Categorias
Opinião

Opinião: a avareza

Por Vicente Criscio

Os sete pecados capitais – gula, avareza, luxúria, ira, inveja, preguiça, orgulho – foram incorporados pelo catolicismo (de acordo com a Wikipédia, não por mim) com o intuito de controlar, educar, e proteger os seguidores, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano.

Belo! Me encanta a wikipédia.

Já usei em outros posts para falar de outros temas o simbolismo dos sete pecados. Sempre é rico de metáforas.

Vale pro caso Kardec. Mas vou usar só um: a AVAREZA dos tais R$ 20 mil levou o Palmeiras a (quase?) perder o atacante.

R$ 20 mil… provavelmente uma fração do Weldinho ou do Felipe Menezes o daquele zagueiro do Cruzeiro que veio machucado.

Futebol não é lugar prá gente inocente. “Sabe nada”, diria o filósofo Washington.

A AVAREZA cantada em verso e prosa (não temos dinheiro; nos quebraram; a culpa é dos meus antecessores; …) foi a única nota deste samba. O discurso da “produtividade” foi vendido ao público como a salvação. Esqueceram de dizer (eu falei, lá atrás) que era inconveniente, desalinhado com o momento do futebol brasileiro, incompatível para o Palmeiras de hoje, marketeiro, e sem conteúdo. Hoje PRODUTIVIDADE = BOM E BARATO. E já estou literalmente careca de dizer: se o jogador é bom não é barato. Se é barato hoje mas prova que é bom, ficará caro na primeira renovação.

Kardec ficará na memória do palmeirense como mais uma enorme trapalhada de uma gestão que não é profissional; finge ser. Brunoro não manda como um CEO. Está mais para “relações públicas”. Usa seu charme, seu discurso muito articulado e seu sorriso simpático para convencer a mídia esportiva formadora de opinião que estamos no “caminho da modernidade”.

A mídia esportiva (com honrosas exceções) compra o discurso. De novo: sabe nada inocente!

Ah mas algumas vozes ainda bradam: “Mas não temos dinheiro! Como vamos pagar Kardec? Somos pobrezinhos, culpa do Belluzzo, culpa do Tirone!”

Qualquer gestão que assumisse o Palmeiras em janeiro de 2013, 15 meses atrás, mais de 450 dias, tinha três prioridades:

1. Reestruturar a dívida; alongar uma dívida que era conhecida por todos lá dentro, através de instrumentos financeiros e renegociar “humildemente” com credores para evitarmos problemas de crédito no futuro; a dívida é do Palmeiras, não é do ex-presidente!

2. Buscar urgente urgentíssimo novas receitas; “dinheiro novo”, “fresh money”, pois as receitas – comprometidas na gestão anterior – não iam segurar a operação, mesmo reduzindo os custos;

3. Liderar uma reforma estatutária.

Já falei isso. Aliás, falo isso há mais de 15 meses…

Esta gestão demorou meses e meses para apresentar UMA PROPOSTA de reestruturar as dívidas (através do tal FDIC). E não conseguiu usar. Não negociou com credores importantes (vide caso Wesley). E não gerou novas receitas. Aqui se eu quisesse poderia usar outros pecados capitais (orgulho, preguiça, ira, …). Sobre reforma estatutária, nem vou falar.

Sendo assim hoje continuamos com o mesmo problema de 15 meses atrás. Talvez pior. Perdemos o momentum. Perdemos o timing onde a nova gestão tinha toda a credibilidade do mercado. Hoje já não é tão nova, hoje já mostrou como trata parceiros e jogadores, hoje já mostrou qual sua ambição.

Kardec parece que foi. Se ainda pode voltar atrás, corre o risco de gerar um problema maior, com aqueles que estão na “produtividade”. Valdívia mandou a mensagem ontem, falando  ao final da partida sobre a necessidade de reforços: “não é só Kardec; temos que reforçar o time”. Kleina já deve ter programado o GPS da vaquinha pro brejo mais próximo. E temos agora uma sequência complicada de partidas.

E o futuro? tá difícil de prognosticar…

194 respostas em “Opinião: a avareza”

Acho que o Nobre está brincando de Banco Imoboliário com o Palmeiras!! E achar ruim e antiético que o SP contratou o Kardec é o fim da picada. Como foi falado na imprensa…”Concorrentes concorrem”! E esperar ética no futebol cercado de Andres Sanches, Marin, Ricardo Teixeira e outros é acreditar no Papai Noel!!

Palavras do Aidar… “– A manifestação do presidente Paulo Nobre chega a ser patética. Demonstra, infelizmente, o atual tamanho da Sociedade Esportiva Palmeiras, que, ano após ano, se apequena com manifestações dessa natureza. O São Paulo perdeu vários atletas, como o Dagoberto para o Internacional, o Cafu e o Antônio Carlos através do Brunoro, nos anos 90, que os tirou fazendo ponte com o Juventude, e nem por isso ficou chorando pelos cantos. Faz parte do jogo. Como se diz nas arquibancadas, o choro é livre – disse o presidente do São Paulo, que, ao comer a banana durante a coletiva, reclamou que ela estava “verde”.

