Categorias
3VV Indica

3VV Indica: Oberdan Cattani

Danilo Cersosimo (@D_Cersosimo)

Esse post estava originalmente preparado para ser publicado quando da inauguração do busto em homenagem à Oberdan Cattani. Infelizmente, não deu tempo.

Por conta de seu falecimento na semana passada, editamos o texto e deixamos aqui nossa singela homenagem àquele que foi um dos maiores ícones da história do Palestra Italia e do Palmeiras.

***

Existe uma lacuna muito grande a ser preenchida na literatura esportiva brasileira. Há uma série de personagens e ídolos que ainda não tem suas biografias eternizadas, seja em livros, filmes ou documentários.

Na minha opinião, é o caso de Oberdan. Sua biografia “Oberdan Cattani – A Muralha Verde“, de Osni Ferrari. O livro está aquém da trajetória do ídolo palestrino e palmeirense, especialmente por contar com pouca pesquisa de material histórico e se fiar basicamente em informações colhidas no próprio acervo do ex-atleta. Penso também que faltou ouvir depoimentos de colegas e ex-jogadores, o que teria enriquecido o livro.

De qualquer modo, é um ponto de partida para quem deseja saber um pouco mais sobre a história de um dos maiores goleiros e ícones da história do clube.

Há uma página oficial no Facebook sobre o livro:

https://www.facebook.com/OberdanCattani.AMuralhaVerde.OsniFerrari

Oberdan Cattani era o único atleta a jogar tanto por Palestra quanto por Palmeiras que ainda estava vivo. Ele era uma lenda viva, um elo com um momento crucial da nossa história.

A tardia homenagem em forma de busto ajudará a eternizar parte da sua riquíssima trajetória pelo clube – infelizmente ele não teve tempo de vê-lo pronto e inaugurado, mas ao menos soube da iniciativa ainda em vida.

Oberdan Cattani, obrigado por tudo.

7 respostas em “3VV Indica: Oberdan Cattani”

Triste ver partir mesmo com 95 anos um senhor que jogou, viveu e morreu honrando nossa camisa. Um dos herois que fez com que o nosso clube não fosse aniquilidado e que ajudou a escrever talvez a mais bela historia da Sociedade Esportiva Palmeiras, quando deixamos de ser Palestra Italia e nascemos Campeão como Sociedade Esportiva Palmeiras colocando para correr os covarders que tentaram nos aquilar e que não são dignos de serem mencionados aqui nesse forum.

Obrigado Oberdan, obrigado mesmo. E agora temos uma muralha no time do céu, de um abraço no meu avô, o Seu Luigi, que seguramente estará aí te esperando para aplaudi-lo como sempre fez em vida.

Graças a Deus sou Palmeirense, graças a Deus meus filhos são Palmeirenses, graças a Deus temos idolos como Oberdan Catani. E como dizia Joelmir é impossível explicar para quem não é Palmeirense, esse sentimento. Descanse em paz.

Oberdan já está nos ajudando lá do céu.Luan sendo vendido para o Qatar.

O conhecimento do nosso passado e importante para o planejamento do futuro, mas as ações presentes sao fundamentais, porque nossos dirigentes tem uma dificuldade tão grande de entender quem realmente somos?

Esse foi um Palestrino/Palmeirense que suou sangue , lágrimas , glórias e conquistas pelo time do coração. Pena que o viado do Kassab impediu que a arena ficasse pronto a tempo.
Oberdan Cattani , de onde estiver , ajude o Palmeiras a voltar a ser um grande campeão !

Os comentários estão desativados.