Categorias
Opinião

O recomeço seria romper com tudo

Por Vicente Criscio

Tenho me recolhido em meu exílio profissional por um bom tempo. Tirei um período sabático. Não deixei de torcer – até porque é praticamente impossível essa tarefa – mas restringi muito minhas atividades aqui no 3VV. Escrevo de vez em quando. E procurei nesse meu exílio profissional não pensar no que fazem nos bastidores palmeirense. Assim preservo a saúde emocional.

Entrei no modo “torcer prá não acabarem com o que resta”. Até o dia que virá alguém que saiba o que fazer com essa marca, essa instituição, com a paixão de milhões de torcedores.

Mas não teve jeito. Venho eu aqui de novo romper um pacto comigo mesmo. Pela segunda vez. Quando essa gestão assumiu eu fiz uma espécie de voto de silêncio. Ia ficar sem falar do Palmeiras e sua gestão (??) por pelo menos 90 dias.

Não consegui. Logo veio a doação de Barcos (ainda? é ainda… e vai ser assim prá todo sempre). Foi a primeira de uma série de mal feitos, que culminaram com a perda de Kardec recentemente, para o adversário, por R$ 5 mil por mês e uma desautorizada no sorridente CEO.

Agora estamos aqui: Agosto de 2014, 18 meses e alguns dias de gestão de um grupo (não é só o Presidente) que dizia ter o “projeto” para mudar o Palmeiras. E nos encontramos sem patrocínio, sem time, com um discurso surrado de “não vamos ficar refém do centenário”, caindo na tabela, com o risco de irmos prá Z-4 e lá ficarmos. E – pasmem – mais endividados. A mudança é que a dívida agora está com o Presidente.

Péssimo negócio pro Palmeiras. Um claro conflito de interesses se instala aqui. E sem receitas consistentes. Pergunto onde está o marketing estatutário e o profissional, que prometeram 30% a mais de receitas de marketing em sua posse. O que fala o CEO, também responsável por isso? E o que faz as dezenas de diretores titulares ou adjuntos, além de desfilarem fotos animadas no facebook?

Não importa, não importa… o fato é que, o que esperávamos (eu não) uma gestão voltada à organização da casa, com uma equação de equilíbrio de caixa, mas com  profissionalismo, formação de times competitivos, separação do futebol em relação ao clube, reforma estatutária, e ação e discurso coerentes com a grandeza de nosso time.

E após 18 meses o que temos? Uma massa desforme de incompetência. Um lugar onde contratamos mais de 30 jogadores, a imensa maioria deles medíocres, sem mercado nos grandes centros, e que estão usando o Palmeiras como vitrine (ou o Weldinho é o quê?).

Mas há os que ainda apoiam. Claro, esses têm cargo (mas não tem carteirinha, avisa celeremente em seu twitter um diretor adjunto de qualquer coisa, já fazendo campanha prá conselheiro, e que contraditoriamente informa que é contra muitas coisas lá dentro).

O fato meu amigo é o seguinte: o Palmeiras está doente. Muito doente. E sua doença chama-se “amadorismo crônico”. Um bando de amadores, neófitos ou decrépitos (escolha, tem de tudo), tomou posse nessa instituição e está regredindo o pouco que se construiu nos últimos anos (esqueçam a gestão Tirone).

Essa doença só será extirpada, como um câncer que se aloja no paciente moribundo, quando um grupo de empresários e gente de bem, competentes, e DESINTERESSADOS DE CARGOS, PATROCÍNIOS, OU QUALQUER OUTRO BENEFÍCIO, assumirem de maneira informal, e ajudarem um novo Presidente.

Esse deverá entrar com a promessa de ROMPER COM TUDO QUE ESTÄ AÍ.

