Categorias
Arenas

Arenas – Allianz Parque. Prá Quando?

Por Claudio Baptista Jr.

 

Iniciando o texto plagiando nosso colunista Corneta.

Perdidos alviverdes, quando o estádio Allianz Parque estará pronto para a inauguração?

Vejam que as notícias são bem desencontradas.

Hora a construtora informa que deverá ser finalizada ao final do primeiro semestre deste ano:

http://esporte.ig.com.br/futebol/2014-02-18/wtorre-vende-parte-de-shopping-e-promete-fechar-patrocinadores-no-allianz-parque.html

Outra por parte do clube, o presidente de forma cautelosa declara que pode ser inaugurada no início de 2015:

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2014/02/nobre-ve-copa-como-atrativo-mas-cogita-arena-aberta-so-em-2015.html

Ficamos perdidos ou não?

A reação natural a estas notícias são torcedores especulando e dando suas opiniões.

Diante de tal desencontro por parte da construtora e do clube, no máximo podemos pegar as fotos e outras notícias para tentar estabelecer alguma avaliação.

As fotos abaixo são recentes e mostram com mais clareza a parte interna do estádio.

http://www.propalmeiras.com.br/index.php/obras-arena-allianz-parque/fotos-atualizadas-allianz-parque-15022014/

http://www.propalmeiras.com.br/index.php/obras-arena-allianz-parque/fotos-atualizadas-allianz-parque-010214/

No olhar bem macro, a parte civil está aí. O estádio tem cara e forma, bem como a parte interna com suas áreas de circulação, acessos, camarotes, cobertura, arquibancadas e tal.

Acontece que parte dela ainda deve ser finalizada. Citamos como exemplo o final inferior das arquibancadas, parte da cobertura principalmente onde estará o anfiteatro, vestiários, salas, estrutura para o palco do anfiteatro, estacionamento, acessos, entorno entre outros.

O que dizer então da parte de acabamento e infraestrutura?

Notícias dão conta que o sistema de drenagem e irrigação dever ser instalado em breve, abrindo logo espaço para a instalação do gramado.

A fachada (placas de acabamento) ainda não aparece, mas sua estrutura para sua instalação também deve iniciar em curto espaço de tempo.

Agora, a infraestrutura básica como força, iluminação e água ainda não são evidentes. E se pensarmos naquelas para as instalações dos sistemas de comunicação, tecnologia como controle de acesso, áudio e vídeo, sistemas de segurança e os acabamentos adequados das áreas de circulação, banheiros, vestiários, restaurantes, lanchonetes, bares, memorial, salas de imprensa e mídia (penso que para os camarotes a responsabilidade é dos locatários) entre outros que vão entrando na medida em que a parte civil vai liberando as áreas e também demandam tempo de instalação?

Dá para sentirmos os meses correndo, ou não?

Também tem o lado da prefeitura e suas licenças para o estádio entrar em operação. Quais são os prazos para a construção das contrapartidas exigidas pelos órgãos públicos?

Enfim, a obra é de grande complexidade e na medida em que o estádio ganha forma e se divulgam números de sua conclusão (85%, mas que para mim sem ter conhecimento das bases de cálculo que dão origem a curva de evolução do projeto não serve para muita coisa) a ansiedade do torcedor aumenta. Não poderia ser o contrário.

Muitos reclamam de um atraso, outros pedem a inauguração até a data de aniversário do centenário, mas sabendo que o estádio poderá conter uma série de pendências, e também aqueles que pedem seu término de forma completa tanto na parte física como dos impasses atuais que especulam ter alguma influência no ritmo da obra, cientes que isso pode levar a inauguração para o próximo ano como mencionou o presidente.

E vocês o que têm a dizer? Vamos debater?

Atenção! Repito. O que está sendo escrito parte de avaliações em cima de fotos e conversas entre vários Palmeirenses não envolvidos diretamente no projeto. Portanto são naturais equívocos e imprecisões. A intenção é promover o debate!

Abraço,

Claudio.

Reformar o Estatuto e modificar significativamente as estruturas não fará a S.E. Palmeiras ficar mais endividada.

A favor da erradicação da política no futebol da S. E. Palmeiras.

http://3vv.com.br/2013/12/arenas-erradicacao-da-politica/

 

27 respostas em “Arenas – Allianz Parque. Prá Quando?”

