Categorias
Futebol com Números

Sabe aquele discurso de equilíbrio financeiro? O gato comeu!

Por Luís Fernando Tredinnick

Endividados Palmeirenses, nos últimos dois anos escutamos como se fosse um mantra religioso o discurso de “equilíbrio financeiro”.

Os Palmeirenses mais ponderados (existem Palmeirenses ponderados?) imaginavam que depois de um ano de purgatório na série B e outro ano de purgatório em pleno centenário em que não se investiu no time para “colocar as finanças em dia”, o Palmeiras teria as contas em dias, teria uma nova Arena e teria tudo para arrebentar em 2015!

Mas…

Mas o tal equilíbrio financeiro até agora simplesmente não existe.

O último Balancete disponível é o de agosto e o prejuízo acumulado até agosto é de R$ 14,6 milhões! Isso depois de um prejuízo de quase R$ 23 milhões em 2013!

Se em 2013 as desculpas soavam plausíveis, afinal, o time estava na série B, sem elenco, etc., etc., em 2014 as desculpas simplesmente não existem mais.

Quem montou o time, quem realizou o planejamento (foi feito um planejamento?), quem tinha o controle de custos e quem tinha a obrigação de buscar receitas para o ano do centenário era a atual diretoria. Não há como culpar os outros!

Ainda pode haver algum desavisado que pode falar que “o cenário de patrocínio em 2014 mudou…”. Sim, verdade, mudou. Mas quem teve um ano inteiro na série B para planejar e agir para conseguir patrocínio? A atual diretoria. Quem fez um esforço sobre-humano para desvalorizar o produto Palmeiras para investidores? A atual diretoria.

Pense bem, você quer apresentar a sua irmã para um amigo. Obviamente o seu amigo pergunta como ela é. Aí você responde “ela é estrábica, chata, tem uma voz irritante, pesa 120 quilos, mas fora isso, ela vale muito à pena”! Depois de desvalorizar a sua irmã assim, você diz que a culpa é do mercado por não haver interessados?

Então o atual presidente agora diz que o prejuízo de 2013 e o patrocínio que ele não conseguiu???? Ué, não foi ele que desvalorizou o produto?

E agora o discurso é que a prioridade é enxugar o elenco. Mas, um momento! Quem criou o elenco inchado? A atual diretoria!

E assim, de desculpa em desculpa, segue a atual diretoria.

Saudações AlviVerdes

* Luís Fernando Tredinnick escreve às sextas-feiras no 3VV explicando a quem conhece, e a quem não conhece, os números do futebol

38 respostas em “Sabe aquele discurso de equilíbrio financeiro? O gato comeu!”

Esse Paulo Nobre é uma figura ridícula, arrogante, incompetente. Qualquer um que conhece um pouco sobre “gente” percebe isso a hora que esse indivíduo abre a boca. Tá na cara que é um moleque mimado, sem noção, falacioso e enganador. Ele tenta enganar a si mesmo com a sua ignorancia. E o pior que ele é muito ruim nisso… deixa claro que é muito ruim, basta ver uma entrevista dele…e tem gente que ainda dá crédito a um sujeito desses. Mas eu sei a razão disso… ele é limpinho, é novo, tem cara de rico (e é). E isso é tudo o que as pessoas querem, especialmente aqui em SP… vc não precisa ser bom, basta parecer bom, rico e cheiroso. O povo mais coxinha do Brasil… e palmeirense não é diferente.

ISO ME LEMBRA OS ÚLTIMOS E CALOROSOS DEBATES PRESIDENCIAIS. A ENTÃO CANDIDATA DILMA FALAVA DE UM BRASIL QUE POR MAIS QUE EU TENTASSE, NÃO CONSEGUIA ENXERGAR.PAULO NOBRE E DILMA SÃO GÊMEOS IDÊNTICOS, DEMONSTRAM NÃO SABER O QUE ESTÃO FALANDO E QUE SÃO BEM INSTRUÍDOS, MAS SÃO PÉSSIMOS PARA REPERCUTIR.

