Categorias
Corneta do Cunio

Corneta do Cunio – Economia, economia…

Por Alberto Cunio

Sovinas alviverdes, sem esquecermos que esta coluna é um espaço para a gritaria do torcedor comum, entre os quais esta incluído o que vos escreve, vamos dar um leigo pitaco a esta palavra que ronda e assombra as alamedas palestrinas: economia.

Quem é profissionalmente oriundo do mundo corporativo, inevitavelmente já ouviu a expressão “demitir a tia do café”, quando empresas medíocres (no sentido figurado e depreciativo da palavra) resolvem fazer cortes de gastos e começam por “limar” a pessoa que possui os vencimentos mais modestos, esquecendo-se de cortar os caríssimos figurões incompetentes que levaram a corporação a uma situação financeira ruim.

Este tipo de “economia à base de porcaria”, outra expressão trivial, é um risco pelo qual passa hoje nossa Sociedade Esportiva. E aqui não fazemos uma crítica “predadora” (aliás, termo muito em voga hoje no Palmeiras), já que eu saliento, é por hora apenas um RISCO.

Medidas econômicas sempre são bem vindas, quando canalizamos recursos para as atividades efetivamente relevantes do nosso negócio. Porém, no futebol, não podemos esquecer que o progresso, as vitórias e o tão sonhado “círculo virtuoso” vêm acompanhados SEMPRE de INVESTIMENTOS e não somente de cortes de gastos.

A gestão Paulo Nobre, seguindo fielmente (“fiel”, esta é a palavra) os preceitos administrativos do inominável ex-presidente Série B, aquele do ruim e barato, não só abusa dos termos que implicam em economia, redução, cortes e AUSTERIDADE FINANCEIRA, como parece querer, daqui a pouco, expandir este conjunto lexical até para esferas estatutárias.

Lamentando aqui a “escola” feita por este referido ex-presidente, a qual parece ter ganhado contornos de especialização e aprofundamento por parte do atual presidente, minha pergunta é: por que ao invés de buscarmos recursos, investimentos, incentivos públicos e privados, sempre remamos ao contrário? Por que o aparentemente promissor trabalho que começa (com 99 anos de atraso) a ser feito, de integração e profissionalização das categorias de base, nunca é acompanhado de expressões como ampliação, crescimento, construção, entre outras? Será que não parece óbvio que isso atrai interessados em nosso clube em todas as esferas, como patrocinadores, torcedores, atletas e outros profissionais do futebol?

Por esta razão é que soltamos aqui uma CORNETA geral nesse pessoal que não consegue mudar o vocabulário E AS AÇÕES para algo positivo e que nos dê esperança. Será tão difícil assim aproveitar-se de um monstro popular como o Palmeiras para fazê-lo crescer ao invés de reduzir, encolher, cortar, economizar, economizar, economizar…?

A Corneta no Twitter sempre lembra nosso CEO (que não decide ir embora): “Já que vai ficar, e o nosso patrocínio máster, hein?” Siga! @Corneta3VV

24 respostas em “Corneta do Cunio – Economia, economia…”

Ainda pior do que não termos patrocínio master (se é que dá pra ser pior) é não termos nem patrocínios pontuais pros jogos televisionados. Se estão sempre reclamando públicamente da falta de dinheiro, qualquer patrocínio pontual pra jogos de grande alcance seria bem vindo, não???

Calma pessoal… “Ainda” estamos em Serembro, estao “reestruturando” tudo, “inovando” o Palmeiras…

Os profissionais bem remunerados “sabem bem” o que estao fazendo…

2014 comecou a semanas…

Eu não me conformo vendo patético paranaense, Vasco e até o figueirense na serie b com o banco da copa da vergonha na camisa e o maior vencedor do Brasil com a camisa limpa….é dose!

Perguntas:
1.Quem é o presidentes do Palmeiras?
2.O Palmeiras tem dono?
3. Se o Palmeiras é uma sociedade, quem manda?
Respostas:
1, 2, 3, Mustafá Contursi
O Palmeiras só voltará a crescer, independente de quem seja o presidente, o grupo eleito, diretores ou conselheiros, quando este senhor vier a falecer. Hoje através do COF que ele é soberano, ele faz o que quer, porque quem controla o dinheiro, controla o clube. Por isso não adianta ficarmos aqui metendo a boca, de nada vaia adiantar ou mudar. Todos que hoje ocupam alguma função no Palmeiras. não faz absolutamente NADA, se o senhor em questão aprovar. São todos vaquinhas de presépio.

