Categorias
Notícias

A avaliação dos novos reforços

 

Por Emerson Prebianchi

Olá amigos do 3VV,

Campeonato Paulista que se inicia e um novo e renovado ano nos leva a crer que as dificuldades e vergonha suportadas em nosso centenário serão coisa do passado com um time reforçado e sem dúvidas muito mais qualificado do que o de 2014.

As contratações vieram em grande número o que não garante a formação de um grupo forte a ponto de disputar de igual pra igual com os times já formados em 2014 que aos poucos recebem reforços pontuais, mas o fato é que o trabalho iniciado parece ser bom e o custo por isso é matéria pra outro post.

Por aqui vamos traçar um breve relato sobre os nomes que vieram e o que podemos esperar de cada um dos contratados.

Osvaldo Oliveira

Treinador de renome que jamais foi a primeira opção de 10 entre 10 torcedores do Palmeiras, Osvaldo chega com a dura missão de formar um grupo forte com os jogadores que chegaram de dezembro pra cá.

Sinceramente eu acredito que pode dar certo e fazer história no comando do Palmeiras, mas essa minha opinião encontra forte resistência entre muitos torcedores que não veem nele o perfil que se espera no comando do time.

Dentre as opções que se apresentaram é um bom nome!

Dudu

Essa contratação certamente foi a que mais massageou o ego de todo palmeirense já que dar um tombo nos coirmãos da Marginal e do Jardim Leonor ao mesmo tempo é raro e deve ser desfrutado sem parcimônia!

Do ponto de vista técnico o que podemos falar é que o jovem atacante de 23 anos é uma das grandes promessas do futebol brasileiro e não a toa gerou o interesse dos três maiores clubes de São Paulo depois de ter feito uma boa campanha pelo Grêmio.

A passagem pela Ucrânia no Dynamo de Kiev não permitiu ao jovem se firmar no futebol europeu, mas de volta ao Brasil os resultados em campo começaram a aparecer e o investimento feito parece fazer total sentido de modo a termos aí uma grande contratação, que contudo não pode ser tida como a contratação de um craque, mas sim de um grande jogador que por se jovem tem tudo para vingar e honrar a camisa do Palmeiras.

Zé Roberto

Grande contratação, principalmente pelo fato de ter sido concretizada sem custo na aquisição dos direitos federativos.

Os mais de 40 anos não parecem pesar sobre o jogador que tem no seu porte físico um grande diferencial e que atrelado a sua inconteste condição técnica só tende a agregar no time recém montado, dando não só a qualidade esperada na até então carente lateral esquerda, como também servindo como referência positiva aos jovens jogadores que chegam ao grupo, seja pelo seu caráter, seja pela sua experiência como profissional.

Também não pode ser tida como a grande contratação do ano por ser um jogador já em fase final da sua carreira, mas certamente é um nome forte que chega para impor respeito aos adversários.
Arouca

Essa sim é a grande contratação do ano! Jogador relativamente jovem com experiência e qualidade técnica que faz do nosso meio campo, sem dúvidas, um dos melhores do país.

Referência por onde passou, o meio campista, ao lado do Mago Valdívia pode dar a cadência e a qualidade necessárias para que o ataque funcione propiciando por que não títulos ainda nesse ano de 2015.

A contratação, também sem custo de transferência há de ser exaltada como resultado sério do trabalho feito por profissionais da área o que dá grandes mostras do motivo do fracasso em 2014.

Vitor Hugo

O jovem zagueiro que se destacou no Ituano entre 2012 e 2013 como sendo não só um bom marcador mas também um grande cabeceador nas bolas paradas de ataque vem depois de ter amadurecido no América-MG nas últimas duas edições da Série B do Campeonato Brasileiro.

A contratação por empréstimo com prioridade na compra após a temporada de 2015, se não é a mais perfeita forma de aquisição de atleta, se mostra uma modalidade em alta na administração Paulo Nobre, e o vínculo federativo do atleta com o clube pertencente ao seu empresário já demonstra que dificilmente o Palmeiras terá a totalidade deste atleta independentemente do que ele vier a render em campo.

Vem prá ser titular colocando o jovem prata da casa Nathan no banco, e certamente vai dar conta do recado apesar de ainda apresentar algumas falhas de marcação, principalmente nas jogadas pelo chão já que por cima é um jogador de qualidade diferenciada.

