Categorias
Futebol com Números

Corte de Custos? Eu quero é aumento de Receitas!

Por Luís Fernando Tredinnick

Amigos alviverdes, eu confesso que sempre tentei nesta coluna manter uma linha de sugestões do que de críticas, mas como quase tudo nessa vida, existe um limite!

Nesta atual gestão – que é muito melhor do que a anterior – as conversas se resumem a corte de custos por um lado, e por outro lado coisas do gênero “não faremos loucuras” ou “não seremos reféns do Centenário”.

Até agora todos os profissionais trazidos para administrar o clube foram incapazes de trazer receitas adicionais para o Palmeiras! Tudo o que temos até agora é uma reformulação do Sócio-Torcedor que está longe de ser um sucesso.

Ano passado nós não conseguimos patrocínio para a camisa do Palmeiras. A história contada era algo do tipo: “quando assumimos (começo de 2013) os orçamentos de marketing das grandes empresas já estavam definidos”. Agora em abril de 2014 a história é que “as grandes empresas direcionaram seus orçamentos de marketing para a Copa do Mundo”. Entendi. Então quer dizer que do início de 2013 até o final do ano, quando as empresas fecharam o orçamento para 2014, nós não conseguimos convencer nenhum concorrente dos patrocinadores oficiais da Copa?

Ah, mas o mercado mudou! Sim, verdade, mudou. E nessa hora fica bastante claro o quanto precisamos de gente competente! Profissionais medianos conseguem bons resultados quando o mercado é bom. Excelentes profissionais conseguem excelentes resultados independente das condições do mercado!

Onde estão as ações do Centenário? Até agora nada foi feito e já estamos em abril! Ou algo foi feito e eu não fiquei sabendo?

Onde estão outras fontes de receita? Desenvolvemos uma linha de camisetas para o Centenário mais baratas do que as camisas oficiais que custam R$ 250? Desenvolvemos uma linha de brinquedos? Poderemos comprar miniaturas de todas as taças que o Palmeiras ganhou na história? Copiamos alguma ação da NBA (basquete americano) ou da NFL (futebol americano)?

O Barcelona nos dá um pequeno exemplo de como deveríamos ter nos planejado para Centenário. Como vocês sabem, o centenário do Barcelona foi em 1999. Eu comprei a minha camisa do Centenário do Barça, na loja do Barça, em 2005! Será que em 2018 nós poderemos comprar a camisa do Centenário em qualquer Academia Store?

Com um torcida apaixonada e extremamente consumidora como a nossa, não devemos fazer algo diferente?

Notem que não estou fazendo críticas ao corte de custos. Corte de custos é algo necessário em qualquer empresa, seja ela lucrativa ou não. Entretanto, sejamos honestos, para realizar corte de custos é preciso de bem menos competência e menos criatividade do que para gerar novas receitas.

O nosso objetivo deve ser bastante simples: ser o clube com a maior receita do país. Simples assim.
Precisamos que nossos dirigentes tenham essa mentalidade vencedora e de resgate da grandiosidade do Palmeiras.

Chega dessa fase de pensar pequeno! Chega dessa mediocridade! E que venha a fase de pensar GRANDE!

Saudações AlviVerdes

* Luís Fernando Tredinnick escreve às sextas-feiras no 3VV explicando a quem conhece, e a quem não conhece, os números do futebol

37 respostas em “Corte de Custos? Eu quero é aumento de Receitas!”

Caros filhos da mãe Dinah que voltarm a fazer previsões apocalíticas, em vez de continuar nesse choro, que tal nos concentrarmos no tal del nero, que será o presidente da cbf? Seremos roubados mais uma vez e perderemos pontos importantes (que inclusive nos rebaixaram em 2012)?….. Paulo Schmidt vai perseguir, como de praxe, nossos melhores jogadores tais como Valdívia e Kardec? Marin e Andrés gritam alto e defendem seus clubes….e esse tal conselheiro que colocou o filho nos lucrativos depto de Marketing e Jurídico (onde vc ganha comissão), vai defender o Palmeiras e ao menos evitar que sejamos sacanaeados? Palmeiras e del nero é um típica situação WIN-LOSE (ganha ele, se fode o Palmeiras)……………E fica mais uma vez aberta a pergunta para todos: se MUSTAFÀ È O MAL DE TUDO NO PALMEIRAS….pq a TO….. JAMAIS protestou contra ele??????????????

só com a negociação do barcos deu pra ver que essa gestão seria uma outra porcaria, ou pior. mas isso só saberemos no final do ano =

Fui procurar alguma noticia boa, apesar de mumu e mal nero estarem vivos, achei 3: tanque nao entra em acordo e parece q nao vira , o Felipe menezes será emprestado ao atl paranaense, além do vinigol estar fazendo exames médicos no seu novo time! Três tralhas a menos!