É bem relativo falar apenas no valor final de balancetes, sem saber o q o compõe, ainda mais comparando um ano inteiro em uma situação, e meio ano em outra totalmente diferente.
mas tomando como base os times q hj possuem as melhores administrações (cruz, atlmg, inter, gremio e bambis), vamos reparar q frequentemente os balanços deles fecham no vermelho e onde q entra o pulo do gato? Na revelação da base q vai ser vendida pra equalizar as contas. Talvez esse seja o trabalho mais silencioso, ainda q muito longe do ideal, da atual gestão. Não se pode negar q desde o inicio seria dado mais atenção às categorias de base, e o processo de adaptação da gurizada no time profissional. Talvez o maior erro, da gestão do Nobre, foi ter apostado no Gareca como salvador, em um momento onde não tinhamos tempo para adaptações….e assim como senti calafrios qdo se falaram de Bielsa, senti a mesma coisa qdo anunciaram o Gareca. Mas enfim, pelo menos, todas aquelas derrotas em sequencia serviram pra uma coisa, deixar o argentino como escudo de tudo, pra q essa gurizada pudesse entrar em campo mais leve sem sentir a pressão natural de jogar no Palmeiras….passado o susto, hj temos de 3 a 4 bons jogadores q valem dinheiro no mercado se forem bem trabalhados por empresários, e vendendo um deles, já ajustamos as contas. Mas aí, o outro vai falar q nem revelamos o guri e já vamos vende-lo, pq a gestão é amadora…..paciencia….por uns 3 anos, ainda será assim, e lá na frente, as pessoas talvez consigam perceber todo esse processo q estamos sofrendo na montagem do nosso elenco, q passa desde as situações de risco, como no caso do Barcos, como de problemas com investidores (Valdívia, Wesley), e até mesmo de líderes negativos como foi o caso do Henrique….com relação ao elenco inchado, não vejo isso como um mal até o fim desse ano, já q nem todo jogador corresponde , e de cada 3 q contratamos, 1 da pra manter no elenco….temos q fazer mais esse giro no elenco, q estamos sofrendo a cada 6 meses (junto com as janelas). Acredito em umas 8 dispensas, e tentar colocar alguns jogadores em trocas (O Fluminense tá aí…..tem um meia bom, q nos interessa com certeza, um lateral esquerdo experiente)….mas a peça chave pra esse time andar de uma vez é o primeiro volante e o Dorival já sabe muito bem disso, até pq é a posição q ele jogou. E na minha humilde visão, Felipe Melo seria o cara pra endireitar esse time.

Sempre achei ele um bom/ótimo jogador, naquele jogo contra a holanda (que a globo acabou com a carreira dele, para salvar a do Julio Cesar), ele fez um primeiro tempo espetacular, aliás foi dele a metida de bola pro robinho fazer o gol. Só precisa de um pouco de maracujina.

Mateus, na boa, vou deixar esse seu comentário mas deveria ser retirado. Apesar do seu ufanismo com o Nobre (e não com o Palmeiras) sempre deixamos seus comentários aqui, mesmo quando eram absurdos. E atente para o seguinte: o 3VV não está destruindo o Nobre por razões políticas. Está “destruindo” o Nobre porque o Sr. Nobre está destruindo o Palmeiras. ELE é o Presidente correto? Então a crítica é a ele. O Pescarmona não é o Presidente. Então peço a vc não colocar mais que o 3VV critica (ou nas suas palavras, destrói) o Nobre por questões políticas. Aí vai parar na moderação e não vai sair mais. Abracos.

Perspectivas sombrias quer ganhe nobre ou percarmona. O ditado a cada dia se torna mais verdadeiro: “é proibido ser palmeirense e feliz ao mesmo tempo”.

alguem sabe me dizer quando irão colocar os simbolos do palmeiras na arena do lado de fora?

Sério mesmo que tu vê saldo positivo na gestão nobre? Opinião é opinião. Viva a Democracia! Eu acho que a gestão tirone foi pior que a do nobre somente porque ele caiu para segundona, no restante praticamente iguais, a não ser que o palmeiras consiga a proeza de cair em pleno centenário, aí o nobre será condecorado como pior de todos.

No quesito redução de custos o PN não tem do que reclamar, a lista de dispensa que se encaminha é inevitável, na minha opinião deverá ser GIGANTESCA e MERECEDORA. Segue a escalação dos desprezíveis. Bruno-Weldinho-Lúcio-Victorino-Juninho-Eguren-M.oliveira-Bernardo-Mendieta-B.Cesar-Rodolfo—-Suplentes-Deola-Wendel-Washington-F.Menezes—-Putz, 15(QUINZE) atletas, é um absurdo… peguei leve, se constasse os nomes de Mazinho-Diogo-P.Vieir não seria nada mau.

