Categorias
Opinião

Opinião: Diretas Já!!

 

Por Vicente Criscio

Numa semana de muitas promessas mas poucas realizações o que mais me chamou atenção foi um tuíte do movimento Diretas Já para a SE Palmeiras.

Nele os autores – apartidários, que não são nem pró nem contra a atual gestão nem a qualquer outra – pedem basicamente duas coisas (o link para o texto está no twitter @DiretasJaSEP ou clicando aqui você tem acesso ao texto complet0):

***

1) Queremos que Paulo Nobre cumpra sua promessa de campanha, consolidada no item 5 do seu plano de governo, e apresente para votação dos associados uma proposta de reforma estatutária ainda no primeiro semestre de 2015.

2) Queremos a publicização da proposta em debate na Comissão Estatutária, para amplo escrutínio de todo torcedor palmeirense. Uma verdadeira proposta de democratização e profissionalização da Sociedade Esportiva Palmeiras deve contemplar:

a. Direito de voto do Sócio Torcedor;
b. Eliminação de todo e qualquer cargo vitalício;
c. Gestão autônoma e separada para o futebol em relação ao clube social.

***

Seria um enorme avanço. Enorme! O voto do sócio torcedor – atualmente em torno de 60 mil – permitiria uma democratização com poder para aquele que vê o Palmeiras do ponto de vista do futebol. Naturalmente que o voto do sócio do clube já foi uma conquista, mas ainda é pouco, considerando que no último pleito de 10 mil sócios apenas 4 mil apareceram para votar. E mesmo com uma gestão questionada por muitos pelos péssimos resultados no futebol, o sócio do clube a reelegeu com grande folga.

Poderia até ser reeleita pela torcida, o que do ponto de vista de “legitimidade” seria mais consistente. Mas não foi!

Mas mesmo que consigamos o voto do sócio torcedor, ainda há cuidados a se tomar.

cuneo-racing-presidenteO Racing, campeão argentino esse ano, conquistado no domingo de 14/dez, teve eleições diretas no mesmo dia. (cito o Racing apenas porque teve eleição semana passada e a campanha prá Presidente em Buenos Aires foi prás ruas)

O Racing tem cerca de 50 mil sócios. 40 mil com pagamento em dia. mas apenas 17 mil com condições de votar. E desses, só 10 mil sócios foram votar. Eram quatro chapas.

A chapa do atual Presidente ganhou mais três anos de mandato, com mais de 50% dos votos (a chapa do candidato Cúneo, da foto ao lado, ficou em segundo; este cartaz estava na torre da principal avenida de Buenos Aires).

Ou seja, parece um exemplo pequeno mas há lições aqui. Uma é sobre o colégio eleitora. Se queremos o voto do torcedor, temos que dar direito ao maior número possível. Me parece que na interminável reforma estatutária comandada por uma comissão de conselheiros, colocará restrições. Isso é preocupante. Mas temos que esperar para ver.

O segundo ponto: mesmo com o voto do sócio torcedor não se elimina um problema na origem. Qual problema? Há que se separar a gestão do clube social e do futebol. Isso é mandatório! Não se pode ter um futebol gerido por amadores. Mesmo que o Presidente seja eleito por uma parcela maior de torcedores do futebol, há que se constituir uma gestão profissional que responda a esse Presidente eleito e um grupo de “conselheiros” (não os 300). Gestão essa independente do clube social, dado que um é condomínio e lazer, o outro é negócio e paixão.

Claro, há efeitos colaterais. Se na última campanha muita grana já rolou, imagine uma outra onde a batalha pelo voto está fora do clube social. O poder econômico de um candidato com uma competente assessoria de imprensa pode fazer a diferença. Caberá ao torcedor entender a dimensão da importância do seu voto e se informar para votar no que ele acreditar que seja o melhor para a SEP. Mas como regular isso para as chapas disputarem em igualdade de condições? A se pensar…

Por outro lado e apesar dos efeitos colaterais, a abertura para o voto do sócio-torcedor ainda é o melhor caminho. Mas não pode ser sozinha. A pauta da gestão profissional e da Governança (onde os “políticos” definem metas e cobram os gestores, mas não se metem na “operação”) são fundamentais para o sucesso do modelo como bem lembra o manifesto.

