Categorias
Arenas

Arenas – Allianz Parque – Personalizada para o Palmeiras.

Por Claudio Baptista Jr.

Nesta semana foram publicadas imagens das cadeiras da Allianz Parque formando um desenho nas cores verde e branca, trazendo claramente uma identificação a S. E. Palmeiras.

Muito bom para nossos torcedores ressabiados que tinham alguma dúvida se, de repente, fossem instaladas cadeiras com cores absolutamente neutras ou sem nenhuma identificação com nosso clube.

arenas-claudio-cadeiras-2

arenas-claudio-cadeiras-3

 

Mas como temos no sangue a vontade de discutir os detalhes, muitos amigos disseram que as cadeiras poderiam trazer algo ainda mais direto como a formação das letras do clube ou então um desenho em mosaico dos símbolos atuais e históricos.

Por outro lado também surgiram opiniões favoráveis ao desenho proposto.

Observando essas reações, me questiono até que ponto o estádio será personalizado e carregado com as cores, símbolos e alusões ao Palmeiras.

Se repararmos no processo de escolha do naming rights, pudemos perceber algumas restrições quanto a utilização de palavras com conotação direta como Palestra ou Palmeiras.

Uma das justificativas que apareceram foi que por ser um estádio multiuso, a alusão absolutamente direta e carregada ao Palmeiras poderia em algum grau influenciar na procura por torcedores de outros times por ingressos aos diversos eventos promovidos no estádio que não sejam o futebol.

Honestamente, não sei quantificar se esta possível influência é significativa ou não, mas podemos debater aqui até que ponto queremos que a Allianz Parque traga a S. E. Palmeiras em seus detalhes ou formas de ostentação.

Sei ainda que esperamos ver nosso símbolo aparecendo na parte externa do estádio e que o equipamento naturalmente carregará recursos áudio e visuais podendo trazer uma atmosfera absolutamente Palmeirense nos dias dos jogos do clube.

E também no mínimo existirá lá dentro um local destinado ao memorial/museu do Palmeiras, restando ainda para exposição da marca do clube áreas como as de circulação, acessos, serviços, camarotes, estacionamento interno e outras mais.

O que vocês pensam a respeito? Existiria algum limitador?

Particularmente eu carregaria de cores, símbolos e imagens do Palmeiras aquelas internas de acesso e circulação dos nossos atletas, adversários, árbitros e imprensa.

Qual tal uma imagem do Evair comemorando o gol em 93 nos corredores de acesso aos nossos vestiários e dos adversários? Ou então uma imagem do Luizão Pereira próximo ao vestiário dos árbitros?

Campo para se criar mensagens diretas ou subliminares existe.

Abraço,

Claudio.

 

13 respostas em “Arenas – Allianz Parque – Personalizada para o Palmeiras.”

Posso ser até leigo, com certeza é o estáio mais lindo, mas praquer tanto túnel? era pra ter apenas dois ou três, essa contidade diminui arquibancada, acho que a intenção deve ser para shows que a wtorre irá como nunca promover.

A Allianz Parque vai ser o estádio mais belo do mundo, sensacional, maravilhosa, e sem dinheiro público. Hoje assisti o jogo entre Milan x Atalanta, e após os dos do Milan tinha um maluco que ficava com um megafone gritando o nome do clube e do jogador a cada gol marcada e fazia coreografia junto com a torcida aos gritos, achei muito bacana se isso tivesse na arena, com certeza ia intimidar os adversários.

Para mim o Estádio Palestra Itália (que por 30 anos se chamará provisioriamente de Allianz Parque) tem que fazer o máximo de menção possível ao clube Sociedade Esportiva Palmeiras. Escudos, painéis, cadeiras, redes, até o círculo central deveria ser o escudo do Palmeiras. Ali é a nossa casa, onde mandaremos nossos jogos, onde temos que impor respeito aos adversários e mostrar quem manda ali. Que não é um campo neutro. Ridículas as cores e a maneira como as cadeiras são mostradas na foto. Não se parece com nada. não se parece com Palmeiras. Tem que ser um verde só, verde esmeralda, verde Palmeiras. Quem sabe se Allianz der mais um dinheirinho não mudamos a cor da nossa camisa para cor de salsichon, ou quem sabe não mudamos o nome de SE Palmeiras para Chucrute FC.

A primeira vez que adentrei o antigo Palestra, foi o símbolo colocado atrás do gol que me chamou mais atenção. A sensação de grandeza e imponência ficaram marcadas para mim desde então. Será que o mesmo símbolo, que é a identidade do clube se fará presente nesta moderna arena que até agora o que faz lembrar o Palmeiras é que apenas está no mesmo lugar?

