Categorias
Drops

Drops 14-03-2014: tostines e a fome

Redação 3VV

Polêmica

Mais uma reunião do Conselho de Orientação e Fiscalização vaza. Desta vez na coluna de Jorge Nicola.

O Presidente Paulo Nobre teria dito aos conselheiros do COF que topa vender o time todo do Palmeiras por conta dos problemas financeiros do clube.

E pediu autorização para emprestar mais R$ 50 MM ao Palmeiras. Consta que o Presidente já emprestou R$ 80 MM.

Debate hoje na redação: o Presidente não consegue trazer um patrocínio master (cerca de R$ 25 MM por ano) mas coloca dinheiro no clube. Isso é bom? Isso é ruim?

Deixe sua opinião, sempre respeitando a opinião do amigo leitor.

http://jorgenicola.ig.com.br/2014/03/14/paulo-nobre-avisa-que-topa-vender-do-goleiro-ao-camisa-11/

***

Aí vem mais uma polêmica: supostamente abrindo a possibilidade de vender “o time todo” (claro que estamos falando dos melhores, que deveriam ter mercado, Wesley, Valdívia, Kardec (que nem foi comrpado), Prass, … ) isso ajudaria a trazer mais patrocínio?

Ou não?

Tostines é fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho?

No mesmo estilo, deixe seu comentário.

***

Programação 

A AEG informa calendário de shows para esse ano.

Walter Torre afirma que a Arena ficará pronta ainda em 2014 – agora é julho o prazo.

O Presidente Paulo Nobre afirma que não tem pressa para estrear a Arena. E abre a possibilidade de só termos o estádio em 2015.

E aí… quando voltamos para nossa casa?

http://www.lancenet.com.br/palmeiras/Palmeiras-AEG-Allianz_Parque_0_1100890204.html

***

Sobre comida e elitização…

Danilo Lavieri, palestrino e amigo do 3VV, voltando do período sabático, fala da arena, culinária e tudo mais.

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/03/14/comida-de-elite-na-arena-palestra-sim-mas-sem-esquecer-do-pernil.htm

E traz um tema interessante: você acredita que a nova arena Allianz Parque vai elitizar a torcida nos estádios?

Deixe seu comentário.

***

Que fome!

O Globo Esporte mostrou nesta sexta-feira matéria com a “gastronomia” da Allianz Parque.

Vai dar água na boca assim la na nossa arena…

Veja na página do GE.com que fala do Palmeiras. Mas corre!

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/

 

Captura de Tela 2014-03-14 às 18.55.13

48 respostas em “Drops 14-03-2014: tostines e a fome”

Paulo Nobre só repete o que o chefe dele manda (Mumú). Vira homem, Paulo Nobre!!!

Se o Palmeiras ganha tem noticia sobre bastidores… Até sobre música que tocou na festinha de carnaval. Ou a frase, até o Tirone ganhou. Se perde, dai o time é fraco, plano serie b….. É tragicômico ser palestrino!

Bom, desde que o PN fez o 1º empréstimo à SEP, falei para algumas pessoas, que isso não acabaria bem. Agora ele não consegue um patrocino Master e quer emprestar mais R$50milhões para o Clube? É a hora que vencer as “Duplicatas”? Qual é a garantia que ele tem desses empréstimos?
Espero estar enganada, mas acho que o pensamento desse playboy é implantar aqui o que vários clubes mundo a fora fazem, não pagou? Ele se une a mais uma meia dúzia de milionários Palmeirenses, fica como sócio majoritário e pronto, vira dono do Palmeiras. E se isso acontecer, será uma vergonha, pq o Palmeiras foi fundado por colonos italianos, somos um clube que tem uma grande história, conseguimos tudo na raça e na luta sempre, e não essa elitização que se encontra hoje, ingressos caros, para OBRIGAR o torcedor a se associar no Avanti, um absurdo isso… Cada um faz o que quer, e como pode.
Não sou a favor de nenhum Presidente de clube, todos erram, e as vezes erros grotescos, e obvio que o PN tem seus méritos, mas essa questão dos empréstimos me incomoda e muito…
E do fundo do meu coração, espero estar muito, mas muito errada nas minhas conclusões.

