Categorias
3VV Indica

Fever Pitch, Febre de Bola

Por Danilo Cersosimo (@D_Cersosimo)

Na coluna passada recomendamos o livro “Coadjuvantes”, de Gustavo Piqueira. A obra, de certa maneira, tem um paralelo (ou uma inspiração) em língua inglesa: trata-se de “Fever Pitch”, de Nick Horby. Lançado em 1992, o livro conta a história da relação do autor com seu clube de coração, o Arsenal.

O fio condutor são os altos e baixos do clube londrino entre 1968 e 1992, traçando um paralelo com a vida pessoal do autor durante sua adolescência e juventude.

Em 1997 o livro virou filme, com roteiro do próprio Hornby e tendo como ator principal Colin Firth (Oscar de melhor ator por “O discurso do rei”):

http://www.imdb.com/title/tt0119114/?ref_=fn_al_tt_2

A adaptação para o cinema foi bastante exitosa, embora não totalmente leal ao livro – vale a pena ler o livro antes de ver o filme.

Em 2005, uma nova versão do livro foi para as telas, desse vez num contexto norte-americano:

http://www.imdb.com/title/tt0332047/?ref_=tt_rec_tt

Não vi essa segunda refilmagem, portanto não posso emitir opinião. Se os 3VVistas já tiverem por acaso assistido, deixem seus comentários por aqui. No entanto, posso garantir que, tanto o livro, quanto a primeira versão britânica para o cinema são muito legais. Vocês não vão se arrepender.

Para conhecer mais da obra do autor Nick Nornby acesse o site:

http://www.nickhornbyofficial.com/

Obrigado pela audiência e até a próxima.

5 respostas em “Fever Pitch, Febre de Bola”

Olá Danilo,

Ja li o livro e vi a versão americana. O filme (americano) não tem nada a ver com a história, outro contexto. Uma comédia romântica hollywoodiana. O interessante no filme americano é que eles usaram o Boston Red Sox – que não ganhava um título desde 1918 – e eles foram campeões naquele ano. Fora isso a única semelhança do filme com o livro é a paixão de torcedor. Preciso ver essa versão inglesa…o livro, sem comentários, em muitos momentos me identifiquei com a história do autor!!!

um abraço,
Fabio

Livro sensacional Danilo, otima recomendacao. Nao vi os filmes ainda… mal sabia que existiam, vou tentar acha-los.

esse livro é fantástico. recomendo a todo amante do futebol.

O livro é muito bom! Quanto ao filme, assisti apenas a versão americana e não tem muito a ver com o livro, nem tanto por tratar de outro esporte, mas porque a história é completamente diferente, e pra falar a verdade o filme é ruim mesmo. Preciso assistir a outra versão.

A primeira versão eu assisti e realmente é muito boa, seja pela familiaridade com a qual os ingleses tratam o futebol apaixonadamente assim como nós, seja pela boa atuação do ator principal. Já a versão americana eu dispenso, na boa, basebol é um puta esporte chato.

Os comentários estão desativados.