Categorias
Drops

Drops 16-10-2013: sobre nossa torcida nacional

Redação 3VV

Nosso amigo no twitter mt1897@mt1897 5h

nos pergunta:

@3VV o que vocês pensam sobre essa pesquisa “Torcida do Grêmio é a mais fanática do Brasil, aponta estudo” http://www.goal.com/br/news/3599/futebol-nacional/2013/10/16/4338015/torcida-do-gr%C3%AAmio-%C3%A9-a-mais-fan%C3%A1tica-do-brasil-aponta-estudo …

***

Fomos analisar a pesquisa. É antiga. Tem mais de um ano (março de 2012). No site da Pluri Consultoria é possível baixar o estudo em pdf (clique aqui e baixe o arquivo simplificado).

A pesquisa perguntou a mais de 10 mil entrevistados pelo Brasil como eles se enxergavam em relação ao time do coração, dando a opção de se classificar dentro de quatro opções:

FANÁTICO, TORCEDOR, SIMPATIZANTE ou INDIFERENTE,

***

No relatório você encontra algumas conclusões da Pluri Consultoria e sua pesquisa:

– Do total dos torcedores brasileiros, cerca de 12% se definem como fanáticos, 53% se enxergam como “Torcedores”, 17% se classificam como “Simpatizantes” e 18% como “Indiferentes”.

– O Grêmio é o clube com o maior percentual de torcedores que responderam à pesquisa se identificando como Fanáticos, com  22,48% do total de torcedores.

– O Palmeiras aparece em 10o lugar (12%) mas é o 4o considerando o número de torcedores fanáticos em valores absolutos. Flamengo, Corinthians e Grêmio aparecem na frente do Verdão.

***

A pesquisa completa – acesse clicando aqui – parece ter muita coisa interessante. Mas é difícil avaliar o grau de fanatismo dos torcedores perguntando a eles como eles se definem.

De qualquer forma há um dado interessante na pesquisa completa. O Palmeiras – depois de Flamengo e Vasco – é o time que tem mais torcida fora do Estado de São Paulo que dentro (clique aqui e leia a pesquisa na página 8, item 5).

Ou seja, o Palmeiras tem mais da metade de sua torcida fora do estado de São Paulo. E isso tem um impacto sabe onde? No sócio torcedor… já dissemos aqui há muito tempo e vamos repetir. O torcedor palmeirense é NACIONAL. É importante o sócio torcedor ter desconto de ingresso? é! Mas o potencial de torcedores fora do estado, que não vão no estádio mas querem estar perto do Palmeiras, é imenso e precisa de atenção. Precisa se sentir “pertencendo” à torcida.

***

Aí vale um toque para a diretoria palmeirense: vale a pena ter mais que uma estratégia de marketing. Vale a pena não discriminar o torcedor. O palmeirense – como vimos na 3a feira em Juazeiro – está em vários lugares desse Brasil. E não é porque ele não vai aos jogos do Palmeiras – pela distância – que ele é menos torcedor.

Mais uma vez essa torcida nos impressiona. Não só pelo seu tamanho. Não só pela sua paixão e fanatismo (e sabemos disso bem antes da pesquisa). Mas por estar em todos os lugares desse grande Brasil.

E prá encerrar veja a matéria de www.paixaopalmeirense.com.br  com torcedores em Juazeiro escoltando o time palmeirense. A foto lá em cima é de Marcelo Hazan.

Saudações Alviverdes!

36 respostas em “Drops 16-10-2013: sobre nossa torcida nacional”

Sou de Fortaleza e a quantidade de tiozinhos na com a blusa do palmeiras aqui é incrível. Muita gente mesmo. Creio que depois dos times locais, o Palmeiras tem a maior torcida na capital cearense.

Sou de Santa Catarina e quando o Palmeiras vem para cá, faço o possível para assisitir ao estádio. Já fui em Florianópolis 4 vezzes e uma vez em Joinville. Se o Palmeiras montasse uma loja com artigos oficiais na porta do estádio (lado visitantes) faturaria um montão.

Logo vou aderir ao Avanti, o mais baratinho, pois como não moro próximo a Rua Turiassu (sonho) não me vejo no perfil das outras adesões do programa de sócio-torcedor e mesmo assim estou ajudando o clube que amo (além das camisas oficiais e produtos licenciados diversos).