Enfim, a demanda dos autores do movimento Diretas Já é justa e oportuna. Precisa ser viabilizada. Mas não pode ficar apenas nela mesmo. Ela não é um fim, é parte do processo. Processo para engajar esse torcedor em um contexto mais amplo e mais importante do que “apenas” pagar para votar e ter descontos em ingressos.

Mas essa também seria uma outra etapa.

***

Enquanto isso a torcida espera notícias para o curto prazo. Com certa dose de razão. Se Zé Roberto vier, apesar da idade, será uma grande ajuda. Mas sozinho não fará verão. O Palmeiras precisa de um elenco de qualidade para disputar Brasileiro e Copa do Brasil. Esses devem ser os alvos. Não apenas com jovens e promissores jogadores, mas também com jogadores experientes, cascudos, e bons! Aí sim!

***

A renovação do contrato do garoto Gabriel ainda é uma incógnita. Aparentemente o Palmeiras não quis assumir o risco de ficar com a maior parcela dos direitos econômicos e abriu mão desse direito. Ficou com apenas 30%. O tempo vai dizer se foi um bom negócio pro Palmeiras ou não.

Assunto para próximas colunas.

***

O 3VV estará ativo até dia 24. Fique por aqui. Mas aproveito para enviar meus votos de um Natal de muita paz, harmonia e alegria.

Celebre à vida.

E espero que no plano pessoal e profissional 2014 tenha sido bom prá você! E 2015 será melhor.

Sem dúvida!

Fique conosco…

Abraços e Feliz Natal.

64 respostas em “Opinião: Diretas Já!!”

O Paulo Nobre só ouve o Mustafá. O cara sabe que a torcida paga e é possível sim termos grandes
jogadores. A questão é que não há interesse em brigar por títulos. O Palmeiras é um clube social
hoje que necessita do dinheiro do futebol pra se manter, a única coisa que os dirigentes não querem
é o rebaixamento pra não perder dinheiro e a grana do sócio torcedor.

Exatamente, Sergio. Hj o Palmeiras e’ um clube social que tem um time de futebol (catado) ex-colônia em decadência vertiginosa. Pra eles pouco importa até cair pra segundona. Virou rotina!! Além de sermos rebaixados por todos no cenário brasileiro. A maioria já fala que somos um time mediano. E acho quase IMPOSSIVEL o Palmeiras achar patrocinio acima de 12, 15 milhões, pois, as empresas sabem que a mentalidade e’ mediana, de contratar craques e disputar os títulos. Coincidência ou não, estamos quase 2 anos sem patrocínios e isso vai durar muito tempo, caso o Paulo Mole não se rebele contra essas famiglias e contrate ao menos 2 craques. O resto e’ fantasia da nossa enganada torcida que “acham” que Leandro Banana, Amaral, Girotto e outros cabeças de bagres que estão chegando a baciadas nos levarão a títulos e aos gordos patrocínios.

E com essa brincadeirinha do Paulo Mole insistir em cair nos mesmos erros, contratando jogadores medíocres (com raras exceções) a baciadas, continuamos sendo desdenhados pelas empresas. E já vamos pra quase 2 anos sem patrocínios. Enquanto isso… Flamengo, Galo, Cruzeiro já conseguiram essa semana ótimos patrocínios …acima de 20 milhões/ano. Até o FlorminenC esta’ conseguindo, já que luta pra ficar com Fred e Conca e pensa grande. O Palmeiras do Paulo Mole esta’ sendo rebaixado pra time mediano no cenário nacional …tudo por CULPA DELE…PELA ABSURDA FALTA DE OUSADIA EM CONTRATAR ALGUNS CRAQUES… que atrairia as tvs e os patrocínios. Nossa torcida tinha que fazer pressão pra esses cabeças de bagres contratados pelo Paulo Mole, virasse moeda de troca ao próprio Nobre…e assim pagariamos as dividas com o mesmo usando esses jogadores medianos que ele (Nobre) contratou, e que estamos carecas de saber que não vingarão…pois, no Palmeiras a camisa pesa muito e jogadores medianos não conseguem jogar. Fato mais que provado ao longo de décadas.

