Categorias
Arenas

Arenas – Qatar Pendurado

Por Claudio Baptista Jr.

Nas últimas semanas a Copa do Mundo do Qatar prevista para 2022 começou a receber críticas a sua realização.

Primeiramente aparecerem questionamentos quanto as altas temperaturas na região durante o mês da competição e a o pensamento em se alterar a data da realização do evento, passando para o inverno. De cara isso já balançaria todo o calendário mundial do futebol.

http://copadomundo.ig.com.br/2013-09-19/membros-da-uefa-acham-impossivel-fazer-copa-de-2022-no-verao-do-catar.html

Depois surgiram declarações até mesmo de membros da FIFA dizendo que houve compra de votos para a escolha do país como sede da Copa.

http://oglobo.globo.com/copa-2014/blatter-diz-que-politicos-europeus-pressionaram-fifa-eleger-qatar-sede-da-copa-de-2022-10024099

Pois bem, parece que a Copa por lá está pendurada.

Pouco antes da escolha da sede para 2022, mais precisamente em setembro de 2010, nós aqui no 3VV fizemos um texto mostrando os principais estádios que serão construídos. Investimentos altíssimos e alta tecnologia envolvida, concentrando vários estádios em um país muito pequeno sem tradição no futebol.

http://3vv.com.br/2010/09/qatar-2022/

QUATAR-PENDURADO-B

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E também pudemos escrever sobre as altas temperaturas na região em setembro de 2012.

http://3vv.com.br/2012/09/arenas-jogando-no-deserto/

QUATAR-PENDURADO-C

 

QUATAR-PENDURADO-D

 

Adicionalmente, podemos colocar no contexto geral o questionamento acima sobre os altíssimos investimentos concentrando estádios em um país pequeno e sem tradição no esporte.

Esse ponto pode ser colocado quando a UEFA resolve descentralizar a Eurocopa de 2020. Um dos motivos pode ser o início de uma tendência de reduzir os investimentos em um único país adotando uma postura, podemos dizer, um pouco mais austera (ops, essa palavra pode trazer alguma discussão por aqui).

Tal postura também pode ser observada na escolha das Olimpíadas de Tóquio em 2020 onde a maior parte da infraestrutura (instalações olímpicas, transporte, hotelaria, aeroportos, etc.) já está presente.

Enfim, o Qatar encontra-se em uma posição não muito confortável.

E vocês, como analisam a questão?

Abraço,

Claudio.

2 respostas em “Arenas – Qatar Pendurado”

o problema é que a fifa a exemplo da cbf se utiliza de um critério que não o técnico ( e não falo de habilidade futebolística). O que vale pra ela é o $$$. Não me surpreenderia se não tivéssemos algo como a copa de 1994, com jogadores jogando debaixo de um sol escaldante.

Acho válido o rodízio e a temperatura em si não será muito diferente da que veremos aqui ano que vem em Cuiabá, por exemplo. Creio que a postura da Fifa é bacana em relação ao rodízio de continentes para sede de copas.

Os comentários estão desativados.