Acho que o maior problema do SÓCIO-TORCEDOR do Palmeiras é a total falta de crédito que os dirigentes do nosso tem com a torcida… Eu não me importaria de CONTRIBUIR com 10 reais mensais , sem nenhuma vantagem posterior, se nossos dirigentes fossem valentes contra as televisões e seus comentaristas torcedores, contra os jornais que ridicularizam nosso clube, contra as federações , contra nossos rivais, contra o STJD…. como convencer o torcedor apaixonar a dar 1 real para manter um clube que tem dirigentes ridiculos e covardes ?? Monta um time pra ganhar todos os campeonatos do ano, passa a ser dirigido por palmeirenses com sangue na veia, respeita a torcida e não a tem como inimiga ou a responsavel pelas derrotas…. Enquanto a mediocridade imperar na nossa direção, nem com plano de ingresso gratuito e desconto de 50 % em compra de camisas eu vou aderir a algum plano… não quero lucro com o Palmeiras, quero ter alegria com suas conquistas…

Uma maneira de prestigiar o torcedor de outras cidades e outros estados é a conscientização do clube como um todo em relação à imagem a ser preservada.
Quando o time do Palmeiras for a uma cidade como Juazeiro do Norte, por exemplo, deve tratar o torcedor dessa região com mais respeito.
E a melhor forma de respeitar é apresentar um futebol digno das tradições do Palmeiras e não essa palhaçada que fizeram em campo.
Não venham com a desculpa dos desfalques, pois o elenco que foi ao Ceará tinha condição plena de apresentar um futebol de muito mais qualidade e vontade.
O futebol deve ser integrado ao “Marketing”, ao Planejamento, ao financeiro, pois seu desempenho pífio influência em todos esses setores do clube.
Atrapalha a conquista dos torcedores do futuro, atrapalha os projetos de “marketing” do presente e atrapalha a arrecadação de bilheteria dos próximos jogos.
Presidente, diretores, comissão técnica e jogadores precisam e devem ter maior noção do que significa o Palmeiras em campo.

morro em manaus e vejo mais palmerense nas ruas do que torcedores de outros clubes Paulistas.
e pensei várias vezes em virar sócio torcedor mas como estar não há possibilidade, pois pra essa diretoria sócio torcedor é sinônimo de torcedor de estádio, mas penso que seria o torcedor que quer participar com o clube, e não da área social dele.
outro ponto negativo é o fato que quero ajudar o clube a formar um bom plantel, e não a pagar dívidas passadas.
por isso não basta mudar o plano tem que mudar a mentalidade desses dirigentes.

Essa idéia de elitizar a arquibancada é idiota, pois é anticapitalista e desrespeitosa com o torcedor. Sem contar que para o time e a marca, é muito melhor um estádio com 45 mil pessoas e renda de X, que um estádio com 10 mil pessoas e renda X. O importante é manter o estádio lotado, e não querer ganhar tudo de uma vez. Estádio lotado traz mídia, torcida, patrocínio e empolga qualquer elenco. Vide Cruzeiro e Grêmio. Curiosamente são os times que mais se beneficiaram de seus novos estádios. Existe um meio termo, que junte quem pode pagar mais, quem pode pagar um pouco e quem não podem pagar muito. Aliás.. existem 45 mil meio termos. Nos EUA as cadeiras são vendidas quase unitariamente.. com variações de valor relativas ao nível de visibilidade, acesso a banheiros, restaurante.. e por aí vai..

Estive no Amazonas e em sua capital Manaus, fui pescar no rio Amazonas em um barco com trinta tripulantes,
5 tripulantes eram palmeirenses e em Manaus estava cheio de pessoas nas ruas com a camisa do Palmeiras.

Qual a novidade da materia? Nenhuma. Quem é do interior ou de outro estado ja sabe disso ha MUITO tempo. Provavelmente a nossa diretoria( principalmente o mkt) não saiba. E eu tb como socio do AVANTI (ja fui de outros programas tb) quero ver o meu PALMEIRAS disputando titulos. O AVANTI deveria ter um segmento voltado para esse torcedor. Ja disse n vezes… o nosso potencial é para 100mil socios em um ano e 200 mil em dois anos.Basta ter profissionais COMPETENTES para gerenciar o AVANTI. Mas…..

