Categorias
Verdão na Mídia

Verdão na Mídia 30-09-2013: Nobre quer sócio-torcedor com direito a voto na eleição presidencial ❘ Globo Esporte Com

NOTICIÁRIO ❘ GLOBO ESPORTE COM

• Nobre quer sócio-torcedor com direito a voto na eleição presidencial

Por Marcelo Hazan

Depois de muito trabalho nos bastidores, o Palmeiras conseguiu aprovar a mudança no estatuto do clube na eleição presidencial. Depois de várias votações internas, a alteração foi ratificada em Assembleia Geral de Sócios em junho deste ano. A partir do próximo pleito, em dezembro de 2014, o mandatário alviverde será eleito pelos associados e não mais pelo Conselho Deliberativo, como acontecia no antigo regime.

Apesar do avanço, o presidente Paulo Nobre trabalha por mais mudanças no sistema de votação no clube. Se depender do esforço do dirigente, os sócios-torcedores do programa Avanti também terão poder de voto na escolha do futuro mandatário alviverde.

– Antes, a eleição no Palmeiras acontecia apenas no Conselho Deliberativo, o que deixava o órgão viciado e acabava criando feudos lá dentro. Isso é prejudicial para a oxigenação da política do clube. Conseguimos aprovar uma mudança estatutária para que a próxima eleição seja semi-direta. Por quê? Porque quem vai votar é sócio do clube. Para democratização não parar na página dois, precisa necessariamente passar pelo voto do sócio-torcedor, porque ele você não cativa de maneira populista – explicou o dirigente.

Apesar da votação para presidente agora ocorrer entre os associados, o Conselho Deliberativo é quem vai determinar os candidatos. Para que uma chapa seja registrada – o próximo pleito não permitirá mais candidatos individuais para a presidência ou aos cargos de vice-presidentes –, ela precisará de uma aprovação de, pelo menos, 15% do Conselho.

– Tem um primeiro turno dentro do Conselho. Todas as chapas que atingirem 45 votos, salvo engano, vão ao segundo turno, quando o sócio do clube poderá votar. Digo semi-direta porque os feudos que existem no Conselho, em algumas eleições vão passar a existir dentro do clube social. Para democratização não parar na página dois, precisa necessariamente passar pelo voto do sócio-torcedor, porque ele você não cativa de maneira populista – disse Nobre.

– Dentro do clube social, você dá benefícios a alguns departamentos que tem mais votos e consegue, com prejuízo para o clube, ganhar prestigio político. A alguns meses da eleição, por exemplo, pode cortar pela metade a mensalidade do clube. Ficaria muito popular, mas a instituição perderia, ganharia apenas o político – completou.

Apontado como uma das grandes esperanças para a recuperação financeira do Palmeiras, o programa Avanti passou por reformulações em 2013. Na gestão de Paulo Nobre, o clube registra uma evolução no número de adeptos: de nove mil sócios-torcedores em janeiro para quase 30 mil, em agosto – a meta do Verdão é fechar o ano com 40 mil membros.

– Quando o socio-torcedor puder votar, não adianta fazer ingresso a R$ 1. Se o time não for bem, a pessoa pode ir ao estádio, mas não vai reeleger o presidente. Trabalhamos nessa reforma estatutária, que é fundamental. Maior problema do Palmeiras é a falta de processo.

Para poder colocar processos no clube, precisa passar por reforma estatutária, e essa reforma está abraçando sim voto do sócio-torcedor. Se não acontecer na próxima eleição, por questão de tempo, ocorrerá necessariamente na outra eleição – afirmou o presidente.

Leia aqui a matéria completa → NOTICIÁRIO ❘ GLOBO ESPORTE COM

••

NOTICIÁRIO ❘ FOLHA ONLINE

• De olho no centenário, Palmeiras prepara estreia nos cinemas

Por Rafael Valente

O encontro do Palmeiras com os cinemas será como uma típica reunião entre familiares italianos. Histórias para rir, momentos para rever e cornetar e a promessa de emoção até ao mais frio descendente da colônia.