A Wtorre esta’ quebrada!!! Ela está ganhando tempo só, pois, busca na praça alguma empresa que queira pagar o que eles investiram até aqui, e cair fora. Pois, ficou claro e desgastante a relação com o Palmeiras. Antes, nossa torcida foi enganada pelo Walter Torre, e ficou ao seu lado, só que, hj não mais. 90% da nossa torcida não confia mais no Walter, pois, ele e’ mentiroso, oportunista e não é o parceiro ideal pro clube. Imagine ter que ficar com esse tal Walter por 30 anos??? Sem chances!!! O Palmeiras e’ muito maior que essa quase falida Wtorre. Sobre a arena em si, ele vai finalizar e deixar meia-boca. Espero que o Walter caia fora, arrume outra empresa que queira seguir com um clube Centenário, pois, a Wtorre e’ muito pequena pra mais de 16 milhões de torcedores consumistas. E sei não… caso ele continue, e seja vencedor nesse imbróglio ( algo improvável), pode ser que nossa torcida boicote a arena, pois, a maioria esta’ com o saco cheio dessa pilantragem toda do Walter Torre. Ou seja, melhor ele ficar esperto…

Na minha opinião, eu vou ser bem direto no ponto, duvido que a inauguração da nossa casa esteja pronta para Junho desse ano (2014), tudo indica que será inaugurado só em 2015 (espero que eu esteja errado) isso se não tiver mais atrasos. A WTorre está só querendo ganhar tempo, sabe porque??? Motivo, a construtora está quebrada!!! O Walter Torre está querendo ir a justiça para poder ganhar mais dinheiro, mas a WTorre vai acabar se dando mal. Durante todo o projeto do Allianz Parque, o Walter Torre disse que a construtora nunca se atrasa. É TUDO MENTIRA. Espero que o Palmeiras ganhe o direito de posse da arena na arbitragem e que a WTorre pague a multa estratosférica por ter atrasado a entrega da arena ao Palmeiras. O Walter Torre já divulgou várias vezes que: A previsão da entrega seria em abril de 2013 depois foi adiado para outubro de 2013, mais uma vez foi adiado, depois disse que seria em Janeiro de 2014, agora disse que a previsão será para Junho de 2014 (DUVIDO), agora só em 2015. Repito, a WTorre só está empurrando a barriga, só para ganhar tempo na arbitragem, mas a construtora vai acabar se dando mal.

26 de agosto inaugura…ja reservei até passagem pra sp. A festa será grandiosa.

Uma coisa me deixou em dúvida agora. Pois, se o imbróglio das cadeiras irá pra arbitragens, como ficaria, caso a Wtorre inaugure a arena em agosto (pra mim, algo improvável), o Palmeiras jogando nela, como seria a remuneração do Palmeiras? sendo que a briga da Wtorre e’ por todas as cadeiras da arena? Qual seria a divisão? Seriam sobre as 10 mil especiais como o Palmeiras diz e tem direitos, ou ficaria de cara com os valores mínimos de arquibancadas de todas as cadeira pagos e desejados pela Wtorre? E sobre os shows…seriam a mesma coisa? Quais seriam os valores das tais cadeiras pro Palmeiras , sendo que ainda estão na justiça???

PALMEIRAS um clube que gosta de rasgar contrato em vigencia ( Sansung ) Por isso mesmo nosso tão querido presidente , n~~ao consegue arrumar um contrato MASTER !!!e a única opção é APELAR para o AVANTI !!!!

Concordo em partes!!! Pois, a falta de patrocínios não e’ um problema isolado do Palmeiras, pois, os Sardinhas tbm estão sem, e os Bambi tiveram que baixar o deles, pois, a Semp queria cair fora. E os demais clubes se apegaram a Caixa. Penso que depois da copa tudo se normaliza, mas, os valores não serão tão altos. Realmente, o Belluzzo rasgou o contrato com a Samsung, e eu tbm não achei correto na época.

Não acredito que a Arena (espetacular, diga-se de passagem!) fique pronta para meados de 2014! Se tiver de esperar um pouco mais, OK! Mas que a abertura seja muito bem trabalhada pelo MKTG (será mais uma oportunidade para amenizar os pífios resultados deste departamento até aqui nesta gestão!), e que os direitos do Palmeiras prevaleçam nesta demanda com a WTorre. À propósito, estou preocupado…Ao ler os trechos do contrato divulgados pela imprensa tive a impressão de uma redação com muita margem a interpretação (imaginem se o caso cair nas mãos de um juiz gambá…!). É bom o Palmeiras se cercar de todos os lados…Um eventual revés vai nos deixar nas mãos da WTorre, que certamente vai nos esfolar nos preços dos ingressos!

