Categorias
Opinião

Opinião: o senhor é meu pastor e nada me faltará

Um dos comentários no drops foi uma carta aberta dirigida a mim.

Apesar do estresse de tempo me sinto compelido a escrever, nem que seja na madrugada de domingo prá segunda.
Segue a carta.

EDSON PEREIRA DE SOUZA

on 09/02/2014
Carta ao Sr Vicente Criscio Sou Londrinense e venho acompanhando de perto o palmeiras há muitos anos. Dois blogs me chamaram atenção, o 3VV e outro o Verdazzo. Para minha surpresa vejo O Sr Criscio cada vez mais na oposição. Eu nunca ajudei o palmeiras em nada, porque as diretorias anteriores usavam o palmeiras como um grande balcão de negócios para perpetrar incompentência e amadorismo, haja visto, quase paralisaram a obra da Arena para conseguir meros lugares especiais no estacionamento para meia dúzia de diretores. Acreditei muito no Belluzzo, por ser um grande economista e sério. Continuo o admirando-o como economista e como pessoa séria, mas me decepcionei demais com sua atuação a frente da presidência. Montar time a custa de endividamento é o que nossos políticos vem fazendo com o brasil há anos. Gastando mais do que arrecada e afundando cada vez mais o nosso país. A primeira regra a ser seguida para uma boa administração é gastar somente o que se tem, e aí vem a competência. O palmeiras desde a saída da Parmalat praticou tão somente o amadorismo, contratando jogador caro sem a devida reciprocidade em campo. O palmeiras tem o terceiro ou quarto maior faturamento entre os clubes de futebol e em dez anos conseguiu cair duas vezes para segundona. Quando aparece, um cabra macho como este Jovem Presidente, Paulo Nobre, que mete a mão no bolso e põe 60 milhões no clube, passa a não admitir piadinhas na imprensa com a marca palmeiras, acaba com o transito de empresários nas escolinhas, fecha o time B (cabidão de emprego), acaba com todos as modalidades esportivas deficitárias, peita a construtora em defesa do palmeiras, aprova voto direto para eleições, começa um processo de profissionalização do clube, expande a marca através de lojas que vão se espalhando pelo Brasil, coloca os salários em dia, faz adequação de receita e despesa e por último e mais importante, mostra que sua equipe sabe contratar. O cara depois de 13 anos de abandono está começando a colocar o palmeiras nos trilho, é com muita tristeza que vejo uma pessoa com você Criscio que sempre ergueu a bandeira da modernidade, agora ficar do lado da turma que afundou o palmeiras. Eu não consigo entender porque você não apoia o Nobre, ou você é um falso progressista ou já aliou a turma que quer montar um time a custa de endividamento e antecipação de receitas o que não é sustentável a longo prazo. Acredite, deixei de ser seu admirador, e a partir de hoje estou entrando no Avanti série ouro e pretendo não seguir mais o seu blog. Por que o palmeiras precisa de apoio e não uma oposição sensacionalista. Eu gostaria de mandar email direto para você mas não achei seu endereço no blog, então farei de uma forma deselegante tornando público a minha opinião. Edson Pereira de Souza

A seguir, a minha resposta.

***

Meu caro amigo (se posso chamá-lo assim) Edson,

Li com atenção sua “carta aberta”. Primeiro devo dizer que me sinto lisonjeado pela carta. O amigo dá importância demais à minha pessoa. Afinal de contas sou um ilustre ninguém no atual processo político e de gestão da SEP. Apesar de ser Conselheiro, e ter sido o 6o mais votado na minha eleição sem fazer política no clube, sem mobilização de grupo político, sem máquina a me apoiar, acredito que fui eleito por apenas manifestar minhas opiniões e posicionamentos sempre de forma clara e crítica.

Acho que o amigo leitor sabe, desde 2007 quando da criação do 3VV critiquei (mais) e elogiei (menos) as gestões de Della Monica, Belluzzo, Tirone.

Pergunto: ora, por que eu haveria de fazer diferente neste momento com o Presidente em exercício?

Por exemplo, você sinceramente acha que isso é motivo de elogio o Presidente colocar dinheiro do bolso num clube de futebol? Nenhum Presidente ganha mandato para botar dinheiro num clube de futebol. Ele tem o mandato para organizar o clube, fazer o time honrar a sua história de campeão do século XX, e sem dúvida que tem a obrigação de equilibrar as contas. Mas o Presidente não é apenas Presidente das despesas ou da “herança maldita” que toda hora sua bem articulada assessoria de imprensa faz questão de informar. O Presidente é também responsável pelas receitas. Com receitas se faz um grande time, e não necessariamente dívidas.
Eu sinceramente olho com muita perplexidade um clube de futebol dever R$ 75 MM para seu Presidente. Você acha natural?

Outra: você diz que eu sou “oposição”.

Meu amigo, não sou oposição a nada. Nem estou com turma alguma. Edson, por favor, como é que você pode querer saber com “qual turma eu estou andando?”. Não sei o que você anda lendo ou ouvindo.

Prá quem ainda não sabe, hoje não participo e não participarei de campanha alguma para o pleito de 2014. Vou cuidar da minha vida profissional, coisa que muita gente deveria fazer ao invés de tentar se agarrar ao Palmeiras.

Mas você quer saber no que eu acredito? NA COMPLETA, AMPLA, GERAL E IRRESTRITA MUDANÇA DE MODELO DE GESTÃO DO PALMEIRAS. Separação completa, no CNPJ e na gestão; no caixa; no Conselho viciado e político.
E sabe quem tem essa proposta? Ninguém, incluído o atual Presidente da modernidade (de acordo com você). Por quê? Pergunte a ele ou a seus amigos. O Facebook tá cheio de fotos de churrasco e festas. Eles devem saber.

Quer mais? Vou lhe dizer minha avaliação bem racional da gestão Paulo Nobre.

Nobre adotou uma estratégia quando entrou. Reduzir custos, cortar gastos do futebol e do clube, ter uma folha de pagamento do futebol adequada ao tamanho da receita. Priorizou assim a série B com um time meia boca mas que dava pro gasto (e deu), e em 2014 melhorou o time com alguns jogadores rejeitados nos seus clubes (ou o Lucio é o quê?) e revelações que topam vir num contrato de “produtividade”. Pode ser campeão Paulista em 2014 (por enquanto o único adversário é o Santos) e com sorte da Copa do Brasil (até o Tirone foi).

Aposta assim ter equilíbrio nas finanças e em 2015 – aí sim – ter grana e condições de montar um time mais forte, para disputar o Brasileiro. E também em 2016. Assim ele espera criar um círculo virtuoso. Com finanças equilibradas ele consegue montar times competitivos. Sem prejudicar o caixa, vai disputando títulos. Uma hora ganha!

Sabe o que eu acho dessa estratégia? Boa! Posso até não concordar em jogar fora 2013 e 2014, mas acho que ela pode dar resultados. E assim ele terá acertado na estratégia. Ponto prá Nobre. Se der certo, será elogiado – como está sendo agora, de certa forma prematuramente.

Quer mais um elogio? o Presidente tem que ter culhão para dizer prá torcida (em 2013) que não vai disputar prá ganhar a Libertadores. Eu não teria. Eu ia atrás de grana, talvez fizesse uma loucura e trouxesse um ou dois bons jogadores – e não refugos do tricolor gaúcho – e manteria aquele que foi doado. Assim eu ia tentar ganhar mais que a série B. Talvez eu me quebrasse. Talvez eu desse certo. Vai saber não é mesmo? O Flamengo, quebrado, foi campeão da Copa do Brasil. Mas o SE não funciona. SE minha avó tivesse bigode ela seria avô. Então até aqui o que vale é a estratégia da atual gestão: se der certo, palmas prá ela.

Quer saber onde mais eu acho que ele está acertando? No clube social. Ele fez a famosa estratégia do cavalo para o clube social. Está c***ndo e andando. E fez muito bem. Prá mim o clube social não faz o menor sentido para o Futebol Palmeiras. São coisas distintas. Cada um que tenha um modelo financeiro auto sustentável. E ele estava fazendo isso. Palmas de novo pro Nobre.

Até aqui você está gostando do Post? Que bom! Mas agora vou azedar um pouco…

Nesse tema do clube social PN corre o risco de errar. Sabe onde? Na eleição. É o sócio que vota! E aí ele vai despejar (erradamente) um caminhão de dinheiro nas piscinas, bocha e patinação (dentre outros). Está com medo da oposição vir com um candidato forte no clube. Ele está com a famosa escolha de Sofia. Ou sacrifica o que ele acredita (futebol) ou corre o risco de perder a eleição. Aí vai investir no clube social. E vai fugir da sua estratégia.

Ah sim… e onde ele já está errando? Na minha humilde e insignificante opinião ele erra no seguinte:

Erra quando briga com a WTorre publicamente e joga a culpa na gestão anterior (como se ele não conhecesse o modelo de contrato que foi definido).
Erra quando politiza qualquer discussão (essa história de sindicância nas contas do Belluzzo é de uma enorme injustiça com um ex-Presidente que ajudou na gestão Tirone, e ajuda na gestão Paulo Nobre com FDIC e patrocínio).
Erra quando finge que a receita não é problema dele e o fracasso do marketing é culpa do mercado.
Erra quando nomeia pessoas pouco preparadas para as funções estratégicas.
E principalmente erra quando se recusa a entrar para a história e liderar a reforma estatutária.

Querido ex-leitor e fã de notícias positivas: sou tão torcedor quanto você. Sofro (como meus filhos sofrem) em ver o Palmeiras tratado como o condomínio Jambalaia, com correntes políticas se matando para conseguir fazer o Presidente, e cada um que assume destruindo o que o anterior fez. Sofro com retaliações políticas, críticas dos dois lados, tiroteio. Sofro com a ausência de uma agenda positiva de todos (lembra, eu tentei fazer isso no final da gestão Tirone e fracassei). Mas a política do Palmeiras cansa! Entrei nessa uma vez apoiando um candidato sério e que apesar da idade e da pouca “articulação midiática” topava encarar a mudança que era realmente necessária. Ele perdeu, é a vida. Nobre foi eleito dentro das regras, é um Presidente honesto e palmeirense, adotou uma estratégia que eu não adotaria mas que pode se dar bem, e com todas as ressalvas do que escrevi nas linhas anteriores pode até beliscar um título nos quatro anos (ou será mais?) que vai ficar no poder.

Mas por favor, não me cobre para ser mais um cordeiro do pastor. Nem me rotule. Isso é coisa de mentes liliputianas (ou mal intencionadas). Sou palmeirense, graças a Deus e a meu avô Vicenzo e seria oportunista da minha parte arrastar minha asa para essa gestão deixando de criticar onde eu acho que existem falhas.

