Categorias
Verdão na Mídia

VERDÃO NA MÍDIA 13-12-2014: Corinthians x Palmeiras: quem tem o melhor estádio? ❘ EXAME

NOTICIÁRIO ❘ EXAME

Corinthians x Palmeiras: quem tem o melhor estádio?

Por Beatriz Souza

Nos últimos 6 meses, a cidade de São Paulo ganhou duas novas casas do futebol. Corinthians e Palmeiras inauguraram seus novos estádios para a alegria dos torcedores: a Arena Corinthians e o Allianz Parque.

Além de serem palco para os jogos de seus times, os estádios também já sediaram eventos internacionais. A Arena Corinthians virou Arena São Paulo para receber seis jogos da Copa do Mundo 2014. 

Já o Allianz Parque teve seu gramado coberto para receber os milhares de fãs do beatle Paul McCartney em sua passagem por São Paulo. 

No entanto, quando se fala de Palmeiras e Corinthians, é impossível deixar a rivalidade de lado. Agora de casa nova, torcedores dos dois times vivem comparando um estádio ao outro, na tentativa de descobrir qual é o melhor.

A verdade é que as duas novas arenas têm características bem parecidas e padrões elevados de qualidade. Veja a seguir a comparação:

• Custo

Arena Corinthians: segundo o clube, a obra custou 985 milhões de reais. Deste montante, 400 milhões de reais foram financiados pelo BNDES que serão pagos pelo Corinthians a partir de 2015. 

Os demais recursos são oriundos de outros empréstimos (R$ 165 milhões) assumidos pelo Fundo de Investimento Imobiliário, além dos R$ 420 milhões de CIDs (Certificados de Incentivos de Desenvolvimento) – incentivos fiscais concedidos pela Prefeitura de São Paulo. 

Além disso, o clube gastou ainda 90 milhões de reais em obras necessárias para adaptar o estádio para a Copa do Mundo. 

Allianz Parque: segundo a WTorre, que bancou o estádio, a obra custou 630 milhões de reais. O montante inclui também as obras no prédio da administração e nas quadras poliesportivas do clube. Em troca, a WTorre terá o direito de explorar comercialmente a arena por 30 anos. 

• Naming Rights

Arena Corinthians: o clube ainda não conseguiu fechar nenhum acordo, mas segue buscando. 

Allianz Parque: a WTorre fechou um acordo com a seguradora Allianz que pagará 300 milhões de reais por 20 anos de exposição.

• Tamanho e capacidade

Arena Corinthians: o estádio tem 190 mil m² de área construída e tem capacidade para receber 48 mil pessoas. Não são todos os lugares que têm cobertura. 

Allianz Parque: a casa palmeirense tem 140 mil m² de área construída e pode receber até 43,6 mil pessoas em cadeiras cobertas.

• Camarotes

Arena Corinthians: 89 unidades.

Allianz Parque: 160 unidades.

• Acesso

Arena Corinthians: o acesso ao estádio pode ser feito por duas estações de metrô (Arthur Alvim e Corinthians-Itaquera) ou pela estação Corinthians-Itaquera da CPTM, que abriga também um terminal de ônibus. De todos os jeitos, o torcedor tem que caminhar cerca de 800 metros até as entradas do estádio.

Allianz Parque: a estação de metrô mais próxima ao estádio é a Palmeiras/Barra Funda que está a 800 metros da arena. A estação tem também um terminal de ônibus e uma estação da CPTM.

• Estacionamento

Arena Corinthians: 2.549 vagas.

Allianz Parque: 2.000 vagas.

• Campo

Arena Corinthians: 105 metros de comprimento por 68 metros de largura – padrão Fifa. A distância entre o campo e as arquibancadas é de 9 metros. 

Allianz Parque: 105 metros de comprimento por 68 metros de largura – padrão Fifa. A distância entre o campo e as arquibancadas é de 14,6 metros.

Leia aqui a matéria completa → NOTICIÁRIO ❘ EXAME

••

48 respostas em “VERDÃO NA MÍDIA 13-12-2014: Corinthians x Palmeiras: quem tem o melhor estádio? ❘ EXAME”

Não dá para comparar um estádio de futebol (vulgo Itaquerão) com uma Arena Multi Uso (Nossa), o entulhão só vai receber jogos dos gambá e olhe lá….. Já a nossa arena (nossa e construída sem recursos do erário) “só” vai receber os principais show e eventos nacionais e internacionais, os de segundo escalão irão para as alternativas disponíveis na cidade: panetone mofado, Anhembi, Jóquei-falido-clube, Autódromo de Interlagos (sic!!!!) e por aí vai. Daqui a 5 anos a gente conversa de novo………..

