Categorias
3VV Indica

3VV Indica: mais filmes sobre esporte

 

Danilo Cersosimo (@D_Cersosimo)

Na coluna da semana passada demos algumas dicas de filmes sobre esportes que estão disponíveis no Netflix e recebemos mensagens de leitores recomendando outras produções.

O Rinaldo Milito nos sugere ótimos filmes, como “Invictus“, “Moneyball“, “Estrada para Glória“, “Somos Marshall” e “Invencível“.

Dessa lista, “Invictus” (2009) é o meu preferido. O filme conta a história de como o grande Nelson Mandela usou a Copa do Mundo de Rúgbi para fortalecer o processo de união da África do Sul dividida pelo regime segregacionista do apartheid que findara havia poucos anos: http://www.imdb.com/title/tt1057500/

Aqui, cenas reais daquela final: https://www.youtube.com/watch?v=SL8WX7a-H2k

O Gabriel Rinaldi indica “Duelo de Titãs” (2000) filme que também toca na questão racial: https://www.youtube.com/watch?v=nPhu9XsRl4M  e “Coach Carter” (2005): https://www.youtube.com/watch?v=znyAnWUYf2g . Ambos também tocam na questão racial, tema bastante frequente no cinema americano. São dois filmes que poderiam ter roteiro e direção um pouco menos óbvios, mas ainda assim são boas histórias com atores renomados nos papéis principais (Denzel Washington e Samuel L. Jackson, respectivamente).

Ainda nesta seara, recomendo também “42 – A História de uma Lenda” (2013), sobre Jackie Robinson, que em 1945 foi o primeiro jogador negro a ser aceito na Major League Baseball dos EUA. O tema é rico e poderia ter resultado numa produção mais marcante, mas ainda assim trata-se de um belo filme, sobre uma história fascinante.

Por fim, já que falamos bastante de esportes americanos, vale sempre lembrar de “Um Domingo Qualquer” (1999), com o mestre Al Pacino eternizando uma das maiores cenas sobre discurso motivacional no esporte: https://www.youtube.com/watch?v=myyWXKeBsNk

Espero que gostem das indicações… Até a próxima.

***

ERRATA: Alan Basso, leitor e 3vvista de carteirinha nos alerta para um erro na última coluna. Ao contrário do que escrevemos, foi Melissa Leo quem ganhou o Oscar de “Melhor Atriz Coadjuvante” por “O Vencedor” e não Amy Adams (que também foi indicada pelo mesmo filme, mas não levou).

3 respostas em “3VV Indica: mais filmes sobre esporte”

Coach Carter é sensacional.

Um que também merece ser citado é Invencible, ou Invencível, história real sobre um jogador de futebol americano

Dois filmes que achei muito bons e acho até que já foram mencionados aqui no 3VV são Menina de Ouro e Rocky VI.
No Rocky VI, minha parte preferida é a frase “não importa o quão forte você bate mas o quanto você apanha e consegue continuar lutando”

Os comentários estão desativados.