Categorias
Opinião

Bem vindos a uma nova arena

Por Vicente Criscio

O título do artigo era outro. Seria bem vindos a uma nova ERA. Mas tive que ser realista.

A partida de estreia do Allianz Parque na noite desta 4a feira poderia ser um “turning point” (desculpem-me o anglicismo) desse Palmeiras. Poderia ser a virada, numa tradução mais livre, do que hoje é um Palmeiras que perdeu o rumo de sua trajetória. A renda gerada hoje será de mais de R$ 3 milhões. O potencial de receitas de marketing. A co-gestão com a WT. O investimento do parceiro. A localização. Tudo isso a diferencia. A imprensa especializada (leiam artigo de José Fucs na Época) reconhece. Os que participaram do projeto agradecem.

Desde dezembro de 2007 – longos 7 anos, número cabalístico – quando Palmeiras e WTorre firmaram um acordo, esperávamos esse momento. Reforço que o acordo foi do Palmeiras com a WTorre. Muitos dos conselheiros hoje pendurados em Paulo Nobre comemoraram cada etapa da conquista da Arena contra as ações de Mustafá Contursi e seu outrora pequeno grupo. Até mesmo o Presidente Paulo Nobre, quando ainda era Vice Presidente de Affonso Della Monica, negociou para ser sócio de Walter Torre  no empreendimento. O negócio não foi prá frente pelos motivos deles e os dois empreendedores se tornaram desafetos.

Mas ressalto uma entrevista de Luiz Gonzaga Belluzzo ao UOL (clique aqui e leia) onde gostei muito do seguinte trecho (o destaque em vermelho é meu):

“Eu fiz a minha obrigação nas circunstâncias. A WTorre fez o acordo com o Palmeiras, não comigo. Fizeram com a instituição, com a credibilidade que o clube tinha. Só não sei se ainda tem, mas tinha. Eu perdi tanto o encanto com essa coisa que nem vou ao estádio amanhã (quarta). Meus amigos não se conformam, mas não tenho mais vontade”

Esse é o Palmeiras de hoje. Os homens de bem, que fizeram algo, são massacrados por alienados ou interesseiros políticos. Perdem a vontade de celebrar até suas conquistas. Belluzzo – por questões políticas – é o alvo da dupla Mustafá-Nobre. A Arena é um turning point mas se for reconhecida dessa forma será um “prêmio” a um adversário político. Então cacete na Arena. E cacete na gestão Belluzzo.

E graças a PN e sua política mustafiana (diga-se de passagem, que continua com prejuízos enormes e aumentando dívidas só que desta vez sem time de futebol) inauguraremos o Allianz Parque a três pontos da zona do rebaixamento – com um time abaixo da crítica, num evento político, desorganizado e feito nas coxas (desculpem o linguajar, não encontro outro). O que seria uma noite para entrar para história, será apenas mais um jogo na fuga contra o rebaixamento. Não surpreende que este presidente não entenda a dimensão do que o novo estádio significa para o Palmeiras e sua torcida, até porque o mesmo em seus depoimentos ao filme sobre o “12 de Junho” enfatiza a palavra “rebaixamento” sempre que pode. Nem comento mais isso.

Belluzzo não foi o melhor presidente de todos os tempos. Não ganhou títulos, deu o futebol na mão de quem não devia, e não suportou a pressão. Mas na sua época lutávamos para ganhar títulos. Hoje lutamos prá não cair.

Volto pro tema central: a Arena está aí. É um legado de Belluzzo e de muitas outras pessoas. João Mansur foi um deles, o mais ativo, o mais atuante até a aprovação. Outros caminharam com o projeto. A alegada mudança de regras nunca ocorreu. O que tentam é desqualificar o “antes” para dizer que o de “hoje” é mérito de quem não tem mérito algum. Assim, o único que perde é a instituição chamada SE Palmeiras.

O palmeirense passa ao largo de tudo isso. E está certo. Tem que ir hoje ao Allianz Parque, nossa casa, e torcer muito pelos três pontos. Quem sabe em janeiro teremos uma “reinauguração” digna de nosso tamanho.