Lucas

O lateral direito que veio do Botafogo sem custo uma vez que se desligou do time carioca com a ajuda da Justiça, já que como outros não recebia por lá, é uma contratação pouco badalada mas que tende a ser muito importante principalmente pela experiência na posição.

Também chega para ser titular e pelas atuações com a camisa do Botafogo deve ser um nome que nos dará segurança na posição pois marca muito bem e tem boa presença nas subidas ao ataque com velocidade e precisão nos cruzamentos.

Amaral

O volante que até hoje só vestiu verde, iniciou sua carreira nas categorias de base do Goiás e aos 28 anos enfim terá a possibilidade de vestir a camisa de um dos gigantes do futebol brasileiro.

Sua contratação junto ao Goiás, foi uma das poucas que envolveu valores de compra dos direitos federativos e num contrato de três anos o jogador chega depois de ser pretendido por Inter e Flamengo.

Chega pra ser titular e sua segurança na marcação pode e deve ser uma marca nesse time que tem bons nomes para essa posição.

Gabriel

Grande destaque do Botafogo no ano passado, quando conseguiu a marca de maior ladrão de bola do Campeonato Brasileiro, o volante vinculado ao Monte Azul, time do interior paulista, chega por empréstimo de dois anos.

Assim como o lateral Lucas, chegou sem grande alarde mas tem tudo para se firmar na posição ao lado de Amaral formando uma barreira de difícil transposição para os adversários.

Tem grande qualidade técnica não só na marcação como também na criação de jogadas com presença constante no ataque como um legítimo segundo volante, em se concretizando em campo tudo o que se espera, deve ser uma das melhores contratações desta temporada.

Alan Patrick 

O meia que assim como Dudu não se firmou no futebol Ucraniano, atuou pelo Inter em 2014 onde teve uma passagem boa com dois gols marcados, chegou por empréstimos até o final desta temporada.

Certamente é um grande nome para compor o grupo formado, mas não é o camisa 10 que o Palmeirense espera para a temporada. Com a contusão de Valdivia e a má fase eterna de Mendieta deve ganhar a chance de iniciar o Paulistão como titular no meio campo ao lado de Dudu e Alione formando a terceira linha no 4-2-3-1.

Se render bem, pode ser um nome a ser contratado em definitivo, não para assumir a 10, mas para compor com qualidade um elenco que almeje títulos.

Leandro Pereira

Depois de brilhar no Brasileirão pela Chapecoense, onde marcou 10 gols, o atacante que tinha tido passagem apagada pela Portuguesa no Paulistão, acabou gerando interesse de alguns grandes e depois de estar com a contratação bem encaminhada com nosso coirmão da Marginal, Leandro acabou aportando no Palmeiras.

Em outra das poucas negociações que envolveu valores, o Palmeiras comprou 50% dos direitos econômicos e vinculou por 5 anos os direitos federativos numa negociação que pode ser boa, mas que não se justifica na medida em que o histórico do jogador que até estourar no Chapecoense tinha apenas 10 gols em 3 anos.

Apesar de iniciar o paulistão como titular, Leandro esta longe de ser o camisa 9 dos sonhos do palmeirense e a situação envolvida na sua contratação deixa mais dúvida do que certeza de que foi um bom negócio. Tomara que eu esteja errado e que ele venha a ser o maior artilheiro da história do Palmeiras!

João Paulo

Vindo do Flamengo onde alternou bons e maus momentos, o experiente lateral esquerdo que pertence à TRAFFIC e tem seus direitos federativos atrelado ao Desportivo Brasil chega por empréstimo até o final dessa temporada.

O apoio ao ataque é a principal característica do lateral que mais parece um ala e que pode ser muito útil em situações especificas. Certamente não é o lateral dos sonhos e tem sérias deficiências na marcação mas para compor o grupo pode ser uma boa contratação numa posição que tem além de Zé Roberto, o jovem e talentoso Victor Luiz

Jackson

Sem espaço no Inter de Porto Alegre que detém os direitos federativos e econômicos do zagueiro, Jackson que esteve no Goiás no último Brasileirão, vem por empréstimo até o final do ano como uma opção para compor o grupo que certamente vai precisar de bons jogadores nessa posição que tem uma rotatividade alta por conta dos cartões e suspensões que certamente serão impostas pelo “imparcial” STJD.

