torcedor que vá de encontro aos anseios e necessidades da torcida
tornaria-se de longe a principal fonte de renda do Palmeiras …

#5 Cássio, eu e minha esposa estávamos ansiosos para ir ao jogo, mas sexta-feira não é feriado para todo mundo… já que o Brasil caiu fora da Copa (e não vai disputar terceiro lugar no sábado) e quem está pagando passagens e hospedagens é o Palmeiras, deveria ter um acordo para mudar o jogo para o dia seguinte.

Alguém sabe quantos ingressos já foram vendidos para o jogo de sexta.Tenho a ligeira impressão que não vai lotar.
Só o Palmeiras fala do jogo,nem a record que vai transmitir está dando detalhes do mesmo.

Vicente, se compararmos a quantidade de itens licenciados com a marca Palmeiras com nossos concorrentes estamos muito atrás. Se tivessemos o mesmo numero de produtos licenciados como o Corinthians ou leonores, com certeza esses numeros seriam muito maiores. Temos o maior publico feminino e que gasta mais do que os rivais, isso sem dar muita opções. Imagina se houvessem mais ofertas?
Uma sugestão que gostaria de passar aos responsavbeis pelo mkt do Palmeiras: se somos o 5º clube que mais vende camisas da marca Adidas, por que não promovem amistosos no velho continente contra essas equipes apra internacionalizar mais a nossa marca? Quando do lançamento da 3ª camisa com a Cruz de Savoia, deveria ter sido feita uma excursão à Italia com 3 ou 4 amistosos onde poderiamos desfilar nossas origens e com isso ganhar maior projeção. São oportunidades que passam na frente de nossos olhos todos os dias e ninguém enxerga. Estamos com a faca e o queijo na mão por conta das novas contratações e já passou da hora de continuar com essa miopia do ponto de vista mercadologico.
Saudações Alviverdes a todos!

É triste dizer isso, mas acho que o Felipão é a minha última esperança de botar o Palmeiras nos trilhos, pois acho que ele vai mostrar aos nossos dirigentes onde fica o norte. Agora, se eles, ainda assim, não conseguirem enxergar, aí f…

Muito bom o texto, mas os dados referentes à arrecadação no ano de 2010 não conferem. Nossa média é de R$ 163.769,13, enquanto a média delas é de R$ 325.811,86, isto porque não foram contados alguns jogos. Contudo, é importante frisar que este tem sido um ano atípico para o Palmeiras, quando comparado com os anos anteriores. É aquela história: é preciso investir para se ter retorno, time fraco é igual a menos renda, menos vendas e por aí vai.

Pra variar achei a matéria excelente. Como relação a Ferradura ainda assim acredito nos caminhos da atual administração que considero em aprendizado.
Conta-se também o fato contra que tivemos um treinador que teve mais respaldo do que merecia e induziu, de forma ingênua, a contratações pífias.

Os comentários estão desativados.