Ficar de empréstimos é uma boa quando se faz apenas um, grande, que pagua as demais dívidas e aí voce fica com apenas uma dívida, que é a do empréstimo.
Mas tem que seguir gerando receitas, que no caso do Palmeiras vejo 2 receitas que a diretoria é mmmuuuiitttooo ruim: Patrocinio Master e venda de atletas da base.
Se fosse no Santos FC, Vinicius, Pat Vieira, João Denoni e Bruno Oliveira seriam vendidos por uma nora preta. Calculo que só nesses 4 jogadores, o Palmeiras poderia lucrar uns 40 milhoes de reais, mas sempre foi e é um clube muito ruim para vender.

Não sei até que ponto o Jorge Nicola é uma fonte confiável. Quanto à imprensinha, todo cuidado é pouco. Exemplo, tem uma matéria no Terra sobre a aposentadoria do Rivaldo, e simplesmente não destacaram sua grande passagem pelo Palmeiras. Vai ver que ele não jogou nada né, enquanto esteve no Palmeiras. Ta aí o link: http://esportes.terra.com.br/futebol/de-melhor-do-mundo-a-fim-discreto-veja-carreira-de-rivaldo,ff27f453956c4410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

Casa que falta o pão todo mundo grita e ninguém tem razão !
Todos os comentários acima foram pertinentes mas não adianta nada a gente reclamar do Jorge Nicola se no fundo todos sabemos que a informação é verdadeira !
Temos que ter consciência que enquanto o Mustafa dar as cartas no Palmeiras, nosso clube continuará fadado ao fracasso

Quanto a vender o time todo,qualquer clube do Brasil, vende seus jogadores,o problema é o preço,nós sempre vendemos barato ou pior que compramos ,e a reposição,saí Henrique e vem thiago Alves ,aí não dá.O patrocinio master ,um ano sem,já daria prá ter pago wesley e sobrado algum.Logo a habilidade do clube em fazer receita é ruím,não aproveita sua grandeza e pensa pequeno.A Wtorre ja pensa grande trouxe a Allians e agora varios restaurantes prá todos os níveis,logo vai ter mais receita.

A reposição na verdade foi ainda pior, saiu o Henrique e veio o Victorino, que não joga há mais de um ano, o Thiago Alves já estava no elenco.

As notícias tem vazado, porque a oposição quer. São mais dos mesmos que criticam. Sobre o patrocínio, realmente a incompetência do marketing é grande, aliás, gigante. Acredito realmente que o Belluzzo ajudaria e muito nessa questão, agora tem que ver se o grupo político dele quer ajudar a atual gestão. E claro, se querem e o PN não aceita, isso deve ser externado aos sócios, para que saibam que o que ele prometeu antes de ser eleito, que era aceitar toda ajuda possível mesmo que seja da oposição, não está sendo cumprido. Mas sinceramente, ele tem feito muita coisa boa e acredito que não tenha ninguém melhor no momento. Abs.

????????????? Robson????Quer dizer que você acha bacana o senhor Riquinho emprestar dinheiro ao Palmeiras, não pagar as dívidas do clube, emprestar mais dinheiro, tornando-se assim um credor com poderes ilimitados? Isso é bacana? Então você acha legal ele há um ano lá dentro não conseguir um patrocínio master, nem da Caixa, que todos os clubes conseguem, porque não conseguiu nem tirar o CND? Você acha isso bacana? Agora, uma frase sua:
“Aí surge um cara novo com ideais diferentes, comprometido, conhecedor do mundo empresarial em plena atividade diga-se de passagem, querendo colocar o Palmeiras de volta ao caminho da vitória, tirando dinheiro de seu bolso, correndo risco de nunca mais recebê-lo, para salvar o Palmeiras da falência, não recebe o menor apoio desses todos comentados senhores e ainda por cima é criticado sem a menor consideração.” Conhecedor do mundo empresarial? Pode exemplificar, por favor? Além de piloto de rally, e diplomado em Herdeiro do Papai, onde mais ele atua? Aí você diz que ele é bacana e quer salvar o Palmeiras. Você jura que um cara que empresta R$ 80 milhões faz isso porque ama o clube e NÃO TEM INTERESSE POLÍTICO NENHUM LÁ DENTRO? Ou será que ele fez isso para se tornar eterno credor e tirar vantagens políticas? Mas as bobagens continuam no seu texto. Vamos a outra: “Ora o 3VV deveria propor uma campanha para ajudar o Palmeiras a arrecadar dinheiro, aumentar seu sócios torcedores, ajudar a vender camisa, chaveiro, rifas…”. HAHAHAHAHHA…vender chaveiro…Bacana!!!! Agora, você acha que o torcedor é RETARDADO MENTAL e vai comprar camisa quando eles “vendem” (doaram) para o GRêmio o único bom jogador que tínhamos e vendia camisa, numa operação absurda de mercado? Finalizando, DEUS faça com que esse senhor que mal tem competência para administrar sua própria fortuna, deixe o Palmeiras o quanto antes. Aí, quem sabe, a gente vai ter uma Arena – onde não enfiamos sequer UM CENTAVO e é motivo de orgulho dos torcedores, poder jogar nela, ficar com toda a renda, e sem pagar por sua manutenção. Vamos ter um patrocínio master. Vamos ao mercado comprar e vender jogador SEM PREJUÍZO ao clube, com gente do ramo. E ao Nobre vamos torcer para ele vencer uma corrida de rally.

