Categorias
Futebol com Números

O mercado de futebol – filmes?

Por Luís Fernando Tredinnick

Cinéfilos alviverdes, xeretando na internet achei uma série de filmes produzidos pela ESPN para a comemoração dos 30 anos do canal.

São 30 filmes/documentários produzidos por 30 diretores diferentes. São diversos assuntos, desde partidas memoráveis, campanhas memoráveis, grandes jogadores, grandes decepções individuais e mesmo um sobre como mais de 65% dos jogadores (de basquete, futebol americano, etc.) estão em situação financeira precária alguns anos após o encerramento da carreira. Com um pouco de paciência você consegue achar alguns legendados (procure no youtube por “ESPN 30 for 30”).

O mercado no Brasil é muito diferente e praticamente inexistente e então fiquei imaginando se este é um mercado potencial para nós. Mesmo o filme sobre o Marcos passou em poucos cinemas e por muito pouco tempo.

Quem já viu os vídeos de Gabriel Santoro no youtube sabe que eles têm uma qualidade maior do que a maioria das produções que você vê por aí. Se você não viu, corre agora para o youtube e procure pelo “o jogo mais emocionante da história” ou pelo “no alto da Glória”.

Os mais antigos devem se lembrar dos filmes do Canal 100! Para os mais novos: antes dos filmes começarem nos cinemas, existia um pequeno filme do Canal 100 com uma maneira de filmar completamente diferente do habitual. Infelizmente era mais focado nos times do Rio.

Eu particularmente acho que os vídeos lançados pelos times brasileiros sobre as conquistas de Libertadores e Brasileiro muito ruins. Mesmo as vendas são relativamente baixas, cerca de 50 mil para cada time.

Como consumidor eu gostaria de poder comprar todos os anos um DVD com os gols do ano do Palmeiras. Imaginem uma estante com um coleção de DVDs com todos os gols do Palmeiras nos últimos 20 anos?

Eu gostaria de poder comprar um DVD com jogos específicos do Palmeiras. Por exemplo, eu gostaria de comprar um DVD com a íntegra de um jogo do Palmeiras de 1998 que eu fui com a minha esposa. Ou então o DVD com a íntegra do primeiro jogo que eu fui ao estádio. Hoje não existe essa disponibilidade.

Eu também gostaria de comprar DVDs tipo documentário. Imagina ter a íntegra do jogo da Libertadores de 2000 Palmeiras e Corinthians e depoimentos dos jogadores, técnicos e principalmente do Marcão? Seria algo para ter em casa e viver mostrando para os filhos!

E você leitor, o que acha? Gostaria de ter mais filmes produzidos sobre o Palmeiras? Ou é melhor deixar essa história para lá?

Saudações AlviVerdes

* Luís Fernando Tredinnick escreve às sextas-feiras no 3VV explicando a quem conhece, e a quem não conhece, os números do futebol

19 respostas em “O mercado de futebol – filmes?”

Seria demais ter filmes do Palmeiras disponíveis. O problema hoje em dia é a pirataria. Quase ninguém mais compra nada. Seria muito bom para o Palmeiras se conseguissem viabilizar financeiramente, e ótimo para a torcida. Eu gostaria de ter variedades de filmes sobre o Palmeiras.

Eu também adoraria ter os vídeos do Palmeiras, desde que tivessem boa qualidade. No Youtube, dá pra encontrar muitas partidas, gols, mas da maioria das partidas não há nada disponível e o que tem é de péssima qualidade. Será que o Departamento de História do clube tem todas as partidas gravadas do Palmeiras?

Acho que pela facilidade de se ter acesso a isso no YouTube por exemplo, acaba complicando um pouco.
Mas não deixa de ser uma ótima ideia.

Já pensei, mas é o tipo de coisa que é mais legal ficar na estante!!!! Brincadeira, pois a verdade é que empresas como a Netflix já deveriam ter corrido para buscar isso com as TVs.

Falando sério, a Globo já deveria ter começado a vender os DVDs há anos! Se ela não quiser, licencia para mim que eu monto uma empresa que vende os DVDs! Nenhum problema!!!! Acho que mesmo com uma disponibilidade on-line os DVDs iriam vender muito – talvez mais do que uns 50 mil por ano!!!!

Ótima idéia Luis Fernando. A anos tento achar DVD’s a respeito de campanhas e jogos inesquecíveis… é realmente uma ideia sensacional que deveria sim ser levada à diretoria, algo a mais para fornecer e lucrar… anos atras descobri um site algo parecido com DVDTV, havia um arquivo sensacional de jogos e campanhas, e quando finalmente achei que conseguiria algo, o site parou de vender… já vi em sede de torcida organizada vendendo dvd’s desse tipo… é algo q com certeza teria uma grande saída.

Falando em ESPN, alguém sabe se eles vão lançar algum documentário sobre o centenário do PALMEIRAS, igual fizeram com outros clubes. Até o ameriquinha do RJ teve um.

Caramba, que post da hora esse Luis!!!! E o mais legal ainda, são os comentários que novas idéias como a do Carlos Alexandre e do Cláudio. Eu tenho gravado a final do paulista de 93, a final da liberta de 99 e um dvd com a campanha da libertadores de 99. Mas com toda certeza, queria ter muito mais dvd’s do Palmeiras em minha estante!!! Abraço Luis!!

Pois é Agnaldo, existe um mercado paralelo de venda de DVDs de jogos, geralmente com qualidade sofrível. Tem um site carioca que vende Boxes de clubes. Eu realmente acredito que seria o caso de transformar um mercado ilegal em um mercado legal. Por exemplo, acho que aquele gol do Diego Souza do meio da rua lá no Palestra Itália valeria a pena ter o DVD do jogo!

Cláudio, acho que seria excelente. Eu fico imaginando a experiência de estar no estádio e nos telões assistir a esses filmes. Realmente seria uma excelente ideia.

Concordo, esse é um mercado inexplorado e que para o Palmeiras, que tem uma torcida consumidora, tem realmente um potencial fantástico.

Excelente ideia! Muito boa mesmo! E não é difícil fazer. Pôxa, eu tb quero um dvd com a liberta de 2000…

Luis,
Bom dia.
Excelente matéria.
Acreido ser um mercado inexplorado ou explorado da forma errada.
Um caso de sucesso de bilheteria foi o filme “o casamento de Romeu e Julieta”, que misturou a comédia romântica com o futebol.
A “Arrancada Heróica” poderia ser motivo de um longa metragem, já que poderia juntar o ambiente da Segunda Guerra Mundial, a SP dos anos 40, a imigração italiana, o dramático episódio da mudança de nome de Palestra para Palmeiras, tudo isto sendo coroado com o final do Paulistão de 42 com a fuga dos bambis de campo.

Carlos, realmente um documentário sobre a Arrancada Heróica seria algo para todo Palmeirense ter em casa. Curiosamente eu acho algo tão intimista que nunca pensei em ver um documentário. Mas seria fundamental ter essa história ser contada de maneira monumental. Abs,

Os comentários estão desativados.