Enxergou tudo caro colunista, uma pena mesmo é tu ser míope. Enxerga, mas de forma distorcida.
Muitos aqui falam q enquanto o Mustafá for vivo, não sairemos do lugar…eu discordo. continuaremos no lugar enquanto acharem q cornetar é bonito. Tem torcedor aqui q qdo estivermos bem, com certeza vai mudar de time….aliás, acho q nesse momento q os bambis estão por baixo, uns e outros aí, ja se sentem tentados a pular o muro.
Mas o q incomoda mais os criticos da nossa atual administração é o silencio…pq esses “torcedorzinhos” querem é fofoca….querem q todo dia saia uma especulação mentirosa na mídia pra se iludir e qdo anunciam q o cara não vem, aí descem o porrete na administração.
Qtas e qtas vezes isso nao se repetiu nos ultimos anos? sou capaz de listar pelo menos umas 20 vezes.
Agora uma coisa q é pra deixar nervoso mesmo quem entende da área é neguinho ficar falando de “jogada” de marketing pra cá e “jogada” de marketing pra lá, sem saber mercadoria nenhuma do assunto. afinal de marketeiro e louco, hj em dia, todo mundo tem um pouco.
Em um trabalho de reconstrução de marca, o silencio e o recesso tb é muito valioso. Temos um ano de centenário pela frente e o trabalho de formiga vem sendo feito, mas as cigarras estão aí a cornetar tudo o q aparece pela frente.
só não enxerga quem tem limitações…….afinal tem coisa grande, mas grande mesmo vindo por aí q vai deixar muito torcedor bem ‘triste”.
Mas o q fazer com a velha mania de colocar a carroça na frente dos bois?

Há de se ter cuidado com o que se escreve. Não sou advogado do Paulo Nobre, mas vcs devem convir que o Palmeiras estava totalmente desgovernado, financeiramente e moralmente. A austeridade financeira é feita com o corte na carne devido a nossa situação. Vc pega o Clube falido, sem receita e quer fazer o que? Clubes com depto de MKT maravilhoso ( a grama do vizinho é sempre mais verde), ficaram meses sem patrocínio master, vide o SPFC. Quem vai querer patrocinar um time na segunda divisão? Que a torcida bate em jogador, que é um caldeirão fervente a todo momento? VC colocaria o nome da sua empresa aí? No Palmeiras há gente pra tudo, até pra reclamar de patrocinador master, basta entrar uma empresa que um conselheiro não goste. Agora convenhamos, o Brunoro e sua trupe estão reconstruíndo o Palmeiras, eu fico surpreso de quem pede a saída dele, para estes , coloquem o Frizzo, com certeza faria trabalho melhor. O Brunoro além de ter sido o Sr Parmalat e ter segurado o rojão das pessoas do próprio Palmeiras falando que a Parmalat era ruim para nós e querendo tumultuar, trabalhou por anos no Audax revelando jogadores entre eles o Paulinho dos SCCP. Concordo que desistimos da Libertadores e da Copa do Brasil muito rápido e que eles estão loucos pra se livrar dos jogadores caros ( na ótica deles). Veja nossa situação, hj o Wesley é um dos melhores do Palmeiras e se chegasse uma proposta, ele sairia agora, sabe quanto ele ganha? 250 mil, vcs acham muito? este deve ser o menor salário dos medalhões de times como Grêmio, SCCP, Inter, Fluminense, Flamengo, Galo, SPFC entre outros etc… queremos chegar onde com isso? Deixem o Paulo Nobre trabalhar, apesar dos erros, ele é 7000% melhor que o Tirone, este sim foi disparado o pior presidente do Palmeiras de todos os tempos. Para quem tem duvida do salário do Wesley, o contrato dele está exposto em um site de um idiota que se diz Palmeirense e vive passando a imprensa tudo o que ouve lá dentro.