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2014/04/com-bananas-aidar-chama-nobre-de-juvenil-e-quer-kardec-nesta-terca.html

Ele está errado?

O Palmeiras cansou de fazer isso com a Parmalat. Inclusive com os bambis. O mundo do futebol é de quem pode mais. Tem q ser competente e não vir a público e dar uma de coitado a frente de um clube da grandeza do Palmeiras

Agora o Nobre vir falar que o São Paulo foi anti ético e blablabla, já é forçar a barra. Se ele tinha condições de manter o atleta e não o fez, mais uma vez mostrou como é um incopetente. Mesmo pq o Kardec era titular absoluto do time.

Esse é o perfil do menino mimado. Egocentrico ao extremo não ouve ninguem e pousa de salvador da patria. Atitude tipica de personalidades forjadas no “dulce fa nhente” e com todas as regalias ,mordomias a disposição que não precisou transpirar pra conseguir coisa alguma na vida. A palavra dele é a unica que vale. Podem esperar que vira o lado tiranico,ditatorial porque faz parte de pessoas criadas neste mundo de “conto de fadas”. Claro que não podia perder o Kardec. O time precisa dele. Mas que é o Kardec? Um craque? Nao pois caso fosse o Benfica não o soltaria assim tão facil. Um bom jogador? Quando muito. Acontece que em um time de mediocres um meia boca faz muita falta. O fato é que esta diretoria, amadora, incompetente, inoperante, montou um elenco de segunda e assim continua. As desculpas foram esmiuçadas pelo Criscio que sabe o que tem que ser feito para reverter tudo isso. A UNICA saida para o PALMEIRAS a medio prazo( 2 anos) é ter o VICENTE CRISCIO como PRESIDENTE DO PALMEIRAS. Conheço o Vicente de longa data e sei do projeto que ele tem para o PALMEIRAS. Se se se o PN( da asco) ouvisse minimamente o Vicente( e a tentativa foi feita) a historia hoje seria outra. Mas tem o SE…. Eu so não desisto de tudo porque o meu amor pelo PALMEIRAS é MAIOR, MUITO MAIOR que PN, mumu, e essa corja de vagabundos que so sabem nos apequenar cada vez mais. Um dia isso passa….. FORÇA CRISCIO.

O PN acaba de jogar o Palmeiras nas cordas. Não ter renovado com o AK e todo stress gerado com o ex-jogador, com o grupo e a comissão técnica que pediam a permanência do jogador que tinha sua importância para o time. Isso vai gerar uma falta de confiança na gestão por parte dos atletas e técnico. E se ele como lider não tem confiança e nao consegue passar as pessoas. A casa caiu pata nós!

Qual o jogador de qualidade que vai aceitar um contrato de produtividade com um time meia boca desses? Só se o objetivo for não cair pq se a premiação for por títulos vão todos passar fome. Por isso que vamos ter cada vez mais jogadores da série B, times pequenos, etc e cada vez mais vamos nos afundando…

Eu nunca apoiei essa diretoria. Mas nesse caso, me parece que tem boi na linha. O Palmeiras disposto a pagar 4,5 milhões de euros pra comprar o passe do jogador, na hora de acertar 20 mil de salários o negócio melar.

Tem que tomar cuidado com o que se lê na imprensa. O Kardec nunca ganhou nada no clube, iriamos entrar num leilão e o que já saíria caro iria ficar mais caro ainda.

Adeus Kardec. E boa reserva pra vc no SP!!!!!!

Esse será mais um Barcos…

Demissão do arremedo de treinador, desistência da ideia de empurrar Wesley e Valdívia pra fora do clube, contratar reposições para o Alan Kardec e o Henrique. Mas o playboyzinho dirá que não há dinheiro e não vai engolir o seu orgulho maldito de ditadorzinho egocêntrico.

INADIMISSÍVEL.
INTOLERÁVEL.
INACEITÁVEL.

Nunca minha fé no Palmeiras esteve tão abalada.
Estamos muito, muito pequenos.
Não vejo luz no fim do túnel.
E, se cairmos de novo, pouco sobrará do Palmeiras de tantas glórias.
Será impossível criar uma nova geração de torcedores assim.

Caminhamos a passos largos para virar um Portuguesa da vida: coadjuvante ocasional, a depender de um lampejo da sorte. E vamos combinar que sorte não é algo que não nos acompanha faz algum tempo…

Pelo que fiquei sabendo no clube ontem a situação com Kardec ainda não foi definida já que o Palmeiras ainda tem a preferencia na compra. Pelo desgaste da situação e pelo leilão feito pelo
pai do atleta, além da mentira para não jogar sábado acho que o Palmeiras deveria desistir de vez do
jogador e partir para outro atleta.

O portal Ig noticiou que Kardec fechou com o São Paulo no dia 18/04, sexta-feira santa. Quando teria sido a reunião com o Brunoquio, a tal dos 220 mil, que depois o Mustanobre vetou? É um dado importante para saber se o Kardec e seu staff também pisaram na bola. Porque de qualquer modo, desde o início os bananas fizeram m… Resta verificar se o outro lado também.