Isso mesmo. Só tem jeito se o próximo presidente chegar e disser: vim para romper com todo esse modelo que está aí. Nada disso nos serve mais. Estamos doentes e esse tipo de doença não se resolve com aspirina e canja de galinha. Com distribuição de cargos. Com conversinha no clube. Se resolve com remédio duro, amargo e que limpe o paciente moribundo dessa metástase.

Eu poderia elencar as 10 ações que deveriam ser feitas na largada. Algumas delas aliás deveriam ter sido feitas 18 meses atrás. Mas é assunto prá outro post. Agora apenas cobro o senhor atual Presidente da SEP Paulo Nobre para fazer algo minimamente de valor nesse seu final de primeiro mandato para que não caia o terceiro raio nas nossas cabeças. E que fique o aviso para o próximo presidente: quer curar o Palmeiras dessa doença? Rompa com qualquer modelo vigente, jogue no lixo tudo que foi feito nestes dois anos, mande prá casa neófitos aventureiros deslumbrados, e comece de novo. Separe o clube social, condomínio sem valor algum pro futebol e politicamente viciado, do futebol, negócio milionário, que exige gestão profissional e com lógica diferente. Lidere uma reforma estatutária de verdade – não essa bobagem que está vindo aí. E mais importante: implante uma profissionalização e uma GESTAO PROFISSIONAL, do CEO ao porteiro. Mande prá casa os diretores estatutários. O Palmeiras não precisa deles. Dê o Palmeiras para gestores palmeirenses remunerados com metas, desafios e mandato prá T-R-A-B-A-L-H-A-R-E-M. E o Presidente? Seja uma rainha da Inglaterra. Apenas represente institucionalmente mas saia de cena. Ter dinheiro ou tempo prá ficar 24×7 no clube não qualifica ninguém.

Quem teria coragem para assumir essa agenda?

Já seria um bom REcomeço!

 

162 respostas em “O recomeço seria romper com tudo”

Vicente, concordo com o seu ponto de vista. A única pergunto que lhe faço é a seguinte: se a necessidade de uma cisão com o modelo atual é tão evidente, porque ela não acontece? Meu Deus, será que não é possível reunir pessoas vencedoras fora do clube que sejam, simplesmente, apaixonadas pelo Palmeiras e, ao mesmo tempo, competentes o bastante para tornar o futebol do nosso Verdão uma maquina de dinheiro? Um abraço e, mesmo de longe (aqui do RJ), conte com meu apoio para tal iniciativa. Domingos

Caro Vicente, quero saber sua opinião sobre o comentário que farei a seguir.
Muitos tem criticado a politica de austeridade do Paulo Nobre sobre diminuir os salários dos jogadores. Estava lendo uma matéria sobre a dívida dos clubes com o INSS e conclui que os clubes precisam se equilibrar financeiramente para poder gerar recursos via patrocinio, aumentar a ida do torcedor gerando melhor arrecadação nos jogos etc. estamos vendo clubes muito mais endividados que o Palmeiras fazendo loucuras na contratação de jogadores ganhando verdadeiras fortunas . Muitos desses jogadores são meia boca. Vi o Brunoro dizer que buscou jogadores em outros clubes onde eram reservas e esses jogadores pediram um absurdo e dou razão a ele. Como um clube pode investir em jogadores médios( hoje o Brasil não dispõe de tantos craques) pagando ordenados de R$ 400/500mil/mes? Os clubes fazem essas loucuras e depois não recolhem impostos, tornam-se inadimplentes e depois o mais importante: – qual patrocinador que investir fortunas sem ter retorno? Vc colocaria seu dinheiro, por exemplo, no Flamengo, Botafogo, Vasco e tantos outros clubes que estão com dívidas impagáveis com os parcos recursos que possuem? O que voce faria se hoje assumisse a direção alviverde? Na minha opinião, salvo esteja enganado, o Paulo Nobre está certo em tentar equilibrar as finanças, não pagando altos salários mas, por outro lado, deveria encontrar pessoas que façam um trabalho de pesquisa no mercado de jogadores, não trazendo certas tranqueiras como tem acontecido. Também desvincular o clube de futebol do clube social. Os recursos do futebol devem ser dirigidos só para o futebol e o clube social que se vire em angariar recursos. Não sei como é o estatuto do Palmeiras mas o que importa no momento seria a união de todos os verdadeiros palestrinos para poder ajudar de forma coletiva o clube e aqueles com interesses pessoais deveriam ser banidos de forma a ficar cornetando e atrapalhando a vida dessa instituição que é maior que todos nós. Grato

