Categorias
Arenas

Arenas – Câmeras Voadoras

Por Claudio Baptista Jr.

Vou pegar um gancho de uma reportagem da Veja SP dessa semana que fala sobre a crescente utilização de câmeras instaladas em dispositivos que voam.

As funções que estes equipamentos começam a adquirir são várias. Segurança, mercado imobiliário, engenharia, entretenimento entre tantas outras, até mesmo militares. Leiam a reportagem abaixo.

http://vejasp.abril.com.br/materia/drones-sp

Aqui no 3VV nós também já tivemos a oportunidade de citar esse equipamento, mostrando suas possibilidades de aplicação tanto nos jogos como nos diversos outros eventos que a Allianz Parque receberá.

http://3vv.com.br/2013/04/arenas-cabos-de-aco/

O recurso seria importante para geração de conteúdo visual. Em relação aos jogos de futebol é necessário checar se não haveria interferência com o contrato de junto as emissoras detentoras dos direitos de transmissão. O conteúdo é utilizado principalmente dentro do próprio jogo (telão e monitores espalhados pelo estádio) e armazenado para os arquivos do clube.

Espero que o clube tenha esse direito, afinal, a geração de conteúdo próprio áudio visual também pode ser objeto para a criação de uma célula de TV do clube.

Possuindo esse direito, não acham que além da geração de imagens exclusivas, este recurso pode abrir mais uma alternativa de receita para o clube? Patrocínio do equipamento, das imagens, etc.

A partir do crescimento do seu uso, a reportagem da revista menciona a necessidade de começar a ser estudada a sua regulamentação, principalmente em relação a segurança (quedas, interferências em voos aéreos de helicópteros e aviões) e questões privadas (invasão de locais privados para captura de imagens), mas se focarmos para o uso dentro do nosso estádio, essa possível regulamentação não deve interferir de forma impactante, gerando atenção principalmente nos aspectos de segurança.

coberturas-2

E vocês, gostaram que voltamos a citar este recurso? Acham válido para uso dentro da Allianz Parque?

coberturas-3

 

coberturas-4Abraço,

Claudio.

11 respostas em “Arenas – Câmeras Voadoras”

Luiz, nao tenho conhecimento, mas vou procurar saber porque também considero importante. Estes dias pensava exatamente nisso. Nao gosto muito das imagens altas e longínquas.
Como o posto da câmera de tv nao exige grande um espaço, acredito que exista uma flexibilidade quanto ao posicionamento.
Sabe que esse eh um bom tema para um texto?
Abraço

Boa noite a todos, o empreendimento ALLIANZ PARQUE terá , um sistema que doado de 64 câmeras instaladas estrategicamente, em diversas dependências , terá o papel de monitorar os ambientes aos quais cerca de 48.900 pessoas , contando os espectadores e trabalhadores em jogos, serão identificados pelo complexo de alta definição ao qual cada pessoa sera registrada, e em questão de segundo estará localizada, evitando-se maiores transtornos em relação a atos de
violência e depredação dentro e fora do complexo .

alguem sabe dizer se o jogo de amanhã, vai passar na bandeirantes as 18.15

Cláudio, aquelas malditas gruas que atrapalham a visão do torcedor não serão usadas no Allianz Parque, né?

Claudio, você tem conhecimento de onde será colocada as cameras de transmissão de TV dentro do Allianz Parque ???
Pergunto isso, por que na Arena do Gremio, a imagem da transmissão estão horriveis, pior do que do que o Engenhão, ou seja, estão muito alta.
Abraço.

Vinicius, também estou acompanhando o US Open (um dos esportes que pratico). Realmente a câmera suspensa por cabos de aço também eh bem legal.
Vai no link que postei no texto sobre cabos de aço e vc vera uma foto da câmera no torneio.
Abraço

A ideia é ótima, apenas é preciso (como você mesmo expôs) verificar se não fere o direito de transmissão da tv. Mas realmente ter um telão mostrando durante o jogo flashes com imagens panorâmicas seria muito bom.

Eu acho bem legal a camera em cabos de aço que esta sendo usada na transmissão do US Open (Tênis). Ela desce ate o nivel da quadra entre os games e também dá uma vista mais aérea do jogo.

Apenas para lembrar: a primeira vez em que o Palmeiras jogou com uma câmera voadora foi em 94, quando enfrentamos o Real Madrid no Santiago Bernabeu. Àquela época a câmera era acoplada a um helicóptero de aeromodelismo, daqueles maiores.

Os comentários estão desativados.