Categorias
Corneta do Cunio

Corneta do Cunio – #1 Fail

Por Alberto Cunio

Juniores alviverdes, para que não pareçamos abutres loucos por carne deteriorada, vamos aliviar a dose da Corneta. O que eu gostaria é que pudéssemos refletir um pouco mais acerca do ocorrido ontem em São Carlos, quando nosso time Sub-20, atual vice-campeão brasileiro da categoria, foi pateticamente eliminado na fase eliminatória da “Copinha” pelo “duplo cover” de Guarulhos (Flamengo, que dá o nome e arquirrival de Itaquera, que dá os jogadores).

A Copa São Paulo de Futebol Junior foi criada em 1969. E o Palmeiras não consegue ser campeão dessa coisa. A pergunta que fica é: por quê?

Francamente, eu não sei se há uma resposta exata. O que posso dizer é que, após 45 edições, o Palmeiras não ter ganhado NENHUMA vez, não pode ser mero acaso. Isso cheira descaso e incompetência, ambos em simbiose e doses cavalares.

Recentemente o Palmeiras tem conquistado bons resultados nas categorias de base. Algo espantoso para nossas tradições. Porém, até aqui não houve reflexo algum na famigerada “Copinha”. Os mais contidos poderiam dizer que colheremos os frutos mais adiante, mas eu lembro que por trás da vitória na Copinha, há a revelação de “pratas da casa”, quesito no qual o Palmeiras tem comportamento pífio quando comparado apenas com nossos rivais estaduais, o que dirá dos nacionais. Basta lembrar que nosso arquirrival já levantou 8 títulos e revelou nas categorias de base times inteiros, de 1 a 11, muitos atletas dos quais se sagraram campeões e/ou foram vendidos ao exterior por ótimos punhados de dinheiro. E quando conseguimos revelar algum nome de ponta, rapidamente deixamos que o mercado o leve sem esforço.

Assim, começo nosso ano centenário metendo a primeira CORNETA no técnico da equipe Sub-20, Diogo Giacomini. Para quem pretende orientar jovens atletas a se tornarem bons profissionais, o seu trabalho ontem em São Carlos foi abaixo da crítica. Afinal, um time que está duas vezes à frente do placar tomar a virada com gols de contra-ataque do adversário, além de passar o jogo todo marcando “em linha”, isso mostra que times de várzea já são demais para o senhor comandar. Essa foi para a sua conta, Sr. Giacomini.

A Corneta no Twitter não compactua com amadorismo no Palmeiras. Siga! @Corneta3VV

33 respostas em “Corneta do Cunio – #1 Fail”

Bato na tecla que as revelações do futebol estão intimamente ligadas com quais empresário o clube tem bom relacionamento. As últimas revelação do futebol brasileiro estão ligados a Vagner Ribeiro, Sonda, e outros poucos empresários, que segundo dizem o Palmeiras não tem bom relacionamento.

SRS. Nao acredito que o depto de futebol junior ou como se chama deva ser julgado por ter um titulo na copinha. O julgamento deve ser feito em qtos atletas poderemos aproveitar no profissional ou qto poderao ser vendidos principalmente ao exterior. Concordo com todos wue temos que ser campeao em tudo que entramos pelangrandeza do nosso palmeiras, mais gostaria mais de ter 02 ou 03 atleta desse time treinando no profissional. Abraços Julio Sartori

Corneta certeira !!! Tecnico fraquissimo em campo e pessimo em entrevistas…

Uma pena nossa categorias de base nao serem capaz de gerarem valor ao Palmeiras… Incrivel como a ultima leva q resultou em algo foi la em 2003 e nos ajudaram na Serie B do fatidico ano.
Antes disso NADA !!! Depois disso, NADA tambem !!!!

Minha dúvida é se essa política de contenção de gasto unindo o Sub-18, Sub-19, Sub-20, e o Sub-21 é a melhor para o desenvolvimento da garotada. Pois se ficarem disputando campeonato atrás de campeonato, alem das contusões, não vão ter tempo para desenvolverem suas habilidades.

