Categorias
Opinião

Opinião: Olhando para o outro lado do Muro!

Luis Conti

Sou de uma estirpe de Italo-palmerenses daqueles de pai, avô, bisavô e tataravô. Acho que na época do império Romano meus ascendentes que vagavam pela bota já vestiam togas verdes e atiravam amendoins em seus desafetos. Meu bisavô tinha uma venda no Brás e doava sacas de Arroz e Castanhas importadas para os artilheiros do fim de semana nos jogos do Palestra Itália. Não me considero, entretanto, mais palmeirense do que qualquer outro,  descendentes de árabes, japoneses, índios, espanhóis, nordestinos ou até vira casacas! Nosso clube é democrático e includente e me orgulho disso. Mencionei esta minha origem pois para este grupo de Italo-palmerenses, do qual eu me incluo, o maior inimigo, o adversário mor, a fonte primeira do ódio futebolístico é o time da Vila Sônia, e não a Turma de Itaquera! Nem preciso explicar por quê!

Por isso, me dói muito escrever estas palavras!

O clube dos Senhores Pedantes Fleumáticos e Cínicos (chamaremos, para facilitar, pela sigla SPFC) montou um time para a temporada de 2014, trazendo grandes nomes e pagando uma boa grana por isso. Fazendo uma continha de padaria, somando-se os salários do Muricy, Kaka, Kardec, Ganso, Pato (que, dizem tem o salário pago pelo outro time lá de Itaquera mas isso não engulo!), Rogerio KFCeni, Luiz Fabiano, Michel Bastos acho que beira os 10 milhões, adicione-se o resto do elenco, uma boa estimativa é de algo em torno de 15 a 20 milhões por mês, noves fora, 180 MILHÕES POR ANO! Vem a pergunta óbvia: de onde se tira tanto dinheiro para pagar uma folha deste tamanho? A receita de TV é parecida, o programa sócio torcedor é similar, a verba de patrocínios e de direitos comerciais é no mesmo patamar!

Não sei, não ligo, não estou nem ai! Digo mais, tenho a certeza que nenhum torcedor do SPFC dá a mínima! O que interessa? O Clube contratou um monte de medalhões, ótimos jogadores, caros e valorizados e qual o resultado disso tudo? Falência? Bancarrota? Alguém ai realmente acha que daqui a 3 anos o São Paulo estará de pires na mão? desculpe decepcioná-los!

Independente do resultado deles na tarde deste domingo contra o nosso rival, o São Paulo será campeão brasileiro (ou vice-campeão, ou na pior das hipóteses ficará no G4) e disputará, no ano que vem, a Libertadores da América com grandes chances de ser campeão. E mais, revelará dois ou três jogadores da base que, jogando ao lado de craques, sem pressão, poderão mostrar sua bola sem serem crucificados após uma falha ou ficar dois ou três jogos sem jogar bem. Negociará cotas de TV e patrocínio como clube vencedor e eventualmente, fazendo uma divida aqui e outra ali, continuará na mesma toada na parte de cima de todas as tabelas!

Enquanto isso, do lado de lá do muro, o presidente moderninho morre de medo, fala em loucuras e falência. Diz que quer aproveitar a base mas não imagina o que é lançar um garoto na cova dos leões pra jogar pra tirar o time do rebaixamento. Acha que contratar 5 pernas de pau a 10 contos de réis é a mesma coisa que contratar 1 craque a 50! Monta a espiral da tragédia da qual entramos e não vamos sair! Não meu amigo palestrino, estamos acabados, terminados, ferrados (para não dizer outra coisa). Somos uma torcida gigante torcendo para um Criciúma ou um Atlético Goianiense! Você imagina o Criciúma ou o Atlético Goianiense campeão brasileiro esse ano? ano que vem? Nem eu! No máximo um estadual ou um milagre tipo Copa do Brasil (parece familiar?)

Para não dizer que sou um cavaleiro da tragédia que vomita críticas e não dá soluções fiz um exercício com um amigo, em um boteco na época da copa e montamos um time assim: Prass, Jonathan (aquele ex cruzeiro), Lucio, Dória, Michel Bastos,  Marcelo Oliveira, Rômulo, Kardec e Valdivia, Hulk e Tyson. Bom, sabendo negociar e aproveitando as oportunidades (a crise na Ucrânia, a má fase do jogador no time, a vontade de voltar ao Brasil), esse time aí custaria menos o que custa a folha do SPFC hoje. E aí palmeirense, você acha que um time como esse estaria onde na tabela? Contando com tudo que é salário de tranqueira que entrou e saiu, junto com meia dúzia de rescisões contratuais de técnicos (que não fazem milagres), aliado à sangria da turma da Bocha, você realmente concorda com o homem do Rali? Não dá? Pro Atlético Goianiense não dá mesmo!