Vou repetir o que um colega disse aqui no 3vv: O problema da SEP tem nobre e sobrenome: Mustaphá Goffar Mazjoub Contoursi. Tudo que de pior nos aconteceu desde 1977, tem o dedo gordo dele no meio. Enquanto este senhor não for expulso do clube, como foram Duailibi e Pimenta dos rivais, ficaremos nas mãos de pessoas que só veêm o futebol como galinha dos ovos de ouro de suas finanças pessoais. Só que galinha que não ganha “milho” morre! Solução: separação do futebol e voto do sócio-torcedor. Nesta eleição como só os sócios do clube votam, fica fácil manipulá-los estando na presidência.

Tudo isto é uma pena.Quando Você assiste 0 filme 12 de Junho e fica vendo o que é o Palmeiras e o que estão fazendo com ele,tudo em prol da Sociedade Esportiva, que se resume a um bando de conselheiros aproveitadores e interesseiros.
Ai a gente vê o SR P.N chorar(lágrima de crocodilo),pois sabe que a grana que investiu no clube vai ser um dos maiores investimentos feitos pra ele mesmo.Como pode?
Até quando isto vai? Só falta mesmo o Pescarmona ser presidente.Ai acredito que o estoque de incompetência se complete.
Como pode.
lucchesi il capo.

1ºQuanto dinheiro a atual “Presidente” da SEP pode emprestar ao clube?
2ºQual o prazo máximo que a SEP pode pagar ao atual “Presidente”?
3ºQual a porcentagem máxima que o credor pode tirar das receitas da SEP?

Mateus, eu, Tredinnick, confesso que ainda não sei em quem votar. Para mim, que fiquei sócio do clube apenas para poder votar, é a típica eleitção do Ruim contra o Pior. A administração do Tirone foi ruim e a do Nobre também é. O que podemos discutir mais friamente é a sua afirmação de que “a dívida hoje é pagável”. Para uma dívida ser pagável a condição mínima é que o clube precisa dar lucro… e hoje dá prejuízo. Ter um time de perebas na nova arena não vai aumentar as receitas, que é o que eu sempre critiquei aqui. Bom, lembrando que a primeira tentativa de alongar o perfil da dívida foi pouco antes do Tirone assumir… bem, essa história acho que todos conhecem. Assim que eu me decidir, eu declaro o meu voto aqui.
Saudações AlviVerdes

Meus caros, como o PN vai poder emprestar mais dinheiro a SEP, e consequentemente ter mais poder? Simples , fazendo que a instituição Palmeiras não tenha lucro, assim ele garante seu investimento e já projeta outros. Fica evidente que há um certo propósito nisso tudo. O lançamento da candidatura do Sr. Pescarmona me deixa com a pulga atrás das orelhas. A “oposição” conseguiu achar um candidato pior ou igual ao PN. Muito estranho as coisas que acontecem em nossos bastidores. Acho que estamos chegando no fim do time Palmeiras, e o começo da era PN.

Mas, me corrijam se eu estiver errado, o principal ponto do saneamento era referente ao alongamento do prazo da dívida e diminuição dos juros, não necessariamente a redução da dívida. Aí eu pergunto, isso foi feito?
Antecipando um pouco a resposta, se foi feito apenas com os “empréstimos” do nobre ao Palmeiras, foi feito da forma errada.
Além disso, independentemente se foi feito ou não, é um absurdo o prejuízo existente nos últimos meses, afinal, pouco se investiu no futebol e não foi obtido patrocínio em 2 anos de gestão.
Então, de qualquer forma, ainda que o principal objetivo buscado fosse mudar o perfil da dívida, tendo em vista os “investimentos” que (não) foram feitos, esta também deveria ser reduzida.
Abs.,

Depois de 2 anos, PN chegou a brilhante conclusão que é melhor contratar 3-4 jogadores ganhando 300 mil….do que 9-12 ganhando 100 mil. Disse isso em entrevista.

