Categorias
Verdão na Mídia

Verdão na Mídia 14-09-2013: ‘Engasgado’, Palmeiras tenta superar América-MG para ampliar vantagem ❘ Globo Esporte Com

NOTICIÁRIO ❘ GLOBO ESPORTE COM

• ‘Engasgado’, Palmeiras tenta superar América-MG para ampliar vantagem

Em busca de sua terceira vitória consecutiva, o Palmeiras reencontra neste sábado, às 16h20m (horário de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte, o seu “principal algoz” nesta Série B do Campeonato Brasileiro. O América-MG é a única equipe que bateu o time de Gilson Kleina fora de casa: 1 a 0 em Itu (SP),  onde o Verdão mandou alguns jogos, ainda pela terceira rodada da competição.

Se o Alviverde vem de uma sequência ótima, o Coelho também atravessa boa fase. O time mineiro entrou na rodada na quinta posição, após vencer as suas duas últimas partidas. E elas foram justamente sob o comando do técnico Silas, que está com 100% de aproveitamento desde que assumiu o time. O Coelho quer derrotar o Palmeiras e depois o Icasa, também em Belo Horizonte, para voltar ao G-4, local que ocupou em uma das 21 rodadas disputadas até aqui.

Para o Verdão, além de devolver a derrota no 1º turno, um triunfo serviria para o deixar ainda mais perto de um acesso antecipado à Série A. Se bater o América-MG, o Alviverde vai abrir 18 pontos de vantagem para o adversário.

Rodrigo Guarizo do Amaral, de São Paulo, é o árbitro principal da partida. Carolina Romanholi Melo e Marcos da Silva Brigido, ambos do Ceará, serão os assistentes. O PremiereFC 3 exibe o jogo, que será acompanhado pelo GLOBOESPORTE.COM em Tempo Real.

AS ESCALAÇÕES

América-MG: o treinador Silas aposta em uma formação ousada. Ele sacou o volante Leandro Ferreira para promover a entrada do atacante Marcão. O Coelho vai jogar no esquema 4-3-3: Matheus; Leandro Silva, Victor Hugo, Jaílton e Danilo; Claudinei, Andrei e Bady; Willians, Alessandro e Marcão.

Palmeiras: Gilson Kleina confirmou os retornos de Henrique e Valdivia à equipe titular e manteve Wendel na lateral esquerda, mas ainda não definiu o esquema. Ele poderá manter os três atacantes, com Serginho no lugar de Vinícius, ou então escalar Mendieta ao lado do Mago. O provável Verdão tem: Fernando Prass; Luis Felipe, Henrique, Vilson e Juninho; Márcio Araújo, Wesley, Mendieta (Serginho) e Valdivia; Leandro e Alan Kardec.

QUEM ESTÁ FORA

América-MG: Doriva se recupera de uma cirurgia no joelho direito. Tiago Alves, que teve uma entorse no tornozelo direito, já está fazendo trabalhos físicos, mas ainda sente dores. Nikão, com um estiramento na coxa, também está vetado para a partida, assim como China, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito, e ainda não tem previsão de volta.

Palmeiras: o atacante Vinícius está com a Seleção sub-20. Tiago Alves, Fernandinho, Marcelo Oliveira, Bruno Dybal e Ronny ainda tratam de lesão e também não foram relacionados.

PENDURADOS


América-MG: Leandro Silva, Andrei, Fábio Júnior, Jaílton, Kléber, Leandro Ferreira e Willians.

Palmeiras: Eguren, Luis Felipe e William Mendieta.

Leia aqui a matéria completa → NOTICIÁRIO ❘ GLOBO ESPORTE COM

••

NOTICIÁRIO ❘ UOL ESPORTE

• Em busca do número mágico, Palmeiras encara América-MG com força máxima

Por Lucas Tieppo

O técnico Gilson Kleina já definiu uma meta de pontos para o Palmeiras confirmar o retorno à elite do futebol brasileiro. Segundo o treinador, o clube conquista o acesso com 66 pontos e para atingir o “número mágico” Kleina desistiu de poupar os titulares para partida contra o América-MG, neste sábado, pela 22ª rodada da Série B do Brasileirão.