Excelente post, perfeito. ESTAMOS BEM ENCAMINHADO RUMO AO TRI DA SEGUNDONA, com essa dupla de fantoche do Mustafá (PN e Brunóquio) vamos cair novamente. E digo uma coisa, eu não acompanho um clube que SÓ VIVE DE SÉRIE-B!!! Vamos continuar a falar de bocha, piscina, picanha, sauna gay e outras mazelas… tudo isso, menos o FUTEBOL!!! Ei CORRUPTOS VAI… !!!

SÉRIE “B” MUITO BEM ENCAMINHADA POR PN E BRONÓQUIO. VAI SER MAIS UM ANO DE VEXAMES, DERROTAS E REBAIXAMENTO. UM CENTENÁRIO INESQUECÍVEL !!!!

De alguma forma ou por algum excelente motivo, as bolas do gordinho foram abduzidas e tudo que ele consegue é dizer: “esta tudo lindo e maravilhoso, se ainda não está tudo, aguardem que vai ficar” bééééééééééééééé’! Temos muita sorte de existir o 3VV que abre espaço para a crítica positiva e inteligente!

Sabe porque a dupla Mustanobre não vai separar nunca o futebol do social ??? o social terá que pagar 6200 milhões de ISS sobre um bingo feito em 97 !!! E sabe da onde vai sair o dinheiro?? do futebol é claro !!!

FRASE DA DUPLA MUSTANOBRE ouvida numa Pizzaria do BRÁS—-A melhor coisa que fizemos, foi colocar a tal produtividade . Nosso técnico é fraquinho o elenco , se salva uns 4 ou cinco , assim não teremos que dar aumento pra ninguem !!!!!

É o que eu disse entre la no site do clube, não há nenhuma menção ao tal centenário.
Pergunte pro torcedor a respeito do logo dos 100 anos do clube, qual é?
A partir disso e da falta de patrocínio você já consegue avaliar a performance dos profissionais de marketing.
Sócio torcedor só irá decolar quando aprovarem o voto a presidência e quando a arena ficar pronta, ou seja: sente – se e aguarde.

Posso estar sendo meio bitolado, viajando ou algo assim. Mas o que me parece é que para esse diretoria tem sido algo conveniente tal falta de dinheiro. Não entendo como não conseguem fechar novas receitas, come achar que isso é uma conveniência para eles

Todo clube de futebol tem varios tipos de receitas,markerting da camisa,,venda de jogadores,venda de camisa e produtos,direitos de TV,renda dos jogos, o nosso problema a anos è que temos pessimos negociadores em todos os setores, não conseguímos patrocínio da camisa,doamos jogadores que os rivais vendem caro, como ex, Barcos, Souza, Vilson,luis felipe,Ayrton,Vitor,etc,nossa camisa è bem vendidos devido a Adidas,mas não sei temos um bom retorno , dos 4 de São Paulo somos o que pior negocia contas de Tv.Não temos planejamento e meta de ser campeão, se tivessemos epKardec jà tinha sido resolvido em março, e hoje jà teriamos zagueiro,lateral direito e atacante reserva,aí sem planejamento e meta de ser campeão,fazem negociação de um monte meia boca que não serve prà nada,prà que trazer josimar,felipe menezes e outros,tendo joão denoni,Dybal,edilson,qual diferença de testar a base ou trazer meia boca,ou seja ,ou traz jogador de nivel ou use a base,ou pelo menos faça receita com venda de atleta,doam Mleite e Luan e pagam 13 milhões por Leandro que è do mesmo nivel.Precisamos trazer urgente alguem que entenda de negociar jogador e melhores olheiros.

PREZADO JOSE APARECIDO……. De prima… Respeito a sua opiniao como a de todos aqui do 3VV. Mas discordo totalmente com vc tentando minimizar as omissoes do sr PN e ainda sugerir a reeleiçao do dito cujo. O que ele fez de bom para o PALMEIRAS ate agora? Nao ter patrocinador master no ano do centenario é, a meu ver, um atestado definitivo de INCOMPETENCIA. E a torcida do PALMEIRAS não suporta mais gestores assim. Nos temos pressa. Queremos COMPETENCIA, RAPIDEZ E ARROJO nas ATITUDES. Precisamos voltar a condiçao de clube GRANDE, VENCEDOR e respeitado. Hj não somos e não temos nada disso. Então PN e sua equipe nao servem para administrar um clube da grandeza do PALMEIRAS. Vc colocaria o PN para administrar uma empresa sua? Se eu tivesse uma nem porteiro( com todo respeito pelos porteiros) ele seria. Eu quero renovaçao, mentalidade arejada, projetos modernos e factiveis, arrojo, espirito vencedor como alguns dos atributos para o presidente do PALMEIRAS. E isso o PN nao tem. NADA.