Fui pesquisar como é o desempenho do Palmeiras no Campeonato Paulista sub 20 já que o Brasileiro Sub 20 só teve 4 edições e chegamos em 2 finais diga-se de passagem.

Bom de acordo com a Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Pa…utebol_-_Sub-20 o campeonato é disputado desde 1969 sendo interrompido em 1988 e a partir de 1990 virou um campeonato constante sendo disputado anualmente por todos os grandes de Sao Paulo.

Pois bem a partir então de 1990 temos os seguintes campeões:

1) Palmeiras: 5 títulos
2) Sao Paulo: 4 titulos
3) Santos: 3 titulos
4) Portuguesa, Mogi e Uniao Sao Joao: 2 títulos
5) Corinthians, Inter de Limeira e Botafog: 1 título.

Conclusões possíveis:

Ou revelamos jogadores que misteriosamente não chegam ao time principal ou ganhar títulos não significa que bons jogadores são revelados ou esse campeonato não serve para nada, nesse caso só a copinha é referencia?

Eu sinceramente fiquei surpreso com essa informação. Nunca ouvi a imprensa comentar isso.

O que eu acho é que existe algo misterioso no Palmeiras que faz com que o jogador não chegue no time principal porque alguem vende antes. Por burrice ou por mal caratismo.

O Palmeiras revela sim alguns jogadores:

Para citar alguns bem recentes: Elias, Bruno Cesar, Vagner Love, Edmilson, Taddei, Gabriel Silva. Enfim tem coisa estranha aí.
.

Enquanto perdemos de 4, nossos rivais do estado ganharam de 4 , 5 e 7.
Por que só a SEP não consegue sanear o clube de modo que as ratazanas não a destruam?
Porque rato tem em qualquer lugar.

Bem falado acima.. o correto seria trazer ex-jogadores do verdão, que entendem a grandeza do time e o compromisso., e que querem ser técnicos. Um moleque desses respeita muito mais um ex jogador de sucesso. Já fui moleque, já joguei muita bola.. tenho certeza disso.

Agora, outro trabalho paralelo é arrancar das alamedas a corja de empresários. Eles detonam tudo. Por causa deles que tem tanto perna de pau em campo.

O fato de ser ex-jogador do palmeiras, torna-o um bom profissional? Se fosse seu chará goleiro como técnico desse sub20, voce estaria cornetando da mesma forma

O time era uma porcaria pelo que eu vi dos jogos. Tinha um ou outro cara que sabia jogar melhorzinho (o meia com a 8, os laterais também eram bons, a zaga tinha alguns lampejos, além do goleiro que eu não vi falhar), mas na média muito fraco. Os dois atacantes pareciam 2 cones, sem exagero, de Robert pra baixo. Esse treinador também bem limitado, não muda o jogo mesmo com o time jogando muito mal naqueles esquemas com 2 atacantes fixos, enfim…
Não sei direito como funciona esse trabalho de base no Verdão, mas me parece que podia ser mais refinado mesmo…

Qual o Palmeiras da base? O que foi eliminado ridiculamente na terça ou aquele que foi vice campeão do Campeonato Brasileiro Sub-20, perdendo para o Inter na final?
Do pouco que vi dessas duas competições, os dois laterais podem ser aproveitados, principalmente o lateral esquerdo.

O problema das categorias de base do Palmeiras está intimamente relacionada com os agentes/empresários/cafetões que o Palmeiras tem no seu network. Apesar de que, já muito comentado, o garoto com 13/14 anos, que poderá despontar, já está amarrado junto ao agente que vai leva-lo ao clube que ele entende que terá maior chance de sucesso e hoje, infelizmente, não é o caso do Palmeiras. Esses times hoje são: Santos, Internacional, Curinthians, Cruzeiro, Audax
Quem sabe através de levantamento sabermos quais são empresários que circulam pelo lado da Academia?

