Categorias
Arenas

Arenas – Allianz Parque – Sombras

Equipamento utilizado para auxiliar a manutenção do gramado em estádios com pouca incidência solar..           

 

Por Claudio Baptista Jr.

Recentemente aproveitei para pegar algumas imagens de dentro da Allianz Parque em um dia ensolarado para ter uma perspectiva da incidência de sol e a geração de sombras no gramado.

Como sabemos, a incidência de sol é um dos fatores de muita importância para a vida do gramado sendo que a arquitetura dos novos estádios, mais fechada devido ao público próximo ao campo de jogo e a presença da cobertura para todas as cadeiras ocasionam uma incidência solar menor em comparação a um estádio “aberto”.

Outro ponto a ser considerado é em relação a transmissão pela TV, se bem que a qualidade dos equipamentos utilizados atualmente minimizam o efeito de ofuscamento gerado pelo contraste entre as áreas com sol e outras com sombra.

Para os atletas, penso que não há muita interferência e os estádios com sua forma mais fechada podem até contribuir com uma menor ocorrência de sol direto na visão dos jogadores.

Notem nas imagens abaixo que junto a sombra que “caminha” ao longo do dia dentro do estádio, aparecem as formas das treliças da cobertura. Como a parte da cobertura do lado do anfiteatro ainda não foi finalizada, pelo manos quando obtive as imagens em maio, a estrutura metálica da cobertura fica bem aparente, mas com a instalação total da cobertura desta parte acredito que a tendência é não aparecer tanto.

A incidência solar varia ao longo do ano, assim, o período de sol diário que tivemos agora em maio vai diminuir até a estação mais fria e voltará a ser maior na medida que que aproxima o verão.

Por falar neste e pensando nas transmissões pela TV, o próprio horário de verão pode interferir na quantidade maior ou menor de sombras. Se pensarmos em jogo as 16hs de horário de verão, o sol será das 15hs e a tendência é já começar a aparecer zonas de sombra que caminhará durante todo o jogo até o seu final.

O que vocês acham dessa sombra que deverá “caminhar” dentro do gramado durante os jogos?

Abaixo as imagens obtidas no dia 15 de maio. A câmera está situada no lado onde será o anfiteatro, a antiga curva da ferradura. Notem a evolução do sombreamento ao longo do dia.

 

10hs

Arenas-sombras-B

 

11hs30

Arenas-sombras-C

 

13hs30

Arenas-sombras-D

 

15hs

Arenas-sombras-E

 

16hs30

Arenas-sombras-F

 

Abaixo percebam a estrutura metálica da parte do anfiteatro que ainda será coberta.

Arenas-sombras-G

 

Abraço,

Claudio.

 

2 respostas em “Arenas – Allianz Parque – Sombras”

O sistema de iluminação artificial que é utilizado, para auxiliar a fotossíntese , sera empregado no ALLIANZ PARQUE, pois as sombras no gramado , são evidentes!

Claudio, já está confirmado o uso desse equipamento no Allianz Parque? Pois ao ler a matéria fiquei com o receio do gramado ficar ruim por conta de não receber uma iluminação adequada.

Os comentários estão desativados.