Se for bem e segurar o rojão quando for acionado pode ser uma boa opção para contratação em definitivo ao final da temporada, mas hoje não é nem de longe a solução para a composição da nossa zaga.

Victor Ramos

O Zagueiro formado pelo Vitória-BA tem contrato com o Monterrey do México que acertou o empréstimo com cláusula de prioridade de compra ao final de 2015.

Veio para disputar a titularidade e será muito útil na temporada, sendo um jogador jovem mas experiente já tendo jogado, além do México, na Bélgica onde foi campeão da Copa Belga e Vice Campeão da Primeira Divisão do país em 2011.

Outro bom nome que longe de ser o craque que o palmeirense sonha, pode ser um nome a ser contratado em definitivo ao final da temporada.

Andrei Girotto

O jovem volante chega depois de uma boa temporada no América-MG em contrato de empréstimo até o final de 2015 quando o Palmeiras tem a opção da compra de parte dos direitos econômicos do jogador.

Jovem e firme na marcação sem abdicar do apoio, chega com frequência ao ataque como elemento surpresa e não raro marca seus gols. Pode ser muito útil no time e briga pela condição de titular o que lhe qualifica a ficar em definitivo ao final do ano.

Robinho

Meio campista contratado junto ao Coritiba, o meia chegou em negociação conturbada com a compra de 50% dos direitos econômicos em contrato com vínculo dos direitos federativos por quatro anos.

Bom jogador, pretendido por outras equipes de São Paulo, o meia vem pra compor o elenco e brigar por uma posição no hoje forte meio campo alvi-verde, é uma contratação interessante do ponto de vista de composição de elenco e pela experiência pode ajudar muito.

Rafael Marques

De volta ao Palmeiras depois de 11 anos, o atacante de 31 anos chega da China como homem de confiança do treinador em contrato por empréstimo até o final do ano.

Contratação muito contestada pela torcida certamente vai gerar uma cobrança exacerbada em relação ao rendimento do atacante que sempre se destacou pela velocidade atuando pelos lados do campo onde já contamos com bons nomes.

Na minha opinião foi uma contratação desnecessária já que temos os bons jogadores para a posição com idade mais atraente e maior possibilidade de propiciar retorno técnico ao time, de toda forma vamos torcer pra que o técnico tenha acertado ao insistir nessa contratação.

Ryder

O jovem meia que vem por empréstimo da Fiorentina-ITA saiu do Brasil aos 14 anos é uma aposta que pode e deve ser questionada já que o jogador, pouco ou nada conhecido pelo palmeirense, vai precisar se readaptar ao futebol brasileiro depois de não se firmar no futebol Italiano.

Por ser uma opção que em tese deve ter pouca chance de jogar, não me parece ser um bom negócio trazer esse tipo de jogador em contrato de empréstimo já que esse tipo de negociação evidentemente tem o objetivo de valorizar e dar experiência ao jogador que não é do Palmeiras.

Tecnicamente é uma incógnita e só nos cabe torcer para que possa mostrar seu valor e quem sabe se mostrar uma grata surpresa.

Kelvin

O jovem atacante que também vem por empréstimo até o final de 2015, só que do Porto-POR, segue o mesmo princípio de entendimento aplicado ao meia Ryder e depois de se firmar como jogador de um gol no time português, acabou jogando a segunda divisão do país pelo Porto B.

No meu ver é uma contratação que não se justifica, sem se levar em conta a qualidade técnica do jogador, uma vez que temos para a posição no elenco os jovens Gabriel Leite e Gabriel de Jesus que devem ficar de fora dos 28 inscritos no Paulistão para que este jogador que não é do Palmeiras seja valorizado.

Além disso a postura extra campo do jovem atacante – que ao sair do Brasil era um dos destaques da base do Paraná Clube – deixa muita dúvida sobre o que ele pode agregar a um elenco que está agora se formando.

***

Junte-se a estes os argentinos Cristaldo, Mouche, Tóbio e Alione, o experiente goleiro Fernando Prass, os jovens destaques de 2014 Victor Luiz, Nathan, Gabriel Dias, João Pedro, Renato, e os recém alçados ao time principal Gabriel de Jesus, Gabriel Leite, Juninho, Matheus, e enfim temos um elenco digno de não nos envergonhar em campo! Se desse grupo de jogadores pode surgir um time campeão, é cedo pra se falar até porque temos muitos jovens no elenco, mas não se pode negar que o time começa 2015 dando esperança de um ano melhor.