A meta de Kleina é mais rigorosa do que as últimas edições da Série B tem apresentado. Na média, o quarto colocado na competição somou 63 pontos.

O time tem 48 pontos na liderança da Série B e, pelas contas de Kleina, o Palmeiras precisa de mais 18 pontos nos 17 jogos restantes (são 51 pontos em disputa), o que dá um aproveitamento de 35% dos pontos, números de time que luta contra o rebaixamento.

Para chegar o mais rápido possível e já começar a planejar o Palmeiras para 2014, o treinador escalará força máxima para o jogo de sábado.

As principais novidades estão no meio de campo e na lateral esquerda. No meio, Kleina deverá escalar Mendieta ao lado de Valdivia, que foi confirmado entre os titulares por estar bem fisicamente.

O treinador revelou na última sexta-feira que pode optar pela entrada de Serginho para manter o esquema com três atacante, mas o meia paraguaio leva vantagem pela titularidade.

Na lateral esquerda, o polivalente Wendel foi confirmado por Kleina, apesar de Juninho já estar liberado pelo departamento médico.

“Estamos focados exclusivamente na Série B, por mais que tenhamos uma boa pontuação. Temos que atingir a pontuação que nos garanta o acesso. Claro que vai chegar um momento em que vamos pensar no próximo ano, mas isso só com a garantia de estar na Série A”, avisou Kleina.

E a situação vale até mesmo para o treinador, que tem contrato apenas até dezembro deste ano e não está confirmado para seguir no clube.

“Tinha a esperança de manter o Palmeiras na elite, mas não consegui e nunca me isentei de culpa. É um sonho voltar com o Palmeiras. Tenho contrato até o fim do ano e espero cumprir da melhor maneira possível”, afirmou.

O América-MG é o primeiro time fora da zona de acesso e precisa da vitória para se aproximar do Joinville. Já o Palmeiras tenta aumentar ainda mais a distância, que hoje é de 15 pontos, para o primeiro time fora do grupo dos quatro melhores.

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA-MG X PALMEIRAS

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)

Data/Horário: 14/9/2013, sábado, às 16h20 (de Brasília)

Árbitro: Claudio Mercante Júnior (PE)
Assistentes: Roberto Jose de Oliveira (PE) e Marcelino Castro de Nazare (PE)

América-MG: Matheus; Leandro Silva, Jaílton, Vitor Hugo e Danilo; Claudinei, Andrei Girotto, Bady e Willians; Alessandro e Marcão. Técnico: Silas.

Palmeiras: Fernando Prass, Luis Felipe, Henrique, Vilson e Wendel; Marcio Araujo, Wesley, Mendieta e Valdivia; Leandro e Alan Kardec. Técnico: Gilson Kleina.

Leia aqui a matéria completa → NOTICIÁRIO ❘ UOL ESPORTE

••

NOTICIÁRIO ❘ GAZETA ESPORTIVA NET

• Palmeiras promete “piloto automático desligado” e visita América-MG

Por William Correia e Wanderson Lima

As duas vitórias consecutivas que encerraram um jejum de quatro jogos retomaram uma rotina no Palmeiras nesta Série B do Brasileiro: evitar a empolgação. Com o cuidado de não encarar o acesso como questão de tempo, o líder, que iniciou a rodada a cinco pontos para o segundo colocado, visita o América-MG às 16h20 (de Brasília) deste sábado, em Belo Horizonte, com o objetivo de ampliar a vantagem para a zona de acesso.