Concordo plenamente, NÓS PALMEIRENSES TEMOS MUITA, MAS MUITA PRESSA, queremos sim COMPETENCIA, RAPIDEZ, ARROJO e principalmente ATITUDES sem CONVERSA MOLE!!! ESTAMOS CANSADOS DE PROMESSA E LADAINHA!!! Repito, QUEREMOS PRESSA, COMPETÊNCIA e principalmente A-T-I-T-U-D-E!!!

Raras são as vezes que faço comentário, vejo muitas críticas sobre o patrocino master por que o Palmeiras não conseguiu, não conseguiu o valor desejado e eles não abrem mão disso. Com certeza tive oferta de valor menor muitos times aceitam por isso estão com patrício master. Pelo consta não foram contratados processionários de renomes para o Marketing. Joguei futebol durante toda minha juventude e acho o atual elenco do Palmeiras de médio para bom, hoje poucos times fogem desse patamar. Quanto ao técnico acho fraquíssimo não sabe aproveitar ou tirar proveito das característica de cada jogador. A meu ver o trabalho da direção está muito melhor dos antecessores. Também vejo muitas críticas por que não separar o futebol do social que seria muito benéfico ao clube imagino que não seja tão simples assim tem um estatuto e ele não pode ser mudado pela simples vontade dos torcedores e com a mafia dos antigos que la estão isso não vai ser nada fácil…Como palmeirense gostaria da reeleição do PN, minha opinião ela ainda var dar alegrias a essa tão sofrida torcida…OBS respeito a opinião de cada palestrino todos queremos o melhor para nosso Palmeiras…

Caro Jose Aparecido, ser melhor que os deficientes mentais tirone/frizzo não é nenhuma qualidade, mas PN tem se pautado na mesma filosofia de mustafa, quando todos esperávamos que ele apenas tivesse usado o apoio dele para se eleger e fosse realmente fazer algo diferente, mas estamos vendo mais do mesmo nos últimos 12 anos, (excetuando o período de horrores de B1 e B2 e o período de resgate na gestão Beluzzo), filosofia esta que nos tirou o posto de protagonistas do futebol brasileiro e nos colocou com meros coadjuvantes. Outra coisa, não tenha grandes esperanças com GK, o sujeito não é do ramo, não tem o grupo na mão como muitos acham, ele é tão bundão que deixa a coisa livre, cada um faz o que quer, ele literalmente é um entregador de camisas, melhoradinho, quem duvida é só ir assistir os treinos!

Me desculpe aos profissionais do mercado financeiro, mas em sua minoria são os maiores manipuladores e mentirosos que existem. Talvez seja este o motivo de acreditarmos nesta gestão e não termos o retorno e consideração que merecemos, pois nosso presidente faz parte desta minoria. Infelizmente sua mentalidade é muito pequena e as pessoas que trouxe para trabalhar no clube dizendo que ia profissionalizar é pura mentira. Infelizmente presidente, tirando o Professor Belluzzo que deixou o lado apaixonado se sobressair sob o lado racional enquanto esteve na presidência, o senhor e todos os outros sempre foram fantoches na mão do torcedor do time da marginal chamado MC entre outros existentes dentro DA INSTITUIÇÃO SOCIEDADE PALMEIRAS. Não se esqueça presidente que nossa torcida senão for a primeira é uma das maiores consumidoras de produtos oficias da ADIDAS no mundo, veja bem no MUNDO segundo a própria Adidas. O senhor não está administrando um clube, o senhor está administrando um patrimônio que é meu e de outros 16.999.999 apaixonados e fiéis proprietários da SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS. Já passou da hora de separar o social do futebol e que se o MC entre outras não gostam da ideia que peguem uma bola de bocha e enfie no c…… e chupem até derreter. Essas palavras que infelizmente fui obrigado a dizer acredito que é o sentimento de milhões de proprietários da SEP. Abra seu olho enquanto é tempo PN, se você acha que o MC é útil para a SEP que o leve para sua casa administrar suas ações.