Para encerrar, PN pode até ser campeão com a sua estratégia de arrumar as contas. Até o Tirone foi, quebrando o Palmeiras, mas foi. Andrés – para citar um exemplo fora daqui – foi campeão de um monte de coisas mas não MUDOU DE FATO o Corinthians quando teve a chance. Agora logo logo eles voltam a ser o que eram. E o torcedor? Ele enxerga a ponta do iceberg. Quer títulos. O que está por detrás, não tem a menor importância.

Eu pelo meu lado mais do que títulos quero um Palmeiras “feito para vencer e para durar mais um século como campeão”. Com os olhos, o corpo, a alma e principalmente sua gestão voltada para o século XXI. Sem políticos, com profissionais, com governança e gestão. Não quero mais salvadores da pátria. Pode funcionar num curto espaço de tempo. Mas não é sustentável.

Mas respeito o que você e outros torcedores querem. E vou comemorar muito se for campeão esse ano, ano que vem, no outro, no outro, como torci e comemorei nos últimos anos.

Forte abraço e se tiver paciência, de vez em quando saia da Matrix, venha aqui e veja o mundo como ele é.

Saudações…

Vicente Criscio

151 respostas em “Opinião: o senhor é meu pastor e nada me faltará”

Sou frequentador assíduo do 3VV desde a sua fundação

O nível de conhecimento e profissionalismo das pessoas que aqui escrevem sua colunas voluntariamente são fantásticos

Enquanto alguns que possuem ou possuíam blogs me ignoravam quando pedia de uma forma humilde para conversar o Vicente fez justamente o contrário e sempre foi uma pessoa solícita e atenciosa

O conhecimento que o Vicente tem de gestão é incrível

Torço para que algum dia Don Criscio eu possa ter orgulho de dizer para o meu filho que vai nascer que dialogava sempre com o presidente da SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS

Aquele hospício precisa de pessoas como você

Grande abraço!

Sua resposta serviu pra que eu compreendesse melhor o seu posicionamento com a atual gestão. E agora vejo claramente que concordo, como a muito não enxergava, com você. Acho que o palmeirense, de tanto sofrer, se esqueceu que pode pensar não em ser campeão paulista, brasileiro ou até mundial, mas pode ser, como já é, campeão de um século inteiro.

Parabéns aos dois pois gerou um grande debate e vários post.
Na minha opinião, Até o momento o mandato Paulo Nobre é muito bom, Vamos ver após fechar o caixa no fim do ano.
Vicente tem todo o direito de criticar e ser chato as vezes, pois esta lá no olho do furacão da nossa política.
Sendo frio, olhando de longe e apenas como torcedor: Acho que a gestão Paulo Nobre lembra muito a entrada da uvb na gestão della monica em 2007, Cipullo arrumou a casa em 2007 com um time que dava pro gasto e sem gastar muito(e não fomos a libertadores pois o stjd puniu o mago por 5 jogos pois o flamengo estava na disputa), já em 2008 uma parceria com a traffic nos levou as disputas e vinha em 2009 para vencer a entra o Belluzzo, sendo amador por pura pressão interna passou por cima da sua diretória e mexeu no que vinha dando certo e desandou a maionese.
Tem gente que teima em falar que Belluzzo foi um grande presidente, não foi ele é sim um GRANDE PALMEIRENSE, mais presidente ele acabou com algo estava indo bem.
Mais opinião é pessoal de cada um e todos aqui vão ter seus pontos e contra-pontos.
Pra mim essa historia do Belluzzo estar envolvido no fdic e patrocínio e coisa política pois ele mesmo falou que ia se afastar e que a cara da uvb hoje é o Pescarmona que se mostrou um ser um Palaia/frizzo e a uvb tem que se apoiar no Belluzzo e fica soltando essa o antigo muda Palmeiras(uvb) se mostrou que é um continua na mesma Palmeiras.
Pra fechar com erros e acertos, pra mim NOSSO PRESIDENTE FAZ UM GRANDE TRABALHO!!!!!
VAI PALMEIRAS! VAI PALESTRA! DA-LHE PORCO!!!!

Concordo com 90% do que você disse Criscio, temos sempre que enxergar além da Matrix, Porém ao dizer que se conquistarmos a Copa do Brasil esse ano será sorte, comparando com o que conseguiu Tirone, você disse uma grande besteira. O time de 2012 teve sorte (Jogos contra Vitória em casa e Grêmio fora são a grande prova), já o desse ano é limitado, mas competente até aqui. E com um Lateral direito pra fazer sombra para o esforçado Wendel, e um centroavante pro Kardec alguém arrisca que não podemos ganhar por competência??

Criscio, acho que houve um desencontro de comentários. Já havia lhe pedido desculpas (em nenhum momento quis lhe ofender), mas acabou ficando embaixo da sua resposta. Concordo em 95% com o seu esclarecimento e fico chateado que uma pessoa do seu “calibre” tenha cansado. Você com certeza é uma das mentes que precisamos lá dentro de alguma forma, mas entendo a questão profissional, pois a minha vida também é uma loucura. Defendo o profissionalismo o tempo inteiro e sabemos de perto como o Palmeiras foi gerido nos últimos anos. Sobre um novo modelo, concordo 100%!!!
Qual a sua disponibilidade para tomarmos um café? Você tem o meu e-mail e por questões de privacidade não vou pedir o seu e-mail pessoal por aqui. Você poderia encaminhar um e-mail para tentarmos conciliar as agendas? Priorizo muito a amizade com pessoas do bem. Mais um vez obrigado pela resposta.
Um abraço,
Guilherme Malfi.

Se esse povo do Verdazzo já está atacando e achincalhando o 3VV no bom momento, imagina se o caldo entornar. Pelo jeito, pros partidários sujos, o ano político começou cedo.

Acho que a carapuça serviu….rs
Então você conhece TODO MUNDO que postou aqui para saber que ninguém tem relação com o Verdazzo?

Interessante….

Democraticamente, é possível. Mas é imoral que sempre surjam dezenas de usuários nunca antes vistos nesse site só pra esculachar e atacar. É nítido que é algo orquestrado e sempre do MESMO site. É muita falta de vergonha na cara.

Também concordo com a réplica do Sr. Edison na que se refere numa frase do Criscio: “Para que ainda não sabe, hoje não participo e não participarei de campanha alguma para o pleito de 2014. Vou cuidar da minha vida profissional, coisa que muita gente deveria fazer ao invés de tentar se agarrar ao Palmeiras”. Eu compreendo o que Sr. Edson falou, precisamos de você Criscio não nos abandone, precisamos de você dentro do Palmeiras. O Palmeiras precisa de você pra poder recolocar o nosso clube nos trilhos.

Rsrsrs…. Harley não cai na pilha do Franceschini. É um grande amigo! E fico muito lisonjeado com essa possibilidade. Mas eu estou na minha vidinha profissional “bem demais da conta”. Quero apenas torcer, de vez em quando comprar umas camisetas, ir no Allianz Parque quando inaugurar e mais nada. Forte abraço!

Grande texto, os comentarios que eu teria a fazer ja foram feitos pelos amigos acima, acompanho o 3vv desde os primórdios e posso dizer com propriedade que os ideais do site nunca mudaram ou tomaram outros rumos, tanto que o site é mantido da mesma maneira desde que iniciou, seguindo a mesma linha de sempre, de ser a TERCEIRA VIA para um dia tornar nosso Palmeiras grande como mostra sua história e como ele deve ser. Enquanto outros vendem e ou pedem cliques nas propagandas para fazer dinheiro com o site na MP, mudam seus conceitos (Sapo de inimigo a PLAYER) aqui a TERCEIRA VIA esta bem devinida e seguindo seu caminho, sem desvios e rumando para a realização de um grande sonho, espero estar aqui e participar disso também um dia.

Paulo Nobre foi eleito por Mustafá, que detém o cabresto da maioria dos conselheiros, obrigando-os a votar em quem ele manda. Anteriormente, Tirone fora eleito da mesma forma, com ordens de Mustafá, que obrigou seus pelegos conselheiros a votarem nele. Se Mustafá colocar um poste e mandar os pelegos a votarem nele, esses coitados abaixam a cabeça e votam. JAMAIS Mustafá permitirá que se mude alguma coisa. O que Paulo Nobre faz hoje é jogar para a torcida, como manipula seu padrinho político, Mustafá.
E podem escrever: Mustafá mandará seu carneirinho mudar o estatuto, como ele fez anos atrás, para se reeleger numa terceira ou quarta vez.
Com o modelo Mustafá de governar, nada mudará, como acreditam os edsons da vida…

É Luiz… por isso que eu estou achando muito estanho essa demora do novo estatuto a sair do papel e o pior é que não tem mais notícia e não fala mais nada sobre a reforma estatutária.

Luiz, mais respeito. Estou lendo todos os comentários e vendo pontos positivos e negativos.
Me chamo Edson e nao sou da vida.

Concordo com o Edison Pereira De Souza. Obrigado Edison ,eu não tenho a sua habilidade com as palavras não consigo me expressar tão bem, mas vc expressou bem oque eu penso. Eu amo o Palmeiras por isso lhe digo novamente obrigado

Caro Edson! Entendo que mudar as coisas no Palmeiras não é tão simples por conta da estrutura do conselho. Mas Paulo Nobre usou a separação do social e do futebol como um dos pilares para convencer torcedores e mídia de que era o candidato ideal para vencer as eleições. Venceu, e de repente esse discurso é esquecido, pois não se pode fazer revolução belicosa no Palmeiras?

É isso que estamos cobrando. Coerência. Paulo Nobre está trabalhando bem, é verdade, mas sem promover as mudanças que realmente são necessárias para que o clube se torne autosustentável. Na prática, hoje dependemos dele, inclusive financeiramente. É isso que queremos?