Acho que não fica pronto até o fim do promeiro semestre de 2014. Se ficar creio que não será 100% assim como o PROMETIDO inúmeras vezes pelo Walter Torre. Aliás disse que sua construtora nunca atrasa prazo e sim antecipa.. Na minha o pinião vão inaugurar no final desse ano, com muitas coisas a se resolver. ”100%” mesmo só em 2015. Já está clara a postura da construtora, que é restritamente a única administradora do Estádio/Arena quanto a prioridade dela. Torço para que o gramado fique em perfeitas condições, assim como nos estádios de alto nível da Europa, repito que a prioridade da construtora são visivelmente eventos que não são o futebol. Mesmo que a arbitragem dure bastante tempo acho que contratualmente nada impede a inauguração e seu uso durante o impasse. Mas é muito doído saber que a gente não têm mais pleno controle da nossa própria casa. E que é o que é, e está onde está puramente pelo Futebol. Nem a ditadura tirou o estádio de nossa posse. Quem diria que a W. Torre seria capaz de tal. (mesmo que por 30 anos a partir do primeiro evento e não a data de início das obras). Sinceramente, espero que eles percam todas suas reivindicações nessa arbitragem e tenham de pagar uma multa estratosférica ao Palmeiras pelo atraso. Fora as ”MENTIRAS” durante todo o projeto, principalmente as ditas pelo Walter Torre e Rogério Dezembro. Tem ainda o Cláudio Peliciari que só fala asneira!

pegando um gancho na postagem do Victor, como ficarão as torcidas organizadas, se as poltronas serão numeradas e, provavelmente, na hora da compra vc escolherá o lugar que achar melhor? Já que as poltronas removíveis foram descartadas pela WT? Abraços…

Fabio, se formos nas palavras do presidente, por ele todos os ingressos deveriam ser comercializados para os sócios do Avanti.
Se temos os impasses sobre as cadeiras, por consequência fica no ar a setorização do estádio.
Abraço.

O que mais me interessa nesse debate é entender porque a WTorre mudou de discurso de repente, em meio aos conflitos do direito de exploração das cadeiras.

No fim do ano passado a WTorre afirmava que ainauguração se daria no 2o semestre. De repente ficou para junho.

Curiosamente junho é o mês último antes do fim da temporada.

Pelo contrato, o valor que a WTorre pagará ao Palmeiras pelo uso das cadeiras será estabelecido de acordo com o valor mais baixo da temporada anterior. Sendo assim, seria 30 reais.

Nesse ano a diretoria vem mantendo o ingresso mais barato a 60 reais. Não sei se cobrou em algum jogo menos, pois não estou morando em SP.

Enfim, acho que a WTorre vai adiantar a obra e entregar incompleta, para garantir os valores da temporada passada. E o Palmeiras se adiantou e subiu os valores em quase 100% para forçar a WTorre a pagar caro pelas cadeiras ou desistir dessa batalha judicialmente.

E ai, o que vocês acham? É uma viagem? Tem consistência?

Pra mim, não ficará pronta antes de dezembro. Só alguns ingênuos acham que o Walter Torre, sensibilizado com nosso clube e torcida, deixaria prontinho pra gente comemorarmos nosso centenário em agosto. Esqueçam!!! Ele faria de tudo só pra cutucar o Paulo Nobre, e jamais faria essa graça.
No mais… o problema ali e’ $$$$$. Essa obra subiu no telhado, esta’ o dobro do valor orçado, tanto e’ que a Wtorre esta’ cortando gastos, e até mudou alguns itens dos acabamentos, como deixar as treliças sem acabamento algum. Imaginem o resto…
Esse tal “imbróglio” (que nunca existiu) foi planejado pela Wtorre pra ganhar tempo, pois, a $$$ ficou curta. E não pensem que só pq venderam parte do shopping, a Wtorre esta’ nadando em $$$, pois, as dividas são muito maiores. E se o Walter usasse a inteligência que tem, e não a ganância habitual, saberia usar mais de 16 milhões de torcedores a seu favor tbm, que poderia fazê-lo sair dessa quase falência, mas, ele acha que o confronto e’ melhor. Ele vai se dar mal!!!