O Vagner Love foi embora por conta de atrasos em luvas e salários. Mas tava certa aquela gestão e não essa que percebeu que não conseguiria arcar com os custos ANTES negociou o barcos.
Isso sem falar no custo do Valdívia aumentou muito por pagar com juros de casas bahia, com boletos chegando até hoje.
A receita estimada do Avanti era de 80 mi por ano, mas a gestão excelente não chegou nem perto disso. Ninguém cobra o motivo de não ter entrado essa receita como esperavam.
Tem também os 2 ou 3 treinadores mandados embora e que continuavam a receber da excelente gestão cheia de boas intenções.
O fato de alguém ter ou não dinheiro, desde que consiga esse dinheiro honestamente, é irrelevante. Se quem trabalhou para ganhar o dinheiro foi o pai dele, isso muda em que a capacidade de gestão?
O cara está emprestando o nome para trazer empréstimos ao clube, que precisa por conta de gestões passadas que usaram o dinheiro do clube para fazer o que bem entenderam, e não deu muito certo.

O que perdemos na doação do Barcos ao Grêmio dava para pagar + 30 indenizações de treinadores. Quanto ao PN, qual é a sua capacidade para dirigir um clube? Por que é rico? Isso é virtude para ser presidente de um clube? Ao que me consta, e corrijam-me, ele é bacharel em direito e piloto de rally, e nada mais que isso. Os que o apoiam, o fazem porque é rico. Essa é a verdade. Bem disse Nelson Rodrigues “Eita complexo de vira-lata, hein……..”

Endosso comentários do Robson, fez relato pontual, e reforço, mesmo oposição, vamos nos aproximar, ver medidas positivas da gestão, nas criticas que sejam menos ácidas!!vamos remar na mesma direção!!!

Está na hora de acabar com as picuinhas e trabalhar em pró do PALMEIRAS… Se o Belluzzo é o cara para trazer o patrocínio, que assim seja feito… O que não pode ser feito é gol contra, como foram os últimos gestores… O Belluzzo, que era uma grande esperança, fez uma gestão pífia, por que? Fez acordos para se eleger e cercou-se de pessoas que foram indignas de sua confiança… Infelizmente ninguém consegue nada sem passar mel na boca do sapo-boi, e o PN está levando-o em banho-maria. A solução para o PALMEIRAS passa pela profissionalização dos segmentos fundamentais, coisa que o Belluzzo teve chance de fazer e não fez, mas o PN está fazendo. A que custo? Não sei…

Realmente estão com saudade dos falidos adm nosso amado clube!!!Até concordo em partes com a falta do patrocínio Master, mas grande parte das medidas adm foram acertadas. Estão tentando reorganizar o clube, que foi sugado pro incompetentes e aproveitadores por décadas!!Oposição quer tumultuar, e veladamente torce contra., querem voltar a mamar…infelizmente pois até tem alguns bem intencionados…mas que atiraram contra quem esta reerguendo o clube!!