Segundo nosso leitor Vagner, a gestão Beluzzo foi desastrosa e precisa sim ser investigada. Ok, mas quero ver se a investigação recair sobre o vice de futebol e os diretores de futebol da época – Gilberto Cipullo, Genaro Marino e Savério Orlandi, todos aliados de Paulo Nobre. Aí sim veremos se o senso de justiça prevalecerá

A hora para mudar o Palmeiras foi no dia do rebaixamento para a série B em 2012. Nesse dia e nos dias seguintes até a eleição de 2013 NENHUM site da mídia palestrina, nenhum conselheiro, nenhum salvador do Palmeiras conclamou a torcida para colocar os ratos fora de lá. Quem quer mudar o Status Quo do Palmeiras TEM QUE ELIMINAR O MUSTAFÀ E SEUS ACECLAS do clube. Quem tem esse poder? Pq os membros da tal mídia palestrina ficam de briguinhas em vez de se unirem contra os inimigos comuns pela ordem: Mustafá, arbitragens, imprensa tupiniquim, stjd, e CBF? Pq não fazem campanhas conjuntas conclamando os torcedores a se unirem contra esses inimigos???? Pq continuamos publicando textos da imprensa que só sacaneia o Palmeiras em blogs da própria mídia palestrina? Pq todo esse amor pelo Palmeiras…no final só traz prejuízo ao clube? Quem é o messias que vai dar UMA CANETADA SEPARANDO O FUTEBOL DO SOCIAL? Belluzzo poderia ter feito isso. E eu ainda pergunto…isso é possível? Como vcs vão separar o futebol do social com mais da metade dos conselheiros vitalícios nas mãos de Mustafá e Della Monica? Quem é o Messias??? Quem tem a varinha mágica para isso? A mídia palestrina está igualzinha aos tais conselheiros do Palmeiras, brigam entre si e quem sai perdendo é o Palmeiras. E a maioria dos torcedores nas redes sociais ainda não se deram conta disso. Só quem pode mudar isso é A TORCIDA. Mas unida e não em guetos lutando uns contra os outros.

No clube existe um estatuto, e ele precisa mudar, a força nada vai ser feito, e outra, hoje muita gente na torcida (e na MP, portanto nunca fariam uma campanha para virar o que temos hoje) que idolatra o PN, principalmente depois de varias matérias enaltecendo o mesmo, tem também a questão de pedir que conclamem a torcida, e depois que o pau quebra vão dizer que as TO’s só tem animais. E quem acompanha o 3vv sabe que o site nunca se referiu ou citou outro membro da MP arrumando confusão, nem para responder diversas criticas que recebeu, portanto se existe alguma briga, não é por aqui que ela passa.

O CRISCIO ( VICENZO) é um dos PALMEIRENSES mais lucidos e coerentes que eu conheci (pessoalmente e discutindo o PALMEIRAS na epoca do MUDA PALMEIRAS) dentro e fora do clube. Se tem alguem que sabe COMO mudar o PALMEIRAS é o VICENTE. E ele sabe disso. Portanto EDSON fique tranquilo que o CRISCIO jamais ira se afastar do PALMEIRAS, assim como o BELLUZZO. Ambos respiram em verde e branco. No desabafo falou com uma pitada de “raiva” tipica dos “oriundi” ( descendentes tb sao assim… ou não??) mas no fundo ele , e o prof. BELLUZZO estarão sempre a disposição do PALMEIRAS. Eu, agora distante do nosso PALMEIRAS fisicamente pois trabalho em Jaboticabal- SP-, ja dei o meu grito aqui mesmo no 3VV, no que acredito para colocar o PALMEIRAS no caminho de um clube grande, vencedor e com sustentabilidade. VOU REPETIR….. VICENTE CRISCIO PARA PRESIDENTE. Essa é a nossa saida. Punto e basta…..

Se o Perim tivesse ganho a eleição certamente tomaria empréstimos junto a W.Torre (a título de antecipação de receitas) para a montagem do time, conforme foi divulgado à época , e hoje estaria de rabo preso com a construtora, não podendo contestar a divisão das cadeiras, virando refém pelos próximos 30 anos (sempre foi falado que as receitas geradas pelo futebol seriam integralmente do Palmeiras). Quanto a tornar pública a briga com a construtora, isso partiu do Sr. W. Torre Júnior, que inclusive declarou: “A Arena inteira é nossa, não tem discussão”. Não vou dizer que a gestão do Sr. Nobre é perfeita e não mereça críticas, mas acho que dificilmente outro obteria melhores resultados. Não precisa terminar uma gestão para se fazer uma auditoria e descobrir se adversários políticos lesaram o clube, isso deveria partir dos membros do COF e conselheiros na própria gestão, independentemente de qual corrente política pertençam as pessoas a serem investigadas.

Carlos da onde você tirou que ia pedir dinheiro emprestado e ficaria de rabo preso? Aliás, você pode definir o que é “antecipação de receitas”? Se sim, pode explicar o FDIC de R$ 60 MM que acabou de entrar no Palmeiras e diferenciar da antecipação de receitas? Em outras palavras, se você souber tudo isso explica aí prá gente e mesmo assim tente provar quem tem rabo preso com quem. Obrigado.

Nossa !!!! Agora vc exigiu muito do coitado…
Mas logo ele post uma resposta que o Mustafá usa há 30 anos…,,kkkkkk

Aqui mesmo no 3VV foi colocado que o plano do Décio Perim era esse. A W.Torre não tem por obrigação a antecipação de receitas ao clube, se o fizesse seria um favor, atendendo um pedido do presidente. Ora, se não me falha a memória o próprio Beluzzo que tinha um ótimo relacionamento com o Walter Torre solicitou que este excluísse a Traffic Sports, de propriedade do J. Hawilla, com quem teve desentendimentos, da comercialização dos camarotes de nossa arena, foi atendido? Acha que ele adiantaria receitas e quando fosse descontar ou repassá-las faria sem a cobrança das taxas de mercado? Embora não seja economista sei que os FIDCs (Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios) tem taxas mais atrativas que as praticadas no mercado e trouxe uma economia aos cofres do clube. Sei também que o W. Torre visa lucrar com a parceria, não investe milhões por simpatia ao clube, alias, nem palmeirense ele é. Se fizesse um favor à presidência certamente iria cobrar mais tarde, seria uma situação no mínimo desagradável bater de frente com ele. Não sou partidário de nenhuma corrente política do clube, alias, detesto essa politicagem. Entretanto é um mal necessário, já que o clube depende dessa política para ser gerido. Sou torcedor e só quero um Palmeiras forte, brigando por títulos e que não esteja afundado em dívidas, devendo salários e sendo a última opção para os jogadores. Concordo que está havendo demora para a assinatura de um patrocínio máster, mas, se assinar por qualquer valor, muito abaixo dos rivais, certamente as reclamações serão maiores. Acredito no Paulo Nobre o torço para que faça uma boa gestão, como torceria para qualquer nome que ali estivesse, pois , reiterando, torço para o Palmeiras. Este é um canal democrático que nos permite expor nossas opiniões, mesmo que sejam contrárias às do autor. Posso até estar equivocado por acreditar que o Sr. Nobre faça uma grande gestão, só o tempo dirá. Dentre os que fazem parte do cenário político do clube, considero o Mustafá a criatura mais nefasta, portanto acho que o Sr. Luiz deveria expor suas opiniões ao invés de replicar comentários com ironias, afinal creio que apesar das divergências todos temos o mesmo objetivo.

Putz, um post desse tamanho e não respondeu as perguntas.
Podia só ter dito: não sei.

É óbvio que WTorre está na parceria para ganhar dinheiro. E que mal há nisso? O importante é que o negócio é bom para ambas as partes, a não ser na visão do Mustafá, que já declarou que acha que a Allianz Arena é um péssimo negócio para o Palmeiras. É essa visão que a maioria dos apoiadores do PN adotoram, por lealdade ao chefe Mustafá. E não conseguem perceber a aventura em que enfiaram a instituição com essa postura beligerante e inconsequente.

Excelente texto, agora sim me convenci, não vou mais assistir ao Big Brother e nem ouvir os comentários do Neto da Band. Também vou deixar de ver a globo e de comprar os produtos anunciados pelo Milton Neves. kkkkkkkkk. Agora falando sério, é duro percebermos como o Brasil vai demorar para amadurecer, como ainda tem gente que compra informações erroneas e deixa-se incutir em suas mentes que é o certo. Que acreditam que o PT é para os trabalhadores, que o comunismo vai se perpetuar com votos do povo, e muitas outras coisas que vemos e ouvimos.

Réplica
Primeiramente gostaria de agradecer a sua Resposta, sinceramente jamais achei que meu desabafo ecoaria gerando tanta discussão e com uma resposta pronta de um conselheiro de fato e de direito da SEP.
Na sua resposta, você se intitula “ilustre ninguém no atual processo político e de gestão da SEP”
Você está enganado, você é de fato um representante legítimo das mudanças que ocorrem, e sua participação será ainda mais importante no processo deflagrado em eleições anteriores que culminaram com a retirada, digamos do velhos vitalícios que chamo de feudo peçonhento, e alçado ao poder gente com ideias novas e com vontade de trazer mudanças de verdade para o verdão.
Em sua resposta você escreveu:
“Mas você quer saber no que eu acredito? NA COMPLETA, AMPLA, GERAL E IRRESTRITA MUDANÇA DE MODELO DE GESTÃO DO PALMEIRAS. Separação completa, no CNPJ e na gestão; no caixa; no Conselho viciado e político.”
Eu também acredito nisso, mas como fazer uma revolução dessas onde há mais de cem conselheiros vitalícios defendendo seu feudo? Revolução belicosa, anarquia, ou uma estratégia dentro dos princípios legais amparando uma mudança definitiva?
Por que elogiei o PN. Exatamente porque governar com esse feudo peçonhento é praticamente impossível, e apesar disso ele tem conseguido fazer mudanças importantes. O caminho civilizado da mudança já está em marcha no palmeiras e você Vicente é uma peça muito mais importante do que você mesmo imagina neste processo.
Eu acredito que o palmeiras tem saída sim, e você mais do que ninguém representa uma delas, que é continuar escancarando os segredos dentro do feudo peçonhento.
Veja o que me deixou mais triste na sua resposta:
Prá quem ainda não sabe, hoje não participo e não participarei de campanha alguma para o pleito de 2014. Vou cuidar da minha vida profissional, coisa que muita gente deveria fazer ao invés de tentar se agarrar ao Palmeiras.
Isto é preocupante, uma pessoa como você que fez milhares de palmeirense sonhar com mudanças não pode desistir, o palmeiras precisa de você. Não nos deixe nas mãos daqueles que sempre usaram o palmeiras para defender seus interesses próprios. Esta turma de conselheiros novos é que estão fazendo tremer a velha turma, se não tivesse conselheiros como você, o Conrado e tantos outros o palmeiras estaria ainda com um presidente arcaico saído dos vitalícios. Foi justamente esta mídia palestrina que foi cultivando a ideia de milhares de palmeirense que passaram a tomar conhecimento do que acontecia dentro do quartel general fechado a sete chaves.
Durante anos eu li e vi a suas ideias e a do Conrado totalmente alinhadas. De repente por causa de uma eleição, comecei observar vocês percorrendo estradas diferentes, isto é mais preocupante que tudo. Pois vocês representam o novo, vocês representam as mudanças que todo palmeirense quer. E se esta força de mudança se dividir, o feudo peçonhento volta assumir de novo. Aí estamos todos F…

Edson, mas você não ia parar de seguir o blog?