Pois é Levi, e depois dizem que o PN não aprende com seus erros…. então quer dizer que ele está aprendendo MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO no Palmeiras, não é? #modo_cínico_ligado

O PN já mostrou que é fraco para gerir o clube de futebol!!! Muitas atitudes erradas e apequenamento do clube, Montou um dos piores times do Palmeiras e justo no ano do centenário!!! O Pescarmona também parece muito fraco para ser presidente, mas a ele fica o benefício da dúvida!!! Errar com PN novamente é burrice, é votar por simplesmente “achar” que o Pescarmona é ruim!!! Prefiro arriscar no Pescarmona do que continuar errando com o PN. Se o Pescarmona for tão ruim ou pior que o Nobre não iremos errar por omissão!!!

Marcelo, é isso mesmo. os números são apenas do prejuízo. A dívida com o PN é assunto para os próximos posts!
Saudações AlviVerdes

Sensacional texto. Parabéns.
PAUno NOBRE A MAIOR FARSA DA HISTÓRIA DO PALMEIRAS. NÃO PODEMOS DEIXÁ-LO FICAR MAIS 02 ANOS. O filhote do DROMEDÁRIO é uma figura ridícula; basta ouvir suas entrevistas para constatar.

Ótimo texto.

Pelas mesmas razões poderia dizer que o copo está meoo cheio e não meio vazio.

Não tem como não concordar que a atual diretoria teve planejamento zero. Mas não pecou pela omissão.

Muito desse prejuízo é culpa do elenco inchado. Pro próximo ano esae problema estará resolvido!

Ontem no Bate-Bola da ESPN, o PVC falou do que é tão falado aqui, o ciclo virtuoso, e adivinhem só o que foi dito? Tcharam!!!! O Cruzeiro e o Atlético-MG investiram no time de futebol e assim aumentaram as receitas. Não tem como aumentar receitas sem time que lute por títulos!!! FFFFooooooooooooommmmmmm!!!!!!!!!!!!

Vamos nos preparar. Leão como gerente de futebol; Baiano vem ai no lugar do João Pedro.
Paulo Nobre está seguindo a cartilha do seu mentor Mustaphá.
Pobre Palmeiras, pobre de nós, temos a Arena mais maravilhosa do mundo e um time de terceira divisão.

Só espero que não percam o craque Gabriel Fernandes… principalmente, pros Bambis. Mas, se basearmos no contrato feito com o ala Matheus Miller… sei não.
No mais, acho que no Nobre acerta dessa vez (tardiamente), pois, o que venho dizendo por aqui desde o ano passado: vender, emprestar, doar, uns 15, 20 desse elenco medonho de ruim, e trazer uns 4 ou 5 acima da média , manter Valdivia, Prass , Tobio e Henrique (reserva), e completar com a nossa base. E claro, colocar o Gabriel Fernando de 9, pois, ele será o artilheiro do time em 2015.

Quanto ao elenco penso que este é o caminho a seguir. Não adianta contratar de baciada novamente. Tem que trazer 4 ou para serem titulares. Espero que isso – que nós torcedores já sabíamos – ele tenha aprendido nestes 2 anos.

EXCEPCIONAL sua análise meu caro Tredinnick, eu rachei de rir essa história de irmã feia, gorda pesando 120 quilos TEM TUDO A VER com o Nobre presidente, sensacional. Na entrevista que ocorreu do Paulo Nobre no SporTV dessa semana, ele já afirmou que no contrato que o Palmeiras vai ganhar aqueles 5% (cinco por cento) nos primeiros cinco anos, sabe aonda vai parar esse dinheiro dos 5%??? Vai para o maldito falido clube social, isso mesmo Palmeirense, o dinheiro dos 5% nos primeiros cinco anos vai todo para o clube social, a sauna, a bocha, a quadra de tênis e NÃO para o FUTEBOL que é o que faz o Palmeiras ser um clube gigante. Mas tem palmeirense que acredita na lábia do Paulo Nobre só porque é jovem.., só porque tem fama de empreendedor.., não caiam nessa história, o que o PN fez de fato no futebol??? NADA. Aliás, fez uma coisa no Palmeiras é DÁ MAIS PODERES AO MUMU. Por isso CHEGA PAULO NOBRE VOLTE PARA O SEU RALLY QUE VOCÊ SABE CONDUZIR BEM, POIS, NO PALMEIRAS VOCÊ (NOBRE) REALMENTE NÃO É DO RAMO, É UM TREMENDO PAU MANDADO!!!

