Categorias
Notícias

Faleceu Oberdan Cattani

Oberdan Cattani faleceu nesta noite de sexta-feira.

O Palmeiras perde um de seus grandes ídolos.

Descanse em paz Oberdan. E toda a nossa solidariedade à família.

***

Comunicado da Assessoria de Imprensa Palmeiras

Um dos maiores palmeirenses de todos os tempos, Oberdan Cattani faleceu nesta sexta-feira (20), às 23h15, na capital paulista, aos 95 anos. Ainda não há informações sobre a causa da morte e o velório do ídolo, que era o último remanescente da época em que o clube ainda se chamava Palestra Italia.
 
Eternizado na memória da torcida palmeirense, o ex-goleiro,em breve, ficará também imortalizado com um busto nas alamedas da sede social alviverde. A homenagem é uma forma de reconhecimento e agradecimento pelos 14 anos dedicados ao clube nos gramados, e aos 95 anos de vida e amor à camisa que tanto honrou. 
 
Até o momento, somente três atletas do Palmeiras estão perpetuados com um busto: Waldemar Fiume, Junqueira e Ademir da Guia – uma homenagem ao ex-goleiro Marcos também está em fase de produção. “Estou emocionado, pois foram 14 anos de Palestra Italia e Palmeiras. Receber um busto me deixa muito feliz porque é uma consideração pelo que fiz por este clube. Aqui é minha casa! A diretora está reconhecendo meu trabalho e isso me deixa emocionado”, declarou o ídolo Oberdan, à época da aprovação do busto, no fim de 2013.
 
Oberdan defendeu as cores do Palestra Italia/Palmeiras por 351 partidas, figurando até hoje entre os jogadores que mais atuaram pelo clube. “Lenda não se discute, reverencia-se. Oberdan foi emprestado ao Juventus por um ano, voltou ao Palmeiras, e nessa volta não jogou mais. Mas voltou como contratado, aqui encerrou a carreira. Não existe no estatuto nada que diga que quem jogou contra o Palmeiras não possa ter busto. Para muita gente, principalmente entre os torcedores mais veteranos, Oberdan Cattani é sinônimo de goleiro”, explica Jota Christianini, atual diretor de história e do acervo histórico do Palmeiras.

 

31 respostas em “Faleceu Oberdan Cattani”

Descanse me paz Oberdan. Quanto à Copa Rio ser reconhecida como mundial, seria legal que fosse, mas não muda a cotação do dolar em nada. Já passou da hora de ganharmos um Mundial de verdade, aquele que é disputado depois de ganhar a Libertadores. Aquele que realmente palmeirenses e adversários dão importância. Copa Rio ficou pra quem viu. Eu nunca vi o Palmeiras ganhar um mundial. Palmeiras! Joga! Pra! Miiiiim!!

De novo essa conversa de “reconhecimento FIFA” pra Copa Rio de 51.

Quem disse que pra ser importante tal qual um mundial, precisa do “reconhecimento da FIFA”?

A importância da Copa Rio tá lá, documentado, gravado na história. Só ler as publicações dos jornais da época. Tem todo um contexto histórico do pós-maracanazzo. Ajudou na retomada da auto-estima do brasileiro.

Parem de ficar mendigando “reconhecimento” de um título que já é importante e lutem por novos tão ou mais importantes quanto.

De novo essa idiotice de Copa Rio/Campeonato Mundial? Del Nero, cujo pai deve estar se revirando na tumba por conta desse filho de conduta tão ilibada, prova mais uma vez que é um gambá enrustido ao insistir nessa história de “reconhecimento”, que ninguém pediu e que só vai fazer a gente pagar mais micos. Quanto ao honrado Sr. Juca Kfouri, cego pelo fanatismo gambá e anestesiado por esta Copa do Mundo contra a qual tanto vociferou, sequer teve educação e respeito para registrar nos seus escritos a morte do grande Oberdan Cattani.

Creio que somos Palmeiras também por conta dessa grande personalidade esportiva. Muito obrigado Oberdan Catani, descanse em Paz. Condolências aos seus entes queridos.

Valdívia de SAÍDA, o jogador disse que deseja jogar na França e afirmou que TOMARA QUE BIELSA O LEVE!!!! Enquanto isso, o Paulo Nobre e sua diretoria só DORME (ZZZZZZZZZZZZZZZZZ)!!!!

