Categorias
Arenas

Arenas – Balões de Identificação

Por Claudio Baptista Jr.

Esta semana estava girando os canais de esportes quando vi uma transmissão do campeonato inglês onde a TV em alguns momentos da transmissão identificava jogadores através daquele tipo de balão com caixa de texto, bem parecidos com aqueles comumente usados nos softwares de edição de textos, planilhas e apresentações.

Já havia observado isso em algumas transmissões da Nascar dos EUA. Vejam o vídeo abaixo no 5min20s.

http://www.youtube.com/watch?v=Ql20qF0zbGI

Achei interessante esse recurso utilizado pela TV.

Quem acompanha o time como nós, na maior parte das vezes não necessita de tais recursos para a identificação dos jogadores e os localiza através do já conhecido posicionamento, forma física, jeito de se locomover e até os adereços usados como chuteiras e cortes de cabelo.

Mas o que dizer daqueles espectadores não necessariamente, digamos, fãs de carteirinha, ou então de outras equipes, crianças que possam ter mais dificuldade de identificação?

A maior parte de nós também assiste a jogos de outras equipes nacionais e estrangeiras.

Será que esse não é um recurso útil quando usado em momentos adequados e estratégicos?

Procurei na web algum vídeo ou foto com sua utilização no futebol conforme citei acima, mas não achei. Vocês podem ficar atentos, foi na Fox Sports.

E se ainda tomarmos como base a preocupação na localização das câmeras de TV onde temos vários exemplos de posicionamento mais panorâmico, este tipo de identificação pode se tornar ainda mais útil. Relembrem o que falamos aqui sobre o posicionamento das câmeras de TV.

http://3vv.com.br/2013/09/arenas-posicionamento-das-cameras-de-transmissao/

E aí, assim como eu, acham interessante este recurso?

Abraço,

Claudio.

A favor da erradicação da política no futebol da S. E. Palmeiras

http://3vv.com.br/2013/12/arenas-erradicacao-da-politica/

10 respostas em “Arenas – Balões de Identificação”

Acho que deveríamos mudar o nome, pois o verdadeiro futebol morreu. Assim como os “fã de carteirinha” que acompanham o time pelo twitter e não mais pelo estádio que vivem por uma marca não pelo clube.

AGAINST THE MODERN FOOTBALL!

Acho bacana. So precisam colocar alguem que realmente conheca os jogadores para identifica-los… Se nao cometeram os mesmo erros de Luciano do Valle e Cleber Machado. Gde abraco e parabens pela coluna da semana. E SEMPRE pela erradicacao da politica no futebol !!!!!

Esqueci de um detalhe, muito importante!!
Se a captação de imagens for de alta qualidade, isto permite a utilização de ferramentas de reconhecimento com mais facilidade.
No caso do Futebol Americano, sei que as cameras são de pelo menos 4K indo até 8K, embora a transmissão seja mais baixa (em Full HD).
No caso do Brasil, a Globo já faz testes com cameras 4K.
O que quero dizer é que se as cameras que serão responsáveis pela captação das imagens não forem de altíssima qualidade, as ferramentas de reconhecimennto não podem ser utilizadas facilmente.
Abraço

Newton, a identificação no futebol assisti no campeonato inglês pela Fox Sports. Não sei qual foi a tecnologia adotada, mas ficou bem feito e a tomada da câmera era mais panorâmica.
A inclusão de estatísticas ou outros dados referentes ao jogador também são bem legais. No exemplo da Nascar no vídeo que postei no texto dá para ver bem essas possibilidades.
Obrigado elas informações.
Abraço.

Recurso muito utilizado nas transmissões de Futebol Americano. Ajuda até mesmo o próprio narrador do jogo, visto que, por exemplo, em jogos do nosso Verdão, pingou bola na zaga, quem cabeceia é sempre o HENRIQUE… pode reparar! hahaha

Abraço.

Claudio

Apenas comentando sobre essa possibilidade do uso dos balões.
É preciso que algo identifique cada jogador, de maneira clara e objetiva.
Um bom e prático exemplo disso são as Cameras Digitais e o Facebook, que fazem isto quando “reconhecem” um “rosto” previamente cadastrado, a já conhecida ferramenta de Reconhecimento Facial.
E, no caso do Facebook, ele não indica o nome de alguém na foto (mesmo no caso de rostos já cadastrados) quando não tem “certeza”.
No caso da Nascar, a identificação se dá através do Número do Carro (bastante grande e vísivel), quando a camera enxerga a lateral do carro por longos períodos.
No caso de jogadores de futebol, a numeração nem sempre está visível e, na maioria das vezes, está fazendo uma tomada de longe. A identificação do jogador fica prejudicada, a não ser que exista uma intervenção humana, mesmo assim fica sujeita a erros.
Para tomadas de camera feitas em “close” ou mais de perto, poderia ser utilizada sim, certamente poderiam ser adicionadas as estatísticas online do determinado jogador (por exemplo).
Mas, acho que ainda teremos que conviver com os erros dos narradores, por algum tempo. Outro jeito de identificar um jogador, é através de dispositivo de localização (GPS que já equipa algumas chuteiras) , que identificaria e possibilitaria outras informações online.
Abraço

Putz, imagina um balão identificando o massaraujo?? ou pior, o daniel carvalho, um balão em cima de outro… é válida a ideia de qualquer forma, ia ajudar bastante o Cleber Machado que se cofundia toda hora com Armero, Lovinho, Jumar, etc

Lembro de Ceará x Palmeiras desse ano pela série B, em que o Wendel era citado toda hora. O problema é que nem jogando estava. HAHAHAHAHAH

Boa tarde Claudio, parabéns pelas matérias , há um porem sobre o assunto ALLIANZ PARQUE, as manifestações entre as partes sobre a precificação dos acentos em todo o complexo, creio que devemos avaliar todos os aspectos, pois creio que Walter Torre Junior, mantenha sua estratégia de buscar polemicas a cada linha , sem que tenhamos uma convicção sobre seu real intuito, quanto aos tópicos técnicos, além de importantes geram o interesse de muitos veículos de mídia , que terão privilegiados, postos para transmitir todos, os eventos , realizados, parabéns!

Os comentários estão desativados.