Todo ano o Palmeiras vai contratar um grande jogador , ai vc v a manchete “Palmeiras tem interesse em fulano mais o interesse esbarra na pedida salarial ” sempre a mesma coisa todos os anos pos parmalat foram assim , tentam nos enganar . sera que mesmo com a 3 maior torcida do Brasil , o 2 maior vendedor de camisa , isso mundialmente falando, o estadio mais moderno do mundo , e dificil atrair 3 jogadores de peso ? Pra mim so acredito nesses boatos de contratacao vendo mesmo , Nobre mais uma vez querendo barganhar vai trazer o PAPAI JOEL ! TA DE BRINCAIXON COMIGO ?

Todo ano o Palmeiras vai contratar um grande jogador , ai vc v a manchete “Palmeiras tem interesse em fulano mais o interesse esbarra na pedida salarial ” sempre a mesma coisa todos os anos pos parmalat foram assim , tentam nos enganar . Porra sera que mesmo com a 3 maior torcida do Brasil , o 2 maior vendedor de camisa , isso mundialmente falando o estadio mais moderno do mundo , e dificil atrair 3 jogadores de peso ? Pra mim so acredito nesses boatos de contratacao vendo mesmo , Nobre mais uma vez querendo barganhar vai trazer o PAPAI JOEL ! TA DE BRINCAIXON COMIGO ?

Todo fim de ano é a mesma coisa, agora que aprendemos a lição, vamos montar um time competitivo, mas aí começam as contratações, jogadores de série B ou de times que estavam disputando junto com a SEP o rebaixamento. Vamos disputar para não cair no paulistinha, essa é a verdade. Agora o dinheiro que entrar da Arena , vai tudo para pagar o Paulogay. Cadê patrocínio? Cadê a limpeza das perebas? Sempre o mais do mesmo. Com sapo boi gambá no comando somos um time de médio para nanico.

Por isso eu comentei que o rebaixamento já havia acontecido no dia 29 de novembro, independentemente do resultado em campo. Reeleger esse piloto de autorama para mais dois anos de destruição do patrimônio com sua austeridade financeira foi um tiro na têmpora do torcedor que conhece a história do Palmeiras e que não aguenta mais humilhação, mas tem gente pedindo para esperarmos pois só sabemos meter o pau.

Mustanobre não vai mudar nada mesmo, é a sua natureza, filho de quem é. Lembrem-se da fábula sobre o escorpião e o sapo. Destaque da série B, empresários, técnico medíocre e caro… A lição e o susto não serviram pra nada.

Nova maré de perebas começa a inundar o Oceano Palmeiras. Amaral (do verdinho de Goiás ???!!!), Lucas (do Foguinho rebaixado???!!!), Vitor Hugo (do Mequinha mineiro???!!!). PQP, pra isso aí temos coisas similares na base e é bem mais barato. Por que não um nome top de linha pra começar os trabalhos, Paulo Nobre? Pra quê? Pra dar uma sacudida positiva na torcida, pra mostrar que as coisas vão mudar e melhorar, pra acabar com essa cena patética na qual se transformou o maior campeão brasileiro. Que falta de visão, que falta de grandeza, que fase………

Mais 3 perebas de série B chegando, é o ruim e barato continuando com um morto vivo de treinador. Obrigado aos 2400 FDP que votaram nesse cara.

Sim Harley ficou na moderação. Seu comentário era ofensivo a um dirigente. Obrigado.

Diretoria contratando 3 jogadores do mesmo empresário. ( o tal do uran) , isso faz vcs lembrarem des alguma coisa? Estamos perdidos , já começaram
Os esquemas mirabolantes pra trazer mais promessas, onde quem NUNCA perde sao os empresários e quem sempre se da mal e o Palmeiras! Playboy vai começando a pagar a divida política contraída para sua reeleição …

A jornalista da Exame diz que o tamanho do campo do Allianz Parque é 105m x 68m mas no primeiro jogo realizado na Arena foi informado que o tamanho do campo é de 115m x 78m, ou seja, 10 metros a mais no comprimento e na largura.