Ao Luiz,

Sou só realista, mais nada! Não vivo de fantasias, pois, o furacão que o diga, nos humilhou sem piedade, e é um time que, se bobear, não estará entre os 6 desse Br…assim como o Coxa em 2010 numa goleada vergonhosa…e tbm no paulistinha desse ano, contra o poderoso Mirassol. Neste time dos patetas se salvam uns 4 ou 5. O resto é resto. Mas, muito ruim mesmo. E quase doaram o bom Vilson por 2 kg de farinha pra fazer pizza. No mais… o tempo nos provou que: montar time mediano é sinal de rebaixamento. Caimos 2 vezes, e ficamos pendurados e salvos 2 vezes na última rodada nos últimos 10 anos. Sem falar que teve alguns anos aí…que nem entre os 4 no Paulistinha pra disputar uma semi-final, conseguimos…e fomos eliminados por times pequenos.
Portanto…ou muda a mentalidade de time de pizzaria de bairro, ou, vamos cair novamente em 2014. E o cenário está mais que claro, só não vê quem não quer. Pra 2014, ficar pelo menos entre os 6 times top do País, e com isso, brigar pelo menos pra libertadores, pois…pra brigar pelo título no BR-2014, teríamos que montar um verdadeiro esquadrão, pois, já tem uns 5 times bem a frente do nosso, recheados de craques/elenco de nível…e como já somos tratados pelas mídias, pela CBF, e tvs, como time pequeno, seremos roubados facilmente novamente(como acorre há mais de 1 década), pois, os próprios dirigentes soltam a 4 ventos que estamos falidos, sem perspectivas…e isso afugenta (como se percebe) os patrocínios, e até bons jogadores, pois, as empresas não querem colar a imagem num time fraco/mediano (o caso da Kia motors foi o ex) . E nem me venha com as frase montadas de efeito, como: “sangue nas veias”, “bom e barato”, e outras merdas inventadas por esses carcamanos incompetentes, que só nos levam pra segundona, a falência, e por fim, nos faz virar chacotas pra todos.
A nossa sorte é que a Allianz Parque não ficará nas mãos dessa gente…pois, seria o fim!!! e mesmo assim…tenho ressalvas em relação a entrada da $$$ e onde serão “investidos” (se é que irão investir), pois, a mentalidade pequena está implantada pelo mentor-mor, pelo câncer Mustafá…e seus cordeirinhos vão obedecê-los…e ponto final.
P.S. Já reparam que todos os anos é a mesma coisa? Sempre falamos assim: o ano já acabou pro Palmeiras…termine logo…e ano tal, chega logo 201… E por aí vai.
OU MUDEM A MENTALIDADE PEQUENA, OU VIRAREMOS E RÁPIDO, UMA LUSA DA TURIAÇÚ. E EU NÃO MUDO MINHA OPINIÃO, POIS, CONHEÇO MUITO BEM AQUILO TUDO, POIS, SOU SÓCIO DAQUELE HOSPÍCIO DE APROVEITADORES, E REPITO: O PALMEIRAS TERÁ SEMPRE ESSA MENTALIDADE PEQUENA, ENQUANTO ESSE VERME DO MUSTAFÁ CONTINUAR VIVO.

calma calma ae o Tirone e Belluzo nos faliram seria irresponsavel o presidente sair gastando como a torcida quer e como Paulo Nobre disse: “Eu nao estou trabalhando por um time competitvo em 2014 estou trabalhando para que o Palmeiras tenha um time competitivo todos os anos e para isso e preciso restruturar o clube e cortar gastos” essa restruturacao demora uns 5+ anos nao e Paulo Nobre que vai fazer milagre mais considerando que tinhamos 18 jogadores e sem dinheiro algum em janeiro e agora temos um time de qualidade e estamos melhor financeiramente ele ja fez milagre.

Cunio, uma excelente pergunta! Acho que o pessoal corta as migalhas pra tentar esconder a própria incompetência em administrar um clube com necessidades profissionais enormes como o Palmeiras. Falta humildade e sobra arrogância no pessoal que hoje está lá para que possam compreender que o clube está além das capacidades administrativas que eles possuem. Insistem em fórmulas que não dão certo e são incapazes de reconhecer seus fracassos. Quando o Belluzzo finalmente conseguiu alavancar o Marketing, veio o Tirone e colocou os filhos dos conselheiros para tocar essa área tão vital. Acabaram com a estrutura criada e não colocaram nada no lugar. Falam que o Belluzzo encheu o Palmeiras de dívidas, mas é uma meia verdade, porque o problema maior não foram as dívidas criadas, mas o fim das receitas do Marketing – de 100 milhões/ano a zero. Bom, o Tirone tirou zero em tudo, até nas receitas do Marketing. Agora vem o Nobre e profissionaliza o Marketing, gera custos, mas nada de novas receitas. Tudo bem que a gente tem que dar um desconto, porque consertar os erros colossais do Tirone, que nos mandou pra Série B e tirou a visibilidade da Série A, não é fácil. No entanto, o Nobre não soube aproveitar as duas competições mais importantes que teríamos esse ano (Libertadores e Copa do Brasil), que poderiam nos auxiliar a conseguir um patrocinador, e reduziu todas as potencialidades que tivemos no ano para a simples volta à série A, que não era meta, mas obrigação. Aliás, acredito que, se tivéssemos passado pelo Atlético Paranaense e permanecido na Copa do Brasil, teríamos conseguido o patrocínio máster. Quem vai pagar caro pelo pensamento pequeno dele é o Palmeiras. E ele não enxerga os erros e continua pedindo conselhos ao mustafá. Por isso, não dá pra desculpá-lo por nada. Um errou muito, mas o outro insiste em dar continuidade aos mesmos erros.