O time mineiro começou a 22ª rodada na quinta posição, a primeira fora da faixa que define os novos membros da elite nacional. Em caso de triunfo em Minas Gerais, o Verdão certamente aumentará a distância atual de 15 pontos, aproximando-se ainda mais do acesso. O que só será possível com seriedade, de acordo com a conversa de Gilson Kleina com o elenco na véspera do compromisso.

“Se entrarmos em uma zona de conforto e simplesmente ligarmos o piloto automático, as coisas não vão acontecer. No futebol, você precisa sempre estar muito atento. Os outros clubes também têm metas e enfrentar o Palmeiras é um ingrediente a mais para eles”, ressaltou o treinador.

Os tropeços de Chapecoense, Paraná e Sport, todos membros do G-4, na última terça-feira também serviram de lição. “Temos a obrigação de fazer um jogo melhor que o outro. Já aconteceu na história do Palmeiras ter uma pontuação vantajosa e não atingir o objetivo. Se acharmos que as coisas vão acontecer de forma natural, poderemos ser surpreendidos. As últimas rodadas mostraram isso”, lembrou Kleina.

Entre os escolhidos para mostrar em campo uma euforia contida, há três novidades em relação à equipe que venceu o ASA. A mais natural é Henrique, que voltou da Seleção Brasileira e retoma seu posto na zaga ao lado de Vilson, ocupando a vaga que era de Tiago Alves, que sofreu estiramento na coxa esquerda.

Na frente, mudanças táticas. Após defender a seleção chilena e ser reserva na terça-feira, Valdivia voltará a ser titular e deve compor uma dupla de meias com Mendieta. O paraguaio só é dúvida porque, como cumpriu suspensão nos dois últimos jogos, teve pouco tempo para treinar no 4-4-2 idealizado por Kleina. Serginho já está de sobreaviso caso o técnico prefira manter o 4-3-3, deixado de lado também pela ausência de Vinicius, que está com a Seleção Brasileira sub-20.

Entre os desfalques, além de Tiago Alves, também estão vetado por problemas físicos o volante Marcelo Oliveira, em recuperação de fisgada na coxa direita, o lateral esquerdo Fernandinho, com dores na coxa esquerda, o meia Bruno Dybal, com incômodo muscular, e o meia-atacante Ronny, que torceu o tornozelo direito. O lateral esquerdo Juninho se recuperou de pubalgia, mas ficará no banco, já que o volante destro Wendel continuará improvisado na lateral esquerda.

A ideia é respeitar um rival direto pelo acesso para se aproximar da Série A. “Se o América-MG fizer o resultado em cima de nós, entra no G-4. É um adversário com o objetivo muito forte. Por outro lado, um resultado nosso amplia a vantagem para o quinto colocado, é o que queremos. Mas precisamos ser uma equipe coesa e bem determinado em campo para conseguirmos a nossa meta”, avisou Kleina.

O astral no América-MG mudou após duas vitórias consecutivas na Série B do Campeonato Brasileiro. O aproveitamento de 100% desde a chegada do técnico Silas e a boa fase do Coelho são apostas para o time entrar de vez na briga por um lugar no G4. O time mineiro, porém, terá um duro desafio neste sábado, enfrentando o Palmeiras, às 16h20, no Independência.

O duelo contra os paulistas é encarado como fundamental para as pretensões do América-MG. “Jogar contra o Palmeiras é sempre muito difícil, ainda mais que eles perderam para a gente (no turno). Temos que nos manter focados e trabalhar em busca de mais uma vitória”, afirma o armador Elvis, que ficou com a vaga de Rodriguinho, negociado pelo Coelho.

Com 33 pontos, nem mesmo uma vitória em cima do Palmeiras será suficiente para colocar o América-MG no G4, mas se triunfar, as primeiras colocações passam a ser algo mais concreto para o Coelho, que precisaria somar pontos na sequência da competição para sonhar com o acesso para elite do futebol brasileiro.