O problema do Palmeiras é o proprio Palmeiras, cade os 30 milhões do Pescarmona? agora que acabou a eleição deveriam se unir pelo time, mas como diz a giria do tecnico Luxa, ‘isso é coisa de moleque ta xeto” sai a turma do belluzzo, entra a turma de nobre/mustafa, Ai agora a Samsung cobrando 20 milhões de multa antiga, parece que esses dirigentes entram no clube e se alienam?? Essa adidas então? Pesquisas apontam que Palmeiras vende mais camisas e tal, mas a adidas ta lá sempre ‘puxando’ saco de flamengo, diretores e tals, tem que conversar com uma empresa que ‘negocie’ com Palmeiras, ”Propondo contrato de exclusividade porque, Palmeiras é a prioridade! É isso que falta!

Aliás, o Fluminense está competindo pau a pau com o Palmeiras prá ver quem contrata mais jogadores meia-boca até o fim do ano.

O congresso aprovou aquele projeto indecente de parcelar as dividas dos clubes em vinte anos, juros menores e ate uma anistia de parte da divida. A nossa divida, a maior parte, e agora com o Nobre. Nos vamos ter com ele esse mesmo beneficio, ou se ferramos mais uma vez?

Paulo Nobre não é uma farsa não, é um grande FDP isso sim.

Mais um pereba do Botafogo chegando, Daniel, já vem inclusive contundido. Daqui a pouco teremos 100 jogadores com média salarial de 50 contos. Paulo Nobre não aprendeu nada, enquanto
não cair o cara vai fazer sempre a mesma coisa.

Pois é, Sérgio, entramos na contagem regressiva para o centenário de jogadores meia-boca.

O Cruzeiro está indo a Brasília hoje para fechar um patrocínio master de R$ 20 milhões anuais com a Caixa. E aí Mustanobre? Enquanto você se assusta com o salário de jogadores de verdade, os outros presidentes correm atrás de levantar recursos para CONTRATAR esses jogadores. Seu inútil!
DETALHE: somos um clube da maior cidade da américa do sul. E o Cruzeiro?

A alguns anos atrás lia aqui mesmo que o Palmeiras era sempre o time do ano seguinte, agora isso mudou, não temos mais o direito de sonhar com o ano seguinte. Temos que sonhar com melhoras daqui 2 anos. OBRIGADO PRESIDENTE

O Paulo Nobre é uma FARSA, vai dispensar o monte de perebas e vai contratar mais perebas, sinceramente, fica mais que óbvio que o presidente não é do RAMO, não entende nada de futebol. Até agora contratou um jogador de fim de carreira e um Leandro banana. Meu Deus!! Prepare-se para fortes emoções para 2015, pois com essa administração Paulo Nobre vamos brigar para não cair para a segundona em 2015. DESSA VEZ, NÃO ACEITAREMOS MAIS EQUÍVOCOS, DESCULPAS E HUMILHAÇÕES POR PARTE DO PAULO NOBRE.

Pior de tudo é que não há mais desculpas pra não se contratar grandes jogadores, está mais do que
claro que a torcida paga. Imaginem se Fred e Conca viessem proPalmeiras oquanto não venderia de camisas, além de que a Arena estaria lotada até no fraco campeonato paulista, mas infelizmente parece que Mustafá e Nobre preferema mediocridade de pagar 5milhões por um atacante meia boca
como esse Leandro banana, que nos gambás seria banco. Não dá,o cara jáestá enchendo o time de
perebas novamente e bastante caros, muitos estarão na lista de dispensas de2015, ´ lamentável.

Por falar em diretas, o Palmeirense não sabe ainda separar as coisas, muitos dos Palmeirenses quando chega no fim de ano sempre com aquela ESPERANÇA, só que, tem dois tipos de esperança, a esperança do verbo esperançar (aquele que corre atrás do seus objetivos e que nunca desista), e a esperança do verbo esperar (aquele que fica esperando por um milagre e aguardando que alguma coisa caia do céu). Afinal Palmeirenses qual tipo de esperança que vocês querem para o Palmeiras??? A democracia só será um democracia se todos nós unirmos por um bem maior que é Sociedade Esportiva Palmeiras. Por isso a nossa torcida tem que lutar pelo seus direitos de torcedor e não esperar que as coisas caia do céu. VAMOS A LUTA!!!