Os erros que fizeram ser tão dramatico aquela tarde de domingo 07/12 tem de ser guardados para não ser repetidos, não consegui comemorar naquele dia, a não ser a beleza da arena allianz parque, estou acostumado a comemorar ‘titulos’ do Palmeiras, brigar pra não cair é uma vergonha que o Palmeiras não precisa passar!

Obviamente não é o melhor, na minha opinião, que o Palmeiras poderia contratar. Gostaria de ver o Cuca.
Mas é um nível bem acima de GK e Dorival.
E com times mais interessantes que o do Abel.
Agora é esperar pelos demais reforços. Por enquanto a diretoria tem trabalhado rápido. Em uma semana desmanchou uma estrutura ruim e trouxe outra bem melhor, que tem trabalhado com dedicação e rapidez.

eu vou esperar os jogadores chegarem e jogarem, para dar qualquer tipo de opinião. Treinador idem. Só a nossa torcida desce o pau antes.

Victor, é fato que se sleep, mazinho ou qualquer outro pereba continuar no clube, o treinador vai ter que “testá-los” e….. dar “oportunidade,” para n perder o grupo. E vamos ser sinceros, esses perebas merecem mais oportunidades? Espero que n fiquem, ai n poderão ser escalados.

Vítor, o problema é que já cansei de ouvir esse papo de “vou esperar primeiro para reclamar depois, vai que dá certo” desde 2000 quando anunciávamos as contratações de pérolas como Florentin, Enílton, Adriano Chuva, Osmar, Kahe, Rosembrick, Cristiano, Alemão, Renaldo e tantas outras coisas das quais é melhor esquecer. Acho que só nossa torcida mete o pau antes porque já sabe o que vai acontecer depois, e nenhum outro clube grande no mundo jogou tanto dinheiro fora com tanto lixo neste século. Nos raros momentos de ousadia desse período, ninguém chiou quando trouxeram o Vagner Love de volta em 2009, quando Diego Souza e Alex Mineiro foram contratados em 2008, quando o Barcos aportou por aqui em 2012 (apesar de ser ainda pouco conhecido) ou quando o Assunção mesmo quase em final de carreira veio para o clube em 2010. Será que dá para entender a diferença?

Pretendido pelo Palmeiras para 2015, Oswaldo de Oliveira, caso seja contratado, deverá adotar a mesma filosofia de trabalho que aposta na recuperação de atletas e aproveitamento de jogadores da base. Fórmula que deixou legado importante para Botafogo e Santos, os dois últimos clubes comandados pelo treinador. No caso do Alvinegro, onde foi campeão carioca em 2013, o técnico além de ter bancado alguns jovens que já até foram negociados pelo clube, casos de Vitinho e Dória, Oswaldo também apostou em jogadores que chegaram a ser questionados pelo torcida, mas deram retorno dentro de campo……………………..NÃOOO!!!…. eu já vi esse filme antes….. vai tentar “recuperar” sleep, mazinho e outras tralhas…… pq dar mais chance a quem já provou n acrescentar nada?

Boa matéria, porem esqueceram de comentar não somente o quanto cada Arena vai gerar de receita, mas outras coisas também.
1º Quanto ao custo vale ressaltar que os 600 milhões foram gastos com o Estadio, o Prédio Adm e o Edifício de quadras, feitos todos do zero. Enquanto que o outro estadio se gastou muito mais que 900 milhões, o que demosntra claramente a roubalheira que foi este estadio do curin….
2º O estacionamento do curin… não tem estrutura e é ao ar livre, sem que se tenha acesso direto ao estadio, Enquanto que o Allianz tem todas as vagas cobertas com acesso direto a Arena.
3º Apesar de ter a Área cosntruida maior a o estadio do curin… conta com terreno do lado sem benfeitoria alguma, enquanto que o Allianz se trata de uma estrutura mais vertical tendo mais camarotes e ainda uma arquibancada superior.

Faltou mais alguma coisa???

1º Nosso estadio precisou de grande movimentação de terra, o acabamento não se compara, é mármore pra tudo que é lado, o campo o nosso é um tapete o de vcs como vimos é um pasto, nossa cobertura tem forro a d vcs tem arame, o nosso será nosso em 12 anos o de vcs em 30, temos telas de lcd nos banheiros, sanitários importados do japão, acabamento externo todos em ceramica italiana, fachada de vidro, são 11 andares de puro luxo e requinte. Agora as benfeitorias em torno do seu estádio poderia incluir alguns piscinões pra ele em dias de chuva não alagar né.

