Categorias
Arenas

Arenas – Allianz Parque e o Meio Ambiente

Por Claudio Baptista Jr.

A notícia do link abaixo está no site da Allianz Parque e refere-se as instalações e processos voltadas ao meio ambiente que estarão presentes no estádio e que foram apresentadas na Conferência Internacional do Greenbuilding Brasil.

http://www.allianzparque.com.br/blog/2013/08/wtorre-engenharia-apresenta-caso-do-allianz-parque-na-conferencia-internacional-do-greenbuilding-brasil/

Como já mencionado pela WTorre, pretende-se que o estádio obtenha a certificação LEED de construções voltadas ao meio ambiente.

E aqui no 3VV, como vocês podem rever nos links ao final do texto, sempre tocamos no assunto, pois consideramos importante sob vários aspectos. Além do respeito ao meio ambiente propriamente dito, entram aí o controle de custos, oportunidades de receita e marketing que podem ser envolvidos a fim de trazer a conotação de um estádio “verde”.

Acontece que ainda não sabemos ao certo qual será o grau (selo) da certificação que se pretende obter (platinium, ouro ou prata) sendo que cada é obtido em função do nível de instalações e controles voltados ao meio ambiente assim como todo o gerenciamento e planos de melhorias contínuas envolvendo aumento de metas e investimentos.

Esperamos que o meio ambiente seja um dos focos dos gestores da Allianz Parque e não para na obtenção do certificado em seus menores graus de exigência.

E vocês, também pensam assim? Possuem ideias voltadas ao meio ambiente que possam agregar valor ao projeto?

Não deixem de abrir os links abaixo para lerem o que o 3VV já tentou colaborar a respeito destas questões.

http://3vv.com.br/2011/05/arenas-construcao-e-operacao-ambiental/

http://3vv.com.br/2012/08/arenas-sustentabilidade-ambiental-desafio-construcoes/

http://3vv.com.br/2012/03/arenas-outro-estadio-verde/

http://www.3vv.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=4751:arenas-certificações-iso&Itemid=22

http://3vv.com.br/2012/08/arenas-um-icone-para-a-cidade-de-sao-paulo/

Abraço,

Claudio.

 

8 respostas em “Arenas – Allianz Parque e o Meio Ambiente”

Boa tarde a todos, os certificados que são vinculados as diversas obras , qualificam os esforços do empreendedor, em vários aspectos, principalmente na retomada de parâmetros que visam proteger os ocupantes , visitantes e todo o meio ambiente, que esta sendo impactado , pelo projeto , pela proposta , mantendo -se visível todos os pontos que compõe as alterações no meio ao qual esta inserido , oferecendo soluções , viabilizando alternativas, além de buscar de toda a coletividade, o interesse em manter itens e observações compatíveis ao ambiente social e cultural , sem trazer entraves burocráticos , que sempre causam polemicas e celeumas sem finalidades!

Claudio, você saberia dizer algo sobre a politica da Allianz Parque a respeito da Água de Reúso? Pode ser usada para lavagem de calçadas, vias, veículos, e em uma classe de melhor qualidade, até para irrigação.

Boa tarde Alvaro, como vai ?
Pedindo desculpas antecipadas ao meu chara, posso garantir que haverá instalações que visam abrigar , a agua das descargas pluviais em reservatórios propícios, para o uso determinado em pontos relembrados por você, sendo que teremos avaliações inclusive de instalações de placas fotovoltaicas para produzir energia , a ser utilizada em diversos pontos do clube e do empreendimento.

Eu acho que o selo é muito mais uma ferramenta de marketing (no bom sentido) do que para redução de gastos. Com raras exceções, os chamados projetos sustentáveis são mais caros que os convencionais, daí eles ainda não serem tão comuns.

Odair, parece que ainda não houveram avanços nessa tentativa de renegociação do Palmeiras junto a WTorre.
Abraço.

Queria ter noticia sobre a divisão dos acentos do estádio.. pra mim a WT tinha que ter o direito de vender nenhum, ou se vender, dar direito a um socio avante poder conprar antecipadamente

Cara também queria noticias sobre as cadeiras. A WTORRE ta querendo passar a perna no Palmeiras isso está preocupante. PQP esse contrato mal feito…deveria esta mais amarrado….
A gente não pode ficar com poucas cadeiras….35 mil eu acho que é pouco.
Nos temos o Avanti que ja está em 32 mil. Nada contra quem está comprando a cadeira mas mesmo assim tem que pagar valor cheio….não da

Os comentários estão desativados.