Só para informação. Essa declaração do Valdívia aconteceu há um bom tempo, ainda com Kleina treinador. Foi feita para responder uma pergunta sobre ele ter alguma objeção para trabalhar com o Bielsa. A divulgação em massa, agora, tem como objetivo criar algum tipo de problema para ele, caso volte ao Palmeiras. Cuidado com essa nossa brilhante, honesta e séria imprensa esportiva.

Descanse em paz eterno ídolo…Um verdadeiro representante da alma palestrina….Infelizmente não viu o seu busto, infelizmente não teve o merecido reconhecimento…aliás como tudo é devagar dentro do clube impressionante!!!

Esse tal de pvc palmeirense (sic), não só atrapalhou o reconhecimento do mundial como tentou atrapalhar de todas as formas possíveis a unificação dos nacionais. Até hj ele insiste q não deveriam ser unificados. Assim como em 1951 não foi mundial…… E é um dos defensores de que as bambis n foram rebaixadas no paulista, brigando com os fatos. E tem muito palmeirense que dá crédito a esse enganador.

Como jogador, grande ídolo e da nossa escola lendária de goleiros. Como pessoa, esta associação ao sr. mustafá não passa despercebida.
Mas q descanse em paz!

que deus o tenha, mas era da tropa do Sr. mstafá, defendia-o com unhas e dentes.

Vá com Deus e descanse em paz, e talvez de ande estiver possa iluminar as cabeças dos nosso Dirigentes.

Fredy Junior @FredyJunior · 3 Std…….Seria a cereja no bolo do centenário palmeirense!…….Fredy Junior @FredyJunior · 3 Std……….Em 51, o Palmeiras conquistou a Copa Rio que reuniu clubes campeões da Europa e A .do Sul. Em 2007, a FIFA reconheceu, mas voltou atrás………..Fredy Junior @FredyJunior · 3 Std…………..Informação JP: Após pedido da CBF, via Del Nero, a FIFA está reconsiderando e deve anunciar após a Copa que o Palmeiras é Campeão Mundial

Dizem as más línguas que o o pseudo jornalista palmeirense pvc….. já está se movimentando outra vez para boicotar esse reconhecimento, como fez em 2007, quando liderou o movimento contra.. E olha que ele nem tinha nascido ainda…

Você tem certeza que isso (do PVC) aconteceu de fato? Por que fazer uma afirmação dessa sem ter certeza é uma irresponsabilidade. Depois p boato se propaga e o sujeito começa a ser ameaçado, etc..

95% da torcida infelizmente n sabe disso. O que ele fez, nem gambás e bambis fariam melhor. Esses são os palmeirenses da mídia. Veja as notícias de 2007. É fato real.

o sr. JK deve ter atingido o orgasmo..

POR QUE A COPA RIO NÃO É MUNDIAL

postado por PAULO VINICIUS COELHO

De todos os relatos de jornais internacionais encartados no dossiê enviado à Fifa, pelo Palmeiras, apenas um se refere à Copa Rio como Campeonato Mundial. Pertence a um jornal uruguaio, não identificado no dossiê.
Todos os jornais europeus da época tratavam da Copa Rio como um importante torneio de clubes campeões, a Copa Rio.
E isso é o que ela foi.
Mesmo que tenha sido semelhante ao Mundial da Fifa, em 2000, teve uma diferença fundamental: em 2000, era oficial o torneio.
Em 1951, havia a bandeira da Fifa, mas não o reconhecimento de torneio oficial. O torneio foi criado para recuperar a identidade brasileira com o futebol depois do fracasso na Copa de 50.
Aos desavidados, o aviso: este blog pertence a um jornalista que se formou palmeirense. Mas que se formou com respeito à história. Não seria preciso mudá-la para dar importância ao torneio que o Palmeiras conquistou. Naquele 22 de julho de 1951, o Palmeiras foi o brilhante campeão da Copa Rio, o torneio internacional de mais respeitabilidade daquele ano.
Assim como o Bologna foi campeão do Torneio d’Esposizione, em 1937, o mais importante daquele ano. E se auto-denomina campeão mundial, embora não seja.
A CBF, para fazer política, arranjou sarna para se coçar. Sim , porque foi ela quem reconheceu o Mundial do Palmeiras, a pedido da Fifa. Agora a CBF tem obrigação de se pronunciar sobre a Copa Rio conquistada pelo Fluminense no ano seguinte, em 1952. Tem obrigação de se pronunciar sobre os campeões do Robertão e da Taça Brasil. Não digo que deve equiparar esses campeões aos campeões brasileiros pós-1971. Mas tem obrigação de se pronunciar.
Sabe como nasceu a Copa dos Campeões da Europa? Nasceu quando o Wolverhampton se proclamou campeão do mundo, por vencer um torneio com o Honved, da Hungria. No dia seguinte, o diário francês L’Equipe contestou o título. Dois dias depois, lançou a idéia do nascimento do Campeonato Europeu de Clubes, imediatamente encampado pela Uefa. A Copa dos Campeões nasceu para impedir que aventureiros se auto-proclamassem campeões mundiais. A história conta isso. A mesma história conta que a Copa Rio só foi Mundial de Clubes no Brasil. Mesmo que nosso coração verde fique dolorido.