Eu infelizmente não poderei estar presente. Meu bate-volta Aeroparque-Cumbica não será possível pois tenho que ficar à tarde aqui na terra dos hermanos. Mas meu coração estará na Turiassu, com os 40 mil palmeirenses que irão desfrutar a maior arena de eventos e futebol da América Latina.

E quem sabe, se um dia cair nas mãos certas, o Allianz Parque será a alavanca do renascimento da SE Palmeiras. E eu verei o tal turning-point. E aí vou falar com orgulho: palmeirense, bem vindo a uma nova era. Guardem essa frase. Um dia será verdade.

Saudades da nossa casa. Bom jogo a todos. Espiritualmente estarei lá torcendo.

54 respostas em “Bem vindos a uma nova arena”

Não acredito que os sócios ainda vão votar nesse infeliz do PN, pelo amor de Deus vamos votar no Pescarmona,, senão mais 2 anos de Mustanobre vai ser dificil de aguentar.

Fico feliz quando vejo que tem PALMEIRENSES que reconhecem a importancia que representou, representa e sempre representara o prof. BELLUZZO para o nosso clube. Mas o destino foi cruel com ele e conosco. Tivessemos levantado o titulo de 2009 ( perdemos graças ao Cipullo) o BELLUZZO seria reeleito. Portanto nao teriamos Tirone presidente. E consequentemente tb não teriamos o PN( menino mimado) na presidencia. O BELLUZZO faria o sucessor. Nossa HISTORIA seria outra bem diferente. Hj teriamos a ARENA e um time DE VERDADE. Nem tudo sai como imaginamos ou queremos. Mas que doi quando penso nisso não posso negar. Espero que o BELLUZZO volte com o PESCARMONA para mudar o tetrico cenario que vivemos.

Cara, se esse Paulo Nobre ganhar as eleições, então o Palmeiras não merece mais minha dedicação e torcida. Pois, com um conjunto de associados com essa mentalidade, não quero me envolver, de qualquer forma. Abandonarei de uma vez os jogos do Palmeiras, enquanto esse almofada estiver à frente do Clube. Só lamento pelo meu filho de 7 anos e o que tenho que explicar pra ele a cada derrota. Sobre Belluzzo, concordo plenamente. Homem sério, de intençoes sérias e que, quando esteve à frente do clube, pensou grande.

Venho falando isso aqui há muito tempo, quase solitariamente, o Belluzzo foi o melhor diretor de nossa história recente. Como diz o texto, a gente brigava pro títulos, e não para não cair. Ele nos deu a Parmalat, depois nos deu a Arena. Tentou dar outras coisas, como o brasileirão de 2009, mas não rolou.

Grande homem. Viva Belluzzo e espero que ele volte de alguma forma.

Paulo nobre filho da P. vai tomar no seu c. mané fiote do mustafá

vira homem playboyzinho ….sabe nada , vaza c.zão !!!!!!!!

Não terá palmeirense no mundo mais feliz do que eu, se, eu queimar a língua! E A BREJA É POR MINHA CONTA SE ISSO ACONTECER!

Ansioso como nunca pela nova antiga casa. Triste demais pelo meu Palmeiras tão mal tratado.
Nenhum jogo apoteótico. Nenhuma referência à história. A chance de um Ixpót da vida manchar esta inauguração. Nenhum patrocínio pontual para este jogo. Globo transmitindo bambis em Medelin enquanto a melhor Arena da América Latina é inaugurada. Uma derrota nesta Arena pode nos afundar na Z4. Elenco medíocre eternizado. Mas hoje é dia de torcer pra que esta página seja virada ( ao menos a do rebaixamento) . Vai meu, nosso Palmeiras. Você não é deles que hoje te comandam. É nosso!!