Harley, boa tarde. É sério isto que os 5% nos primeiros cinco anos vai para o clube social??

Pois é MARCO, é VERDADE, dê uma olhada no trecho da entrevista do Paulo Nobre no programa Arena do SporTV dessa semana e tire as sua conclusão. Na entrevista ele falou de várias coisas, falou de Valdívia, falou sobre o sócio torcedor e também falou sobre a nossa ARENA, é nesse quesito que ele simplesmente REVELOU que o dinheiro que o Palmeiras vai receber os 5% nos primeiros 5 anos (cinco anos), não vai ser pro futebol e SIM, pro maldito falido clube social, isso é que eu entendi muito bem, ou seja, se o Paulo Nobre for reeleito estamos ferrados!!

Foram dois anos controversos, uns dizem que a gestão foi maravilhosa, pq saneou etc. Outros pelos motivos expostos pelo Fernando e mais alguns de conhecimento geral acham que foram 2 anos jogados fora.
Ano que vem ficaais fácil. A FPF pelas regras do Paulista somente autoriza 28 jogadores inscritos. Essa limitação obriga os clubes a serem efetivamente competentes na montagem do elenco.
A questão que fica é qual dos dois candidatos e suas respectivas equipes tem competência para tanto.
Estou com sérias dúvidas a respeito dos dois. Não me sinto a vontade em dar um voto de confiança nem ao atual, nem ao opositor. Ambos demonstram muitos pontos fracos para presidirem a SEP.
Que Deus nos Ilumine e elejamos o menos pior.

Luis, parabéns pela consciência e palavras corretas , além do HUMOR, que desfruta-se na própria desgraça de termos um Conselho Deliberativo SERVIL , mantendo a estratégia luciferiana de Pai MUMU, em andamento há exatos 37 anos, sou sócio da sede social e do clube de campo, sendo que nunca foi visto , algo semelhante, quanto ao volume de mentiras , e erros grosseiros, desta gestão que se auto rotulou de profissional, agora o único meio é o voto direto, que na data de 29 de Novembro, marca a campanha de combate ao CANCER, que se alastrou no PALMEIRAS!

O PN ainda vai dizer que recebeu uma HERANÇA MALDITA de 2014. E ai teremos que dar razão a ele. A diretoria de 2014 incapaz, incompetente para fazer uma gestão profissional levou no melhor estilo varzeano um clube com a marca, a historia e a grandeza de um PALMEIRAS. Parece um discurso surrado de um ex presidente da republica. So falta o PN dizer que ” como nunca antes nesse clube” tivemos tantas contrataçoes desastrosas ( e ele estara certo). Em muitas coisas ele, PN, esta certo. Ele esta ERRADO é estar PRESIDENTE do PALMEIRAS. E mais ERRADO ainda em querer prolongar o sofrimento da torcida. Chega PN. Volta para a sua praia. O rally o recebera de braços abertos…….

Quero começar meu comentário dizendo que também detestei essa gestão! Dito isso, peço para que apareça para nós torcedores o discurso do Pescarmona, ele vai montar um TIME??? Sabe como fazer isso??? Vai quebrar de vez o clube??? Eu confesso que estou perdidinho…

Samuel. Também estou em dúvida. O pensamento do atual presidente todos conhecemos, mas o Sr. Pescarmona também não me anima. Nada pessoal, não o conheço, mas por declarações do Sr. Pescarmona quando diretor de futebol (que no episódio da eliminação para o Góias na sulamericana disse que o Palmeiras tinha folha de Real Madrid e desempenho de Bragantino) e recentemente, quando da demissão do Kleina, disse na Rádio Bandeirantes que contrataria o Renato Gaúcho como treinador tenho dúvidas. Pensar em Renato Gaúcho é pensar grande? Esculachar o time ao vivo traz que benefício.

Foi só o time melhorar um pouco pro velho discurso voltar. Paulinho já está avisando a torcida
que se for eleito investirá pouco no futebol. As desculpas ele já está dando. E muita gente vai votar nesse cara.

Sergio Marin, não sei se viu minha resposta no último post, mas, apenas para avisar que meu comentário não era para você. O comentário a que respondi foi apagado.
Inclusive, começarei a usar o sobrenome tbm, para não gerar essa confusão.
Abs

Os comentários estão desativados.