PÁTRIA AMADA PALMEIRAS

Por Danilo Cersosimo

Vem aí a nova terceira camisa do Palmeiras, dessa vez amarela, em alusão à histórica ocasião em que o Palmeiras representou inteiramente a Seleção Brasileira, do roupeiro ao ponta esquerda, quando da inauguração do Mineirão em 1965. O Palmeiras/Brasil bateu o selecionado uruguaio por 3×0.

Particularmente, gostei muito da camisa.

Entendo aqueles que não gostam de ir contra as cores tradicionais do clube. Por muito tempo, fui um desses. Tanto no Brasil, quanto na Europa, já cansamos de ver aberrações nesse sentido. Porém, já que é uma tendência que parece estar se incorporando ao nosso futebol, que seja bonita e bem feita e, nesse sentido, gostei muito desse novo uniforme.

A primeira versão (ainda em 2007) da camisa verde-limão com calção verde escuro também ficou legal. A camisa azul com a cruz de savóia ficou bonita, mas sugeria que o Palmeiras jogara muitas vezes de azul (o que parece não ser o caso, embora haja controvérsias entre os historiadores). As demais camisas que a Adidas lançou, não me agradaram – houve até uma cinza (oops!), ainda em 2006. Outro ponto positivo para esta nova camisa amarela: deve resgatar o desejo do torcedor em ter o terceiro uniforme, apesar do preço salgado de R$ 250,00.

Essa camisa amarela pode desempenhar outro papel: além de resgatar um feito histórico relevante, coloca o Palmeiras em pauta na mídia (no exterior e em sites especializados já fala-se do lançamento) e mexe com a torcida. Além disso, o novo terceiro uniforme poderá dialogar com os sentimentos de grandeza, união e brasilidade do torcedor palmeirense. “Pátria Amada Palmeiras”, escrito abaixo do nosso escudo numa camisa que simboliza o futebol e o povo brasileiro. Eu penso que faz todo o sentido!

Essa camisa pode desempenhar o papel de explicitar o que o Palmeiras de fato é: uma nação de apaixonados brasileiros, das mais variadas origens, cores e credos, de todos os cantos desse Brasilzão, que amam o Palmeiras. Nossa origem, que tanto nos orgulha, jamais será esquecida – e nem deveria – mas há tempos deixamos de ser um clube de colônia (ainda que alguns ainda nos vejam assim).

Obviamente, o exposto acima é apenas minha maneira de olhar para esta camisa. Claramente, a prioridade da Adidas é outra e almeja – com toda razão – potencializar suas vendas em ano de Copa do Mundo no Brasil, ganhando uma parte do mercado da sua concorrente, afinal, um palmeirense que fosse comprar uma amarelinha do Brasil agora vai comprar uma amarelinha do Palmeiras.

A conjuntura de momento foi bastante propícia para tal iniciativa e, ao que parece, se antecipou à Nike, que planejava fazer algo parecido com os clubes que patrocina no Brasil (ao menos é o que comenta-se, não tenho informações concretas sobre isso).

Sempre lembrando que, o que importa mesmo, é quem vai vestir a camisa… espero sinceramente que ela seja eternizada com grandes vitórias e com TÍTULOS, que é o que o palmeirense – de todo o Brasil – quer.

E o leitor do 3VV, o que achou dessa amarelinha? O clube deveria usar mais vezes cores que de alguma maneira remetem ao passado, como o vermelho em alusão ao Palestra Italia, o azul em alusão à Italia e agora o amarelo em referência ao Brasil?

***

Para saber mais sobre o feito palmeirense, recomendo a leitura deste material [clique aqui e veja o material] elaborado pela “Academia do Palestra” em 2005, quando dos 40 anos da inauguração do Mineirão. Talvez seja um dos artigos mais detalhados sobre o tema, que contextualiza e explica os motivos que levaram à convocação do Palmeiras para tal partida. Espero que gostem. Leiam e divulguem!

13 respostas em “PÁTRIA AMADA PALMEIRAS”

Mais do que feliz com a camisa e ver uma entidade palestrina como Danilo Cersosimo escrevendo no 3VV. O cara é uma lenda.

A camisa ficou show, grande sacada e espero que tire 15 milhões de camisas da Nike no ano da Copa.

Simplesmente Sensacional a ideia! Adorei, sou desses que tambem gosto de novidades nas camisas do Palmeiras, gosto de modernidade. Tanto que só compro as camisas diferentes
tenho a primeira verde limão e a ultima, tenho a azul que considero a mais bonita, os outros torcedores ficam babando kkkkk. tenho a de rugby e a de listras. e farei o possivel para ter a amarela, pois seria fantastico assistir a copa na camisa do meu time kkkk
espetacular e chupa nike e cú ritia

Sacada genial, vou comprar essa e não uma da nike da seleção (coisa que também nunca tive, então não será agora que vou ter).

A idéia é genial. Se eu fosse diretor da Nike mandava fazer um modelo parecido pra todos os clubes nike também. Agora.. se só o Palmeiras fizer, vamos aguardar a reação da ala clubista da imprensa..

Camisa bonita e bem sacada. Retrata melhor o Palmeiras contemporaneo: um clube brasileiro com uma origem italiana lá longe, que deve ser só um retrato na parede. Sou totalmente favoravel aos terceiros uniformes, mesmo que dissociados da história do clube.

Não com grande destaque, mas o amarelo é uma cor presente em alguns (dos muitos) escudos que o Palmeiras usou ao longo da história. Que eu me lembro, tem amarelo no escudo do Palestra Itália e Palestra de S. Paulo.

Gostei da idéia da Adidas. Uma sacada muito boa. Eu sou um dos que geralmente não compra camisa do Brasil e compraria para o ano de Copa, digo compraria pq agora comprarei a amarelinha do Palmeiras. Gosto dessa idéia do terceiro uniforme numa cor que não seja o branco ou o verde mas que de alguma forma tenha ligação com o Palmeiras.

eu gostei da camisa, o meia esquerda tb, 3 vivas para o cartão de crédito….., independente da nossa história, é bom saber a dos outros, a camisa AZUL do curintia é pq eles representaram o Brasil em um jogo contra o Arsenal e perderam de 2×0, eles comemoram fracassos. Seria ruim para o país ter um time com uma camisa comemorativa que PERDEU o seu jogo contra um time, sendo que nós ganhamos jogando contra uma seleção (que à época era uma das top do mundo). A sacada foi boa, pois ano que vem veremos váaaaaaaaaarias destas camisas no estádio, apesar de eu estar torcendo contra o felipão.

Eu gostei muito da nova camisa e vou comprar. O preço é muito salgado mesmo – R$ 50,00 mais caro que o uniforme 1 e 2, mas vale a pena.

E acho que para o terceiro uniforme podemos ser bastante criativos. Ao contrário dos adversários, temos uma história rica que nos oferece essa oportunidade.

Comemorar o centenário do clube, num ano de Copa do Mundo, no Brasil, foi a melhor sacada de marketing dos últimos tempos. Tanto é que a rival teve a mesma idéia mas não foi tão rápida na produção. Quanto ao time a ser representante desta honrosa e grandiosa camisa, espero que a diretoria, junto com seus respectivos parceiros, possam montar um time digno de série A, digno da grandeza do Palmeiras e de sua nação torcedora que será presenteada com novo estádio (arena) se moldando aos grandes do futebol mundial, como foi em 1951.

Os comentários estão desativados.