Primeiramente, fico feliz em ler as duas últimas frases do penúltimo parágrafo do texto escrito pelo Criscio. Texto, aliás, irrepreensível, na veia mais uma vez.
Vou torcer muito para que o primeiro gol da noite de hoje seja feito pelo João Pedro ou pelo Nathan. Não gostaria de ver marcado na história do Allianz Parque o nome de cabeças de bagre como Henrique, Diogo, F. Menezes, Wesley, Juninho, etc…, ainda que os apoie durante todo o jogo. O segundo, terceiro podem ser feitos por eles, mas o primeiro eu torço pela molecada.
Por fim, o jogo de hoje é o espelho da mentalidade dessa diretoria nojenta e sem visão. Poderia ser o Bayern na parada do campeonato alemão em janeiro. Poderia ser a Juve, o Milan, Napoli, enfim, grandes clubes italianos, mas é um jogo que mostra o que somos hoje. Um grande clube apequenado que busca se livrar do rebaixamento.
Mas como disse o Criscio lá em cima, haverá a virada, e nós estaremos aqui para vê-la.
Bom jogo aos que lá estarão. Apóiem por aqueles que não podem estar lá. E muito obrigado àqueles que ajudaram a tornar realidade o sonho de ter o melhor estádio do Brasil e um dos melhores do mundo. Certamente os mesmos nos darão um time digno dele em breve.

ORAÇÃO
—— Senhor, meu muito obrigado pela Arena Allianz Parque. Agradeçamos ao Dr. Belluzzo, pela Arena Allianz Parque, e também por ter enfrentado forças malignas de moleques aventureiros na presidencia e engolidos diversos sapos e sapos-boi, que SEMPRE foram contrários ‘a construção da Arena e pela modernidade trazida aonosso clube. Que possamos sempre sair vitoriosos de dentro dela. Amém.

“O título do artigo era outro. Seria bem vindos a uma nova ERA. Mas tive que ser realista.”
Essa realidade não pode ser esquecida pela torcida quando acabar o campeonato e tivermos alcançado o grande objetivo de continuarmos na série A.
A torcida não pode se conformar com isso, com esse time medíocre, com a falta de ambição dos dirigentes enfim com o Palmeiras de hoje.

Só complementando sua frase acima…..”… falta de ambição dos ATUAIS dirigentes, enfim, com o Palmeiras de hoje, REPRESENTADO POR PAULO NOBRE & CIA……”
Mas um dia ainda iremos dizer que temos um time grande para jogar contra os atuais e Verdadeiros times grandes. Um dia iremos dizer em quem votaremos para presidente do clube e o dinheiro arrecado pelo clube com camisas, imagens, etc., foram somente para lucro do futebol e n”ao para reformar piscinas, saunas, bocha, salão de peteca, etc…

Fico feliz e esperançoso com essa coluna e ao mesmo tempo indignado

Parabéns Vicente Criscio por ter sido sim figura importante na concretização deste sonho de mais de 15 milhões de palmeirenses (afinal em todas as reportagens o Beluzzo cita seu nome).

O ego do Sr. Paulo Nobre jamais vi em algum ser humano na face desta terra. Inacreditável o que ele fez ou melhor NÃO fez em 2 anos.

Denegrir a imagem do Allianz Parque(e vou usar esse nome sim porque pagaram mais de 300 milhões para isso) é de uma imbecilidade inigualável para usar um termo mais sútil

O ponto que me entristece é o momento e a forma que está sendo inaugurada a nossa ARENA

Um time medíocre fruto da INDIGESTÃO do Paulo Nobre PAItrocinada por este que há quase 40 anos quer porque quer o fim da SEP (ele mesmo o Sr. Mazjoub Contursi)

A minha esperança é que imbecis como Paulo Nobre se não agora mas em um futuro próximo saia da posição de ESTAR PRESIDENTE e que pessoas visionárias, destemidas e COMPETENTES assumam este time de futebol que é uma das coisas que mais amo na vida..

Estendo meu obrigado ‘aqueles que, diretamente, também participaram da realização e construção da Arena, ao nosso prezado colaborador Vicente Criscio e João Mansur e outros que, indiretamente, também participaram dessa realização.

Obrigado, Dr. Belluzzo, pela Arena Allianz Parque, e também por ter enfrentado Paulo Nobre, Mustafá Contursi, Gilto Avalone, pessoas que SEMPRE foram contrárias ‘a construção da Arena e pelo patrocínio master fechado que chegará ao Palmeiras desde que o Sr. seja eleito. Abs.