Assim avaliam produtores de três dos seis filmes que terão como mote a história do clube em seu centenário.

A estratégia de entrar nas salas de cinemas já foi utilizada pelos rivais Corinthians, Santos e São Paulo, mas faltavam o Palmeiras investir.

Estão previstos o lançamento de cinco filmes até o aniversário, em 26 de agosto, e mais um após esta data.

LARGADA

O pontapé inicial foi dado na semana passada com a exibição de “Primeiro Tempo”, dirigido por Rogério Zagallo, no shopping Bourbon, área vizinha à sede do clube.

O documentário narra o último jogo oficial no Parque Antarctica, em 2010, antes do início da reforma da arena. Ídolos como Ademir da Guia, Oberdan, Marcos e Evair dão depoimentos sobre o estádio.

Já está em produção o “Segundo Tempo”, que irá mostrar a reforma e o primeiro jogo no local. O lançamento depende da arena, que deve ser inaugurada no início de 2014.

Esses filmes são da produtora Oka Comunicações e não terão exibição nos cinemas.

O próximo lançamento será de o “Santo Marcos”, da produtora Contém Conteúdo, agendado para chegar aos cinemas já agora em outubro. O filme inclui até a história do namoro entre o goleiro e o Corinthians, em 2005.

Outros três filmes com foco nas conquistas alviverdes estão em produção. A direção está a cargo da dupla Mauro Beting e Jaime Queiroz sob produção da Canal Azul.

O primeiro filme é “12 de Junho de 1993”, sobre o fim do tabu de 16 anos sem títulos. Talvez a grande surpresa para o torcedor será o ver como foi o reencontro entre os campeões paulistas naquele ano diante do Corinthians.

Este documentário ainda registrou fragmentos do Estadual de 1974, com cenas inéditas de Ademir da Guia e do técnico Oswaldo Brandão.

Para o aniversário de cem anos será lançado “O Campeão do Século”, filme que contará a história do Palmeiras desde a sua fundação.

Por fim, já para 2015, será lançado a “Conquista da América”, sobre o título da Libertadores de 1999.

Os filmes, segundo Ricardo Aidar, produtor-executivo da Canal Azul, “mostram o DNA do clube. É uma macarronada italiana. É a família que se reúne para ver o time, corneta, chora, xinga”.

RETORNO

O Palmeiras prevê retornos significativos, embora nem todos os longas estarão nos cinema. Mesma visão tem as produtoras “Até os filmes do Pelé tiveram pouca bilheteria. O torcedor gosta de itens para colecionar”, disse Aidar.

Leia aqui a matéria completa → NOTICIÁRIO ❘ FOLHA ONLINE

••

NOTICIÁRIO ❘ GAZETA ESPORTIVA NET

• Luis Felipe é vetado e Valdivia não treina na chuva, mas viaja

Por William Correia

O Palmeiras treinou sob chuva na manhã desta segunda-feira sem dois titulares, mas só um deles será desfalque diante do Oeste, nesta terça-feira, em São José do Rio Preto. Em tratamento de dores nas duas canelas, Luis Felipe não terá condições de entrar em campo, enquanto Valdivia, apesar de não ter aparecido no campo da Academia de Futebol, foi relacionado para viajar com a delegação à tarde.

O meia, que deve se apresentar à seleção chilena depois do jogo contra o ABC, no sábado, em Natal (RN), manteve seu cronograma especial de ser poupado até de treinamentos para evitar tantas lesões. O camisa 10, porém, deve ser titular nesta terça-feira até porque Mendieta cumprirá o último jogo da suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Já Luis Felipe foi substituído aos 25 minutos do primeiro tempo do 0 a 0 com o América-RN no sábado, no Pacaembu, e foram constatadas inflamações nas duas canelas. Em tratamento, o jogador voltará a ser substituído pelo volante Wendel, já habituado a atuar na lateeral direita.