E meu deus, Conrado como conselheiro?
Aí acho que prefiro o Mustafá. Pelo menos ele é autêntico. Por mais que as idéias dele não sejam as que gostaríamos, ele não esconde o que pensa.
Melhor que alguém que escreve uma coisa e faz outra.
Alguém que trai os princípios que defendia e apunhala antigos colegas de luta pelas costas.

Vicente, você tem razão. Desculpe se interpretei errado, mas falando em desempenho, o Tirone não compara nem com uma planta, o cara é simplesmente um “coitado”.

Bela resposta. O 3vv é com certeza o site mais crítico que eu costumo ler, mas isso é o que me gera o interesse. As vezes discordo de algumas coisas, mas vejo que seu discurso visa somente melhorias ao nosso amado Palmeiras. sempre consigo informações concretas e pertinentes nas minhas leituras aqui. Continue assim, com o mesmo senso crítico e a mesma paixão verde. Estaremos juntos na web, no Pacaembu (em breve em nossa bela casa) e vestidos de Verde na rua. Abraços!

Eu acabo vendo razões nos dois. Percebo no Criscio um cara apaixonado e idealista que vê o Palmeiras das academias, mas também analisando o contexto analisando oque o Palmeiras se tornou a partir do ponto em que a profissionalização chegou ao futebol, melhor dizendo, o dinheiro, a briga de amadores egocêntricos, querendo ter alguma notoriedade em cima do Palmeiras, isso só se quebrou com a gestão Beluzzo, mas dai estava mal acompanhado e teve seus erros, assim deu brecha pra volta dos amadores egocêntricos, assim brigamos e Paulo Nobre é eleito, e quebramos de novo a escrita, Paulo Nobre tem erros? Claro que sim, mas temo, que as criticas mesmo q corretas, acabem abrindo brecha para os retrógrados novamente. Vão poder dizer ” viu esse negocio de profissionalização nao da certo, tivemos a prova com o Paulinho, vamos votar no Frizzo, mandar esses executivos caros embora e administrar nos mesmos”

Vicente, boa tarde. Sou Guilherme Malfi, torcedor e sócio do Palmeiras. A “carta aberta” foi muito bem escrita e compartilho bastante o que o leitor escreveu (principalmente na parte que fala do Belluzzo). Para mim, Belluzzo deveria sempre estar próximo, mas nunca como mandatário, pois a emoção supera a sua razão.

Não via uma discussão tão gostosa há muito tempo. O leitor escreveu o que realmente eu acredito, mas você voltou com uma resposta muito inteligente que ao menos me faz repensar muitas coisas. O Tirone foi uma afronta aos palmeirenses e até hoje não consigo acreditar como os conselheiros votaram nesse “coitado”. Trabalho com recrutamento de profissionais e sempre avalio perfis antes de colocar alguém em uma cadeira. Como foi feita essa avaliação? NA VELHA HISTÓRIA DO “CHEGOU A HORA DELE”. Vicente, falar que até o Tirone foi campeão da Copa do Brasil é no mínimo ignorância. O único time grande que enfrentamos foi o Gremio, mas tudo bem. Respeito a sua opinião. Comparar o Andrés com Paulo Nobre é no mínimo ignorância, é igual comprar batata com melancia. Tirando isso, sua resposta é muito inteligente. Resposta de um palmeirense de fato que merece muito respeito. Sabe, a política do Palmeiras é bem “burra”. Conselheiros da oposição querem ver o da situação quebrar a cara e quando isso acontece, parece que ganharam o jogo. Dia 20/02 estarei no churrasco da UVB e gostaria de falar com você, se possível. Ou vocês conselheiros acordam de uma vez por todas e entendam que algumas ignorâncias não dá mais, ou realmente vou fazer o que você mesmo indicou…. Desencanar e deixar o Palmeiras acabar. Só os conselheiros não percebm o quanto fizeram mau para o clube até agora. Um abraço
Guilherme Malfi.

Paulo sua resposta virá à noite. Se tiver paciência para voltar lhe escreverei cada ponto.
Abs

Mas Guilherme cabe uma observação importante já! EM NENHUM LUGAR O TEXTO COMPARA NOBRE A ANDRÉS OU TIRONE. O TEXTO COMPARA DESEMPENHO!! Se não percebeu isso e partir para uma discussão rasteira de comparar pessoas, é melhor nem começar a discutir.

Tirone foi eleito por Mustafá, que detém o cabresto da maioria dos conselheiros, obrigando-os a votar em quem ele manda.
Paulo Nobre foi eleito da mesma forma, obrigando seus pelegos conselheiros a votar nele.
Se Mustafá colocar um poste e mandar os pelegos a votarem nele, esses coitados abaixam a cabeça e votam. Simples assim.

Guilherme boa noite.

1. Sobre o Tirone:

A aliança Della Monica e Belluzzo chegou ao fim por vários problemas na gestão Belluzzo. Ele e Mustafá se aliaram para eleger Tirone. Palaia – que era Vice Presidente de Belluzzo junto com Cipullo – saiu candidato à Presidência. Paulo Nobre também. Tirone foi eleito. Isso mostra como o modelo político é imprevisível. Guarde esse parágrafo!

2. Falar que até o Tirone foi campeão da Copa do Brasil é no mínimo ignorância

Sorry Guilherme, mas ignorância é “partir prá ignorância” sem parar para refletir na frase. Quis dizer que um campeonato estilo mata-mata (ou parecido com um Paulistão onde temos fase classificatória e depois um mata-mata) permite que qualquer time mais ou menos arrumadinho naquele momento pode ser campeão. O que não necessariamente significa que há uma “puta gestão” ou um “baita planejamento”. Então a frase “até o Tirone foi campeão” implica em dizer que uma gestão não pode ser medida por isso. Todavia os torcedores – boa parte deles – acabam se iludindo com um título e muitas vezes a distância entre o céu e o inferno para um gestor é uma bola que entrou ou saiu. De novo, não mede nada, e o time campeão pode ser rebaixado no semestre seguinte (já viu esse filme?).

3. Comparar o Andrés com Paulo Nobre é no mínimo ignorância

Mais uma vez você me deu uma canelada e me chamou de ignorante. Acho que se você for menos passional na defesa do atual Presidente você vai perceber que em nenhum momento o comparei ao Andrés. É azeite e vinagre. O que quis dizer ( e me pareceu que seria fácil entender no texto ) é que Andrés fez uma revolução no Corinthians. Tirou o time da série B, trouxe Ronaldo (aliás, que poderia ter vindo ao Palmeiras; outro assunto), montou um bom time e foi campeão da Copa do Brasil. Perdeu uma Libertadores para o Tolima mas persistiu com Tite. Seu sucessor foi campeão Brasileiro, da Libertadores e do Mundial. Deu um estádio com dinheiro público para seu time. Mas não fez o essencial: não mudou o modelo. É um clube de futebol sob a governança de um clube social. Sabe o que vai acontecer? Na primeira crise política vão eleger um político da oposição. E tudo desaba. Vide a explicação 1. Sacou porque usei a história do Andrés? Por acaso eu o comparei ao Nobre? Agradeço se pedir desculpas por me chamar duas vezes de ignorante. Também se não pedir, pouco importa.

4. Não irei ao churrasco da UVB. Estou fora do Brasil, indo e voltando toda a semana. Não tenho mais tempo para a política palmeirense. Graças a Deus e a meus orixás!

5. O Palmeiras não vai acabar. Ele é maior que o buraco. Mas não sei se tem mais um século.

6. Não é só conselheiro quem faz mal pro clube. É grupo político que amarra o rabo com cargos de diretoria e fica míope pros problemas, é formador de opinião que pede agenda para vender projeto, é diretor que usa “inocentes úteis” para atacarem moralmente os que criticam a atual gestão. Não é só a oposição que não quer paz. A situação também não quer. Por isso que defendo que o modelo atual acabou, morreu, e alguém tem que mudar isso.

Forte abraço!

Genial Vicente!
o que o torcedor tem que entender é que um time não se vive só de títulos. Quando um clube é gerido da forma com que você disse isso é uma mera consequência. Não podemos ficar vivendo a esperança de titulos esporádicos… ficarmos felizes e depois… vem um “Tirone/Frizzo” e acaba com tudo.
Essa é a chance do Palmeiras disparar no Brasil à frente dos outros clubes.. mas pelo jeito vai continuar todo mundo na mesma…

Meu plano Avanti não é série Ouro como o do Edson, o meu é prata. Estive ontem no Pacaembu só por um motivo: torcer para o Palmeiras. Me associei em plena disputa da série B, por achar que o Avanti é um plano melhor hoje do que quando foi lançado há alguns anos. Esse é mais um mérito da gestão do Paulo Nobre. Sim, o Paulo Nobre vem acertando em muitas coisas, reconheço isso com felicidade. Mas não vou deixar de criticar o que eu acho que não está certo.

Meus parabéns a você Vicente. Seria muito cômodo simplesmente excluir o comentário do Edson. Mas quem conhece o 3VV há tempos sabe que aqui as coisas não funcionam assim. Aqui sempre houve espaço para o debate de opiniões divergentes. Como já foi corrigido nos comentários, a aprovação de voto direto dos sócios para presidente não foi feita na gestão do Paulo Nobre. O que sim, aconteceu na gestão do Nobre, lamentavelmente, foi a eleição de mais alguns conselheiros vitalícios, depois de alguns anos sem que isso acontecesse. A articulação dos grupos progressistas contra eleição dos vitalícios, que já havia funcionado antes, desta vez não funcionou. Por que será?

O 3VV é um dos sites mais imparciais que conheço (Desde 2009) cujos colunistas não se acovardam em críticas/elogios quando merecidos, não importa qual gestão esteja no comando. Parabéns pelo texto Vicente.

***Esqueci
Edson (carta aberta) as diretas foi aprovada na gestão Tirone. Mas parece que você esqueceu de mencionar que o PAULO NOBRE votou junto com MUSTAFÁ no filtro de 25% e o seu novo site preferido o Verdazzo, para seu conhecimento era oposicionista ferrenho de Mustafá que hoje o trata como PLAYER, vendido é pouco, você não acha? Realmente Edson (Carta Aberta) você está 100% coberto de razão quando disse que não vai ler mais o 3VV, Obrigado.

Parabéns pelo excelente nível da resposta Vicente, é o tipo de texto que eu realmente gostaria de ler com mais frequência nas chamadas mídias sociais. Você não é oposição, ou situação, você é simplesmente um palmeirense que comenta o que ocorre no clube. Já li muito post seu elogiando e muito post criticando, nem sempre concordo com o elogio ou mesmo com a crítica. Porém tenho que dizer que sua coerência é algo assombroso. Você é leal a suas convicções, parabéns pois muito poucos conseguem sê-lo.