Pessoal, temos diversas notícias na mídia convencional que falam de notícias positivas como, por exemplo, o crescimento da TV Palmeiras.
Entretanto para este site, parece que o mais importante é criar tumulto para tentar eleger o incompetente e despreparado do Pescarmona no final do ano, embora tenhamos um Presidente que tem muito mais acertos que erros e está consertando as burradas ocorridas nos últimos 20 anos.
Indicio que este site preza mais o lado político do que a própria SEP.

Qual o benefício que traz a tv palmeiras ao Palmeiras??? Vai cair o Dólar ??Vamos ter jogos transmitidos pela tv ABERTA ??Vamos arrumar patrocinadores FORTES ????Nada disso vai acontecer !! Então vai aí um recadinho para o MIMADINHO !!! Pede pra sair !!!

Isso aí José Vargas. TV Palmeiras em primeiro lugar, mostra o tamanho, a paixão da nossa torcida, bem como escancara a visibilidade de um eventual patrocínio.

Concordo com Robson. Se aceita como verdade tudo da midia pagã, dá credito e publicidade a jornalistas nada acrescentam ao clube, a nao ser instigar polemicas e divisoes. Um reino dividido contra si mesmo nao pode subsistir. Se houver união no Palmeiras, apoiando o que há de bom e criticando construtivamente o que há de falho, seremos de fato em campo o Gigante que somos fora dele, pois o que faz um clube de futebol é a sua torcida e nesse quesito, ninguém nos supera em força , amor e paixao. Vejam os últimos números da TV Palmeiras.

Bom dia amigos, gostaria de entender quando a mídia em geral é boa ou ruim, pois há alguns posts atrás houveram até comparações entre as notícias de Palmeiras e SPFW na Copa do Brasil para ilustrar como somos denegridos, já hoje o que se lê desse tal Jorge Nicola é aceito como verdade absoluta e sem questionamento nenhum de como somente ele deu a tal “notícia”, aliás, muito pior do que não questionar a notícia é a enxurrada de questionamento sobre o caráter e intenções da diretoria. Abraços a todos.

Com todo respeito, Belluzzo fez péssimas escolhas quando presidente. O patrocinador máster é importante, mas como gastar o dinheiro é ainda mais importante.

Não consigo entender!! Se o Paulo Nobre assumiu um empréstimo de 80 milhões, e pediu mais 50 milhões vocês acham que com um patrocínio master de 25 MM seria suficiente para cobrir os rombos deixados pelos presidentes incompetentes do passado? O Paulo Nobre está valorizando a marca Palmeiras em não aceitar qualquer oferta, isso é difícil de aceitar, porque entender os senhores entendem!!!!
Belluzo nos 1º dias de mandato, declarou que foi praticante obrigado a ser Presidente, e que não via a hora de acabar o seu mandato. etc. Deixando claro o seu despreparado para presidência, talvez devesse ser apenas um colaborador, a sua política Kenesiana comprometeu e muito a situação financeira do Palmeiras. E que dirá do imbecil do Tirone, que amarelou logo que viu a situação financeira do clube, não melhorou em nada, deixou dividas, destruiu as boas práticas deixadas pelo doente Belluzzo, quiz ele assumir mkt, aceitou um valor irrisório da TV Globo, deixou o clube sem representação alguma a três meses do fim do seu mandato. Sem contar Della Mônica que de puxa-saco do Mustafá passou a traí-lo com Belluzzo e depois o traiu também. O o tal de Serafin Del Grande, que incompetência. Mustafá então sabe-se lá a sua influência que tantos o temem. Aliás de traidores e metidos a conhecedores de tudo e donos da verdade não faltam na SEP. Aí surge um cara novo com ideais diferentes, comprometido, conhecedor do mundo empresarial em plena atividade diga-se de passagem, querendo colocar o Palmeiras de volta ao caminho da vitória, tirando dinheiro de seu bolso, correndo risco de nunca mais recebê-lo, para salvar o Palmeiras da falência, não recebe o menor apoio desses todos comentados senhores e ainda por cima é criticado sem a menor consideração.

Ora o 3VV deveria propor uma campanha para ajudar o Palmeiras a arrecadar dinheiro, aumentar seu sócios torcedores, ajudar a vender camisa, chaveiro, rifas etc, para que pudéssemos salvar o nosso Time de uma vez por todas dessa situação vexatória.