Depois da entrevista que NOBRE deu a MANCHA VERDE, esqueça de ter um time que pensa em títulos nos proximos 2 anos !!!!Que pena que os 3 entrevistadores da MV ,ficaram intimidados com o presidente e gaguejaram mais que o David Brasil !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

O jeito é continuar a se associar ao Avanti, pois este se tornará tão grande que nem mesmo o Sapo-boi conseguirá parar as mudanças que estão por vir, dentre elas a principal, qual seja desvincular futebol do social.

Já ultrapassamos o SCCP em número de sócios torcedores. Se esses sócios tivessem direito a voto, aí o número com certeza dispararia. Diretas Já! Estou meio desanimado quanto às contratações e temo que o Palmeiras tenha novamente um timeco no ano que vem. O Nobre é lamentável!

Conca e Arouca seriam duas grandes contratações. Qualquer centroavante se esbalda de fazer gol com Conca e Valdivia na armação.
E Arouca é um dos melhores “segundo volantes” do país.

Como todo mundo vem falando, infelizmente as coisas estão se confirmando: bambis e gambás pensando grande e o Paulo nobre pensando em economizar. Daqui a onze meses estaremos de novo com a calculadora numa mão e a bíblia na outra, além do terço pendurado no pescoço.

Mesmo morando no RJ, hoje eu me associei ao Avanti na esperança de poder votar um dia para Presidente (confesso que tb o fiz porque li que estávamos apenas 18 assinaturas atrás da gambazada… rs…). O fato é que enquanto o departamento de futebol e clube de campo (como chamamos no interior de SP as dependências dos clubes sociais) forem tratados da mesma forma, infelizmente não vamos ter sucesso. Que o profissionalismo deixe de ser chavão eleitoral e passe a nortear dos os atos desta diretoria (que está em débito, e muito, com a torcida). E que o nosso Presidente acorde urgentemente porque a torcida (a verdadeira, e não os referidos 4mil) estão ficando impacientes.

“O poder econômico de um candidato com uma competente assessoria de imprensa pode fazer a diferença. Caberá ao torcedor entender a dimensão da importância do seu voto e se informar para votar no que ele acreditar que seja o melhor para a SEP”.
Quando a possibilidade de voto for dada ao sócio torcedor, muitos verão e intenderão a importância da mídia palestrina, pq o torcedor palmeirense em sua grande maioria não tira suas conclusões pelos veículos de comunicação mais comuns do país. Temos canais que tratam a SEP e o torcedor com o respeito que lhe é devido. Agora o que não pode acontecer é a perda de identidade de grupos e suas respectivas mídias quando da chegada ao poder como tem ocorrido nos últimos anos, quer dizer nem no poder chegaram apenas se comprometeram com idéias erradas.

Paro o Palmeiras se tornar um time em condições de ganhar tudo que disputar bastam 4 jogadores: Arouca, Conca, Marcelo Cirilo e Delatorre. O “resto” já temos pra ajudar.

Feliz Natal e próspero ano a todos do 3VV. Que o “homem” ilumine a cabeça dos nosso dirigentes e presidentes(do clube e da politica) Palmeirense feliz é palmeirense mais disposto no trabalho. Abração ao Vicente e demais do 3VV por me aturarem .

Grande Victor, aqui você já é sócio. Abs e Feliz Natal.

A separação é o ideal mas não acredito que isso vá acontecer, pelo menos agora. Caso aconteça como seria Vicente (te cobro isso faz tempo hein). Sobre as contratações faltam ainda um “cumpanheiro” pro Mago e um centroavante. Na argentina ninguém sabe pq o Allione não joga. E informaram ainda que tanto Mouche quanto Cristaldo não batem bem…sí, são buenos, pero un poco locos…hahahahahahahaha

Criscio, Bom dia! Em 7 anos acompanhando o 3VV o censo comum sempre indicou que o circulo virtuoso só irá iniciar com a concretização dos dois itens apontados pelo movimento diretas já. Clube e futebol são antagônicos e nos levam ao fracasso desde a década de 80.
O ST poderia ser uma luz, Hoje a melhor torcida do Brasil,como melhor estádio do Brasil ultrapassou os rivais e estamos na 4 posição do ranking.
Esta conquista do Avanti assim como o estádio lotado mostram que o Palmeiras é um clube GIGANTE! . MAS, CONTUDO, ENTRETANTO temos os piores dirigentes do Brasil e qualquer executivo de futebol que vier ficará REFÉM da bocha e das piscinas. Como gostaria que o Avanti fosse o veneno para eliminar as ratazanas do nosso querido Parque.