Algumas pessoas não querem “ouvir” críticas agora, por mais pertinentes que sejam. O Paulo Nobre disse: “Precisamos modernizar o clube, separar o futebol do resto, para identificar as necessidades de cada lado.” e “A primeira coisa é separar futebol de social para não haver promiscuidade de receitas.”. Nada disso foi feito ainda e essa foi uma das bandeiras desta gestão, é errado cobrar isso? (e isso é só um de vários exemplos). Ontem mesmo disso aqui mesmo no 3vv que estamos no caminho certo, gostei das contratações e acho que vamos colher bons frutos no futuro. Mas apoiar o time e curtir o bom momento não excluí a cobrança. Acho que essa é a postura do Vicente e a acho corretíssima, temos que trabalhar para o Palmeiras ser grande sempre, não apenas nesta ou na próxima temporada e para fazer isso, algumas mudanças tem que ser feitas para ontem e é aí que entra a cobrança – não consigo enxergar uma postura “mais palmeirense” que essa.

Mostra que o Vicente (e o 3VV por consequência) não torce “pelo mal”, que são contra apenas pelo prazer de serem, mas sim que fazem críticas com objetivo, com intenção óbvia da melhora.
Obvio, que por todos os seres humanos não são iguais e suas percepções são diferentes, formadas através da reunião de informações selecionadas através do gosto pessoal.
Assim, dependendo de como se analisa o que se lê, se formam as opiniões.

De vez em quando, ocorrem “aberrações”, informações deturpadas que são tratadas como verdade e com isso os pesos acabam sendo alterados. Informações privilegiadas ou mascaradas passam a impressão de serem verdadeiras pelo simples fato de parecerem verdadeiras.
No caso do outro site, a informação “privilegiada” e de apoio incondicional, deturpa essa relação, criando a necessidade de existir um “bem” e um “mal”, uma “oposição” e uma “situação”.

Gosto da posição do Vicente. Não é contra ou a favor do atual governo, da figura do atual presidente ou de suas ações.
O Vicente, o 3VV e seus colunistas não podem, não devem e não são contra nada. Não se opõe a nada. Na verdade, são apenas críticos no sentido mais amplo e irrestrito da palavra: fazendo críticas, ou seja, análises e observações dos fatos e ações e se posicionando com elogios quando estão certas ou sugestões quando parecem estar tomando rumos que podem ser melhores, tudo dentro de uma diplomacia que deixaria o mais fervoroso Lord Inglês extremamente satisfeito. Nos últimos tempos, até mesmo a corneta não vem soando como corneta, parece mais um assovio… Brincadeiras à parte, ao final o convite do Vicente para a saída da “Matrix” é oportuna: a escolha cabe a cada um de nós, se vamos nos deixar levar pelas imagens estrategicamente imputadas pelo A.I da “Matrix”, um tanto gambá eu diria, ou vamos observar com nossos próprios olhos e tomar nossas próprias decisões.

Lembrando que para isso, precisamos de informações realmente inteligentes, sem interesses de nos controlar e ficarmos “obedientes” a Matrix.

O 3VV TEM SEMPRE QUE SER A FAVOR, E COOMO O VICENTE DEIXOU CLARO, AGORA É A HORA DA MUDANÇA COMPLETA, AMPLA, GERAL E IRRESTRITA NO MODELO DE GESTÃO DO PALMEIRAS.

Ser Palmeirense é também ser corneteiro. Eu estou do lado do Edson, penso igual a ele.

Difícil saber se dá pra acreditar em vocês, já que o Edson disse que não ia mais seguir o blog, e o Tiago reforçou isso num post acima.

Mas em vez de simplesmente pararem de seguir o blog vocês continuam postando e só criticando o espaço sem agregar nada a debate.

Como alguém já postou acima, isso fica cansativo para os demais leitores que querem ler opiniões e argumentos em um debate saudável.

Vez ou outra concordo que o peso das críticas do 3VV a essa gestão pode ter sido exagerada, mas, no contexto geral compactuo com elas. Um modelo sustentável deve ser pensado sim, e escolha do atual presidente não vai neste caminho.

As fofocas políticas que caiam na mídia diminuíram consideravelmente, eu de onde estou não consigo avaliar ainda Paulo Nobre, esse ano é crucial a ele…

Só gostaria que o autor (Vicente) me desse um único exemplo de time grande de futebol, no Brasil que fez essa separação total do futebol com o clube social, cite um. Difícil né, portanto nada é tão fácil e simples de se conseguir mas entendo que o caminho deva ser esse mesmo. abs

Sem duvidas Alex, tambem não conheço nenhum “clube do tamanho e com os problemas” que o Palmeiras tem, que ja teve essa divisão, porém tambem acho necessario que isso aconteça, mas não podemos jogar isso nas consta do PN com 1 ano de gestão.

Alex, não sou o autor do texto mas tento responder um pouco lhe fazendo uma pergunta.
Qual time no Brasil consegue uma performance nacional e internacional, não estadual, sustentável?
A absoluta maioria eh gerida nos mesmos moldes que a SEP. Alguns tem aspectos um pouco melhores como a baixíssima influência do clube social e o significativo aumento do colégio eleitoral (voto do Sócio Torcedor), mas também não possuem gestão profissionalizada de fato. Exemplo do. Gremio com voto direto pelo ST mas a existência do filtro travando a renovação e alimentando a politicagem.
Somente porque o modelo que se defende aqui nao esta presente nos clubes brasileiros nao quer dizer que não eh bom. Muito pelo contrário.
Abraço

Olá Cláudio ! Sou totalmente a favor da separação total e completa do futebol e do clube social. Apenas estou escrevendo que o Paulo Nobre também deve ser mas que a implantação é algo quase que impossível na velocidade que o Vicente e todos nós desejamos

Alex boa noite. Levei o projeto ao Presidente Paulo Nobre meses depois que ele foi eleito. Ele não quis ver. Educadamente, como é da natureza dele, disse que era assunto do Presidente do Conselho Deliberativo. Daí posso supor que ele não tem interesse em se meter nesse assunto. Se ele é contra ou a favor, não sei. Nunca ouvi sua opinião a respeito. Forte abraço.

Criscio, se nao me engano nas inumeras e repetidas entrevistas que ele deu na sua campanha para presidente(Diferentes radios e Tv’s, mas as entrevistas pareciam a mesma ), mes em uma delas se nao me engano para a mondo palmeiras ele falou rapidamente sobre essa situacao especifica, falou bem rapido, reforma estatutaria, voto do socio torcedor, e dentro do tema reforma estatutaria falou da separacao do clube e do futebol.
Comentario meu: Sera que o demonio das trevas nao trocou o apoio por certos pontos que nao deveriam ser levados com tanto afinco, separacao do clube etc etc etc…?Eu nao acho que o clube social (nao sou socio) pode se manter sem o dinheiro do futebol, deixo para vc que dessa praia sei que vc manja bem
Gde abco

Pois é, eu não sabia desse fato; é por isso que eu respeito muito o que vc escreve e penso 1000 vezes antes de ir contra seus argumentos ou mesmo de te chamar de ignorante ou algo parecido, que foi o que uma pessoa desrespeitosa escreveu sobre vc em outro post.(abaixo)
Abs e eu tenho certeza que vc não consegue desistir do nosso Palestra

O caminho seguido pela atual gestão profissional, esta longe de pensar em tal mudança, é só ver a quanto anda a reforma estatutaria.

Não existe exemplo disso, Alex. Não é fácil mudar por conta do ranço de “amadorismo orgulhoso”.
Mas não é por isso que o Palmeiras deveria deixar fazê-lo. A incompetência da maioria dos dirigentes de futebol do Brasil é patente e profissionalizar a gestão é algo necessário e urgente. E não estou falando aqui em nomear como diretor algum associado do clube ou conselheiro que é reconhecido no mercado por sua expertise (em finanças ou marketing, ou outra área), mas que não tem tempo para cuidar dos assuntos do clube. Separar clube social do futebol é apenas o primeiro passo para isso. É necessário mudar completamente a estrutura de governança dos clubes e do futebol brasileiro como um todo e entre outras coisas: (i) eliminar conselhos com 200, 300 pessoas, por exemplo, que são uma estupidez completa; (ii) eliminar a possibilidade de dirigentes se perpetuarem no cargo por 8, 10, 15 anos e por aí vai; (iii) eliminar a possibilidade de endividamento exacerbado e à discrição dos presidentes e diretores e por aí vai.

O único fato concreto é que o Palmeiras voltou a ser grande em sua essência.

Ganhar e quebrar o clube, nos levando à série b não vale.

Sou leitor desde 2007 e continuarei.

Com opiniões diversas se constrói a própria.

Acho que todos temos o direito de expressar opiniões e criticar aquilo com o qual não concordamos. Nada mais natural. O problema é que as pessoas estão cada vez mais intolerantes com relação às opiniões dos outros, com as quais não concordam e muitos embarcam na paranóia maniqueísta de que só existem dois lados (certo ou errado). Não é o caso do Vicente (como se pode ver do texto acima) e nem do outro “blogueiro” mencionado em alguns comentários (que também acompanho). É tudo uma questão de posicionamento e as pessoas não precisam ser inimigas simplesmente por terem opiniões diversas sobre determinado assunto. É do jogo.
Na minha opinião a atual gestão vem tomando algumas decisões corretas pelo bem do Palmeiras, como a reestruturação financeira e valorização da marca, por exemplo. Por outro lado, algumas decisões do PN não me agradaram, como a negociação do Barcos e a demora na definição de um patrocínio master.
Porém, não posso dizer que eu o apóio ou o rejeito porque não participo da política do clube, apenas sou torcedor, sócio Avanti, frequentador de estádio, consumidor de produtos licenciados e assinante de pay per view. Enfim, a minha parte eu procuro fazer e ficarei, assim, como o Criscio, extremamente feliz se o Palmeiras for campeão, independentemente de quem estiver na presidência.

Excelente texto Vicente!!! Acredito que a carta do Edson faria mais sentido no ano passado, quando as críticas aqui no 3VV me pareciam, assim como os elogios do Verdazzo, muito exageradas.
Hoje eu vejo as críticas aqui feitas muito mais racionais do que a 10 meses atrás.
Mas isso também é simplesmente minha opinião e mesmo não concordando com tudo que se escreve aqui, sou leitor assíduo.
E viva a democracia!!!

Eu gosto do 3VV pois somente aqui vejo uma opinião sensata e imparcial da situação. Trata-se de opinião, ninguém é obrigado a concordar. Ao contrário de outros sites que não aceitam a opinião de quem não concorda.

Parabéns pelo texto. Das leituras mais bem feitas sobre a gestão Nobre até agora. E que mais pessoas como você apoiem não grupos ou indivíduos, mas sim as idéias para fazer um Palmeiras vencedor também desse século .