É incrivelmente absurda a incapacidade de criação do marketing do Palmeiras … vou citar o exemplo do Vasco porque é o time que acompanho no Rio, o Vasco é um time que tem dificuldades financeiras monstra como todos sabem, mas tem patrocínio, ainda que não possa receber pelos mesmos, tem a loja Gigante da Colina já está presente em vários locais do Rio de Janeiro e fora dele e todos falam que o Vasco tá mal. Olha realmente não consigo entender como o Palmeiras que em qualquer pesquisa que faça, mostra que sua torcida é a que mais consome produtos OFICIAIS do clube, mesmo não estando em grandes fases ou com grandes times, tem uma loja há quase 1 ano (eu acho) e só tem 3 ou 4 abertas, ISSO É UMA VERGONHA !!!! De tempos em tempos o Vasco faz um evento com jogadores e ex-jogadores para divulgar a loja, quiosque em shoppings para vender títulos de sócio torcedor, Tem a TV Vasco !!!!
Cara o Palmeiras não tem NADA, é um absurdo, estamos há menos de 1 ano do centenário e não temos NADA … diretoria com 7 meses de existência e não colocou o Marcos 1 vez sequer numa estrutura bacana em frente ao Pacaembu em um sábado de jogo pra divulgar o AVANTI … O marketing do Palmeiras é ridículo, e tem cara que ganha pra NÃO FAZER NADA !!! É um absurdo !!!

É nessa tecla que eu não me canso de bater, a melhor economia deve vir do marketing, através da criação de novas receitas e expansão da marca Palmeiras. O Nobre teve muita sorte de nascer em berço de ouro, porque como empresário, estaria ultra quebrado. Costumo comparar o Palmeiras com o um super carro, sendo guiado por um piloto principal, montador de cavalos. Incompetência pura, a décadas.

Vou ser bem realista e direto:
– ENQUANTO ESSE CÂNCER DO MUSTAFÁ ESTIVER VIVO, O PALMEIRAS SERÁ ESSE TIME PEQUENO (EM MENTALIDADE),.
E vou além…
Vamos subir esse ano, e vamos cair em 2014. Digo isso…pelo fato que o seu pau-mandado (MustaNobre) e seu parceiro (Brunóquio) estão a dirigindo esse futura Lusinha da Turiaçu, e já sinalizaram que a base será essa, e com mais um grande nome: Cleiton Xavier. Meuuuuu Deeeeeuss!!! O resto é isso aí que vcs estão vendo. Portanto, não se iludam com esse 2 patetas, guiados pelo seu mentor Mustafá, e começem a rezar, pois, o vexame da queda em 2014 será inevitável. Esse time que “sobra” na série B, está no nível mediano, e lutará e muito pra não cair em 2014. Caso os tradionais roubos contra nós (que giram em torno de 10 pontos/BR) continuarem, o Palmeiras cairá com certeza.

Luiz, só diga uma coisa: O Aldo “mentiu” sobre alguma coisa?
Porque pela mentalidade da atual Diretoria, não vejo muito mais que isso em 2014.
Poderíamos começar o ano do Centenário disputando uma Libertadores.
Para um dito Clube Grande, seria NATURAL estar nela.

Depois nas palavras do próprio Pres. da SEP (sic), o time é este aí, e todos sabem que esse time é bem fajutinho concorda?

Agora, se trouxerem o LIXO do Cleiton Xavier, devem trazer também o Diego Souza e colocar o Cipullo como Diretor de Futebol e o Luxapoquer como Técnico.

Aí estará completo o cenário!

Há uns dias pensei sobre isso (nova queda em 2014). Não é torcida contra, mas é uma forma de ver as coisas de forma realista e quem sabe preparar o psicológico para outro enxurrada de gozações. #SadButTrue

Aldo AMIGO VERDE, faço da minha as suas palavras, o seu raciocínio é o mesmo do meu, PARABÉNS PELO SEU COMENTÁRIO. Para mim Aldo, o clube mais corrupto do Brasil é o Palmeiras, infelizmente, o conselho do Palmeiras é uma corrupção sem tamanho, O MENSALÃO DA POMPÉIA.o Palmeiras está se transformando num Guarani da Turiaçu ou Lusinha, mais uma vez eu vou alertar a torcida, o maior inimigo do Palmeiras não é os gambás, não é os bambis, O MAIOR INIMIGO DO PALMEIRAS É O MUSTAFÁ. ENQUANTO ESSE MAL ESTIVER VIVO O PALMEIRAS NUNCA SERÁ UM CLUBE GRANDE (EM MENTALIDADE). Não me surpreenderá se o Palmeiras cair novamente em 2014, esse time de série-b que é líder numa Série-A (que o campeonato é muito disputado) brigaria para não cair e vou dizer mais… PODE ESQUECER O CENTENÁRIO COM ESSE TIME, seria vergonhoso.

Os comentários estão desativados.