Perfeita a sua colocação!! Tenho ainda, por já ter estado ao seu lado no meio profissional, a certeza que todas as suas palavras são extremamente fundamentadas. Eu sempre fui um fanático por Palmeiras e hoje não consigo torcer com a mesma força, estamos vivendo a maior bagunça que já existiu!!

Como que um clube sério pensaria em contratar o lateral Gabriel, filho do gambá Wladimir, que está sem jogar já uns 9 meses? Coisa do MENDIGO e do CEO, que só contratam jogadores aposentados, afastados, machucados e/ou quartos ou quintos reservas dos outros. Aliás, já vi muitas pessoas usando o termo “desaposentadoria”, que deve ser o lema do MENDIGO: desaposentar jogadores para o Pameiras.

Caros Amigos Palestrinos,
Sei que vou ser crucificado por isso e que muita gente vai criticar minha posicao. Tranquei minha carteira de socio no clube e estou inadimplente com meu plano avanti. Razao disso? Ha alguns anos moro na Australia, mas nunca deixei de acompanhar o Palmeiras, principalmente pela midia palestrina, nesse post vi muita coisa que se reflete a minha vida aqui. Antes perdia noites e mais noites de sono pra poder acompanhar os jogos pela net, hj so’ fico sabendo das noticias ruins no proximo dia. Ou seja, a unica coisa que o Palmeiras pode acrescentar a minha vida e’ justamente um pouco a mais de alegria e felicidade, o que nao vem acontecendo. E claro, comprado alguns artigos oficiais tb, o que fica ainda mais cara devido as despesas de correio. O Palmeiras esta’ doente e eu tenho que cuidar da minha saude, mas quero de volta aquela alegria e vontade de torce r que a cada dia vai diminuindo. O gigante esta’ dormindo, so’espero que nao seja tarde qdo ele acordar!!

Ola Vicente
Muito bom seu comentário.
Sou socio do interior ha bastante tempo. Estou ha algum sem contribuir.
Voce sabe me dizer se regularizar esta situação, tenho chance de votar nas próximas eleições.
Obrigado e um grande abraço

A midia Palmerense não consegue entrevistas com Paulo Nobre ou Brunoro para fazer perguntas que o verdadeiro Palnerense quer saber???? Porque o Presidente e COF não dialogam com essa mídia que sò quer o melhor para o Palmeiras,como todo Palmerense.

Pois bem amigos, digam me em quem votar? Vicente meu amigo, em quem eu voto nas próximas eleições? E´isso que eu quero saber? amanhã estaremos presentes no pacaembu…vai gostar de sofrer hein.

Na situação desesperadora em que nos encontramos, critiquei veementemente o agiota, e fui banido do Fórum PTD, lugar que eu frequentava desde 2003. Infelizmente o Mustafá venceu. Corrompeu os que eram bons. Já era.

O ÚNICO site da Mídia Palestrina que o torcedor palmeirense fica próximo do meio de comunicação, dá o seu comentário coerente com opiniões e divergência é o site do 3VV. Além claro, que os textos são muito bem dinâmico e elaborado sempre o que acontece no dia a dia do nosso Palmeiras. PARABÉNS VICENTE!!!