Na escalação, outra provável novidade é Wesley. O volante acabou de cumprir o gancho imposto pelo STJD por agredir Fábio Sanches, do Paysandu, e deve ocupar a vaga que foi de Charles no fim de semana.

No último treinamento antes de embarcar para São José do Rio Preto, o elenco se limitou a fazer uma atividade de campo reduzido debaixo da forte chuva que caiu na capital paulista. Gilson Kleina abriu mão do tradicional exercício tático que comanda nas vésperas das partidas.

A provável escalação palmeirense contra o Oeste é: Fernando Prass; Wendel, Vilson, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Wesley e Valdivia; Leandro, Vinicius e Alan Kardec. Além de Mendieta, suspenso, seguem como desfalques o goleiro Bruno, o meia-atacante Ronny e o zagueiro Tiago Alves, vetados pelo departamento médico, assim como Luis Felipe.

A 13 rodadas do final da Série B do Brasileiro, o Palmeiras lidera a competição com dez pontos e um jogo a mais em relação à Chapecoense, segunda colocada, e a 16 pontos do Sport, clube que mais pontuou entre os que estão fora da zona de acesso.

Leia aqui a matéria completa → NOTICIÁRIO ❘ GAZETA ESPORTIVA NET

••

NOTICIÁRIO ❘ ESTADÃO ONLINE

• Brunoro garante que Valdivia não sai do Palmeiras

O Palmeiras recebeu uma sondagem do Flamengo sobre a situação do meia chileno Valdivia, mas descartou a possibilidade de negociar o jogador justo no momento em que o time iniciou a contagem regressiva para o acesso à Série A. “O Flamengo fez uma sondagem”, disse o diretor executivo José Carlos Brunoro. “Não avançou, dissemos que ele é importantíssimo para nós. Foi só isso. Não vai avançar.”

Valdivia evitou falar do assunto depois do empate sem gols como América-RN no Pacaembu quando questionado sobre o interesse do clube carioca. “Não quero falar em hipóteses”, disse.

O próprio jogador já disse que está feliz no Palmeiras e que este não é o momento de trocar de clube. Para a diretoria, Valdivia é peça-chave em 2014, ano do centenário – não passa pela cabeça dos dirigentes vender o jogador, ídolo da torcida.

Em bom momento e livre das lesões, Valdivia voltou a ser convocado pela seleção chilena. Ele vai desfalcar a equipe em três partidas (Figueirense, Guaratinguetá e Icasa) para defender o Chile nas rodadas finais das Eliminatórias para a Copa de 2014.

ANSIEDADE

Gilson Kleina admitiu que a “contagem regressiva” para o acesso pode atrapalhar o time nesta caminhada à Série A. O técnico disse após o empate de sábado que é necessário controlar essa pressão e não deixar que a ansiedade tome conta do grupo.

“Cada um administra isso de uma maneira diferente. Temos de tirar essa pressão para render mais. Será assim nessa reta final.”

O Palmeiras tem dez pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Chapecoense (56 a 46) e 16 a mais do que o quinto – , o Sport, primeiro time fora da zona de acesso. Amanhã, o time vai a Rio Preto enfrentar o Oeste e iniciará sua sequencia de seis jogos fora da Capital. Wesley, que cumpriu suspensão sábado, poderá voltar ao meio-campo.

Leia aqui a matéria completa → NOTICIÁRIO ❘ ESTADÃO ONLINE

••

NOTICIÁRIO ❘ GAZETA ESPORTIVA NET

• Gilson Kleina luta para evitar “contagem regressiva vinda de fora”

Um dos maiores desafios do técnico Gilson Kleina nesta reta final da Série B do Campeonato Brasileiro é evitar o clima de euforia no elenco. Ciente de que está em situação confortável na tabela, o treinador não quer que a expectativa pelo acesso antecipado contagie o grupo.

