Categorias
Meninos Eu Vi

O magnificente espetáculo das Torcidas Uniformizadas

Por Jota Christianini

Fotos: Acervo Luciano Pasqualini

Aos 99 anos o Palestra-Palmeiras orgulha-se de ser o campeão do Século XX, de tantos títulos nacionais e internacionais, do Mundial de 51, da Libertadores mais dramática da história, dos onze títulos nacionais, sem contar os cinco Rio-SP quando este era o maior título nacional em disputa.
De ter servido a seleção brasileiro do goleiro ao ponta esquerda, do treinador ao massagista, para inaugurar o Mineirão e vencer a seleção uruguaia por 3×0.
Enfim não nos faltam motivos para ter orgulho de ser palestrino ou palmeirense – até nisso, temos dois nomes dessa dignidade para escolher, somos maiores.
Pioneirismo então faz parte do  nosso DNA .
Primeiro a ter estádio de concreto, iluminado, cercado de alambrado, o único  a ter Jardim Suspenso, Periquitos em Revista – sempre em caráter beneficente – ringue de box, pista de atletismo, fundador de várias federações inclusive futebol de salão e basquetebol e outras tantas iniciativas que não há tempo e espaço para enumerá-las.
E a torcida então! desde os tempos que praticamente só a elite frequentava os campos os italianinhos inovaram, levaram a família ao futebol ensinando os outros a cantar e vibrar
Por falar em torcida e pioneirismo logicamente o primeiro painel tinha que ser relacionado ao Palmeiras. E foi! Vejam a foto de 1943, o painel humano formado no Pacaembu.

painel-torcida2
Bonito o distintivo do Palmeiras formado por torcedores nas arquibancadas do Pacaembu;  mas existe  um porém, vejam na segunda foto – a mesma mas desta vez com legenda – quem formou o painel.
Quem diria !

1943 - Torcida do Corinthians
Eram outros tempos, outros costumes tempo do velho futebol, do amor a camisa, da alegria de uma tarde de domingo
Para não dizer que não falei de flores a torcida do Palmeiras também saudou  a do leal adversário. Veja esta outra foto. Pelo que se sabe era um concurso, promovido por A Gazeta Esportiva , entre as duas mais relevantes torcidas do futebol paulista em que cada uma delas faria alusão à rival.

1943 - Torcida do Corinthians - 2
1943 - Torcida do Corinthians - 3

5 respostas em “O magnificente espetáculo das Torcidas Uniformizadas”

Boa tarde a todos, MUITO OBRIGADO SENHOR JOTA CHRISTIANINI, pela presença no programa FAMIGLIA PALESTRA, seus depoimentos ressaltam a Historia da Sociedade Esportiva Palmeiras, que por anos sempre foi e sera lembrada pelas conquistas , que devem ser retomadas o mais rápido possível, com competência e seriedade, lembrando que as foto demonstram a perda de civilidade dos torcedores ao longo do tempo, onde hoje a mídia que de maneira predatória, desmerece as conquistas de um clube , favorecendo a de sua simpatia, que por vezes um grupo de desqualificados membros, da referida formadora de opiniões, inflamam de forma torpe a rivalidade, sem nexo propiciando reações mais acaloradas , que tornam-se visíveis em todos os cantos do pais, já que a educação hoje tem falhas profundas , porque levar vantagem não é mais um spot publicitário, mais a essência de vida de muitos pobres coitados, em um pais miserável em civilidade ,respeito e harmonia, sendo que a própria autoridade torna-se cega a muitos em beneficio de poucos!

Eu lembro que a 20 anos atras as torcidas ainda dividiam estadios, mas vejo que hoje AS TORCIDAS DE SP nao conseguem sobreviver juntas, tenho visto as torcidas de RJ juntas no mane garrincha e no maraca, e ontem foi entrar a torcida do SCCP e tudo virou p que vimos, infelizmente nossa cultura mudou e a educacao tb, culpa dos nossos governantes e do povo quem oa elegeram pensando em bolsas e auxilio!

Outros tempos, outros tempos… Gostaria de ter vivido nesta época, sorte do meu velho pai que viveu tudo isso e hoje me conta as histórias.

Palmeiras, um clube de futebol, um time de futebol, uma nação de futebol.
Palmeiras, que dizem ser de 15 milhões, eu digo que muito mais que isso, 15 milhões que o Ibope aponta, bilhões que o coração inflama.
Palmeiras, que era Palestra Itália, que morreu líder e nasceu campeão.
Palmeiras, o alviverde que é o periquito e que é o porco também, qual outro time tem 2 mascotes?
Palmeiras, que consolou o Brasil em 1951, depois de perder a Copa de 50, eis que cada brasileiro era alviverde, no orgulho e na dignidade.
Palmeiras, que inaugura estádio com a camisa da Seleção Brasileira.

Palmeiras, que fazia baixar a bola do time do Rei. Aqui não, Pelé, aqui é Parmera, cazzo!
Palmeiras, da fila de 17 anos para se reerguer em cima justamente de quem?

Palmeiras, do Parque Antarctica, do Palestra Itália e do Allianz Parque.
Palmeiras, maior vencedor de títulos nacionais do país do futebol.
Palmeiras, campeão do século XX, começando pelo ano 14 daquele século. Ano que vem começaremos a ser campeões do século XXI no mesmo ano 14.
A você Palmeiras, obrigado por tudo, obrigado porque você até quando você me dá tristeza você em enche de orgulho, imagina quando me dá alegrias então?

Os comentários estão desativados.