O aprendiz de aprendiz de estagiário de técnico do sub-20.(cover do Gilson KLeina), soltou as seguintes perolas antes e durante a copinha:-
1º) O objetivo não era ganhar, mas sim revelar bons jogadores.
2º) Quando vencemos o Fluminense de Feira de Santana, falou que 1 X 0 estava ótimo, valia a vitoria.
3º) Quando ficamos na bacia das almas para classificar na 1ª fase, disse literalmente o seguinte”ESSA COPINHA É SURPREENDENTE, MESMO COM 7 PONTOS DEPENDEMOS DE COMBINAÇÃO DE RESULTADOS DAS OUTRAS CHAVES PARA CLASSIFICAR POR TERMOS SALDO PEQUENO DE GOLS”
Este Acéfalo tem futuro no Palmeiras!

Por último, o Brunoro disse numa entrevista que o sub-20 do Palmeiras tinha 86 jogadores, isto mesmo 86 jogadores, como é possível treinar, escolher os melhores, aprimorar os fundamentos, dar um esquema tático com 86 jogadores na divisão de acesso ao time principal do Palmeiras.
Depois ninguém sabe explicar porque as divisões de base do Palmeiras são RIDÍCULAS!

Concordo em genero, númeo e grau Cunio! Esse técnico não viu que não estava dando certo a marcação em linha? Outra coisa alguém lançava os jogadores que saíam na cara do gol, cadê a marcação dos volantes. O esquema tático estava simplismente horrível, e ele ao invés de admitir que errou no esquema tático diz que foram as lesões e o cansaço. É fraco mesmo!!!!

De fato o desempenho nessa Copa São Paulo foi pífio.
Mas, é bom que se observe o lateral esquerdo Mateus Muller e o atacante Mateus Gonçalves. Parecem ser bons jogadores.

Quando do início da copinha nosso treinador foi perguntado sobre as chances do Palmeiras ser campeão, e ele simplesmente respondeu que não era esse o objetivo, que o objetivo era revelar bons jogadores. Depois dessas “sábias” palavras, o repórter comentou que achava estranho um time com a tradição e grandeza do Palmeiras não entrar em um torneio para ser campeão. Eu não sou contra a profissionalização, muito pelo contrário, mas já que vai contratar então que contrate alguém com “estofo” para trabalhar aqui.

Rodamos, rodamos e acabamos sempre na mesma causa! Agora montam um time razoavel, nao, Falar a verdade o time e bom, o elenco deixa a densejar, mas a incompetencia de manter esse estagiario deixa a possibilidade real de passarmos muitos desabores bem no ano do centenario! Para aqueles que acompanham o vem ocorrendo nos mandos e des mandos do clube, sabem que a coisa nao vai bem, torcer pelo Palmeiras e uma coisa, por gestoes despreparadas e outra bem diferente! Na esperenca de modificacoes estruturais na gestao alviverde! Saudacoes palestrinas!

Porque B3 e B4 não trazem o Evair para comandar essa garotada. O cara conhece como poucos e queria um dia trabalhar no verdão. E para o time de cima Nei Franco ou Mancini

Qualquer titulo é importante. E esse ta me tirando a paciência, das vezes que tivemos chances sempre sucumbimos diante de qualquer bobagem. É preciso olhar com carinho e concentração total na Copinha, na Copa Sulamericana, recopa e claro nesse maldito Mundial, titulos que não temos, e precisamos ganhar pra não faltar nada, e calar de vez a boca de todo mundo…

Não assisti ao jogo mas pelos comentários parece que além da ruindade do técnico, o goleiro andou entregando. Lembram-se do antigo Torneio Início, que era jogado na primeira rodada do Paulistão? Não valia nada, mas que dava gosto ganhá-lo, isso dava!