Aqueles que somente acompanham a vida política do Palmeiras pela internet podem ter uma opinião semelhante à do Edson. Afinal, Paulo Nobre vem fazendo coisas que aparentemente estão dando certo. O time se ajeitou, as dívidas parecem sob controle, a notícias vazam menos. São coisas realmente positivas. Podemos até sonharmos em ser campeões de alguma coisa em nosso centenário.
Porém, o que o Criscio defende com força e propriedade é que O MODELO DE GESTÃO, esse famigerado, que vem alimentando a GUERRA CIVIL dos clãs (para não dizer famiglias) dentro do Palmeiras há décadas, esse não mudou. E o Sr. Paulo Nobre até agora não tem feito nenhuma força para mudá-lo. Ao contrário, está aprendendo rapidamente a jogar pelas regras do atual modelo, ajudando a perpetuá-lo. Quer um exemplo? Seguindo piamente as regras de Don Corleone, do Poderoso Chefão, que diz que devemos manter os amigos próximos e os inimigos mais próximos ainda, aproximou-se, beijou a mão e fez vários favores ao “Padrino” Mustafá. O pessoal da situação diz que isso é sinal de esperteza política. Festejam. Eu reconheço, é astuto, político, está funcionando. Mas a questão é: até quando continuaremos reféns desse modelo de gestão, onde os administradores serão eternamente capachos dos caciques políticos, que dominam uma estrutura política carcomida e baseada em uma gerontocracia anacrônica?
Parabéns ao Sr. Paulo Nobre pelo sucesso conseguido até o momento, mas Vivas ao Criscio pela sua luta incansável na busca pela mudança redentora, que é um novo modelo de gestão.

Perfeito Walter! É justamente isso que não querem perceber. Que para ser Presidente do Palmeiras, só se consegue se vc estiver do lado que tem um maior número de LACAIOS subservientes às suas ordens. Não se consegue “quebrar” a mesmice de décadas. Só se consegue apoio na base do TOMA LÁ, DA CÁ. Isso está ERRADO, isso deve ser ELIMINADO ou no futuro os nomes de hoje, serão substituídos por outros, tal qual ou pior. É um ciclo nada saudável para o Clube.

Perfeito Valmir / Walter, concordo com esse pensamento tambem, o que precisa é “nascer” novos nome dentro da Politica do Palmeiras, para que esse ciclo nada saudavel não continue.

Quanto a Politica do toma la da ca, eu tenho um pensamento, Hoje no atual momento politico do clube, é praticamente impossivel se eleger Presidente sem ter o apoio do principal grupo politico, o tal PMDB do Palmeiras, chefiado pelo sapo boi, dai eu pergunto, o que é melhor, o sapo boi apoiar uma pessoa “que tenha condições de administrar o Palmeiras de uma forma “harmoniosa e responsavel” e aos poucos ir conseguindo mudar algumas coisas por lah, ou ter um presidente estilo B1 e B2, que tambem foi eleito com o apoio do tal PMDB do clube, e que jogou o Palmeiras na 2ª Divisão, com um rombo no caixa do Clube, sem contar na péssima exposição que o Palmeiras teve no mandato dele(s) ?? Infelismente o torcedor tem que esta ciente disso, e decidir entre essas duas opções …..

Walter, concordo com você, amenos de uma coisa: o endividamento não está sob controle! Dever para o presidente do clube também é endividar o clube. Só neste ano o PN fez R$ 75 milhões de dívida! Se você gastou e não tem receita para cobrir, você se endividou, alguém pagou a conta para você.
Creio que as pessoas, dentro e fora do clube, estão acreditando que não se trata de empréstimo, mas sim que o PN enfiou o $$ no clube a fundo perdido. Se isso é verdade, é bom o PN explicar logo a situação, pois se não for, está com cara de vai passar a ser (via calote).

Vicente, você é muito burro!!! rsrs Perdeu minutos, ou horas, de sono sem necessidade.
Bastava escrever “…de vez em quando saia da Matrix, venha aqui e veja o mundo como ele é.” que a melhor resposta de todos os tempos já estaria pronta! rsrsrs
Forte Abraço, e continue assim!

Ainda bem que a democracia pode ser efetiva em algum lugar deste país. Fico feliz de poder escrever num site que admite opiniões contrárias as suas e abre espaço para que todos possam mostrar seu ponto de vista. Discussão sem confronto de ideias é um monólogo burro. E o fato do Vicente Criscio ter uma linha de pensamento é a prova cabal da coerência que norteia este site desde que foi criado. Não mudar o rumo com a maré é uma tarefa difícil.

Parabéns Vicente por tornar “mais visível” aos seus leitores uma critica ao seu nome e principalmente por responde-la de forma educada e esclarecedora a todos. Quase todos aqui torcem para o Palmeiras ser campeão e não para o caixa, mesmo sabendo que o 1º não se sustenta sem o 2º, a minha única crítica do Paulo Nobre é que ele devia fazer a mudança do Estatuto, pois só assim nos livraremos dos “TUMORES MALIGNOS” instalados no nosso amado Palestra.

Vicente, seu texto foi impecável! Infelizmente, parece que as pessoas não conseguem entender o que está sendo dito. Claro que o Nobre tem acertos no trabalho dele, que merecem ser elogiados, mas é claro que existem coisas que ele fez que merecem ser criticadas, o que não implica, necessariamente, que somos contra o trabalho dele. Apenas achamos que poderia avançar mais e obter resultados mais positivos, principalmente se tivesse escolhido melhor alguns assessores que tem. É inegável que o Nobre fez escolhas erradas e incompreensíveis (por que votou no filtro maior, por exemplo? Fez isso pensando no bem do Palmeiras ou apenas para ganhar o apoio político daquele que poderia levá-lo à presidência?). Outro exemplo que você citou, e com os quais concordo totalmente, foi a falta de empenho nos dois principais campeonatos que disputamos em 2013 (Copa do Brasil e Libertadores), que poderiam ter salvo um ano de Série B e, melhor ainda, nos dado a visibilidade de que precisamos para fechar o patrocínio master, ainda pendente. Substituir uma assessoria de palmeirenses por um corintiano fanático é outra coisa que não entrará jamais na minha cabeça, nem, claro, a doação do Barcos ao Grêmio. Por isso, questionarei sempre. Não torço para presidentes e sim para o Palmeiras e vou criticar sempre que achar que o time não está sendo cuidado como merece, mesmo que isso implique em ser rotulada de ‘predadora’. Entendo quem pensa diferente. Talvez por termos ficado dois anos com uma não-administração, os palmeirenses estejam meio desesperados para que a diretoria dê certo. Só que fazer de conta que os erros não existem não fará a administração do Nobre ser melhor. Pra finalizar, acho meio bizarro que entrem aqui para ofenderem o Vicente, pelas opiniões dele. Quem não concorda com o que é dito, que não leia e pronto! Pra que perder tempo para escrever o quanto não concorda com a opinião do ‘dono’ do site? É só mudar de ‘canal’.

Este último comunicado do Palmeiras em relação ao Neto, tem uma palavra que é usada muito pelo “Açeçor” gambá. PEREMPTORIAMENTE . Ele deve ter descoberto ela e usa a torto e direito.
Nunca imaginei ver um gambá escrevendo em nome do NOSSO Palmeiras. Que coisa DI LOKO né? E viva o “profissionalismo” seja lá o que isso queria dizer. rs

Também acho ridículo o uso enfático e repetitivo dessa palavra, possivelmente arcaica e horrorosa. E nessas poucas vezes que se deram ao trabalho de escrever essas notas (que possuem também todo o seu quê de “joga pra torcida”) os ataques foram feitos em direção a pessoas, mas com a resposta dada muito mais em nome da instituição. Até porque se tiver nota pra todo absurdo publicado sobre o Palmeiras na imprensa, vai ter pelo menos uma todos os dias.

O grande problema é que as pessoas escolhem um lado, ou são oposição ou apoiam, quando deveriam apoiar era o Palmeiras, e querer o melhor para o Palmeiras. as pessoas criticam gratuitamente, tudo é errado nada presta, ou então não pode discordar de nada. Sinceramente acho o Paulo Nobre o melhor presidente que o Palmeiras já teve nos últimos 20 anos, porém como qualquer pessoa ele também comete erros, as vezes induzido por pessoas mál intencionadas que o aconselham. Porém a gestão Beluzzo foi desastrosa e precisa sim ser investigada, pois não o economista Beluzzo, mas sim as pessoas que o rodeavam, teve muita gente lesando o Palmeiras, assim como na gestão atual também tem gente se aproveitando, e tem que ser identificada e expulsa do Palmeiras. Enfim, Nobre não é perfeito, mas se for para criticar, que também tenha sugestão de o que fazer melhor, se o Nobre não presta, então precisa dizer quem vai ser melhor, e o que fazer para melhorar daqui pra frente, acusar erros passados é fácil, quero ver fazer projeções futuras.

Vagner, elogia-se os bons atos e critica-se o que se julga errado. É simples. Como o próprio Vicente disse, o que ele fizer de certo palmas pra ele.
Porém qual o mal em criticar as posturas como vc mesmo disse, que estejam erradas?
Sobre o que vc disse sobre “investigarem” a gestão Belluzzo, TODOS NÓS sabemos que o mal dentro do Palmeiras não é apenas o Mustafá. Mas saiba também meu caro, que se acusarem UM de ter feito algo errado, desviado verbas etc, tem muito carinha lá dentro de RABO PRESO. Nenhuma suposta investigação dará em nada. Como eu disse, se mexerem a fundo nisso, vai aparecer muita podridão, que não interessa a muita gente “graduada” lá dentro. abs

Acho extremamente legítima as considerações do Edson, que como muitos palmeirenses que moram afastados de SP, não têm acesso à informações mais precisas (se é que existem) e atuais sobre a política interna do clube. O que muitos palmeirenses espalhados pelo Brasil afora veem são os bons resultados (que todos esperamos que continuem) desse início de temporada. Às vezes, portanto, as críticas, por mais embasadas que sejam, geram certa incoerência na cabeça do torcedor. Só discordo do fato de deixar de ler o 3vv, uma vez que quanto mais infuormações a respeito do nosso amado clube tivermos melhor para nós, seja a notícia/opinião que queiramos ouvir ou não. Ler de tudo, mas manter o filtro ligado.

Por outro lado, as palavras do Vicente resumem com clareza o modelo adotado pelo PN, que embora mereça sim ser questionado em diversos pontos, também merece ser enaltecidos em outros!

O importante é um ano vitorioso para o Verdão. Na minha opinião, temos condições de fazer Barba e Cabelo esse ano, levando Paulistinha e Copa do BR.