“Tenho certeza de que estamos preparados para a Série A, o que não podemos é desfocar. Muitas vezes, vem de fora uma contagem regressiva e isso poderia fazer o time se acomodar, mas tentamos evitar esta situação”, afirmou o treinador, em entrevista ao programa Mesa Redonda, da TV Gazeta.

O Palmeiras tem 56 pontos na segunda divisão, com dez a mais do que a vice-líder Chapecoense. A distância para o quinto colocado, Sport, demonstra ainda mais a tranquilidade do time, já que o Verdão tem vantagem de 16 pontos em relação aos pernambucanos, restando 13 rodadas para o término da competição.

Apesar de manter a cautela no caminho do Palmeiras de volta à elite, Gilson Kleina avalia que a base atual palmeirense teria condições de fazer uma boa campanha nesta edição da Série A, mas com alguns reforços.

“Com este elenco, que é merecedor, nós faríamos um campeonato equilibrado. Claro que, por ser Série A, teríamos de fazer alguns ajustes, pois é importante estar sempre atento ao mercado. Mas acho que estaríamos com grande campanha”, completou.

Leia aqui a matéria completa → NOTICIÁRIO ❘ GAZETA ESPORTIVA NET

••

NOTICIÁRIO ❘ LANCENET

• Palmeiras definirá ‘nova casa’ para iniciar maratona de viagens

Por Fabricio Crepaldi e Thiago Ferri

O Palmeiras divulgará nesta segunda onde mandará os jogos contra Figueirense e Guaratinguetá, nos dias 8 e 11 de outubro, por conta das perdas dos mandos de campo. E três são as cidades favoritas para receberem o Verdão: Londrina (PR), Campo Grande (MS) e Brasília (DF). Além delas, Uberlândia (MG) e Presidente Prudente (SP) têm chances, mas a tendência é que a escolha saia entre uma das três primeiras.

Apesar das dúvidas, duas coisas estão definidas: que a decisão sairá baseada na questão financeira, já que o clube analisará onde ganhará mais dinheiro, e que serão os dois jogos no mesmo lugar, o que é um pedido feito pelo técnico Gilson Kleina para poupar a delegação de mais uma longa viagem.

Até porque, a equipe começará nesta segunda uma sequência de deslocamentos desgastante e fora do normal, que fará com que o elenco viaje distâncias impressionantes em pouco tempo.

Leia aqui a matéria completa → NOTICIÁRIO ❘ LANCENET

••

NOTICIÁRIO ❘ UOL ESPORTE

• Palmeiras corta nutricionista, fotógrafo e cinegrafista de viagens para reduzir gastos

Por Mauricio Duarte

Desde que assumiu a presidência do Palmeiras, Paulo Nobre tem feito de tudo para reduzir gastos. A austeridade fiscal tornou-se marca registrada de sua gestão. Em diversos setores, incluindo o futebol, ele apertou o cinto. Agora, a delegação palmeirense também foi atingida pelas medidas econômicas da diretoria. Fotógrafo oficial, cinegrafista e nutricionista do time foram cortados dos jogos que o time realiza fora de São Paulo. A intenção é economizar nas viagens.

Segundo o UOL Esporte apurou, a economia com as diárias dos profissionais e custo de locomoção não chega a R$ 3 mil por viagem. Mesmo assim, a diretoria avalia que o saldo final pesa no bolso. A medida já está em vigor desde o jogo contra o América-MG, no último dia 14, no empate em 1 a 1 fora de casa.

Logo em seguida, o Palmeiras venceu o Avaí por 4 a 2, em Florianópolis, e os profissionais também não fizeram parte da delegação. Prova disso é que o site oficial do clube usou uma foto antiga para ilustrar o relato que publicou do jogo. Justamente por não ter levado o fotógrafo oficial.

A tendência é que a ordem de enxugar a delegação permaneça assim até o final da disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Dos 14 restantes para o término da competição, sete serão fora do estado de São Paulo. A diretoria ainda não determinou que mais profissionais sejam atingidos pela medida.