A Arena Corinthians tem dentro do estádio 3 andares de estacionamentos, sendo um andar somente para onibus, caminhões, ambulâncias, bombeiros, guindastes, imprensa, serviços em geral e 2 andares com 500 vagas cada cobertas para quem tem camarote, convidados e para os VVIPs. No lado externo são dois estacionamentos para 2000 vagas que a qualquer momento tendo necessidades podem ser construídos edifícios garagens multiplicando essas vagas. Os terrenos gigantescos ao lado sem estrutura (que são os estacionamentos descobertos) é uma vantagem pois pode facilmente serem áreas de eventos como as que a FIFA montou na Copa. Essas áreas gigantescas livres inexistem em outros estádios paulistanos. Os 190 mil metros construídos dizem respeito apenas ao prédio do estádio e não engloba a administração como no caso do Palmeiras. A adm e o clube do SCCP fica no Parque São Jorge. A Arena Corinthians foi projetado para poder expandir de 48 mil para 70 mil lugares sem necessidade de grandes obras, como visto na Copa. Por esse motivo apesar de ter 48 mil lugares, a arena tem corpo de arena de 70 mil lugares. Por fora tem 43 metros de altura e por dentro tem 57 metros de altura.

O Palmeiras tem o estádio melhor que o dos Gambás, mas os Gambás tem o time melhor que o nosso. Mas só por enquanto, né Paulo Nobre?

Osvalllllllllllllllllldo, meu Deus, parem as maquinas.. como diria um apresentador palmeirense..
2015 promete..

Palmeiras boatos de contratações,estaria acertado com:
Vinicius (nautico)
lucas (botafogo)
Vitor Hugo (america)
Fred (fluminense)
conca (fluminense)
Jean(fluminense)
amaral (goias)
osvaldo (treinador)
Sobis (flu)
rever atletico-mg

Olha, Osvaldo é muito melhor do que Abelão e Mano, o cara sabe usar a base e é um técnico mais ofensivo. O Abel precisa ter um time cheio de medalhões para conseguir alguma coisa, e o Mano é um retranqueiro 171.
Opção melhor seria o Cuca, mas seu salário é inviável para o Brasil. E os reforços prometem, Amaral, Lucas e Vitor Hugo são bons jogadores – e se o o Sobis vier mesmo, dá para começar a ter esperanças em 2015.

Amigo Fábio, respeito a sua opinião, vou torcer muito para o professor ser campeão de tudo mas, sinceramente, Osvaldo é um puta enganador! Vou até dar um crédito para o Alexandre Mattos, só fazendo uma ressalva: com todo respeito ao Cruzeiro, no Palmeiras é diferente! Tudo é diferente! Torcida maior, melhor e mais exigente, cobertura da mídia(90% tendenciosa e parcial para os rivais)muito maior, etc. Nosso novo diretor não terá direito de errar; nem no treineiro e nem nos jogadores! Não gostei do novo treinador mais torcerei muito para que todos (até o Paulo Pobre) tenham sucesso em 2015. Scoppia!

No Palmeiras é diferente mesmo…Além de tudo isso que você apontou, no Palmeiras o cara chega pra trabalhar com a promessa de que terá material humano, terá liberdade e autoridade para fazer seu trabalho bem feito, mas é só promessa, na verdade ele não vai poder contratar ninguém se o presidente não quiser e vai ter que tirar leite de pedra…

Matéria tendenciosa que tenta colocar como semelhantes produtos diferentes, motivo pelo qual a arena do Palmeuras há tem nome: Allianz Parque, 300 milhões e o itaquerao continua procurando…o Oalmeuras tem a arena multiuso mais moderna e bonita do mundo, os gambás tem um estádio feio, mal- localizado e apesar do padrão fifa, mal – estruturado !

O estádio deles(não é arena) é tudo de ruim que possa existir, mas não é mal localizado, fica perto de duas estações do metro, uma da CPTM e do terminal Itaquera de ônobus…Além da Radial…ão é poque é zona leste que é mal localizado cara…

A matéria só esqueceu de ponderar o quanto cada uma irá gerar de receita. E aí é onde a diferença se escancara ainda mais em favor do Allianz Parque.

Os comentários estão desativados.