Difícil se falar em Nova Era quando ainda vivemos, dentro da política do clube, um período jurássico. Bons tempos quando o mais importante para o palmeirense era o time de futebol e suas conquistas. Comecei a torcer pelo Palmeiras, ainda muito pequeno, tendo como ídolos Ademir da Guia, Luiz Pereira, Leão, Dudu e Leivinha, e nada sabia sobre a política do clube, nem sequer o nome do presidente. A vitaliciedade dos conselheiros é um grande empecilho para mudanças radicais. Não sei se é possível, mas uma aposentadoria compulsória dos conselheiros (aos 70 anos) já seria um grande avanço, pois permitiria nos livrarmos de nomes indesejados e, quem sabe, a substituição por pessoas que pensem exclusivamente no clube e não em seus egos ou correntes partidárias.

Só uma constatação: Criscio / Mansur / Belluzo / DellaMonica / Marcelo / Dezembro / Cyrillo nos deram uma arena moderna e altura da SEP.
PN nos entrega Felipe Menezes, Diogo, Henrique e Cia, para maltratar a bola e a grama no solo sagrado.

Só uma constatação: Criscio / Mansur / Belluzo / DellaMonica / Marcelo / Dezembro / Cyrillo nos deram uma arena moderna e altura da SEP.
PN nos entrega Felipe Menezes, Diogo, Henrique e Cia, para maltratar a bola e a grama no solo sagrado.

Ótimas palavras, meu caro Criscio. Foi legal também da parte do Prof. Beluzzo ter citado o seu nome como um dos responsáveis por esse projeto maravilhoso, que tanto enchem o combalido coração dos palmeirenses de orgulho. Vamos em busca dos três pontos e de tempos melhores. Abraço.

Mais do que nunca, temos que viver o PRESENTE – nada como voltar pra casa! – e lutar por um FUTURO digno e compatível com nossa história e tradição. Não podemos abaixar a cabeça, desistir ou nos conformar com os últimos eventos! Avanti, Palestra!

“Interessante” como a Globo, além de não passar o jogo de abertura da arena, promove matérias, juntamente com outros canais escrotos da mídia, para tentar manchar o dia especial para o Palmeiras. Nós palmeirenses deveríamos boicotar esses canais midiáticos gambazísticos. Tanta coisa pra se falar e muitos ficam martelando em pequenos fatos tentando negativar uma conquista (graças ao Prof. Beluzzo) tão grande do clube.

Arthur, entendo a sua indignação, mas o menor dos nossos problemas no momento é a rede Globo e outros meios de comunicação.

Sim, mas é revoltante a omissão da Diretoria também quanto a essa questão. Não sou defensor de quem vou falar agora, mas você se lembra quando o Eurico Miranda colocou o time do Vasco com o logo do SBT estampado na camisa, em jogo transmitido pela globo? Aquilo foi uma afronta. Errando ou não o cartolão agiu, não se omitiu. No meu entendimento, a diretoria deveria se manifestar sim, falar na imprensa, alfinetar através de rádio… sei lá. Quando os gambás inauguraram o lixão deles, a globo ficou uma semana anunciando. Mas veremos, agora o Eurico voltou, ainda mais gagá. Tenho certeza que ele vai peitar a globo por conta das diferenças das cotas, Assim como o Kalil.

OH PAULO NOBRE VA SE FUDER O MEU PALMEIRAS NÂO PRECISA DE VOCE !!!!!!Emilio Maranga

O PALMEIRAS que os VERDADEIROS PALMEIRENSES sonham e querem é o mesmo do CRISCIO, BELLUZZO, DEZEMBRO,MANSUR E OUTROS NOMES ILUSTRES. Parabens a todos. O PALMEIRAS que não queremos é esse ai esta. Este que ai esta é sonho do PN, mumu, piraci e toda corja que acompanha esses pulhas. Meu repudio a todos eles, com votos que Deus os leve o quanto antes e os entregue nas mãos do “capeta”. Aqui de Jaboticabal estarei torcendo e me emocionando com a ARENA, O SONHO DOS VERDADEIROS PALMEIRENSES.PUNTO E BASTA.

