O magnificente espetáculo das Torcidas Uniformizadas

Por Jota Christianini

Fotos: Acervo Luciano Pasqualini

Aos 99 anos o Palestra-Palmeiras orgulha-se de ser o campeão do Século XX, de tantos títulos nacionais e internacionais, do Mundial de 51, da Libertadores mais dramática da história, dos onze títulos nacionais, sem contar os cinco Rio-SP quando este era o maior título nacional em disputa.
De ter servido a seleção brasileiro do goleiro ao ponta esquerda, do treinador ao massagista, para inaugurar o Mineirão e vencer a seleção uruguaia por 3×0.
Enfim não nos faltam motivos para ter orgulho de ser palestrino ou palmeirense – até nisso, temos dois nomes dessa dignidade para escolher, somos maiores.
Pioneirismo então faz parte do  nosso DNA .
Primeiro a ter estádio de concreto, iluminado, cercado de alambrado, o único  a ter Jardim Suspenso, Periquitos em Revista – sempre em caráter beneficente – ringue de box, pista de atletismo, fundador de várias federações inclusive futebol de salão e basquetebol e outras tantas iniciativas que não há tempo e espaço para enumerá-las.
E a torcida então! desde os tempos que praticamente só a elite frequentava os campos os italianinhos inovaram, levaram a família ao futebol ensinando os outros a cantar e vibrar
Por falar em torcida e pioneirismo logicamente o primeiro painel tinha que ser relacionado ao Palmeiras. E foi! Vejam a foto de 1943, o painel humano formado no Pacaembu.

painel-torcida2
Bonito o distintivo do Palmeiras formado por torcedores nas arquibancadas do Pacaembu;  mas existe  um porém, vejam na segunda foto – a mesma mas desta vez com legenda – quem formou o painel.
Quem diria !

1943 - Torcida do Corinthians
Eram outros tempos, outros costumes tempo do velho futebol, do amor a camisa, da alegria de uma tarde de domingo
Para não dizer que não falei de flores a torcida do Palmeiras também saudou  a do leal adversário. Veja esta outra foto. Pelo que se sabe era um concurso, promovido por A Gazeta Esportiva , entre as duas mais relevantes torcidas do futebol paulista em que cada uma delas faria alusão à rival.

1943 - Torcida do Corinthians - 2
1943 - Torcida do Corinthians - 3