Excelente artigo Luis. Eu aliás fui em outubro do ano passado fazer uma viagem a Barcelona e fui logicamente visitar Camp Nou e o museu deles. Isso é conversa longa para escrever uma longa análise, mas eles são muito bons em marketing. O Neymar havia acabado de ser contratado e suas fotos já estavam em todos os lugares, não só nas ruas mas como até no museu. Dizer que essa diretoria é melhor que a antiga é redundância, pois não existe a menor possibilidade de uma diretoria, qualquer ela que seja, vindo de um dos filmes de Ugo Giorgetti consiga ser pior do que a administração passada. Mas essa nova está deixando vários aspectos a desejar.

Isso mostra só uma coisa. O Paulo Nobre através do Brunoro e a tal “equipe de marketing” não cumpriram assim como o Gilson Kleina e jogadores, sua parte na tal produtividade. Ou seja, não conseguiram fechar um contrato de patrocínio.

Falou e disse com a competencia de quem conhece a materia. Esta ai o caminho. Depois dizem que não temos lideranças no PALMEIRAS. Temos sim. Sao lideres, tecnicos, profissionais de respeito. Eles não sao POLITIQUEIROS, SAFADOS., CORRUPTOS. Isso eles não são. O Luis Fernando, o Criscio e tantos outros fazem parte dos lideres competentes que temos. Esses é que deveriam estar dirigindo o PALMEIRAS. Nao o que temos ai…… coisa do demo!!!!!!!!!

Luis.

Parabéns por mais esta brilhante coluna.
Entendo que a atual gestão tem uma proposta correta no que tange à corte de custos e despesas. Toda empresa profissionalizada necessita de uma agenda constante de controle de gastos. Porém, a alavancagem das receitas é uma agenda igualmente fundamental. E é esta a maior falha da atual gestão. Se o departamento de marketing não trouxe os resultados orçados, o mesmo deve ser reestruturado.
Um outro ponto que merece destaque é o formato da sua crítica. Construtiva, inteligente e agregadora.
Serve de EXEMPLO para mim e para todos os Palmeirenses CORNETEIROS.

Excelente coluna, mas onde esta o Marketing da SEP. Assim vamos nos consolidar como o Campeão do Século XXI da Serie B. Parabéns Musnobre e Brunoquio!

Não sou partidário deste ou daquele presidente, na verdade, me contentava naquela época em que sobre o Palmeiras se discutia apenas o futebol, mas, a realidade é bem diferente desse passado e não tenho como discordar do post. Longe de querer defender alguém, mas nota-se que a maioria de suas observações e críticas referem-se ao departamento de marketing. Um único gestor não é capaz de administrar sozinho toda uma empresa, ele precisa de diretores, supervisores, gerentes e etc, mas é fato que a responsabilidade sobre um eventual fracasso é toda dele. Assim como avalio essa administração positiva em vários quesitos (implantação do sistema SAP, fim do time B, contratações responsáveis, contrato por produtividade, reformulação do plano de sócio torcedor, briga pelas cadeiras com WTorre), vejo também duas grandes falhas que podem custar a reeleição do Sr.Nobre, a insistência e falta de cobrança sobre esse departamento de marketing e a permanência de Gilson Kleina. Abraço e bom final de semana a todos.

Pergunta, além de corte de custos, quantas dessas ações (sistema SAP, fim do time B, contratações responsáveis, contrato por produtividade, reformulação do plano de sócio torcedor, briga pelas cadeiras com WTorre) trouxe algum ganho significativo em receita divulgado? Acho que o único item que sabemos que houveram mais receitas foi no Avanti, 15 mil pessoas a mais que o Avanti em 2012, mas não sei se dá pra dizer que foi por causa da reformulação, uma vez que o rebaixamento capotou o Avanti em 2012, foi de 25 mil em julho/12 pra 3 mil em janeiro/13.

É importante lembrar que qualquer ação precisa ser bem estudada e elaborada, com um conhecimento adequado das ações e estruturas necessárias. Não basta saber o caminho, as siglas e as palavras de ordem, é preciso saber como caminhar para chegar a ações realmente funcionais. Softwares ERP por exemplo é o tipo de implementação que demanda muito conhecimento do negócio, das necessidades específicas e um “feeling”, que só vem da vivência do negócio, de como e onde um agregado de dados pode ser manipulado para se tornar bem útil as operações.
É difícil julgar o sucesso baseado na divulgação de ações, sem saber o quão eficientes realmente foram.

Gostaria de ver como os Dirigente do Palmeira vão dar entrevista sem falar, ” Não temos dinheiro para contratação”, ” Não seremos refém do Centenário”, “Não seremos refém dos atletas”, “Todo jogador do Palmeira esta a venda” eles com certeza ficarão sem assunto.

Os comentários estão desativados.