Categorias
3VV Indica

O Caso Palestra Italia

Por Danilo Cersosimo (@D_Cersosimo)

O 3VV Indica de hoje pega carona no centenário do clube e recomenda um verdadeiro clássico: “O caso Palestra Italia”, de José Renato de Campos Araújo.

Esta obra é fundamental para entendermos o Palestra Italia no contexto social e econômico em que surgiu e se consolidou. Leitura obrigatória para palmeirenses, amantes de futebol e história.

Fundado para ser o representante da ascendente colônia italiana em São Paulo no início do século XX, o clube sofre pressões e perseguições desde o início de sua trajetória.

O embate com as equipes de elite do futebol paulistano e a maneira como o clube se impõe neste cenário instiga e consolida a ideia e o sentimento de ser italiano, processo ainda em construção na própria Itália, cuja unificação datava da segunda metade do século XIX.

“O Caso Palestra Italia” tem por fonte documental notícias publicadas por periódicos paulistanos da primeira metade do século XX, como “O Estado de São Paulo”, “Correio Paulistano” e “A Platéia”. Através dessa estrutura, o autor evidencia o alinhamento da imprensa com os clubes da elite, em especial o C.A.Paulistano, e o preconceito contra os italianos e suas instituições.

O livro integra a “Série Imigração“, publicada pelo IDESP (Instituto de Estudos Econômicos, Sociais e Políticos de São Paulo) coordenada pelo Prof. Oswaldo Truzzi. É possível encontrá-lo gratuitamente em pdf na internet ou, se você preferir tê-lo na sua estante, algumas livrarias e sebos ainda tem (poucas) cópias disponíveis, pois infelizmente o livro está esgotado na editora.

Leitura obrigatória.

8 respostas em “O Caso Palestra Italia”

Livro excelente, leitura obrigatória especialmente para aquele tipo de torcedor que julga equivocada as críticas à imprensa. Mostra a origem, os motivos da perseguição dessa imprensa ao Palestra/Palmeiras.
Trata-se de um trabalho técnico, muito bem feito e que apresenta as provas do que publica.

Os comentários estão desativados.