O técnico Silas pode contar com praticamente todo o elenco do América-MG à disposição. Se quiser, o comandante americano pode repetir a formação que venceu o Figueirense. A única ausência é o meia-atacante Nikão, mas o jogador já vem desfalcando o time mineiro nos últimos jogos.
Arte GE.Net

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA-MG X PALMEIRAS

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)

Data: 14 de setembro de 2013, sábado
Horário: 16h20 (de Brasília)

Árbitro: Cláudio Mercante Júnior (PE) 
Assistentes: Roberto José de Oliveira (PE) e Marcelino Castro de Nazaré (PE)

AMÉRICA-MG: Matheus; Leandro Silva, Jaílton, Vitor Hugo e Danilo; Andrei Girotto, Claudinei, Leandro Ferreira e Bady; Willians e Alessandro
Técnico: Silas

PALMEIRAS: Fernando Prass; Luis Felipe, Vilson, Henrique e Wendel; Márcio Araújo, Wesley, Mendieta (Serginho) e Valdivia; Leandro e Alan Kardec
Técnico: Gilson Kleina

Leia aqui a matéria completa → NOTICIÁRIO ❘ GAZETA ESPORTIVA NET

••

NOTICIÁRIO ❘ FOLHA ONLINE

• Kleina recua, e Palmeiras usará força máxima hoje

Uma das justificativas era que o Palmeiras disparou na Série B e já poderia administrar a vantagem obtida. O time lidera com 48 pontos, e a diferença para o América- MG, o primeiro time fora da zona de acesso no início da rodada é de 15 pontos.

Mas a avaliação interna é que a equipe deve manter o pé no acelerador e antecipar o máximo possível o acesso –assim teria tempo para planejar a temporada seguinte.

“Temos de atingir o acesso. Fizemos um grupo forte, as coisas estão indo bem. Vamos pensar no próximo ano somente com a garantia da Série A”, disse Kleina, ao justificar a mudança de planos.

Assim, os palmeirenses devem ver Valvidia como titular pela primeira vez após três jogos. Há chance também de Mendieta iniciar o duelo –ele e o chileno só foram titulares uma vez juntos.

A dúvida sobre Mendieta é que o paraguaio ficou fora dos dois últimos jogos, e o técnico considera que ele está sem ritmo. O meia Serginho é opção para começar.

Quem também volta ao time titular é o zagueiro Henrique, após defender a seleção brasileira em dois amistosos.

Leia aqui a matéria completa → NOTICIÁRIO ❘ FOLHA ONLINE

••

NOTICIÁRIO ❘ LANCENET

• Em alta, Alan Kardec tem no Verdão seu melhor início em clubes e espera ‘fazer muito mais’

Por Thiago Ferri

Artilheiro palmeirense na Série B, Alan Kardec vive grande momento com a camisa alviverde. E neste sábado, às 16h20, o centroavante vai com o Verdão ao Independência enfrentar o América-MG para fazer o time manter-se confortável na liderança da Série B, além de melhorar ainda mais os números do camisa 14 desde que ele chegou, em julho.

Em 14 jogos, foram nove gols – o melhor início do jogador em clubes. O Vasco, time pelo qual foi revelado, era aquele em que o seu começo tinha sido mais efetivo, com cinco gols, enquanto o Inter foi o pior, já que o centroavante realizou apenas duas partidas, e não conseguiu marcar.

Com também um vasto repertório, o jogador alviverde já fez gol de dentro da área, de fora da área, de cabeça, chutando forte, colocado, em jogada individual… e, para ele, o principal motivo para este início fulminante no Palmeiras é a sua maturidade.

– A experiência que tive nos lugares em que passei ajudou. Em muitos inícios eu era jovem, não tinha a maturidade de hoje, e a questão de confiança e oportunidade também. Aqui tive uma sequência muito boa, confiaram no meu trabalho também e me passaram confiança – declarou ao LANCE!Net o jogador de 24 anos.

