Categorias
3VV Indica

“A Football Nation”

Por Danilo Cersosimo (@D_Cersosimo)

Às vésperas da Copa do Mundo no Brasil presenciamos uma extensa – e esperada – produção literária sobre o tema.

Hoje falaremos de um livro inicialmente publicado na Inglaterra, intitulado “Futebol Nation – The Story of Brazil Through Soccer“, do sociólogo e jornalista, David Goldblatt.

Autor também de “The Ball is Round”, (sobre o desenvolvimento político, econômico e social do futebol no mundo), Goldblatt busca interpretar o Brasil através da perspectiva histórica e sociológica com a qual o futebol formatou o Brasil – e vice-versa.

É sempre um desafio abordar tema tão complexo e abrangente, especialmente para um estrangeiro, mas Goldblatt obtém sucesso na empreitada. O risco de uma obra como essa cair em lugar comum e ser recheada de clichês é sempre muito grande, mas nota-se o contrário.

O livro é fruto de extensa pesquisa, o que lhe confere credibilidade. Por outro lado, não se perde em detalhes que engessem sua leitura. A preocupação é o “big picture”, sem que isso torne-o superficial.

Além disso, o livro é muito bem escrito e tem linguagem ágil e acessível. Tais qualidades possivelmente são fruto de sua facilidade em combinar seu lado acadêmico com sua atividade como jornalista (é colunista de vários periódicos, documentarista e apresentar da BBC). No entanto, seu maior mérito não é somente contar a história do Brasil através do futebol, mas sim interpretá-lo, analisá-lo e contextualiza-lo sociologicamente, o que lhe traz um diferencial em relação a muitas obras sobre o tema já publicadas.

É uma pena que suas obras não tenham sido lançadas em Português no Brasil – pelo menos até onde eu saiba.

Espero que gostem. Boa leitura!

Até a próxima.

5 respostas em ““A Football Nation””

Danilão, da forma como anda o Palmeiras, logo, logo você vai recomendar a biografia do Stalin como um paralelo ao que vem acontecendo lá dentro.
Abraço.

Duvido que Paulo Nobre contrate esses jogadores que vem sendo especulados.

Espero que eles falem do pão e circo em nosso novo Brasil, reinventado pelo pt. OFF TOPPIC: CBF ( leia -se marco polo del nero) nega o pedido do Palmeiras para adiar a partida com o Botafogo, ate a imprensinha ta achando uma sacanagem! Quero ver quem ainda acha que tem que fazer política com ele, esse maledeto sonpre prejudica o Palmeiras, já passou da hora de ser oposição a CBF e pedir expulsão dos quadros sociais ( conselho vitalício) da SEP, gostaria muito de ver a oposição se manifestar sobre esta e outras inúmeras sacanagens promovidas por esse senhor contra o Palmeiras

Boa tarde.
Desculpe o comentário fora do contesto do post. Mas já nem sei onde buscar apoio. Frequento o 3vv há muito tempo, mas nunca tive o hábito de comentar. Estou fazendo um TCC sobre a S. E. Palmeiras e gostaria de saber quem poderia me ajudar com os balanços financeiros dos anos em questão 1998, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2003.
Att.
Paulo Viol

Os comentários estão desativados.