Abraços!

Simples Tiago. Vou de dar meu exemplo se vc permitir.

Eu curtia muito o Verdazzo, ANTES dele deixar de ser PALMEIRENSE para virar politiqueiro.
Claro, mesmo antes ele era muito “democrático”. Escreveu o que fosse contra seu pensamento ACIMA DE TUDO E DE TODOS, o comentário era excluído e o autor entrava para a Black List.
Quando o Conrado chamou Mustafá de “PLAYER”, minimizando a atuação nefasta dele dentro do Clube, por ser o PRINCIPAL APOIADOR DE PAULO NOBRE, eu desisti de ler qualquer coisa que ele tenha a dizer. Entendeu? Então faça o mesmo em relação ao 3VV. Se não te agrada vc pode simplesmente deixar de ler. Legal né?

Boa pergunta. Entrar num site para ficar reclamando do conteúdo e da postura dos colunistas é uma enorme perda de tempo, fica cansativo para você e para os leitores que leem as opiniões buscando um debate e/ou um ponto de vista diferente e não lamúrias sobre o espaço. Abs

Bela resposta, realmente me penitencio por tal atitude.
Se me permite defender-me, não entrei no site com essa intenção, foi apenas um desabafo ocasional, imediato à sensação.
Não deveria tê-lo feito.
Abraço.

Tiago, vai com Deus.

Cuidado pra porta bater no seu traseiro quando estiver saindo.

Seu comentário provocava um comentarista. Provocação gera resposta. Outro comentário, contra você, nos mesmos moldes, também foi excluído. Aliás, eu tinha entendido que você estava saindo prá não voltar mais. Não entendo porque você reclama de ter um comentário excluído.

Belo texto, sr Vicente. Coerente, como sempre foi. Objetivo naquilo que sempre defendeu. Mas infelizmente até a torcida palmeirins, que diz que a politica atrapalha tanto o Palmeiras, está politizando o discurso, tornando-o uma disputa entre oposição e situação, o bem e o mal. Uma pena.

Chega a ponto da gente ter que ler absurdos como o do texto acima, que destaco:

APROVA VOTO DIRETO PARA ELEIÇÕES!

Até onde sei, o voto direto foi aprovado na gestão Tirone, através de um movimento de conselheiros/sócios/palmeirenses que uniram-se em torno disso. Aliás, o nosso democrático presidente votou, alinhado ao grande palmeirense Mustafá Contursi, por um filtro maior do que aquele que todos defendiam, inclusive dificultando candidaturas novas. Caro Esdon, quando ele instituir o voto do SÓCIO TORCEDOR, daí sim terá meu aplauso. Estranho é gente que sempre defendeu isso não tocar mais no assunto, entre eles o seu novo blog predileto.

EXPANDE A MARCA ATRAVÉS DE LOJAS QUE VÃO SE ESPALHANDO PELO BRASIL

No mínimo, para sem bonzinho, deve dividir este mérito. Salvo engano, este contato e contrato com a Meltex é antigo, e sua aprovação se arrasta faz tempo. Não foi uma sacada genial da gestão Paulo Nobre, como alguns vendem e muitos compram.

Louvável sua atitude de, morador de Londrina, entrar no Avanti Ouro. Eu, por exemplo, moro em Rondônia e comprei o título de ETERNO PALESTRINO anos atrás. Pouco frequento o clube, pois também moro longe. E os poucos benefícios prometidos pelo programa foram esquecidos pelo Tirone, e continuam esquecidos pela moderna e competente diretoria. Mesmo assim, chorei como criança em Curitiba em 2012! Isso não nos faz, meu caro, melhores palmeirenses que ninguém. Somos uma nação de 16 milhões de apaixonados, todos infelizmente donos da verdade (até eu, né!).

Que o Palmeiras seja muito forte! Que ganhe tudo! Independente do presidente!

Boa Serbino! Tudo é atribuído à gestão PN, mesmo o que não foi. Eu preferiria que as atribuições fossem sobre coisas NOVAS e não antigas.
Como por exemplo o Presidente ter dito que o “MarQUETHINK” tinha arrecadado R$ 30 milhões em 2013. MENTIRA! Eram de contratos ANTERIORES à gestão dele. Uma coisa é certa!
Em qualquer Empresa onde os responsáveis por ALAVANCAR RECEITAS passam UM ANO, deixa eu repetir, UM ANO sem trazer um centavo de receitas, a Empresa estaria morta, ou como se supõe, TODOS estariam no olho da rua. Isso explica porque o Presidente colocou, avalizou ou seja lá o que for, R$ 75 milhões, esse Depto de Marketing é absolutamente INOPERANTE, mas aposto que os caras recebem em dia. Não seria melhor propor um contrato de “PRODUTIVIDADE” pra eles?

Serbino, ao ler o inicio do post ja tinha formulado a resposta as essas questões atribuidas ao nobre e supra sumo presidente, mas ao ir descendo vejo que voce ja respondeu o que pensei, só me resta ASSINAR embaixo o que voce disse aqui.
O cara quis tanto elogiar o presidente, que acabou elogiando o Tirone de tabela.

É isso aí, Serbino. Em primeiro lugar é necessário conhecer os fatos. Alguns apoiadores xiitas da gestão PN não têm apreço pelos fatos e tentam se apoderar de “realizações” de outras gestões e pessoas, fazendo muito barulho na mídia cibernética. Acho que o Edson, da carta aberta, foi vítima de informações imprecisas, para não dizer inverídicas.
Além dos pontos que você citou, lembro que dever para o presidente TAMBÉM é endividar o clube.

Grande Vicente!!

Eu também critico os torcedores que estão indo na onda de alguns sites palestrinos(Ex: Verdazzo). Lá é quase proibido criticar!! Ou seja, o PN é o melhor e tá fazendo tudo certo, quer criticar? Saí fora!
Citei só um exemplo, nas redes sociais também tem uma tropa de choque. Essa coisa de política realmente é complicada, parece que quando alguém está no poder o mundo vira binário, ou está com o governo ou é a oposição predatória.
Alguém não pode apoiar o Nobre e com inteligência expor os pontos de discordância? Ou alguém não pode ser da oposição e gostar de uma ação realizada pela atual gestão??

É complicado, mas tem gente e infelizmente muita gente que se aliena e quem discordar é pq tá com inveja ou tem algum interesse por trás.

Que bom ter um corneta consciente como você Criscio, continue fazendo o seu trabalho, criticando de maneira inteligente as coisas que não concorda!!!

Legal ver esses textos!!!

Perfeito Criscio.

Parabéns pela postura.

Escrever Carta Aberta? Ô falta de um lote pra carpir!!!

Conselho ao tal Edson Pereira de Souza: se o Verdazzo te deixa feliz por ter um ponto de vista parecido com o seu, leia o Verdazzo! Eu nunca fui sem educação por lá e quando apenas discordei de uma ou duas questões tive meu IP “colecionado”. A ideia de se debater os problemas para se chegar a uma melhor solução não funciona com o Verdazzo, tem que ficar falando amém para tudo e todos!

Verdade! Costumava escrever no Verdazzo e nunca escrevi nada ofensivo a ninguém, mas uma vez, sem explicação, um comentário meu foi deletado. Então, me auto-expulsei e nunca mais.

Regina, por tantos anos que acompanho o que vc escreve, principalmente aqui, “censurar” vc é uma prova de estupidez e má fé. Nunca li algo ofensivo escrito por vc e muito menos sem coerência. Nem precisa dizer mais nada em relação ao BRANCAZZO!

Eu tb já tive meu IP “selecionado” no Verdazzo. E tb nunca falei palavrão, xinguei nem nada do tipo. Apenas me manifestei contrariamente a alguns pontos que discordo da diretoria. Parabéns ao Vicente por mais esse texto lúcido e pontual. Se 50% dos conselheiros participassem da vida política da SEP c/ esse caráter, já seríamos o maior clube do mundo fora da Europa.

O gordo/magro/ético/ditador (dono do brancazzo), não consegue lídar com críticas, tive tb minha conta excluída por discordar cordialmente e para minha surpresa ele ainda teve a “classe” de postar um comentário ameaçando aos outros leitores mais ou menos assim:
“acabei de excluir uma conta com mais de 200 comentários, quem não concordar não se manifeste.”

Muita gente boa acabou saindo. Quem perde é o site. Azar o dele. Eu gostava de escrever lá, porque tinha uma boa interação entre os leitores. Ele acabou com isso.

Não só no brancazzo, mas também em um site da arena (não vou falar nem o nome dele) que é da Chapa Academia e defende com unhas e dentes a gestão PN e a turma do mustafá. Já perdeu a graça de comentar no blog dele.

Há uns anos atrás, Conrado e um grupinho foram num jogo no Palestra e ficaram procurando a Tânia Clorofila. Ela tinha escrito um artigo que eles acharam que era questionado eles então foram tirar satisfação no estádio. Cercaram a Tânia, começaram a falar alto com ela, cobrando, apontando dedo, coagindo e fazendo ela se sentir acuada. Alguns amigos dela interviram e tiraram ela do bolo que depois em um post no seu blog disse que chorou bastante e ficou nervosa com a situação. Esse é o autoritarismo que está se desenvolvendo.

Regina, fui expulso porque xinguei o felixão e o patrik barriga de cavalo. Entra para o time.

Quem acompanha o 3VV desde 2007, sabe da postura do Críscio em relação ao Clube e a ANTIGAS gestões do Palmeiras.
NUNCA vetou críticas ou deletou comentários CONTRA, mesmo quando de certa forma participava da Gestão Belluzzo. NUNCA atacou comentaristas, mesmo os MAL INTENCIONADOS, os COVARDES que usavam nick names porque como eu digo que FALTAM HOMENS NO PALMEIRAS, muitos desses POLITIQUEIROS LAMBE SACOS, não tem HOMBRIDADE para ASSUMIR O QUE ESCREVEM E SUAS OPINIÕES. Aí usam nicks para ofender e atacar um dos grandes PALMEIRENSES que eu conheci que se chama VICENTE CRÍSCIO. Esta frase relata bem a situação: “Vou cuidar da minha vida profissional, coisa que muita gente deveria fazer ao invés de tentar se agarrar ao Palmeiras.” Perfeito. Muitos e bota muitos nisso, antigamente criticavam e odiavam o Mustafá. Hoje já nem tanto. Suponho que se o encontram nas Alamedas, dão um tapinha nos ombros e ainda o cumprimentam com algo parecido com isso: -COMO VAI PRESIDENTE? Bom há quem o chame de PLAYER né? Portanto fica claro que quando alguém critica o INFALÍVEL Paulo Nobre, é mal palmeirense e inimigo, invejoso o cazzo a 4. Felizmente há ainda bons palmeirenses, os que NÃO VIVEM DO CLUBE nem querem uma carteirinha ou um carguinho de merda para se dizerem “ALGUÉM”. Tem até um sujeito que para tentar arrastar uma piriguete, disse que era DIRETOR ADJUNTO DA SEP. ha ha ha. Nada mais PATÉTICO do que usar isso para “conquistar mulheres” hein? Temos na SEP, TIETES, LAMBE SACOS, MÚCIOS, POLITIQUEIROS E AGORA TAMBÉM O BOZÓ aquele personagem do Chico Anísio que “TRABALHAVA NA GLOBO”. Para! Sejam menos RIDÍCULOS!