Restrições:
– a continuidade do famigerado filtro pra homologar as chapas.
– carência enorme ou voto apenas para uma classe de sócios torcedores.
São esses dois pontos que os “políticos” garantirão para continuarem com a politicagem, seus feudos e poderes.
Governança, separação de fato do futebol em relação ao social. Isso eu espero nessa eventual reforma estatutária.

Infelizmente meu caro CLAUDIO BAPTISTA, na reforma estatutária isso não vai acontecer a separação do clube social em relação ao futebol. Isso é fato.

Seria uma boa Papai Noel dar uma passada na Academia de Futebol nessa segunda-feira, pois ia sair com o seu saco cheio. Daria pra levar uns 30 jogadores para doar clubes mais necessitados que o Palmeiras, financeiramente. Apesar que, pro Sapo-Boi Pai e seu filhote, o clube mais necessitado, e que nunca tem dinheiro pra nada é o Palmeiras. Essas tralhas vão acabar ficando por aqui mesmo.

Um negociao chamado: Conca. Vou listar alguns pontos importantes do pq a NECESSIDADE de contrata’-lo: 1-Nao se pode cair mais no mesmo erro da Valdiviadependencia (aliás, nem sabemos se o Valdivia ficará). 2-A contratação mexeria com o mercado, colocaria o Palmeiras nas mídias e seria um excelente chamariz pra vinda de patrocínios …que estamos sem há quase 2 anos. 3-Como bambis e gambás (principalmente) estão tentando contrata’-lo…seria um chapéu mostro nos rivais e demonstraria força frente a todos. 4- O Conca já afirmou que prefere jogar no Palmeiras e ele tem a cara do Palmeiras. 5- Além de ser craque, jovem, e’ um jogador tranquilo e profissional, que não curte baladas tampouco. 6-Aumentaria e muito os novos sócios Avanti. 7-Venderiam centenas de milhares de camisas. 8-Ao lado de Valdivia, Zé Roberto e, quem sabe, Arouca (outro milagre), teríamos um dos melhores meios de campo do Brasil. Pois e’… ele esta’ pedindo em torno de 500/600 mil/mês (VALE A PENA PAGAR), pois, o retorno e’ mais que garantido. Mas, como conheço o Paulo Banana Mole, o Conca vai acabar desembarcando nos Bambis, e o VaiDar vai tirar sarro novamente do Paulo Mole …e o pior, com aquela banana na boca . Aguardem!!! Detalhe: os Bambis devem muito mais que o Palmeiras… mas, lá no JD.Leonor eles pensam GRANDE.

Eu tbm. Urgente !!! E além dos 2, contrataria o Arouca…pois, ele tem ainda 28 anos. Seria um sonho termos esse meio: Amaral, Arouca, Conca e Valdivia. E ainda teremos o bom e habilidoso Zé Roberto, que poderia jogar de ala-esquerdo… ajudando na armação tbm . Mas, pro Zé Roberto jogar de ala/meia, teria que jogar com 3 zagueiros, e o que jogasse a frente da zaga teria que ser um zagueiro rápido, pois, cobriria as descidas do Zé Roberto, e que tbm saiba sair jogando, pois, jogaria quase no meio de campo. Mas, não gosto nem de sonhar…pois, o Paulo Banana Nobre já provou não ser OUSADO.

Palavras verdadeiras ! Não temos um homem na presidência , temos um moleque mimado que só escuta quem não deveria e é ai que nos damos mal!

