Categorias
3VV Indica Mundial: 1951

3VV Indica: Palmeiras Campeão do Mundo

Por Danilo Cersosimo (@D_Cersosimo)

A partir desta semana iniciaremos uma série de posts com recomendações sobre obras ligadas ao Palmeiras e a sua história – é a nossa singela maneira de homenagear o centenário do clube.

Há exatos 63 anos, no dia 22 de Julho de 1951, o Palmeiras sagrava-se campeão mundial no Maracanã, em partida disputada contra a Juventus da Itália.

O colega Fernando Galuppo conta a saga desse título no livro “Palmeiras Campeão do Mundo 1951“. Sua leitura é importante para entendermos que este título não foi importante somente para o Palmeiras, mas também para um futebol brasileiro traumatizado pelo Maracanazo de 1950.

Independentemente de reconhecimentos burocráticos da FIFA, penso que todo palmeirense deveria se sentir campeão do mundo, em justiça ao que foi conquistado em campo. Nós somos maiores do que qualquer ofício.

***

Palmeiras Campeão do Mundo 1951
Autor: Fernando Razzo Galuppo
Editora: MAQUINÁRIA
Nº de Páginas: 128

***

Aqui você pode acompanhar a íntegra da narração do jogo:

Copa Rio 1951 – Palmeiras 2 x 2 Juventus – Verdão Campeão Mundial ! (Completo)

***

Até a próxima!

6 respostas em “3VV Indica: Palmeiras Campeão do Mundo”

Muito bom, temos que cuidar da nossa hisória, mas cá entre nós (queiram ou não queiram), HISTÓRIA NÃO GANHA JOGO, NÃO GANHA TÍTULO, quem vive de passado é museu!!!………………………………Temos um PASSADO de glórias e conquistas, um PRESENTE incerto e um FUTURO duvidoso!!! O futuro que eu vejo no Palmeiras é ser comparado a um Juventus da Mooca, uma Portuguesa de Desportos versão italiana ou um Guarani!!!

Muito boa ideia!!! Gostei.
Off pick: Gostei da atitude desse novo segundo-volante/meia-armador Augustin Allione, pois, já disse que quer ir pro clássico domingo. Eu andei vendo os lances dele no youtube…e posso estar enganado, mas, o Palmeiras fez uma baita contratação. Pois, foi barato demais, ele tem muito potencial, e e’ jovem (19 anos). Se não jogarem ele fora logo… o Palmeiras irá faturar uma $$$ com ele futuramente. Caso contratem um camisa 10 ou armador, + um 9 e 2 laterais: direito e esquerdo…poderemos ainda pegar uma libertadores via BR. E quem sabe… a Allianz Parque não fique pronta pro segundo-turno do BR, onde poderíamos jogar contra o Criciúma no dia 10/set (Quarta-Feira)…ou poderia ser dia 17/set (Quarta-Feira) contra o Flajuto. Seria uma força enorme pro clube, pois, colocaríamos uma pressão enorme nos adversários e as rendas seriam altas todos os jogos. Isso claro, se o time ajudar em campo. No mais…não gostei do Gareca colocar um time muito jovem, muitos reservas, poupando a maioria dos titulares…pois, poupar do que e pra que??? Além de corremos enormes riscos de perdermos de muito e depois não conseguirmos tirar a diferença em SP, o time não entrosa. Digo isso pq a copa do Brasil e’ o caminho mais fácil pra libertadores, e já viu…mata-mata + Copa do Brasil + técnico argentino copeiro = Titulo.

Muito bom, recomendo a leitura. E, fosse minha a decisão não ficaria tentando reconhecimento na FIFA, acho desnecessário, respeito quem pensa o contrário.

Os comentários estão desativados.