Leio diariamente o 3VV desde quando vc inventou o blog. Nunca comento para não perder tempo.

Mas hoje, segura minhas…

Clap, Clap, Clap!

Quando vai “na correntinha” de forma precisa, concisa e incontestável a patrulha chapa branca demora pra aparecer. Q coisa!
Excelente resumo desta gestão!
E estamos somente no meio da primeira fase do Paulista. Tem gente achando q já ganhamos a tríplice coroa no centenário! Calma lá! O começo foi bom e vem nos dando sinais de q o ano PODE ser bom, q o Palmeiras PODE disputar títulos, até por conta do cenário geral no momento, com todos os outros grandes meio estagnados e complicados, mas há inúmeras incertezas e muita coisa pra acontecer ainda.

Meu caro, você pode até concordar com as palavras da carta aberta, mas não pode dizer que elas são perfeitas já que elas também trazem afirmações mentirosas.

Não foi Paulo Nobre, o ungido, quem: aprovou voto direto para eleições, nem quem negociou a expansão da marca “através de lojas que vão se espalhando pelo Brasil”.

Tão pouco é possível afirmar que PN está fazendo diferente de gestões anteriores e montando um time sem ser a custa de endividamento, uma fez que ele mesmo é credor do clube em R$75 milhões (e subindo)

Mas cada um acredita no que quer.
Quando o Vicente criticou a gestão do Belluzo, o profeta, também foi tachado de oposição, ácido, dor de cotovelo, mau palmeirense, etc.
Agora acontece o mesmo.

A torcida não quer enxergar as falhas, que continuar acreditando em mais um salvador da pátria.
E enquanto isso a política fétida continua comendo o clube por dentro.

Concordo plenamente com você, Allan. Aliás, não consigo entender porque algumas pessoas acham que o fato do presidente emprestar para o clube ou ser avalista de empréstimos feitos pelo clube não significa endividamento. Presidente moderno é presidente mecenas? Surreal!

Só não precisava do babaca heim amigo, eu sou uma pessoa que acompanha o Verdazzo, do mesmo jeito que acompanho o 3VV.
Quem será mais babaca alguém que lê os dois sites e assim forma a sua opinião, ou alguém que só frequenta o 3VV, acha que tá bom e fica de rixinha com quem não faz o mesmo?

Também frequento os dois sites e, bem, posso não concordar com tudo que o Criscio diz, assim como não concordo com tudo que o Conrado diz. Agora, chamar qualquer um deles de babaca, pera lá, né? De todo modo, eu creio que seja necessário um melhor equilíbrio de ambas “editorias”. Li posts antigos de ambos os blogs já, e vi que quando havia interação entre ambos era bem melhor. Perde a comunidade Palestrina com esse tipo de rixa. Não sei quem começou e, sinceramente, nem quero saber. Não tenho vivência no clube, e só adentrei o território de lá quando foi para entrar no estádio. Então posso dar essa opinião com tranquilidade: fico triste por essa situação.

1º Pelo que ouvi e venho acompanhado na mídia, o dinheiro colocado na SEP não é do PN, é de instituições financeiras, o PN é apenas fiador, avalista, a SEP, por ora, deve para o Banco e não para o PN.

2º Salvo engano, Criscio apoiou o candidato Perin, sendo que já disse aqui que participaria da gestão do referido candidato se o mesmo ganhasse, inclusive ajudando na realização da separação do clube social do futebol.

Portanto, nesse ponto é natural que o Criscio seja visto como oposição, ou mesmo contrário à atual gestão. Penso inclusive que o autor do texto deveria se preocupar menos com essa questão, pois fica parecendo que quer incutir no leitor a visão de é completamente imparcial ou mesmo isento para comentar a atual gestão. Tal fato deve ser considerado pelos leitores na avaliação do texto, e nas colocações do autor.

3º No mais, em que pese a opinião do autor não agradar a todos (é uma boa e importante analise), em pese respeitar a opinião e pensar semelhante à opinião do leitor Edson Pereira de Souza (com exceção às criticas ao site 3 vv, e mesmo ao Vicente Crísico) acredito que a SEP vem gradativamente melhorando, espero, contudo, que o PN continue sério e não se deslumbre com eventual sucesso do time (o que também acredito que não seja tão rápido quanto muitos pensam), e que o próximo presidente, seja lá quem for, realize uma administração responsável, ou seja sustentável economicamente, só assim teremos sucesso.
Abraços!

Perfeito Criscio, estou de acordo com todas suas colocações , exceto uma: sindicância nao e errado, ainda mais se for para elucidar a serie de comissões múltiplas ocorridas nas ultimas gestões, se o Belluzzo esta limpo, será ótimo para ele, se tiver errado, tem que ser responsabilizado, uma boa sindicância e saudável ! Abraço com admiração

O errado não é a sindicância.
O errado é só na gestão Belluzzo. Por que não sindicância nas gestões Mustafá, Della Monica e Tirone?

Perfeito Allan, o Tirone também será auditado, mas falta a extensão para o Della Monica e o Sapo- Boi, quem sabe o Belluzzo fazendo parte do Conselho e outros conselheiros, peçam a extensão, a hora que começar a aparecerem os podres da veiarada teremos ideia do realmente vem acontecendo com o Palmeiras, porque não possível um clube que tem por mais de 10 anos, uma das 5 maiores arrecadações de patrocínios, cotas de tv, camisas etc e etc e não conseguir ter montado um elenco forte o suficiente para não cair pra segundona.
Vivemos esse inferno 2 vezes, tem que fazer sindicância sim, com todos os que vc citou!

Muito bom Vicente. Posicionamento consiso e coerente. Acompanho o 3VV desde 2007 e nao poderia concordar mais com o que voce escreveu, PARABENS !!!

“COMPLETA, AMPLA, GERAL E IRRESTRITA MUDANÇA DE MODELO DE GESTÃO DO PALMEIRAS. Separação completa, no CNPJ e na gestão; no caixa; no Conselho viciado e político.” Esse deveria ser o lema e objetivo de todo Palmeirense que quer ver um Palmeiras forte e sustentavel!!!

Desculpe Criscio, mas acho que você deu mais força a rejeição do leitor, em todos os argumentos que você se diz contra a atual administração. Discordo de você.Claro que não vou deixar de acompanhá-lo porque na, minha opinião, você não deve criticar pessoas de quem não conhece suas posições. Para mim, a suas são muito claras e dentro da sua própria coerência. A minha é diferente. Mas, é óbvio que não vou lhe fazer qualquer tipo de “agressão”. Afinal, o que ninguém pode discutir é sua “palestrinidade”. E, por isso, merece nosso respeito e admiração.

Uma coisa que dá pra tirar da sua resposta é “o torcedor é cego e não consegue enxergar além do óbvio”.
Sou torcedor comum e, assim como você, “quero um Palmeiras ‘feito para vencer e para durar mais um século como campeão'”, mas não concordo com boa parte das suas criticas e chamar de “cordeiro do pastor” quem apoia essa gestão.
O que falta, no meu entender, é equilíbrio nas criticas. Muitas vezes as criticas aqui se aproximam do sensacionalismo do famigerado uol, me desculpe pela comparação grotesca. O site, e todos que assim acharem, podem criticar. Mas rotular como “cordeiros” ou torcedores ‘burros’ é cair no mesmo erro que você critica.
Mais uma coisa, nessa frase, “… gestão voltada para o século XXI. Sem políticos, com profissionais, com governança e gestão…”, sabe o que está errado nela? Mesmo numa empresa transnacional como o Google, por exemplo, existe política; a política faz parte da relação entre pessoas, não existe organização sem política. Portanto, esperar o fim da politica no clube é ufanismo; o fim da politicagem sim é possível e concordo com você nesse sentido.
Termino aqui parafraseando um trecho do seu post. Não me rotule.

Belo texto, concordo em gênero , número e grau ! E também acho que o Sr.Criscio está muito ácido em suas colocações… Claro que nosso Presidente Paulo Nobre tem errado também, mas creio que no balaço geral sua gestão tem sido positiva, nem de longe se compara a ridícula gestão do Sr Tirone e infelizmente também vejo como à frente da gestão do Sr. Beluzzo, homem ilibado e de honra que talvez tenha errado mais em delegar poder a pessoas que não mereciam e que depois vendo os erros protegeu pessoas em prol de uma amizade pessoal.
O que vejo de mais grave como erro na gestão do Sr. Paulo Nobre realmente é a questão dos valores que , se baseando no que ele diz, tomou emprestado dos bancos em seu nome pessoal para que o Palmeiras pudesse pagar em condições melhores. Isso realmente pode nos deixar refém no futuro. Mas a questão é, será que sem tomar essas medidas haveria como contornar o rombo herdado? Temos sim que criticar, mas também pesar as situações e não simplesmente sair atirando para todo lado ! Continuo levando fé que estamos no rumo certo e Forza Palmeiras!

Concordo plenamente com você e ainda acrescento. O Palmeiras estava como uma cidade sem governo, esburacada, sem saneamento, sem os requisitos básicos para sobreviver, fadado a se apequenar cada vez mais. Com a atual gestão, vejo que o PN está colocando a casa em ordem, para que possamos colher no futuro os frutos.

Infelizmente ele não foi eleito na eleição passada, pois assim a casa estaria em ordem e poderíamos comemorar o nosso centenário do jeito que deveríamos, com um time forte e sem dívidas.

A acidez do Vicente vem do conhecimento politico das alamedas, e do verdadeiro moduis operantis instituido hoje no Palmeiras, o texto esta muito bom e reflete o que os palmeirenses conhecedores da causa estão achando.

Texto estupendo Criscio. Parabéns. Sua análise sobre a gestão atual é sucinta e totalmente condizente. Acredito que muitos palmeirenses, assim como eu, pensam da mesma forma e não mudamos uma vírgula no que você escreveu.

Texto estupendo Criscio. Parabéns. Sua análise sobre a gestão atual é sucinta e totalmente condizente. Acredito que muitos palmeirenses, assim como eu, pensam da mesma forma e não mudamos uma vírgula no que você escreveu.

Os comentários estão desativados.