20 respostas em “Opinião: Olhando para o outro lado do Muro!”

Bom dia

Parabéns pelo excelente site que confesso, não conhecia, somente ontem no site do Lance havia um comentário com o link para este site de vocês. Excelente, já virei fã.

Bem, isso posto, falemos do Palmeiras, meu grande amor há 52 anos ( desde que nasci ).

Nosso time hoje é notícia em rádios, tv, sites e na boca de jornalistas clubistas ( nem preciso citar o nome ) que tripudiam sobre a instituição Palmeiras, sem ao menos nem disfarçar. Vem com aquele papinho que o Palmeiras é muito grande, não merece isso, é um absurdo, patati e patatá, mas no intimo vibram com nossa situação.

Aí vai minha sugestão para os amigos analisarem:

Fechar o departamento de futebol, sim, fechar, pedir licença as federações e se retirar, para se reestruturar, pagar suas dívidas, arrumar a casa na questão financeira e voltar, daqui alguns anos, com um novo time, uma nova mentalidade, etc e etc.

Calma aos mais exaltados, falo isso, imaginando que aconteça, como ficará a situação dos falastrões homens de imprensa, que adoram ver o time nesta situação. De cara já geraria desemprego, pois existem os chamados repórteres setoristas que passam o dia cobrindo a rotina no clube. De largada quantos perderiam a “boquinha” ?

Mesmo sendo desdenhado e desvalorizado dia a dia por tudo e por todos, parece até ser o “único” time devedor de todo o Brasil, como seria os campeonatos sem a presença do verdão ? como seria para os canais de tv pagos ? como seria para as federações ficar sem os rendimentos dos jogos que envolvem o Palmeiras, tendo que se contentar com os jogos dos times padrão série C ( com todo respeito ) em seu lugar ?

Taí minha opinião para reflexão dos amigos, mais uma vez parabéns pelo excelente site

Concordo com o princípio de que se deve investir. Inclusive falo há pelo menos 2 anos pro Palmeiras contratar o Hulk, pois seria uma jogada de marketing espetacular!

Só é preciso ponderar que o SPFC não pode servir de exemplo pra nada! Apesar de ter contratado bons jogadores, o planejamento de elenco deles pra temporada foi péssimo. A zaga continua fraca e o elenco está longe de ser equilibrado. Por isso perderam os últimos 2 jogos levando 3 gols em cada partida e dificilmente ganharão o título Brasileiro.

Se temos que nos inspirar em algum outro clube é no Cruzeiro, que começou a montar um time praticamente do zero no início de 2013 e hoje está perto de ser bicampeão brasileiro. Basta contratar com planejamento e inteligência!

Vanguarda, meus amigos sofredores! Vanguarda! Esta diretoria é tão competente e prima pelo ineditismo q conseguirão o impensável: um clube enorme, aliás o maior de todos no século passado, terá em seu centenário uma marca nunca dantes agraciada a ninguém: humilhação, rebaixamento, destruição do nome, arcabouço montado para acabar de vez com nossa amada Sociedade Esportiva! Tudo isto regado a muitas negociatas e dinheiro no bolso de todos os benevolentes responsáveis por este maravilhoso cenário!
A imprensa gambá terá motivo eterno para tripudiar em cima de nós, os rivais tb. Q pesadelo!

Claudio avalie as questões das receitas liquidas , e terá a razão pela inoperância de parceiros, ele já teve a intenção antes de propor a candidatura, estes fatos são a demonstração da estratégia!

Se começarmos a reestruturar nossa imagem já no ano que vem ( se não cair para série B), daqui uns 10 anos a mídia, os rivais, a CBF e até o STJD vai nos tratar como grande….

Jamais devemos esquecer também a faciliadade, a ajuda e o incentivo que nossos adversários sempre recebem, não importa se estão em crise…ou não…… a facilidade e a tranqüilidade que os jogadores deles tem e a certeza de que na dúvida…… é a favor deles.

Essa é a diferença do Palmeiras para os nosso rivais, os caras lá sabem fazer negociatas e vender os melhores jogadores e enquanto nós aqui, doamos os nossos melhores jogadores (vide Barcos, Allan Kardec, Henrique e Willian Mateus). Calmem-se Palmeirense, estamos em véspera de eleição no Palmeiras e as promessas estão a todo vapor, aliás, no Palmeiras o mais importante é a política mesquinha e nojenta e f0da-se o futebol!!! Moderation em 3, 2, 1,…

Diretor bambi disse antes do cameponato começar que iriam ser campeões. …………. nós: “não iremos fazer loucura no centenário”. ……. bambis atrasaram salários e pediram adiantamento de cotas de tv da globo de 36 milhões.