Sou sócio-torcedor Avanti assim com já fui Torcedor Oficial, 1º programa de sócio torcedor do Plameiras, contribui para a compra do Wesley, adquiro por ano de 2 a 3 camisas oficiais, defendo o meu Palmeiras contra as más línguas e adversários…

Para concluir gostaria de pedir a este site, que promova o crescimento do Palmeiras, valorize o que há de bom na gestão do Paulo Nobre, aproxime-se dele e de toda a sua diretoria, vamos juntos levantar o Palmeiras, o nosso Palmeiras sinônimo da ética, da moral, da lealdade, das grande vitória e glórias.
Boa noite!

Concordo com boa parte do seu comentário, que achei muito lúcido diga-se de passagem. E sobre o apoio dos sites da “Mídia Palmeirense” ao clube, dos sites que eu acesso regularmente (mais de 5) somente UM incentiva o torcedor/leitor a aderirem ao Avanti com um banner redirecionando ao site oficial do programa, por exemplo. Acho que falta

Robson, eu também sou sócio patrimonial, e do plano Avanti, mas é impossível não ver que há algo de errado, na postura de Paulo Nobre, quanto aos “opositores´´, eles também são Palmeirenses, podem ajudar a gestão, já que o Patrocinador Master , é mais uma fonte de receitas, que esta sendo nula pela incompetência de uma gestão rotulada de profissional, que nada fez ate agora em pleno Centenario, de um clube com a terceira torcida do pais, os melhores argumentos são as ações concretizadas, ninguém vem gratuitamente criticar a atual gestão, é claro e notório, que teremos problemas , principalmente, pela soberba de muitos que cercam Paulo Nobre!

É o que sempre digo, o cara pode não estar fazendo tudo certo, mas não da pra dizer que ele esta fazendo besteira, aliás esta fazendo mais certo do que errado, mais acerta do que erra. O problema é que quem esta fora sempre vai dizer que o cara esta errado, ao invés de apresentar uma proposta |”para que ele faça o certo”. É sempre a crítica pela crítica, sem acrescentar nada.
O DIA EM QUE REMARMOS PARA O MESMO LADO, ninguém segura.

Acho que a imprensa ( que nunca fez e nunca fará) ou a mídia palestrina deveria ter obrigação de trazer sempre notícias relevantes ou históricas, ou ao menos construtivas. Qual o sentido das manchetes de hoje? A gastronomia, que não tem partido foi exaltada. Apenas isso de bom? Me desculpem, mas se aqui mesmo vemos colocarem lenha na fogueira, imagine nos UOL,s , Perrones, e Paulinhos da vida.
Vender o time todo? Que imbecil escreveu e porque outros desajuizados replicam isso? Parem! Isso porque somos líderes.

Outra invenção desse Jorge Nicola.
Quer dizer então que ele sabe toda a reunião do COF???
Se querem acreditar, acreditem.
É por isso que essa imprensinha amadora tem ibope.

Só haverá mudança real no Palmeiras quando Mustafá sair de lá.
E quem será o herói que o tirará do clube? E o Tirone vai ser responsabilizado pelo estrago que fez, como o ex-presidente do Bahia? Também penso que está na hora de trocar esse tal de Marketing………….MAS jamais esqueçam da velha tática da imprensa e dos caras que dizem amar o clube: ………………..o Palmeiras está classificado para as oitavas e deve fazer 2 jogos em casa por ter melhor campanha………..e a tupiniquim press sabe como desestabilizar o clube nesse momento decisivo. Mais um detalhe, o PCO vai se aposentar no final do Paulista e será comentarista da globo….e adivinhem quem vai apitar nosso jogo fina e nos roubar?……………… MAS mesmo assim e contra todos os pessimistas, SEREMOS CAMPEÕES PAULISTA DE 2014.

Caro Levi,

Não comente mais sobre arbitragem. Está certo que somos roubados sempre, mas falar de arbitragem pega mal. Parece que queremos arrumar desculpa.
Grande parte dos palmeirenses fica incomodada quando se fala de arbitragem. Vamos continuar calados aceitando tudo o que deus quer!
O mais importante é não parecer chorão, falar só do time e se perder, colocamos a culpa em algum jogador, de preferência em algum daqueles eleitos para cristo.
Saiu o Araújo, mas ainda tem o Juninho e podemos arrumar outros. Kleina também será uma boa opção.
Também tem outra, ninguém vai dar atenção e se o PCO apitar, reclamam um pouco e depois do jogo vão dizer que ele não apitou mal, que perdemos porque era para perder.