Tenho um filho que mora na Australia e é um palestrino doente. Ele me enviou esse site. Li o comentário do Vicente e gostei do que li.Quero dizer que nos deixa triste é saber que as pessoas que assumem o Palestra o fazem com interesses pessoais. Eu, sinceramente acreditei que o Paulo Nobre pudesse mudar esse quadro de mafiosos que faz anos estão afundando o querido Palestra. Não queria mais ver MUSTAFAS da vida e outros incompetentes na direção do clube. Como não vivo o dia a dia do Palestra, vivo de informações da midia em geral. Torço para que esse quadro mude para melhor e para o bem desse time cuja camisa nos enche de orgulho.

seja bem vindo, e saiba que excepcionalmente este post – verdade, não teve moderação hehehehehhe. abração

MARCELO- Tenho parentes em SP e não sei se esses fazem parte da “mesma linhagem”. Mas deve ser uma vez que a grafia é a mesma. Aqui pelo interior tem Francischini, Franceschini pra todo canto do estado. Tutti bona gente……..

PREZADO HARLEY-Eu sou socio torcedor. Mas tenho filho, primos e primas que são socios com direito a voto. Pode estar certo que todos ,dependendo da minha vontade, votarão contra o PN e no VICENTE para conselheiro. Tenho amigos que tb sao socios e ja estou conversando com eles neste sentido. Se depender do meu trabalho esse FDP não se elege nem para ser porteiro ( com todo respeito aos porteiros) da ARENA. Ele que va correr rally na PQP e deixe o NOSSO PALMEIRAS em paz.

BELEEZZZAAAAAAAAAAA, VALEU PAULO, precisamos de Palmeirenses desse porte como você, só assim o Palmeiras só tem a ganhar!!! VALEU!!! ABRS!!!

Nosso maior problema è ter na gestão alguem que conheça futebol, para parar de contratar meia boca,ou usa base ou traz quem resolva,e mais uma Profissional que saiba negociar, e cuidar da Marca Palneiras,pois todo dia saí um jogador brigando com o clube,sempre saí de graça, è Barcos,Souza,Vilson,Luis felipe ,Kardec,etc e junto temos muitos conflict os, è briga com a torcida organizada,briga com a Wtorre, e o torcedor comum não è ouvido, E fica vendo cada erro, que não dà prà acreditar .A pergunta ,serà que teremos algum candidato que possa mudar para melhor o Palmeiras??? Eu pensei que pior que Tirone ,não existiria, e piorou.

Algumas dica ao Gareca: O jovem atacante Rodolfo joga mais que o Pablo Mouche. E’ habilidoso, rápido pros contra-ataques. Eu daria uma não, mas, umas 3 partidas de titular a ele. Gostaria de vê-lo jogar, pois, o pouco que vi, gostei. Outros atacantes da nossa base tbm eu relacionaria ao menos pro banco, e iria os colocando aos poucos. Temos o Gabriel que e’ muito bom e esta’ fazendo gols a baciadas. Outro detalhe importante: O Marcelo Oliveira NAO E’, E NUNCA FOI ZAGUEIRO. E o Wellington (que veio tbm da nossa base) joga mais que o Marcelo Oliveira. Aliás, o M.Oliveira joga um pouco melhor no meio-campo, mas, e’ meia boca tbm….e prefiro o Renato (tbm da nossa base), e que tem que ser TITULARISSIMO. Poderia escalar um quadrado de meio-campo: Renato, M.Oliveira, Allione e Wesley. Felipe Menezes e Leandro são jogadores pro segundo tempo. Ao contrário de muitos… acho que o Willian Jose irá jogar bem nesse time. Pois, ele não e’ perna-de-pau como dizem. Acho que se arrumarem um bom esquema, ele vai fazer muitos gols. Pois, ele e’ alto, bom cabeceador, chuta bem tbm..e e’ forte, sabe usar o corpo. Estarei torcendo!!!