O Palmeiras e seus bananas. E falando em banana… mas, o que ele leva um banana presidente pagar mais de 5 milhões num centroavante que era reserva do já fraco e caneludo Henrique quando jogavam na Lusinha , tbm chamado de Leandro Banana? Só com esse PÉSSIMO negocio, já daria pra pagar os salários de 1 ano do craque Conca. E o que leva um banana presidente a DOAR mais de 70% do promissor artilheiro Gabriel Fernando? Das duas, uma: ou o banana presidente e’ burro mesmo, ou ele agiu de má fé. E com esse Leandro Banana, a barca pro final de 2015 esta’ mais que abarrotada. São tantos medíocres e cabeças de bagres, que nem sei onde esse banana presidente vai coloca’-los. Pois, esses perebas ninguém quis ou vão querer…e nem pagando metade dos salários. Fato provado já!!!

Em alguns meios de comunicação disseram que foi DOADO 20% POR CENTO, do passe da revelação Gabriel, em outros falam em 50% por cento, passando o jogador a deter 70% do passe. Algo tem uma fonte idônea que fale do caso. De qualquer forma eu arriscaria e não repassaria, ou seja, pagava

Eu tbm pagaria o valor total e ficaria com 80% do passe dele, já que 20% era dele (Gabriel). O risco dele dar certo e’ muito mais que ele dar errado. No mais… investiram e continuam investindo em tantos cabeças de bagres (…que sabemos que não darão certo)…e eu não teria dúvida no promissor artilheiro Gabriel. Mas, precisamos de alguns craques pra ajudar o Gabriel deslanchar. Mas, com os Leandros Banana e o meia Vinicius do Náutico da vida e’ que ele não vingara’.

Presidente é uma mula. Daqui 1 ano esse muleque vai estar valendo 50 milhões de reais e vai receber 10mi e um passa moleque da bixarada de novo…. Qdo está com a faca e o queijo na mão deixa cair e o rato comer!

No dia que o Presidente for eleito pelo sócio torcedor e houver a total separação do futebol do social, o Palmeiras se transformará no maior time do mundo em nº de sócios torcedores.
Quem viver verá!
Sobre a renovação do Gabriel, fica uma pergunta:-
Não era melhor ter poupado tudo que o Palmeiras paga pro Bruno mão de alface e ter investido nessa renovação?
Isso chama-se ter metas prioritárias.

Antes de mais nada é preciso criar uma “governança corporativa” dentro da SEP, ou seja, o presidente eleito tem que ter limitações para o que pode ou não fazer durante o seu mandato. Ele não pode endividar o clube ao ponto de deixá-lo sem um mínimo de recursos disponíveis para a gestão que o suceder, sendo ainda que ele terá que responder com o patrimônio pessoal por qualquer mau uso de recursos do clube durante o seu mandato (seria mais ou menos como criar uma Lei de Responsabilidade Fiscal no Palmeiras), se isto for corretamente feito eu não me preocuparia com o presidente eleito, pois com transparência nas contas fica fácil fiscalizar e com isso coibir abusos econômicos.

Vicente todas essas perguntas deveriam ser mandadas para Mustaphá Contursi. Infelizmente teremos que suportar a presença desse ser por mais dois anos.
No mais, boas festas. Abraços.

Dois anos não, teremos que agüenta-lo enquanto ele viver, é vitalício e comanda mais da metade do conselho. Infelizmente no palmeiras nada pode ser feito sem a aprovação do sapo-boi.

Feliz Natal… E se n for pedir muito…. um 2015 que faça a torcida feliz., com jogadores que honren essa camisas saibam chutar ao gol adversário.

Feliz Natal para voce Vicente e todo o pessoal do 3vv, redatores e comentaristas.

Sera que os caciques que aconselham PN (e os outros escondidos pela gestao, como cipullo) aceitarão as tres mudanças citadas no inicio da opinião, ou pra ter o voto do ST vai ser só o da categoria mais cara?? na hora da separação clube/social, vão inventar aquele conselho gestor??? (que existe hoje, pois pn é aconselhado) e os vitalicios, não basta acabar com eles, e sim tem de tirar os poderes politicos deles. Como Pn e seus padrinhos hoje tem todos os poderes em todas as esferas politicas do clube, temo que a reforma vai sair empacotada no formato que favoreça um possivel terceiro mandato do ungido e seus padrinhos politicos, ou que eles empurrem a mesma pra bem longe, caso as novas normas não estejam de acordo com as vontades do sr. sapo. E sabemos que se o sapo esta de um lado, a esperança de dias melhores, da volta da nossa grandeza, esta do outro lado.

Os comentários estão desativados.