Até a base de Tirone chegou as quartas da copinha com time superior a este e um tecnico muito melhor,Narciso estava fazendo bom trabalho,mais um erro na conta de Brunoro.O problema é que doamos jogador,João Pedro era melhor que Caio mancha e foi doado pros Gambás.

Mais uma vez o Cunio foi na veia. O caso não é ganhar a copinha pela copinha. Porem apos tantas ediçoes o PALMEIRAS não só NAO ganhou coisa alguma como tb revelou muito pouco. Isso reflete a nossa INCOMPETENCIA em trabalhar com as categorias de base. E isso é importante? Nao. Isso é vital. Para formar bons times, ganhar titulos e tb para ganhar grana ( o que é bem melhor do que ficar chorando que não tem dinheiro e bla bla bla). O voley brasileiro nos da um bom exemplo de como trabalhar as categorias de base. Termina uma geração de craques outra substitui no mesmo nivel quando não melhor. É trabalho bem feito, com PLANEJAMENTO, de forma continuada e seria. Esse caminho ( parece-me) deveria ser trilhado pelo PALMEIRAS para ser um clube autosustentavel e vencedor. Mas para isso é preciso trabalho sério. E ai a coisa pega………

O que tem que acabar é a máfia dos empresários que tem essa base do palmeiras. Não é possível tanto jogador sem noção jogar em um time como o palmeiras sem haver influência de empresários.

Se o Cunio falou está falado (Não acompanhei o jogo pela TV, apenas alguns comentários pelo twitter). Passou da hora de ganhar essa copinha, basta a base mostrar mais profissionalismo.

Nossa.. oq faremos sem um título da “copinha”….

É o tipo de coisa que se ganha, tanto faz. e se perde, corneta…

Me desculpe mas temos que parar de pensar pequeno temos que ser campeão ate no para ou impar, vai perguntar para os times que foram campeões, com certeza vão falar que é um ótimo titulo para começo de ano.

Palmeiras foi campeão sub17, eu DUVIDO que isso lhe deu alguma alegria. Função da base é revelar jogador, e não títulos… Se sair UM bom jogador desse sub20 pro profissional, vale mais que esse título

O problema é: Em todas essas edições, quantos jogadores foram revelados? Quantos “bons” jogadores surgiram? Somado o valor arrecadado na negociação de atletas da base e somados os investimentos feitos com salarios, hospedagem, passagens, nutricionista, psicologos e etc, ficamos no azul??? Sendo assim, pra compensar o investimento, o mínimo que se espera são títulos! A propósito… Qual o salário de um jogador do time junior do Palmeiras e qual o salário de um jogador do Flamengo de Guaruhos???

Tanto faz? Que desculpa esfarrapada. Se tanto fizesse não seria o torneio mais disputado de base do Brasil, não é? Vem time de todo Brasil disputar a Copinha por que tem sim utilidade. Copinha pode não servir para formar atleta, não serve para testar atleta, não serve para observar atletas. Mas há um motivo MUITO IMPORTANTE que faz times viajarem 4 mil km pra jogar só 3 partidas: MARKETING. Pra vender jogador não basta ele ser bom, é preciso ter currículo. Propaganda é necessária em qualquer negócio e jogador tem que ter bagagem, feitos que convençam dirigentes a contratá-lo. Falar que tanto não tem sentido lógico frente a popularidade do torneio e é um completo desconhecimento de como funcionam transferências no futebol.

E emendando no meu comentário, com esse desempenho ruim, conseguimos agregar valor de currículo a algum dos jogadores que jogaram o último ano da Copinha esse ano? Vinicius, Cesinha, Alexandre, Gabriel Dias, Josimar, Lucas Morelatto, Erik, Matheus Gonçalves e Kelvy? Até tem jogadores bons aí, alguns poderiam render algo futuramente mas perdemos valor com esse desempenho na Copinha. Agora no máximo aproveitaremos o Gabriel Dias internamente e olhe lá.

Os comentários estão desativados.