Categorias
Arenas

Arenas – Ambição parte 2 – Um novo Santiago Bernabeu

Por Claudio Baptista Jr.

Logo após o Barcelona apresentar seu projeto de remodelação do Camp Nou (veja o último texto da coluna Arenas), agora foi a vez do Real Madri mostrar a proposta vencedora de um processo de concorrência entre empresas de arquitetura e engenharia.

O estádio está orçado em aproximadamente EUR 400 milhões e contará com as seguintes reformas em grandes linhas:

– Nova fachada de aparência metalizada, o que além de trazer um aspecto modernista, também auxiliará na utilização de recursos de projeção e iluminação como a projeção mapeada, a qual o 3VV já falou algumas vezes:

http://3vv.com.br/2013/02/arenas-holografia-e-projecao-mapeada/

http://3vv.com.br/2013/11/arenas-mais-recursos-visuais/

– Teto retrátil, trazendo mais flexibilidade ao estádio e auxiliando no controle climático (chuvas, frio, calor, vento)

– Reforma do entorno facilitando acessos e circulação.

– Inclusão de centro comercial e hotel internos, gerando novas oportunidades de receita.

– Reformas das acomodações VIP.

– Aumento de uma parte do anel superior visando passar a capacidade do estádio dos atuais 85 mil para 90 mil torcedores.

– Instalação de um anel de Led na parte superior interna do estádio, gerando uma espécie de telão em 360°.

A direção do clube espera obter os recursos através da venda do naming rights e provenientes do próprio do clube e sua torcida. Será que a conta é tão simples assim? A cidade entrará com algum subsídio? A verificar…

Estas novas instalações vocês podem verificar no vídeo e matéria presentes nos links abaixo. Não deixem de ver o vídeo!

Novamente temos mais um exemplo do desejo de se manter entre os melhores integrando a participação dos investimentos no seu palco, um símbolo e imagem da instituição, motivada pela concorrência e pela ambição histórica do clube.

https://www.youtube.com/watch?v=l1YsdnRY07M

http://www.rtve.es/deportes/20140131/proyecto-gmp-architekten-35-ribas-elegido-para-remodelar-bernabeu/867366.shtml

Abraço,

Claudio.

Reformar o Estatuto e modificar significativamente as estruturas não fará a S.E. Palmeiras ficar mais endividada.

A favor da erradicação da política no futebol da S. E. Palmeiras.

http://3vv.com.br/2013/12/arenas-erradicacao-da-politica/

 

11 respostas em “Arenas – Ambição parte 2 – Um novo Santiago Bernabeu”

Em qualquer instituição, quer seja ela política, empresarial ou esportiva, mudanças radicais como as propostas, somente são viáveis através de processos revolucionários, quando os que mandam e os que mamon acabam sendo substituídos por outros que vão se tornar os mandantes e mamantes.
Assim, essas reformas somente são viabilizadas paulatinamente e por etapas. Compete aos mais jovens e aos mais desprendidos capitanear essas ações de mudanças. No caso do Palmeiras os conselheiros tem se organizar e mudança após mudança viabilizar todos o projeto de separação ,econômico ,administrativo e jurídico. Está na mão de vocês conselheiros, basta parar de brigar e só fazer criticas e por mãos à obra.

A esperança da separação do futebol e do social passa por uma compensação financeira da gestão profissional q assumir o futebol, para a gestão política que comandar o clube, tipo uma porcentagem do faturamento, 10, 15%, nao sei, mas a veiarada “amiga” dos empresários nao ia soltar das tetinhas da vaca sem nada em troca, nao vamos ter ilusões !

Marcelo, cada metro quadrado do Palmeiras, quem bancou foi a torcida, ou seja, o futebol.
Parece que o futebol no Palmeiras eh uma mera atividade esportiva, mas que ocupa um grande espaço do clube social.
Não eh assim.
Abraço

Claudio as reformas estatutárias devem ser profundas, em todos os aspectos, a sede social do clube de campo pode abrigar uma sede olímpica, que ofereça inúmeras instalações esportivas que podem ser utilizadas pelos sócios que possuem o titulo da sede campestre, como por atletas que treinariam em condições espetaculares, este é um caminho que já apresentei aos administradores anteriores, mas houve alguns contratempos políticos que impediram a execução do projeto, sendo que só posso parabeniza-lo pela matéria, seu material no site 3VV, é uma das razões que sempre me faz acreditar na capacidade de novas diretrizes, no clube!

Pra mim da europa é o estádio mais legal mesmo sem modernização. Agora isso só pode ser aplicável porque eles possuem ocupação quase que total em todos seus jogos como mandantes isso a vários anos. Times grandes de seus respectivos países na europa não têm nem comparação com times aqui do Brasil. Temos todo Brasileirão pelo menos 10 times que podem ser campeões e lá no máximo 4. Nenhum time grande lá passa por dificuldade no futebol campo. Sim, são ambiciosos os projetos de times europeus porém há uma segurança de que o projeto vá dar certo. Colocar 80% ou mais em uma temporada inteira aqui no Brasil independentemente de campeonato que participe é uma utopia pros dias de hoje.

Cláudio, tenho uma séria dúvida quanto a separação do social e futebol. Inclusive, na época de eleições ambos os candidatos batiam constantemente nesta tecla. Muito se falou, muito se fala e tal coisa é vista como verdade absoluta, mas em termos práticos a abordagem é extremamente superficial. Isso porque, a maioria relaciona o tema que o social compreende as piscinas, o parquinho e as quadras. Não é.

Vou explicar e enumerar minhas principais dúvidas quanto ao tema 1) É certo que a SEP é uma sociedade esportiva, portanto, não temos apenas futebol: quem bancará os esportes amadores ? social ou futebol. 2) Este ano, talvez a arena seja entregue. O aluguel para shows, eventos, receitas relacionadas às concessões (restaurantes, estacionamento, camarotes etc), serão destinadas a que parte: social ou futebol? Em resumo, ante a diversidade de receitas e despesas – o que caberia a quem ?

Cláudio reformar o estatuto e modificar significativamente as estruturas não fará o Palmeiras ficar mais endividado, mas vai tirar as mordomias de muito neguinho lá dentro. E esse é o problema.

A pergunta que não cala é: SERÁ QUE ESSE NOVO ESTATUTO VAI TIRAR AS MORDOMIAS DOS MESMO DE SEMPRE QUE ESTÃO LÁ A DÉCADAS???………OU SERÁ APENAS MAIS UMA ENGANAÇÃO DE TANTOS OUTROS QUE JÁ TIVERAM DE ENGANAR O TORCEDOR??? Eu pergunto isso porque já vi várias vezes que um tal de mustafá (ELE MESMO) gosta de BRECAR a renovação do Palmeiras!!! NÃO É VERDADE???

Os comentários estão desativados.