Cada vez mais adaptado ao clube, Kardec evita falar em meta de gols, mas já começa a ameaçar a artilharia de Leandro no ano – o jogador marcou 13 vezes até agora na temporada, sendo sete destes na Série B.

Nos últimos três jogos em que o time fez gols, Kardec também deixou sua marca. O momento, que veio após o jogador ficar encostado no Benfica, em Portugal, foi classificado por ele como uma “surpresa agradável”.

Pelos outros três clubes, fez oito gols no Benfica (em 43 jogos), 13 no Santos (em 64) e 24 no Vasco (em 93 aparições). Com contrato até o meio do próximo ano, é boa a chance de que o Verdão se torne o time pelo qual Kardec marcou mais vezes em seus sete anos de carreira.

Em alta até com Edmundo, ex-jogador do Palmeiras e um exemplo para camisa 14 em campo, o atual centroavante alviverde espera conseguir desempenho ainda melhor nesta sequência de Série B.

– Vou trabalhar para fazer muito mais – avisou o goleador. Com o Verdão querendo se aproximar ainda mais do acesso à elite do futebol brasileiro, e com Alan Kardec voando, o América-MG deve se preocupar.

Veja como foi o início de Kardec em seus clubes:

Palmeiras: 14 partidas e nove gols


Vasco: 14 partidas e cinco gols marcados


Santos: 14 partidas e dois gols marcados


Benfica (POR): 14 partidas e um gol marcado


Internacional: Dois jogos e nenhum gol marcado

Bate-Bola:

Alan Kardec

Atacante do Palmeiras, em entrevista ao LANCE!Net

A fase é surpreendente após o período em baixa na Europa?


Trabalhei para isto. É uma surpresa agradável, mas me deram tempo para trabalhar, então consegui ter uma boa preparação física, técnica, e as coisas aconteceram porque deram confiança.

Os gols de vários jeitos mostram que você é um atacante completo?


Tento dentro das minhas características ajudar. Trabalhei por muito tempo com um treinador em Portugal (Jorge Jesus), que me ensinou bastante na parte tática, técnica e sei que evolui muito desde meu início pelo Vasco.



Já pensa de que forma quer fazer o seu próximo gol?

Acontece dentro da partida, não dá para imaginar como vai acontecer. Independente de como for, de cabeça, pênalti, bico, direita, falta, o importante é fazer gol.



Como analisa seu momento?


É um início bom, cheguei há pouco mais de dois meses e estou à vontade, bem. É uma coisa natural, os grandes ídolos são os que conquistam títulos e ficam na memória. Este é meu objetivo, trabalhar sério, e ter o máximo de conquistas com o Palmeiras. Se eu me dedicar, o reconhecimento é natural.

Leia aqui a matéria completa → NOTICIÁRIO ❘ LANCENET

••

BLOG DO ANTERO GRECO ❘ ESTADÃO ONLINE

• Elias força o terceiro amarelo. Será punido?

Dias atrás, Valdivia recebeu suspensão de dois jogos por ter admitido que forçou a barra para tomar terceiro cartão amarelo em jogo do Palmeiras. O tribunal esportivo entrou em ação, enquadrou o jogador em artigo tal e tal, ele foi julgado e condenado um tempo depois.

Cumpriu numa semana em que necessariamente estaria fora do time, a serviço da seleção do Chile. Ou seja, a pena foi aplicado tardiamente e quando não teve efeito prático. O tribunal parece ter jogado para o público, ou para a mídia, já que a questão foi levantada em programa de televisão. Em tempo: a dúvida jornalística era procedente, noves fora a polêmica…

Agora, Elias incorre no mesmo vacilo. O meia do Flamengo levou o terceiro amarelo, ontem, diante do Santos, e não enfrenta a Ponte Preta no final de semana. O jogador, na sinceridade, reconheceu em entrevista para uma emissora de rádio que catimbou para levar a advertência, e para tanto contou com a anuência do técnico Mano Menezes.

