Categorias
3VV Indica

3VV Indica: 12 de Junho, o dia da paixão palmeirense

 

Redação 3VV

“Agora eu vou soltar a minha voz…”

Em certo trecho do filme 12 de Junho de 1993 – o dia da paixão palmeirense, essa frase de José Silvério nos faz recordar aquele certo dia dos namorados há mais de 20 anos.

Na largada a recomendação a qualquer palmeirense é: assista o filme.

Em formato de documentário, há pontos altíssimos nesse filme que é baseado em livro de Mauro Beting com ajuda dos historiadores Jota Christianini, Fernando Galuppo e José Ezequiel.

Por que assistir?

Primeiro, rever os gols e momentos incríveis de um Palmeiras que ressuscitava nas mãos da Parmalat e de Wanderley Luxemburgo. Zinho, Edmundo, Evair são os personagens centrais todo palmeirense que viveu esse dia recordar. Rever gols de Edmundo – aquele de cobertura creio que no goleiro do Rio Branco – é para mostrar ao palmeirense que AQUELE ALI é o Palmeiras que a gente torce.

Os depoimentos de Edmundo – verdadeiramente emocionado – , Evair, Zinho, Antonio Carlos, e até Amaral, são sequências imperdíveis.

Outro imperdível é o médico palmeirense na época. Torcedor e profissional, o médico dá um show de sinceridade. Assistam até o final.

Ainda temos Jota Christianini arrancando gargalhadas com suas tiradas sobre nossas idiossincrasias (“a proposta da Parmalat era tão boa mas tão boa que até hoje a gente se pergunta como aquela diretoria aceitou”), José Ezequiel contando momentos da final e Mariano Barrella, ilustre torcedor que fala com o coração daquele Palmeiras que ele viu – na década de 70 e depois nos anos de chumbo. Impossível não comparar com os dias de hoje. Há ainda Belluzzo falando da parceria, e trechos de Brunoro e Luxemburgo. Claro, há trechos do árbitro José Aparecido comentando os lances polêmicos, bem como do jogador Paulo Sergio, do adversário, a voz do perdedor da partida.

Há ainda o jornalista Paulo Vinicius Coelho, que também mandou bem. E outros jogadores (inclusive vilões de outros tempos, como o lateral esquerdo Denis).

O que era desnecessário… 

O filme tem que ser visto por qualquer palmeirense. Agora, os diretores Mauro Beting e Jaime Queiroz deram escorregada feia. Trouxeram prá cena depoimento de dois jornalistas que não agregam nada à história palestrina. Flavio Prado e Juca Kfouri.

O primeiro por sempre tratar com enorme desdenho nossas cores e nossas histórias. Um sãopaulino enrustido que sempre que pode nos apequena em seus comentários.

O segundo… bem esse dispensa comentários. Pediram sua opinião sobre o árbitro da partida. Absolutamente desnecessário!

Ainda no tema “desnecessário”, o historiador Fernando Galuppo gravou depoimentos mas teve sua participação vetada. Dizem que pelo Presidente palmeirense. Que coisa hein?

Outra crítica dos que assistiram é o enorme tempo dedicado aos anos de chumbo. A impressão é que o filme 12 de junho fala mais das derrotas do que da campanha do Paulista de 1993.

***

Com tudo isso o filme 12 de Junho tem que ser visto com um controle remoto na mão. Há cenas a serem repetidas. E outras, a serem puladas.

Mas vale a pena! Muito a pena. Aquele ali era o Palmeiras… e eu vou soltar a minha voz!!!

 

17 respostas em “3VV Indica: 12 de Junho, o dia da paixão palmeirense”

Continuando meu pensamento, não me importa se moro longe (700km.) da Allianz Parque, nem se não vou poder ir ao estádio ver um jogo do verdão. Mas, só a alegria de ver novamente um time vencedor, compensa pagar 20,00 por mês, ou até mais. Penso que nós, torcedores, podemos fazer parte da solução dos problemas do nosso glorioso verdão.

Ontem me filiei ao Avanti, pagando 20 reais mensais,
mesmo morando em Londrina/PR.
Dia 09 estarei na inauguração, e quero ir a pelo menos um
jogo a cada dois meses.

Caros amigos, preocupados e apreensivos Palmeirenses, vamos sonhar que os sócios que irão votar elejam uma nova diretoria, comprometida, transparente, com credibilidade junto aos possíveis patrocinadores e, enfim, montem um time de ponta. Se isso vier a acontecer, serei o primeiro a convocar aqui, na minha pequena cidade (Barbosa Ferraz-PR), todos os palmeirenses que ainda não se associaram a faze-lo. Volto a dizer: nós podemos alavancar recursos mais que suficientes para que o nosso amado Palmeiras nunca mais passe os vexames do presente (e passado recentes). Se chegarmos, mesmo a modestos 100 mil sócios, podemos dar uma receita de 2.000.000 mensais ao clube. Mas, meu sonho é ainda maior, que tal se chegarmos a 500.000 sócios? Sonhar não faz mal, mas, precisamos acreditar nele. Quem sabe não se torna realidade?

Se eu fosse presidente do palmeiras só deixaria entrar na academia para cobrir o palmeiras, jornalistas que admitissem publicamente que fossem palmeirenses pois o que tem de bambi e gambá jornalista, que só serve pra plantar crises no palmeiras, não é mole.

Esse Flávio prado além de bambi é frouxo pois não é homem nem pra admitir que torce pro SPFW. Fica falando que torce pra ponte… Lembro desse lixo falando no rádio que o Palmeiras fazia parte das ruínas de pompéia…Bem feito, a partir de 2014, os bambis verão o panetone servir só para fazer a Parada Gay! Vai virar pó perto do Allianz Parque!

Mustafá rebaixou o time e foi reeleito. No entanto, desta vez, quem vota é o sócio. PN deveria ter a decência de não se candidatar à reeleição. Como duvido que a tenha, quero só ver o que vai acontecer. Se este cara, que rebaixou o clube em seu centenário, vencer mesmo com o pleito sendo decidido pelos sócios, aí poderemos afirmar que o clube caminha a passos largos para seu fim. Virará um Clube Juventus.

Vc tem toda a razão.
Se os associados reelegerem esse lixo de presidente após mais uma queda para a segundona ( das 3 essa é a que tivemos mais oportunidades para evitar), é pq o palmeiras já era mesmo.
Os outros podem até ser um lixo, mas um cara que faz o que faz NÃO PODE SER REELEITO.

Concordo plenamente com você, aí está o X da questão, SE os sócios votarem contra o PN, com certeza teremos UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL, agora SE os sócios votarem a favor do PN, AÍ EU DIGO E REAFIRMO QUE O PALMEIRAS JÁ ERA, VIRARÁ DEFINITIVAMENTE UM CLUBE JUVENTUS-SP!!!

DE NOVO??? Chega de VIVER DE PASSADO, não aguento mais, é por isso que o Palmeiras está se apequenando e tornando um IBIS da vida!!!

Estamos salvos. Contratamos DE GRAÇA o goleireo RESERVA DO CEARÁ. Vá para o inferno Playboy, Mustaphá Sorrisinho e todos os seus asseclas. BANDO DE ….
Agora o Dorival jr. coloca o Cristaldo na reserva e põe o Juninho. Outro técnico de segunda divisão.

Os comentários estão desativados.