Gente. Publicar o Nicola ou qualquer outro jornalista é normal. O ruim é dar tanta atenção para uma notícia requentada travestida de furo jornalístico. Mesmo sem saber se o noticiado por tal jornalista é de fato verdade, Paulo Nobre vem falando há tempos que ninguém no elenco é inegociável, no que está coberto de razão. Vir com essa “novidade” agora é uma clara tentativa de tumultuar o ambiente em um momento decisivo.
O ruim é ver palmeirenses, ainda mais aqueles que se colocam como a terceira via política ao clube, dar tanto ênfase a quem só quer prejudicar o PALMEIRAS. Bem que já tinha notado a irregularidade no DROPS de uns tempos pra cá. Agora tenho certeza: só é publicado quando há algum fato que denigre o clube.

A discussão levantada pelo post, sobre as finanças do clube, é válida pois é calcada em fatos. Ela independe do fato de um jornaleiro ter tido acesso a alguma informação “secreta”. Dizer que estamos caindo numa armadilha da imprensa, que é tudo invenção é muita ingenuidade. Não é segredo, mas sim fato que a situação financeira do clube é lastimável e que o presidente tem colocado dinheiro do próprio bolso no clube. A questão a se discutir é se isso é desejável ou não. Sob o meu ponto de vista isso é uma atitude que demonstra um amadorismo monumental, que só vai trazer conflitos de interesse mais adiante. E mais, revela uma incompetência crônica na geração de recursos de patrocínio, bilheteria, receitas de publicidade (e nem vou discutir o lado das despesas, estou aceitando pelo valor de face o argumento de que os dirigentes têm feito maravilhas pelo lado do controle de gasto). Para uma gestão que sempre fala em profissionalismo isso é um tanto irônico.

o que é mais inútil?
a) buzina de avião
b) cinzeiro de moto
c) departamento de marketing do palmeiras.

Com a palavra, Naulo Pobre.

Que desespero! Agora sim percebo os que os pobres sentem!
Torcer para o Palmeiras é padecer na pobreza!
Só contas e duplicatas chegando.
Alguma coisa tem que ser feita, ou muda-se o Marketing todo em busca de patrocínios ou viva-se com o dinheiro que temos, ou seja, vendam todo mundo e vamos com um time de base.
A realidade é dura, parecemos aqueles ricos falidos que só tem pose e nada de grana.

“Não há mais vazamento de informações na imprensa!” Ouvi isso em algum lugar, não me lembro onde.
Logo logo Palmeiras terá um dono, pra muitos, que amam futebol europeu, isso será sonho realizado.
Quanto à elitização, já começou há algum tempo, é só dar uma olhada nas arquibancadas. Aliás, sendo justo, isso não está acontecendo só com o Palmeiras. Estão matando o futebol, a alegria do povo

Perfeito seu comentário Paulo H. Franceschini, mostra que o mimadinho PN é exatamente igual aos outros politiqueiros do Palmeiras. Nada mudou, a diferença é que o menininho mimado obedece o chefe sapão, coisa que até o B1, vejam só, não fez.

O menino é incompetente porque é mimado ou é mimado porque é incompetente?? Se não consegue trazer um PATROCINIO MASTER com a marca PALMEIRAS no ANO DO CENTENARIO é porque a INCOMPETENCIA é gigantesca. Não ha outra explicação. E o emprestimo de dinheiro ao clube pode ser uma alavanca poderosa para as proximas eleições. É bom? É pra ele mas para o PALMEIRAS NÃO. Ler esse tipo de afirmação me da nausea, colite, gastrite e outras ites mais. Eu gostaria de lançar um desafio mas não sei se o prof. BELLUZZO toparia. Deixa o patrocinio master a cargo dele e da um tempo de 30 dias( um mes e não um ano) para ele resolver o problema. Em 15 dias esta resolvido. Mas isso é interessante? Para o PALMEIRAS SIM , mas para o PN NÃO. Pode representar PERIGO para as proximas eleições. Nem fresquinho e nem vende mais. O furo é mais muito mais em ………….

Os comentários estão desativados.