O pessoal do tribunal esportivo já disse que “vai estudar o material” e, se entender que houve ilícito, também incluirá Elias sei lá em que artigos do código disciplinar. Com a perspectiva de que possa sofrer punição idêntica à do Valdivia.

Os casos são iguais; portanto, se houver coerência dos juízes, o flamenguista também deve ser condenado. Mas, cá entre nós: isso é uma tremenda bobagem. Não se trata de recurso indecoroso e é tão velho quanto os cartões. Ou seja, tem pra mais de 40 anos, apareceu no Mundial de 1970 no México.

Milhares de atletas fazem o mesmo a cada temporada, em todo canto. Por que a punição, então? Por causa da sinceridade de admitir a artimanha? E no que isso fere a legislação? Ora, o tribunal tem de coibir a violência, a corrupção. E não perder tempo com pecadilhos menores.

Daí, é possível que Elias (como ocorreu com Valdivia) seja suspenso e leve o mesmo tipo de condenação de Fred, que lascou cotovelada num adversário, pegou gancho maior e teve redução para duas partidas. É justo isso?

Leia aqui a matéria completa → BLOG DO ANTERO GRECO ❘ ESTADÃO ONLINE

••

COLUNA DO JORGE NICOLA ❘ DIÁRIO DE S.PAULO

• Prejuízo…

O volante Wesley e o goleiro Bruno aproveitaram o fim do treino do Palmeiras, ontem, para apostar dinheiro em cobranças de pênalti.

• …compartilhado

Wesley perdeu a última batida e acabou tendo de desembolsar R$ 100. O curioso é que Bruno abriu mão da grana e mandou que o volante a repassasse para Palha, preparador de goleiros do Verdão.

••

COLUNA PAINEL FC ❘ FOLHA DE S.PAULO

Por Bernardo Itri

• Modelo vetado.

A diretoria do Palmeiras convocou uma reunião com a Adidas para tirar a limpo o lançamento de uma camisa do clube que seria preta e branca, cores do Corinthians.

• Mea-culpa.

Ao ser informado sobre o produto, o presidente Paulo Nobre interveio e pediu informações à parceira, que enviou uma camisa ao clube para mostrar que a peça é azul marinho e cinza. Sob pressão, a Adidas prometeu que não lançará nenhum produto com as cores do arquirrival.

••

COLUNA DE PRIMA ❘ LANCE!

Por Marcelo Damato

• Fantasma

O gerente-geral do Allianz Parque, estádio do Palmeiras a ser entregue em maio de 2014, deve vir ao Brasil na próxima semana. A WTorre oculta sua identidade e diz apenas que é alguém com experiência de gerência em arenas esportivas, da AEG, empresa que gere o estádio, e que haverá um evento para anunciá-lo.

••

OUTRAS NOTÍCIAS :

TV GLOBO – GLOBO ESPORTE → Há um ano no Palmeiras, Kleina quer manter boa fase
 
UOL ESPORTE → Silas vê Palmeiras garantido na Série A e crê em duas vagas em disputa
 
GLOBO ESPORTE COM → Perto de fazer um ano de Palmeiras, Gilson Kleina celebra boa fase
 
GAZETA ESPORTIVA NET → ‘Quase titular’, Serginho vive melhor momento de sua vida no Verdão
 
ESTADÃO ONLINE → Amizade entre Valdivia e Mendieta é a arma do Palmeiras contra o América-MG
 
••

4 respostas em “Verdão na Mídia 14-09-2013: ‘Engasgado’, Palmeiras tenta superar América-MG para ampliar vantagem ❘ Globo Esporte Com”

Afinal o Valdivia estava ou nao estava atrás do meio de campo, na hora do impedimento???

Quanto ao estádio, tranquilo. Só de não estar nas mãos dos que comandam o Palmeiras já é uma vitória.

Os comentários estão desativados.