Parabéns pelo texto (mais uma vez extremamente brilhante e coerente) parabéns pela HUMILDADE não mencionando a referencia histórica que o Belluzzo fez a seu respeito na reportagem do uol, e parabéns por mencionar o erro gravíssimo do Belluzzo em entregar o Departamento de futebol para o Príncipe das trevas na época.
Vicente você é coerente, justo e honesto!

Espetacular o ALLIANZ PARQUE!!!!! Já o bando de jogadores que envergarão o MANTO SAGRADO??? Na minha humilde opinião, o jogo deveria ser no Pacaembu e a inauguração somente no ano que vem, quando teremos um time melhor que este de hoje.

Gostaria de lhe agradecer por ser um dos principais responsáveis desse sonho estar sendo realizado.
Li e gostei muito desta entrevista do Beluzzo, ele te citou nominalmente e por isso o agradeço.
Hoje, estou convencido que a vitória da oposição será um grande passo para enormes melhorias. Esse convencimento só me atingiu por eu ler suas opiniões

Obrigado pelo Allianz Paque

abs

Não chamaram nem o Marcos Kleine pra tocar o hino do Verdão antes do jogo? Realmente, essa diretoria consegue apequenar até o evento que se tornou o mais importante do ano, a inauguração do Allianz Parque!! De qualquer forma a arena é linda e a torcida fará sua parte, torçamos para que o time faça o dele. Bom jogo a todos os sortudos que estarão presentes.

As 02 figuras ridículas, grotescas estarão presentes?
O DROMEDÁRIO E SEU FILHOTE. Deveriam ter vergonha na cara e ficar em casa.
Que pena! poderia ser um momento grandioso, jogo com um grande clube da Europa. Será um jogo do mesmo tamanho da mentalidade dos 02 indivíduos acima citados.
PAUno NOBRE A MAIOR FARSA DA HISTÓRIA DO PALMEIRAS. NÃO PODEMOS DEIXÁ-lO FICAR MAIS 02 ANOS.

Falando em time, Dorival vai entrar com o mesmo time que jogou (?) contra o São Paulo?! Loucura é tentar obter resultados diferentes adotando sempre os mesmo procedimentos, não é isso?

Parabéns a todos que lutaram com sinceridade por esse momento. Meu desprezo absoluto a Mustafá, Paulo Nobre e outros que fizeram tudo para que não tivéssemos arena. O pior é que não termos time eles conseguiram.

Este Nobre é tão irritante que sinceramente tenho que me controlar, para não escrever um monte de grosserias e desabafos contra este sujeito. É o PIOR presidente da nossa história.

Claudio, teve um post aqui do site sobre um grupo Palmeiras-BH que se reúne para assistir aos jogos do Verdão. Procure esses caras e vá ver o jogo pelo PPV num boteco por aí!

Eu estive no último jogo oficial contra o grêmio no antigo Palestra. Graças a um amigo consegui o ingresso e vou na abertura. Serei eternamente grato a esse amigo. É difícil descrever as emoções do dia de hoje, que variam de alegria imensa à total indignação. Mas hoje o pensamento é só focado na vitória. Obrigado a todos que lutaram para a Arena virar realidade. Obrigado a todos os Palmeirenses que entendem a grandeza do clube e continuam lutando para levar o clube de volta ao papel de protagonista. A vocês o meu eterno obrigado!

Criscio / Mansur / Belluzo / DellaMonica / Marcelo / Dezembro / Cyrillo e tantos outros: MUITO OBRIGADO !!! Obrigado por pensar no Palmeiras, por pensar nas próximas gerações, por honrar a nossa historia.
Isso eh o Palmeiras que queremos deixar aos nossos filhos. Grande, imponente, inovador, integro e respeitado.
Nao esse rascunho de fracasso, querendo diminuir e limitar um gigante nacional e mundial ao quadrilátero Turiassú/Pompeia/Antartica/Matarazzo na Zona Oeste de Sao Paulo !!!
Grande Abraco,
FC

Hoje nem dormi direito, faz tempo que um jogo não me deixa ansios, mas não é por causa do time. É por causa do sonho da casa própria… 4 anos longe.
Obrigado a todos os palmeirenses de verdade que não se apequenam, dentre eles vc, Criscio.
A obra de vcs será eternizada e está lá para não ser esquecida, ao contrário da obra dos que pensam pequeno e se omitem por mesquinharias.