Tbm sou muito Palmeirense, não defendo nenhum partido Palmeirense e discordo da sua coluna. O futebol caminhou para uma matemática impagável e palpito que até o Spfc terá sérias dificuldades financeiras num futuro próximo. O tempo dirá como veremos por cima deste muro, mas os desentendimentos do Juju com o Vaidar já apontam isso.

Acompanho vários sites da mídia palestrina, aqueles a favor do Palmeiras, os da oposição e da situação. Mas, minha paciência se esgotou com o tal cacace e não acompanharei mais. Num artigo escrito esta semana, diz ele que administrativamente a gestão atual beirou a perfeição, e que no futebol é um desastre. O que há de perfeito? Os acertos foram pífios, e o carro chefe futebol tratado com total irresponsabilidade. Moderation em 3, 2, 1…

A verdade è admnistração do Palmeiras clube do futebol, 19 posição na zona do rebaixamento, torcedor humilhado pelos rivais, não tem patrocinadores, não tem craque ou jogador na midia ou na seleção, não honra as tradições de titulos e jogadores do passado. Palmeiras clube social com foco na Bocha , aumento de patrimonio ,. Agorá tem uma arena com patrocinio, tem sua divida equalizada, tem orgulho de suas instaflacões, e Nobre não gosta de futebol.

Juro que preferia jogar com um time de juvenis do que gastar para montar um time como o atual, sem categoria e sem garra! Com esse time de juvenis economizaríamos para pagar as cotas adiantadas da globo e negociaríamos o direito dos nossos jogos com a record por exemplo. Chega de receber menos que os gambás! Outro detalhe : em 2015 teremos a arena e com ela muito mais receitas para aí sim trazer de 6 a 8 craques para mesclar com os juvenis que ganhariam experiência esse ano. Outro detalhe: imaginem o quanto economizaríamos em dinheiro e anti ácidos com a venda de Leandro, Josimar, Wesley, valdivia, juninho, Bruno César, wendel, Patrícia Vieira, Henrique, mouchões, entre outros piores ainda! E uma coisa eu digo: se era pra passar vergonha e sufoco eu preferia fazer isso jogando com juvenis e preparando um esquadrão para 2015. Pelo menos não estariam enganado a torcida com esse tine caro e ruim.

O problema é que o Palmeiras entrou em um circulo “desvirtuoso” do qual será muito difícil sair. Não forma times bons, por isso não disputa títulos, por isso não tem bom patrocínio, por isso não forma times bons etc etc etc. A decadência é evidente e isso não parece incomodar muita gente dentro do clube. Até parecem que querem mesmo é que isso aconteça, que se torne um Juventus da vida, sem aspirações. Paulo Nobre foi uma esperança que se esvaiu, ficou claro que seu discurso “moderninho” foi desmentido pelas duas ações e pela sua incompetência.

È que eles sabem negociar , compram bem vide Kardec, vendem bem vide Lucas e Douglas, e aqui Kardec sai de graça, Soyza sai de graça, Luis Felipe saí de graça. Là esses jogadores fariam 40 milhões de reais, e agora Wesley que o peixe vendeu por 10 milhões de euros, aqui saí de graça, logo precisamos urgente contratar alguem que saiba negociar como jogador e saíba vender jogador, e è lògico o que tà mais faltando è quem entenda de futebol e traga jogador que honre as tradições do Palmeiras, Nobre trouxe 35 perebas e na minha visão sò alguns servem pro banco, como josimar seria bom segunrança do Bradesco, Felipe Menezes caixa do Itàu, Weldinho porteiro no BB e assim vaí, è dinheiro jogado fora, là jogador è investimento.

Muito bom o texto. Mas na minha opinião o time que foi montado para o Palmeiras nem precisaria ser tão bom assim para brigar no mínimo pelo G4. Bastava ter no minímo uns 8 ou 9 jogadores desses ( Victor Luis no lugar do Michel Bastos e Wesley (afim de jogar) no lugar do Rômulo) que o time já estaria muito melhor. Além disso dar tempo a um técnico e não demiti-lo se ele ficar sem ganhar 9 ou 8 jogos seguidos que teríamos eliminado facilmente o Atlético MG na copa do Brasil. Uma pena que ninguém ou a minoria da diretoria pensa assim. Fica díficil mesmo. Amadorismo e covardia reinam no Palestra Itália. Enquanto isso temos um Atlético de Madrid. um time com MUITO menos dinheiro, recursos e jogadores que Real Madrid e Barcelona brigando ponto a ponto com esses dois times.

Os comentários estão desativados.