Eu moro em Sergipe e sou sócio torcedor. Mas me sinto totalmente desvalorizado já que não existe um único plano de sócio voltado para os torcedores que moram fora do estado de SP.
Saudações Alviverdes.

Eu moro aqui em escorrega-la vai um, E ja percebemos qual é a da diretoria—-O plano da diretoria e w.torre, é elitizar e separar o joio do trigo com a nossa torcida !!! Um ingresso pra conhecero ALLIANS PARQUE, vai custar em torno de 250 a 300 reais fora outros gastos!!! E`assim que MUSTANOBRE e seus MUIQUINHOS tratam nossa torcida !!!!

Cantei a bola que o Palmeiras não soube utilizar as punições de perda de mando com “tour” pelo país, das vezes que viajei seja pro sul, seja pro nordeste sempre encontrei muitos palmeirenses e sempre com aquele ar de “preciso de mais Palmeiras”. Esta ai o resultado de público em Londrina que serve de bom exemplo. Agora esse marketing que em 10 meses ainda não conseguiu um patrocinador sequer pontual… SEI NÃO.

A desculpa do patrocínio principal, seja pontual ou definitivo se sustenta na tese de não desvalorizar a camisa esse ano com valores baixos para não comprometer o próximo ano, centenário do clube (teoricamente, o ano mais importante e atrativo de nossa gloriosa história). Essa teoria esta a dois meses de se comprovar ou não, ou fechamos um super contrato nesse final de ano ou toda essa tese vai por água abaixo, já que poderíamos ter arrecadado alguns valores pontuais em alguns jogos. É esperar pra ver, continuo defendendo a diretoria nesse quesito, do contrário, sumam com essa empresa de marketing do nosso clube!

Sou sócio AVANTI mesmo morando aqui no distante MARANHÃO. Eu, por minha conta, já consegui que mais 4 amigos também se tornassem sócios. Vou apenas duas ou tres vezes a São Paulo anualmente. É preciso mais atenção conosco que moramos em outros estados.

Eu moro em Uberlândia – MG e adoraria que tivesse um plano de sócio torcedor que desse descontos em produtos oficiais, pra mim não faz sentido me associar sendo que o único benefício é o ingresso.

O que vcs acham que a diretoria poderia fazer para trazer esses torcedores para o Avanti??

-FAZER PRÉ TEMPORADA FORA DO ESTADO DE SP?
-MANDAR ALGUNS JOGOS FORA DO ESTADO DE SP?
-AUMENTAR O CLUBE DE VANTAGENS PARA QUE ATINJA O PUBLICO FORA DO ESTADO SP??
-CRIAR SUB SEDES EM OUTRAS CIDADES?(CASAS PALMEIRAS, ESCOLINHAS DE FUTEBOL. ETC??)

E AE GALERA DEEM SUA OPINIÃO, ESSA DIRETORIA ESTÁ ANTENADA NA MÍDIA PALESTRINA, ENTÃO EXPRESSE SUAS IDEIAS, SE ELAS FOREM BOAS SERÃO REPERCUTIDAS DENTRO DO VERDÃO.

Olá Denis. Sinceramente , não parecem estar antenados. Ou então a coisa anda muito devagar. Repito, principalmente para quem é de longe da capital. Não vejo sentido em dar desconto pra cerveja, ao invés de atrair mais consumidores para produtos oficiais, só pra citar um exemplo ( e olha que eu gosto de cerveja,rs.).

Sou paranaense e moro atualmente em Rondonia, aqui tem muito palmeirense muito mesmo queria ser socio torcedor, só que não temos vantagem nunhuma por estar longe dos jogos do Verdão, o Avanti deveria ter vantagens como acumular pontos no pagamento da mensalidade e compra de produto oficial nas lojas do Palmeiras como o “multiplus”, trocando esses pontos por ingressos ou por produtos do proprio time.

Oi Ricardo, essa questão de camisas merecia um estudo aprofundado realmente. Por todos os cantos em que viajo é incrível a quantidade de camisas do Palmeiras pelas ruas, muito mais que de qualquer time, inclusive aqueles dois de maiores torcidas. É certo que isso não indica a quantidade de torcedores, mas é um fator incontestável que demonstra o quanto o Palmeirense sente orgulho em vestir seu uniforme, mesmo com toda ingerência daqueles velhos gagas que sugam todo o dinheiro do futebol preocupados apenas com o “clube social”. Ótima quinta a todos.