Pois é Criscio. Às vezes eu acho exagerada sua descrença, mas por outras concordo plenamente. Evento nas coxas. Não há outra descrição. Da definição de qual seria o jogo à venda de ingresso. Da indisponibilidade de qualquer atração extra que valorize ainda mais o evento. Da incompetência de perder a transmissão para um jogo do campeonato mais desvalorizado do mundo, essa tal de Copa Sulamericana. Para um planejamento como esse, nada melhor que o pior time de nossa história, encabeçado de Felipe Menezes (ou Mazinho) na armação, e Diogo na finalização, para nos representar. Que os Deuses tenham piedade e nos presentei três pontos. É o mínimo que nós, torcedores, merecemos.

Pois então, esta diretoria MEDIOCRE, que pensa pequeno, não sabe (claro que fingem) que a torcida do Palmeiras vai muito além das fronteiras paulistas (ou paulistanas). Eu mesmo, que moro em outro Estado, terei que me contentar a ouvir pelo rádio um dos jogos mais marcantes da nossa história, a inauguração da Arena e esperar a boa vontade da emissora transmitir um compacto depois, para que eu e outros milhões de torcedores espalhados pelo Brasil vejamos alguns lances da partida. Isto porque esta maldita diretoria não tem NENHUMA força de bastidores e aceita passiva e tranquilamente que um jogo tão importante e marcante como este não seja televisionado (não assino o tal PFC, nem pretendo assinar por questões pessoais). Este presidente atual nos envergonha e com ele, o nosso apequenamento perante os rivais é latente.

Valeu Belluzzo!
Valeu Mansur!
Valeu Fonseca!
Valeu Dezembro!
Valeu Helder!

VALEU DON CRISCIO FUTURO PRESIDENTE DA SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS!

*me desculpem os envolvidos que acabaram não citados por ignorancia minha!

obrigado a todos: Belluzzo, Mansur, Fonseca,Dezembro, Helder, VALEU DON CRISCIO, a sua frase do ultimo paragrafo sera dita no dia da sua posse.

Valeu VIcente por participar deste presente para todos nós!

E que logo chegue a “Nova Era”.

Abs.

Vicente, tal qual o JotaJr disse acima, a NOVA ERA chegará, cedo ou tarde…. só espero que não seja muito tarde… rsrs. Brindemos ao Belluzão!

Mais uma vez OBRIGADO BELUZZO!! Seu mandato não deu certo porque você confiou em pessoas erradas, mas é assim mesmo.
Quanto a Paulo Mustaphá Jr, Musaphá Contursi e seus …… VÃO TODOS PARA A PQP.

Grande Criscio, estou muito feliz de poder ir a esta festa. Festa esta que só é possível graças a tenacidade do Professor Belluzzo e de outros abnegados palmeirenses que compraram esta ideia e lutaram pela realização deste sonho. E entre estas pessoas temos você, pois segundo palavras do próprio professor sem a sua ajuda este sonho não teria se tornado realidade. Então eu como palmeirense quero expressar meu muito obrigado por este presente (não encontro outra palavra melhor) que você e outros estão nos dando.

Triste realidade. Mas as coisas vão mudar, de um jeito ou de outro… ah se vão!!! O tempo irá tratar de levar pra longe da Turiassu toda a escória que infesta nosso clube. A tão sonhada NOVA ERA vai chegar… quer queiram, ou não!!! E hoje, Don Criscio, às 22:00 horas, abra um bom vinho aí nas terras hermanas. Levante a taça e tenha a certeza que todos nós que brigamos pela realização desse sonho chamado Allianz Parque, brindaremos com você. Abraço!!!

Os comentários estão desativados.