Vale lembrar que a CBF custeia 25 passagens e hospedagens como visitante para todos os times que disputam a Série B do Campeonato Brasileiro. Portanto, praticamente todos os jogadores e comissão entram nessa conta. Ou seja, os cortados foram os excedentes, cujo gasto sairia dos cofres do clube do Palestra Itália.

Entre as medidas mais rigorosas adotadas por Paulo Nobre para reduzir custos no Palmeiras estão a extinção do time de futsal e de equipes de esportes olímpicos, como o judô. Essas ações foram tomadas ainda no meio do ano. O time ainda procura um patrocinador máster para a camisa, para poder contar com uma margem de manobra financeira maior.

Leia aqui a matéria completa → NOTICIÁRIO ❘ UOL ESPORTE

••

BLOG DO ALEX MÜLLER

• Wesley fez falta!

Quem me acompanha sempre, viu recentemente um dos meus posts em que eu dizia que o time não sentiria falta do meia Wesley se ele fosse vendido para o Atlético/MG à época.

Mas baseado no que se diz, que o futebol é momento, naquele momento Wesley não estava jogando bem. O tempo passou, o jogador se encaixou no esquema, cresceu tecnicamente e hoje se tornou um dos principais atletas da equipe.

E a ausência dele na partida contra o América/RN nitidamente fez a diferença. Valdívia, além de não ter jogado bem, ficou sobrecarregado na função de criar as jogadas ofensivas e a falta da válvula de escape do time, no caso Wesley, dificultou demais a atuação do Palmeiras.

Outro ponto importante foram as péssimas atuações de Vinícius e Leandro. Sem nenhuma inspiração, com escolhas erradas nas jogadas, enfim, ficou difícil para bater o frágil América.

O técnico Gílson Kleina também não colaborou muito. Ao colocar Caio como centroavante e deslocar Alan Kardec para correr pelos lados, ele deixou o time perdido.

E mesmo não sendo nenhuma jóia, seria melhor colocar Ananias descansado para fazer correria pela ponta e manter Alan Kardec mais à frente, onde ele melhor rende.

Mas agora é só esperar para sabermos em qual rodada o Palmeiras subirá matematicamente para a Série A. Fato é que o acesso deverá ser fora do Pacaembu, já que com mais 11 ou 12 pontos é bem possível que a equipe já consiga os pontos necessários para subir e com a punição de duas partidas de perda de mando, o time disputará as próximas seis rodadas fora de casa, ou seja, 18 pontos.

E pela média que o Palmeiras vem tendo dentro da competição, o time só irá festejar o retorno à primeira divisão no Pacaembu se tropeçar em alguns jogos, coisa que eu não acredito que vá acontecer.

Nesta terça-feira, 21h50, o Palmeiras pega o Oeste em São José do Rio Preto, e os três pontos nesta partida são bem possíveis de serem somados. Para quem quiser acompanhar minha narração deste jogo basta sintonizar na BandNews FM 96,9 ou Bradesco Esportes FM 94.1. Quem não morar em São Paulo há a possibilidade de ouvir pela internet ou pelo aplicativo Band Rádios no smartphone.

Conto com o carinho da audiência de todos vocês.

Leia aqui a matéria completa → BLOG DO ALEX MÜLLER

••

OUTRAS NOTÍCIAS :

ESPN BRASIL → Márcio Araújo entra para lista de atletas com mais jogos pelo Palmeiras e deve passar Arce, Alex e Evair

UOL ESPORTE → Dono de marca histórica no Palmeiras, M.Araújo diz que peca por falta de marketing

FOLHA ONLINE → Para Márcio Araújo, Palmeiras não terá queda de rendimento fora de São Paulo

LANCENET → Valdivia não treina com o time, mas será relacionado; Luis Felipe está fora