Como não enxergar nenhum símbolo do Palmeiras dentro do estádio? Não estou falando de espaço multiuso, estou falando do lugar no qual a bola rolará.

E sim, no vestiário dos adversários deve-se colocar fotos históricas de ídolos palmeirenses, a casa é nossa, isso não é desrespeito.

Eu gostei das cadeiras nesse estilo da foto. Eu tinha receio de serem colocadas cadeiras de cor neutra, tipo cinza, azuis, ou coisa do tipo. Só o fato de ser tudo verde já me agrada, e o desenho ficou legal. Acho que dá para criar um ambiente 100% Palmeiras em dias de jogos, através dos telões e dos letreiros luminosos que ficarão abaixo dos camarotes, como mostra nesse vídeo aos 2:49 min: http://www.youtube.com/watch?v=Njqo2_WdXGU#t=170 . Pelo menos eu imagino e espero que esses letreiros realmente sejam implementados na arena, que não sejam apenas enfeite do vídeo. Já terão os símbolos do Palmeiras enormes na fachada, na parte externa das caixas de escada, então acho que identificação não vai faltar. Concordo que nas áreas de circulação internas deve haver o máximo de imagens alusivas possíveis, nos túneis e nos vestiários. Aqueles quadros que tinham no Setor Visa do Palestra eram bem legais, do Evair, do Leão, Luís Pereira, Ademir da Guia. Na porta do vestiário dos árbitros, poderiam colocar aquele quadro enorme do Edmundo comemorando gol e gritando. Concordo com o Felipe Azevedo, essa imagem que ele postou ficaria ótima no vestiário adversário, em tamanho gigante. Pena que o Kléber acabou sendo um F D P.

Nos espaços multiuso, não tenho opinião formada quanto à alusão direta ao clube. Mas nas áreas destinadas exclusivamente aos esportes, como vestiários, corredor de entrada pro gramado, tem que carregar forte nas referências ao Palmeiras! Se o Kleber Judas não tivesse feito tanta besteira na última passagem dele por aqui, acho até que essa era uma imagem linda pra se colocar no vestiário dos adversários, hehehe: FOTO ESTADÃO

Boa tarde Claudio,
Achei sensacional tudo que está sendo realizado pela construtora, a unica coisa que estou achando estranho é o acabamento externo da arena que esta ficando diferenta da maquete, diminuindo aquele grande impacto que tinha sobre a cobertura. Você também notou isso, ou ainda falta coisa nesse acabamento.
Saudações alviverdes..

Cláudio acho correto que como arena multiuso não haja nenhuma alusão direta ao Palmeiras, as cores já me parecem mais do que suficiente. Porém quando esta for usada para nossos jogos, aí sim devemos ter uma avalanche (no bom sentido) de alusões ao nosso clube, até para mostrar ao “visitante” que aqui é a nossa casa e na nossa casa mandamos nós.

Senti falta do dímbolo do palmeiras atrás do gol do placar antigo. Penso que para evitar vandalismos nos dias de shows, o palmeiras poderia recolocar o símbolo atrás do gol com um mecanismo retrátil que recolhese o símbolo em dias de shows. Seria um sistema parecido ao que existe no capô dos carros da Rolls Royce. O símbolo é recolhido para baixo e sobe uma tampa(que pode ser até de grama, ou metal verde na cor do gramado). Não acho que a exposição de nosso símbolo reduzirá e/ou fará o público deixar de ir a um show ou evento no Allianz Park. Vejam o exemplo do panetone, eu odeio mais que tudo os bambis mas nem por isso deixei de ir a diversos shows de bandas que adoro, simplesmente por ser lá. Infelizmente era o único local que podia receber aquele tipo de vento na época. Até pelo fato de ser o único estádio/arena construído sem dinheiro público, devemos mostrar todo nosso orgulho, caracterizando e reverenciando nossas origens na nossa nova casa. Pode até se tornar uma ferramenta de propaganda para angariar novos torcedores e torcedoras que ainda não acompanhem futebol.

Quanto às cadeiras, ficará muito bonito como está planejado, e quem acha que tinha que ter mosaico com escudo, etc., só lamento, mas seria mais do mesmo – e bem brega, por sinal. Sem personalismos, por favor, TODO MUNDO sabe que o estádio pertence ao Palmeiras.

Os comentários estão desativados.