O problema, Aldo, é que o centroavante pode ser craque, mas se não tiver alguém para colocar ele em condição de fazer gol, esquece. Henrique com o Valdívia no time estava deixando seus golzinhos quando chegou.
Enfim, melhor um 10 acima da média e um centroavante meia boca do que o contrário. Também acho o WJ um bom jogador, mas nesse time nem o Ibra marcaria muitos gols.
Agora, concordo com você em relação a escalar os mais jovens. Luis Felipe joga mais do que Wendel e Weldinho. Marcelo Oliveira não tem espaço como titular. Eu esperava que o Gareca fosse romper com a mesmice do elenco palmeirense e escalar a molecada que vem jogando bem na base. Victor Luis é pouco, tem outros melhores que nossos titulares que não têm oportunidades.

Exatamente Aldo, vemos que temos um time razoável vindo da base, que o Kleina não usou em 2013 que era o ano para dar rodagem na molecada: Fábio, Wendel (Léo Cunha), Wellington, Gabriel Dias e Victor Luis, Renato, Dybal, Patrik Vieira e
Eduardo, Rodolfo e Erik. Ao invés de ficar gastando verba com pé de rato, trouxessem bons jogadores, 1 zag (Ok Lucio mas perderam de bombeira o Anderson Salles), 1 volante, 2 meias e 1 atacante (devia ser o perdido Kardec). E anota aí, tem de renovar logo o Wesley ou vamos perder de graça o jogador.

A verdade é uma só: Ainda bem que o Belluzzo passou pelo Palmeiras e conseguiu goela abaixo desses incompetentes aprovar a arena! Jamais se esquecendo da Parmalat que foi ele que verdadeiramente trouxe também ! Uma estátua pro Belluzzo

Ilustre Criscio. Você tem esperança mesmo que isso ocorra? Em percentual, quanto você colocaria em: uma real chance de ocorrer o que você propõe (muitíssimo bem proposto) X um sonho bom, porém utópico (tipo “fim da corrupção no Brasil”). Abraços.

É isso mesmo HARLEY. Nos que AMAMOS ( não odiamos) temos o direito e o dever de dizer a todos os votantes… QUEM VOTA NO FDP DO PN ODEIA O PALMEIRAS E SUA TORCIDA. Esse cara esta fazendo de tudo para que nos torcedores não o respeitemos como SER HUMANO. Como presidente eu ja não o respeito faz tempo. Falta pouco para não respeita-lo como ser humano. Ele é um menino mimado e paspalhão. Fantoche do mumu. Capacho dos “veinhos” que exalam odor de urina por onde passam e tem uma “carteirinha” do PALMEIRAS. Bando de maledetos e farabutos.

Pois é PAULO H. FARNCESCHINI, você que deve ser sócio do clube (eu não) por favor diga para os votantes (INCLUIDO OS SÓCIOS) a não votar nesse menino mimado, paspalhão e gambá a não votar nele (Paulo Nobre).

No site da TURIASSU 1840 no último trecho que eu estava lendo no post do conselheiro Vittorio Pescosolido vendo uma chantagem barata do Paulo Nobre dizendo o seguinte: “QUEM NÃO ESTÁ COMIGO E NÃO ME APOIA (Paulo de Almeida Nobre), ODEIA O PALMEIRAS”. Estão dando para perceber palmeirenses que o intuito desse gambá é acabar com o Palmeiras, precisamos reagir contra esse menino mimado filhote de Mustafá antes que seja tarde demais.

Este Palmeiras, com esse elenco, cuja maior ambição é não cair pela terceira vez, que se apequenou por 5.000,00, para ter o ataque da lusa rebaixada, que tem os jogos marcados para 19.30 pq não interessa para a tv, que me faz passar vergonha ha sete rodadas do brasileiro, que não tem patrocínio master, que troca um bom jogador por um catado de quatro, que contrata atacante que caiu para a C da Espanha… Eu odeio com todas as letras!!!! Se eu pudesse odiaria ainda mais…mas mau ódio já é maior dos ódios.

Os comentários estão desativados.