A partir de hoje o MEU dinheiro não vai pra pagar salário de Brunoquio, gilson kleina (pqp), feitosa, tiago alves, josimar e todos os jogadores que jogam só porque são amigos ou namorados de treinador.

Pra que vou pagar?

Pago essa bosta desde o primeiro mês que lançou então a partir de hoje enquanto meu dinheiro estiver sendo usado para outros fins e não o de tornar o Palmeiras grande e campeão eu não pago mais.

Qualquer protesto só tem efeito se realmente doer no bolso. Quem sabe mudam essa postura medíocre e começam a trabalhar? Começando por mandar GK, brunoro e feitosa embora e contratando quem saiba e goste de trabalhar!

Concordo. Falta ambição. Mas a gritaria pela perda de um jogador mais ou menos como o Kardec para ser banco dos bambis é só o sintoma do quanto o clube e a torcida perderam a noção da grandeza. Se o Nobre tem os 14 mi para comprar um centroavante, que o tragam rapidamente, e fim de papo.

Não é o Kardec o problema. Não só ele. O problema é a doação do Barcos, a venda do Henrique sem reposição por birrinha do playboy mimado, a falta de patrocínio, a fraqueza nos bastidores, a incompetência do marketing, as merdas ditas pelo CEO a torto e a direita, a perda iminente de Wesley e Valdivia, a influência sem limites do Musgambá, a contratação de jogadores sem a menor condição de jogar no Palmeiras (Weldinho, Felipe Menezes, Victorino…), etc. Ou seja, temos infinitas razões para execrar esses incompetentes que nos dirigem.

AVANTI CANCELADO! corro o risco de perder a inauguração do Allianz Parque? Corro, mas foda-se! Pra ver um time medíocre como esse reinaugurando nosso templo será uma VERGONHA.
Querem economizar né? imagina eu e o resto da torcida entao, que compra camisa que nem trouxa, paga(não mais) avanti, ingresso etc, etc, etc e o que ganha em troca???? EU QUERIA SABER OQUE A TORCIDA GANHA EM TROCA SR. PLAYBOY ???? apenas isso………eu só tenho 20 anos e sofro pra PORRA com esse time desde q me conheço por gente, uma hora cansa, pq todos times tem crise e passa, só que aqui a decepção é eterna, ETERNA, DOÍDA, e DANOSA, danosa a uma torcida extremamente apaixonada, que (falo por mim) até tenta dar uma parada em questao de seguir o clube mas nao consegue pq o AMOR fala mais alto, amor esse, q se esses fdp que dirigem o clube tivessem apenas 1/4, as coisas poderiam ser bem diferentes.Agora se eu que só tenho 20 anos penso que sofro demais com Palmeiras, imagina os mais vividos e que viram verdadeiros esquadrões nos representarem e honrarem, meu deus, a dor e raiva que eu sinto deve ser bem maior….
Agora amigos, sinceramente, a realidade do que era para ser um CENTENÁRIO DE GLÓRIAS, é aquela de todos os outros anos: LUTAR PARA NAO CAIR, parece até piada pqp

Acabei de repensar tudo.
Gostaria que todos fizessem o que eu vou fazer foragira em diante: tentar salvar o Palmeiras: de que maneira? Não sei mas não podemos nos entregar de maneira nenhuma ! Está todo mundo jogando a toalha por causa de um imbecil que está na presidência ou outro imbecil que preferiu pular um muro
Chega! Vamos lutar

O silêncio do Mustanobre e do Brunóquio é a maior evidência de quem pisou na bola nessa negociação. Se tivessem defesa ou justificativas plausíveis já teriam vindo a público se explicar.

Difícil tecer qualquer comentário nesse momento, o Palmeiras está acabando, em mim, sinto um desprezar enorme desde o final de 2012. Talvez seja melhor esquecer tudo, manter as boas lembranças do passado e se apegar a outras coisas! Triste.

Temos que exigir a demissão do kleina pra ontem, se com o kardec salvando a pele dele já estava ruim, imaginem agora. Quem vota tem q cobrar o conselheiro: fora fantoche de mustafa, quem não vota tem q cancelar o avanti, o meu ja era!

Amigos Palmeirenses. O menor dos problemas é não renovar com A ou B, é como disse o Colunista, escancarar o desrespeito e falta de tato que o Sr. Nobre trata jogadores e parceiros. Vide o caso da W Torre, do desgaste com o Henrique e agora como o Kardec.

Pior que dessa vez o Brunoro não teve culpa. Ele tinha negociado o valor com o Kardec pai, porém o “Nobreza” deu pra trás na hora de assinar. Nobre INCOMPETENTE.

Não Marco Alexandrino ele pode sair a qq momento q o Benfica vender ele caso o Palmeiras não cubra o valor oferecido.
Vai rescindir e assinar com os Bambis até quarta feira.
#foranobre
#forabrunoro

Os comentários estão desativados.