Sempre que o tema: “Arena” é colocado em discussão, esquecemos que existem + dois atores importantes, ALLIANZ que ta colocando uma bela grana e no meu modo de ver quer sua marca exposta e também a AEG que já agendou shows e teve que mudar o local. Eles devem estar fazendo pressão na WTorre para a conclusão das obras. Afinal tem muita grana em jogo agora.

Opa o cara mandou um “faxada” que ta loco hein…. Fora isso, uma pergunta boba, mas pelo andar da carruagem vai acabar, pois nas arenas não se ve isso. Claudio, a tradição das faixas das torcidas vai acabar? não se nas arenas novas faixas das torcidas, sabe de alguma coisa sobre isso? abração e como sempre seus posts sobre a arena são didaticos.

Caso nao tenham espaços para colocar as faixas, podemos investir nos mosaicos, assim como na europa…o impacto visual é bem legal e mais harmonioso se comparado a faixas de tamanhos e dizeres diferentes.

Victor, devem ter sim espaços para faixas. Onde vai depender do local que dizem que será instalado o anel de led.

O Lucca lembrou bem a possibilidade de se explorar os mosaicos.

Abraço

É evidente que em Junho o estádio não estará concluído, estamos praticamente em Março! Do mesmo modo, acredito caso haja boa vontade por parte da construtora, que um pequeno aumento nos ritmos da obra pode perfeitamente deixar o estádio pronto para 26 de Agosto. A verdade é uma só, a construtora é quem define essa data (não deveria), a nós, só nos resta torcer e aguardar!

DIFICILMENTE a obra termina esse ano, a WTORRE está “quebrada” e a questão do contrato complica ainda mais a situação…esse WALTER TORRE é um pilantra, esta tentando tirar a diferença do preço orçado inicialmente questionando o inquestionável..mas ele vai se FERRAR, e fica claro que a ordem é ECONOMIZAR o que pode…muita coisa não vai sair como o previsto no projeto inicial, cabe depois ao PALMEIRAS cobrar do picareta essas mudanças, bem como a multa pelo atrazo, se ele pensa que esta lidando com “bananas” da diretoria passada está enganado, vai se dar MUITO MAL COM O PAULO NOBRE !!! Resta ter paciencia e esperar, quem esta ja a 5 anos esperando não custa aguentar jogar no GAMBAEMBU um pouco mais !!

Sinceramente…esperamos até agora (com 2 anos de atraso) e, como disse o Ney, não importando a data (este ou no próximo ano), é preferível que o estádio esteja totalmente em ordem (acabamento, todas as dependências, alvarás, etc) e com os direitos do Palmeiras preservados

Espero que haja logo trégua e paz entre o Verdão e a WTorre, mas caso não haja, o Palmeiras deve começar a cobrar pelo atraso na entrega do estádio por parte da construtora!

O que o PALMEIRENSE ainda não percebeu, é que a dupla que mais torce pra que a W.Torre não entregue em junho, , é a dupla MUSTANOBRE!!! È só fazer as contas—10.000 x 9 meses, que são 270 dias então são 2700 ( dois milhões e setecentos mil ) POR isso a dupla Paulo Mole e Mustafá, torcem contra um parceiro de 30 anos !!!! Só no PALMEIRAS mesmo !!!

Claudio, dá pra ver que tem muita coisa pra fazer mesmo mas com a liberação da área central, penso que teremos uma aceleração nesses detalhes finais que faltam pra concluir a obra. Como vc falou a ansiedade é grande.
Com o evento copa do mundo entre junho e julho acredito que a melhor data pra inauguração seja após o encerramento da copa. Fazer alguns dias antes do inicio não teria tanta repercussão. Sendo assim, que inagurem na semana do aniversário do Palmeiras; fazendo diversos eventos na Arena e finalizando com um grande jogo no dia do aniversário.
Tenho controlado minha ansiedade acompanhando o grupo no facebook que o Ariel citou, pessoal discute vários aspectos da obra, posta muuuitas fotos, enfim, uma interação entre palmeirenses super proveitosa. Parabéns ao Ariel pela iniciativa e tambem ao Cláudio pelos posts aqui no 3VV.

Duvido que em junho esteja pronto. Torço para que sim, mas batendo o olho in loco, acho muito difícil – tá certo que não sou engenheiro, nem entendo de obras, mas penso que out/nov deste ano seja uma data mais realista.

Os comentários estão desativados.