GLOBO ESPORTE COM → Valdivia não participa de treino na chuva, mas viaja; Luis Felipe é vetado

UOL ESPORTE → Palmeiras treina na chuva sem a presença de Valdivia

TERRA → Poupado de treino, Valdivia encara o Oeste; lateral desfalca Palmaieras

ESPN BRASIL → Valdivia não treina na chuva, mas viaja com o Palmeiras para pegar o Oeste

ESTADÃO ONLINE → Com dores, Luis Felipe é vetado e desfalca Palmeiras

••

10 respostas em “Verdão na Mídia 30-09-2013: Nobre quer sócio-torcedor com direito a voto na eleição presidencial ❘ Globo Esporte Com”

Pois é Maurizio, pensei o mesmo. E tem mais, a Adidas vai lançar a do centenário, a tal verde e amarelo…. tanto que a Adidas liberou uma foto hoje.

M.Araújo entrará na lista dos 50 jogadores que mais vestiram a camisa Alviverde. Tal proeza será alcançada no jogo contra o Oeste (Itápolis-SP) nesta terça-feira. Um jogador que vem sendo titular independente do treinador de plantão, mais pelo seu vigor físico e vontade do que pela técnica. A dupla M.Araújo e Wesley vem dando conta do recado, assim como era na década de 90 Amaral e Flávio Conceição. Se partir do principio que o time precisa de um carregador de piano, esse é M.Araújo, que joga pelo time. ###S##E##P### Acho que devo estar com febre, elogiei nosso maratonista. Que situação… San Genaro ajuda ai vai!!

Mais uma materiazinha safada do tal UOL (Folha DO São Paulo).

A notícia do corte da nutricionista já tem umas 3-4 semanas.

Como é que ainda tem palmeirense otário lendo esse portal.

E na mídia palestrina, nas uniformizadas ou entre nós torcedores n~åo tem ninguém para cobrar desses safados que escrevem notícia requentada.

Gostaria de ver jogando no lugar do L. Felipe, o Serginho, atuando como uma ala ofensivo, partindo pra cima, contra o América no sábado passado teria feito esta alteração no jogo. Mas o técnico e o GK, a mudança todos já sabem. Vamos de Wendel.

O Verdão como determinado pelo STJD, jogará dois mandos fora. 08/10 contra o Figueirense e 11/10 contra o Guara. No dia 05/10 vem para o Nordeste enfrentar o ABC de Natal(RN). Seria muito legal e oportuno, continuar pelo Nordeste, FOR tem dois campos maravilhosos, um grande lance com a torcida local. Tinha + de 46 mil torcedores no dia 31/08 – Ceará x PALESTRA!!!

Apenas voto não é nada se o sócio torcedor tiver que votar nas mesmas porcarias de antes, tanto pela falta de opções como pelo filtro do conselho. O cenário só muda se o sócio torcedor puder participar da política (se candidatar e votar) e não houver filtro, assim poderia oxigenar o cenário político e não depender dos vampiros de sempre. Mas isso não terão coragem de fazer ou sequer citar nessas matérias encomendadas.

Ver se eu entendi direito, a reforma estatutária só poderá votar nos candidatos e NÃO SE CANDIDATAR E PARTICIPAR DA VIDA POLÍTICA DO CLUBE???? Será que vamos SÓ APENAS VOTAR no mesmos de sempre e não poder entrar na vida política que nós sempre lutamos???? Isso NÃO é uma democracia plena, na verdade é uma meia-sola. Essa reforma do estatuto parece que vai ser uma negação, é tudo que o mustafá quer, ele (mustafá) simplesmente não que perder o poder de jeito nenhum e os progressistas tem que impedir essas emendas que na verdade só prejudicam o clube. Queremos uma reforma estatutária que possa participar da vida política do clube e oxigenar o canário político e não apenas votar que é muito pouco. QUEREMOS PARTICIPAR DA VIDA POLÍTICA TAMBÉM E JÁ!!!!

Os comentários estão desativados.