Pois é.. se a torcida do Santos cresceu com Robinho e Neymar, imagine a do Palmeiras quando o time voltar a uma fase boa e apresentar um futebol bonito?

Eu viajo muito pelo Brasil, e sempre vejo Palmeirenses pra onde quer que eu vá. Vejo mais Palmeirenses que corinthianos, são paulinos e santistas.

Mas esse spalmeirenses que vemos com camisa são os fanáticos. Eles são pouco perto da imensa quantidade de torcedores que torce de longe.. ou que perdeu o contato com o time devido aos péssimos últimos anos.

A diretoria tinha que investir pesado nessa idéia de Palmeiras em todo o país. Na idéia de sócio torcedor que contemple esse tipo de torcedor (com direito a voto). E tentar de qualquer maneira montar elencos decentes com figurões. Isso atrai dinheiro, investimento, patrocínio, torcedor, audiência……

o palmeiras já tem programa de sócio torcedor pra quem não vai aos jogos. o plano bronze custa 9,90 (nove e noventa) e dá uma série de benefícios e descontos. ainda não entendo pq o clube não divulga isso intensamente! eu fiz o plano bronze assim que foi lançado….

Sim, o desconto é para todos as empresas do Movimento por um Futebol Melhor, consequentemente, o Rio tá cheio de empresa que dá desconto.
Além dos parceiros do plano do Palmeiras, que são de vendas pela internet.

Olha, conheço muito palmeirense que após o rebaixamento e a draga que estamos há 12/13 anos, de fato , virou simpatizante ou não liga mais – alguns eram fanáticos. Simplesmente estão em stand.

Para mim, estas pesquisas são completamente furadas (e direcionadas). Aqui em Londrina, no Paraná, eu garanto que tem mais Palmeirense do que qualquer torcedor de outro time. Isso se repete na região, em cidades próximas. Se você for a Bombinhas, ou Florianópolis, ou Camboriú, em Santa Catarina, não vai encontrar torcida maior que a nossa. Tem camisa nossa pra todo lado. Tem camisa de outros clubes também mas, com certeza, em menor número. Minha última viagem de férias em Fortaleza, adivinhe: Cheio de Palmeirenses. No check-In do hotel os três funcionários, dois caras e uma garota, eram Palmeirenses. Nem ligo mais para estas pesquisas pois sei que o Palmeirense não é torcedor de ocasião. É torcedor com história. É de família. Essa foto publicada no post diz muito.

Qual vocábulo feio foi barrado pelo filtro da moderação no meu post anterior? “Série B”? Ou seria “diretoria”?

Verdi bom dia. Não estamos encontrando nenhum comentário seu parado no filtro. Por favor verifique se ele já saiu da moderação.
Obrigado.

Bom dia. Hoje já saiu, mas ontem, o primeiro comentário foi bloqueado, mas o segundo não, e ficou assim até eu sair do site. Também achei estranho, mas tudo certo. Abraço.

Se eu, como tantos outros, no interior de SP me sinto “menos palmeirense” para esta diretoria, imagine os palmeirenses que moram no Norte, Nordeste e por todos os cantos deste país.
Não precisamos de muito não! Algum desconto em produtos oficiais, sorteios ou algum souvenir do clube após “x” meses consecutivos sem atraso na mensalidade, desconto no PPW (se o torcedor que pode ir ao estádio tem desconto, pq não dar desconto de alguma forma ao torcedor que paga quase 70,00/mês para assistir uma medonha série B?).
O que mais irrita, é que se abrirmos um tópico com uma lista de possibilidades de marketing neste sentido aqui no 3VV, ela não teria fim. Mas quem é pago e trabalha só nisso, não alavanca novidades e atrativos.
Acorda diretoria!!!

Infelizmente, parece que nossa diretoria de marketing nem lê o que a torcida escreve, Já cansei de escrever e ler muitas, e ótimas, sugestões sugestões sobre como melhorar o AVANTI, mas tem hora em que penso que o Palmeiras não quer estas melhoras.

Os comentários estão desativados.