http://www.lancenet.com.br/blogs%5Fcolunistas/pvc/

Boa Victor. Se o futebol brasileiro só começou depois de 1971…então a seleção brasileira está disputando o tri-campeonato esse ano, não?

como diria meu pai, o PVC é um chato de galocha… faz de tudo para ser politicamente correto como seu guru JK, só que o mesmo não o é.

O texto desse senhor PVC prova a sua má fé.`
O único relato é um jornal uruguaio?
Então, não existem relatos no Brasil? Só ai, fica provada a má fé do autor. Nem é preciso ir mais longe.
Como foi a cobertura no Brasil e como foi visto o torneio?
Muito interessante é ver a contradição da opinião dele com a do jornalista (jornalista de verdade) Alberto Helena (são paulino) que viveu aquele momento.
O Sr. PVC é o mesmo que tentou desmentir a tese de rebaixamento do SP no Campeonato Paulista, respondendo as matérias da FSP, justamente da Folha.
O Palmeiras não é aventureiro, pois para enviar o pedido à FIFA promoveu um trabalho técnico, respaldado em provas dados e fatos. Aventureiros são os picaretas, demagogos travestidos se jornalistas, verdadeiros intectualóides do papel.
Entretanto, devemos agradecer o posicionamento público do Sr. PVC. Graças a essa manifestação, milhares de palmeirenses puderam perceber quem ele é e não se deixaram mais enganar.
Tive a oportunidade, o prazer e a honra de conversar sobre isso com o Sr. Oberdan Catani e seria muito interessante ver esse elemento conhecido como PVC defender essa tese na presença do nosso grande ídolo. Oberdan os deixou, mas viveu todo esse tempo dentro do Palmeiras e na época que esse tal jornalista escreveu tal pérola, Oberdan estava por lá. Seria interessante presenciar tal diálogo.

Caro Marcelo, o posicionamento do PVC foi público, tanto na ESPN quanto nos espaços onde ele publica suas colunas.
Foi o jornalista brasileiro que mais criou questionamentos ao reconhecimento do título pela FIFA. Ele citou publicamente que encaminhou à FIFA pedidos de esclarecimentos sobre o processo.

Em relação à solicitação do Palmeiras, ela se baseia na tese de que a entidade (FIFA) não pode ignorar a própria história, não pode apagar o que escreveu, pois fez parte da organização do torneio, definiu arbitragens e entregou o troféu de campeão.
A imprensa brasileira sabe disso, inclusive o “seo PVC”, mas fez que não sabia e também fez de tudo para sabotar o processo. O Palmeiras realizou um trabalho técnico, embasado em documentos e fatos, mas nossa querida imprensa, ainda vista como referência pela camada ingênua da nossa torcida, foi papel determinante para abortarem o processo. Ela não tem a força política para impedir uma decisão da FIFA, mas teve para colocar em cena personagens importantes que atuaram nos bastidores para que o titulo não fosse reconhecido.
Agora, o Palmeiras volta ao caso baseado na participação da FIFA, colocando a entidade em uma situação onde ela deve decidir se assina ou não as decisões dela própria no passado.
Quanto ao cidadão que se diz palmeirense, tenha certeza absoluta de que a arrogância característica vai continuar e sempre que tiver oportunidade irá usar os meios de comunicação que tem disponível para ironizar o reconhecimento, sob o aplauso do seu guru kfuro.

Que triste. Não viu o busto. Vá com Deus Oberdan. Descanse em paz.

Os comentários estão desativados.