Saudações alviverdes!

36 respostas em “A avaliação dos novos reforços”

Se fosse técnico meu time titular no Paulista seria: Prass, Lucas, Vitor Hugo, Nathan e Vitor Luis;
Gabriel, Arouca, Zé Roberto e Valdivia;
Dudu e Leandro

Banco/elenco: Aranha, Tobio, Vitor Ramos, Joao Pedro, Luis Gustavo, Alan Patrik, Alione, M. Leite, Robinho, Renato, Gabriel Jesus, Girotto, Joao Paulo, Matheus Muller, Fábio, Rafael Marquez e Cristaldo.

Hoje Palmeiras 4 x 1 Audax (Leandro, Alan Patrik, Leandro e Vitor Hugo)

Estou acreditando que será um ano menos ruím. Pior do que estava não dava para ficar. A nova estratégia foi comprar jogadores a granel, para ver se dá alguma coisa aproveitável. Estatística e historicamente os fiascos dos últimos 15 anos são baseados em uma defesa que leva uma média de 2 gols por jogo. Esse é o desenho do Palmeiras medonho que temos visto. quem leva 2 gols por jogo não tem como fugir da derrocada. Ou ajustam esa defesa, ou os fiascos, as vergonha vai continuar.

Vejo luz no fim do túnel (E não é do trem, assim espero). Esse ELENCO tem ótimas chances de vencer o Pulistão 2015. No segundo semestre precisamos de um MEIA e um CENTRO-AVANTE que venham para ser titular. Por mais que meio mundo fale do Valdívia, mesmo jogando pouco nos ajudou e muito, mas para um time que almeja ser campeão brasileiro, precisa de mais… Abraços.

se o técnico não chamar o borel pra jogar nesse paulista, eu dispensaria o técnico o muleke e o melhor atacante facil

Amigos nossa torcida impressiona…87800 sócios avanti..se continuar nessa toada, chegaremos a 100.000 antes do carnaval..chupa Rgt e banderintias..não adianta ficar fazendo campanha q o palmeiras e pequeno..seus comprados

Boa noite famiglia verde.
Não me perguntem o motivo de ter perdido meu tempo e cansado meus olhos e cabeça com um artigo escrito disponível em:

Mas pergunto a vocês:
O que motivou essa matéria? Quem a escreveu?
Quem a escreveu poderia
ter citado também as falcatruas ocorridas no campeonato paulista de
1977, ou a intervenção Zveiteriana, ou o motivo do Palmeiras ter sido
campeão brasileiro e da libertadores e não ter participado daquele
torneio de verão entre solteiros e casados que a Trafic mudou de nome,
citado também estádios construídos ou subsidiados com e por verbas
públicas, além de pseudos jornalistas que fazem uso
de espaços que deveriam ser neutros, mas que são usados para externar
suas preferências cublísticas, sejam patrocinadas ou não pelos clubes
que se favorecem dessa prática suja e ideológica.
Pode parecer
paranoia, se for é uma do tipo pandêmica, pois uma nação a sofre, mas o
Palmeiras sempre foi vítima da mídia esportiva, porém desde que
políticos mais populistas do que a mediocridade permite se agarraram ao
poder, a prática está exageradamente descarada.
Palmeirenses,
aproveitemos a maré verde que começa a nos mover e associemo-nos cada
vez em maior número ao nosso clube, para que os grilhões globais sejam
rompidos e tratemos essa ditadura aos moldes do antigo periódico que no
início do século passado colaborou para o início da libertação das
gerações que se seguiram. Curiosamente esse veículo chamava-se “Avanti”.
PALMEIRAS NOSSA VIDA É VOCÊ!

Gostei da maioria das contratações, pelo visto a melhor delas foi Alexandre Mattos. O time fica com opção de elenco e sem adaptações bizarras. No pouco visto nos amistosos, achei Ryder fraco, Girotto grosso e Jackson fora de tempo. Mas vou dar um crédito. E pelo que mostrou nos amistosos, Cristaldo tem que ser titular.

Não sei se é time para ser campeão, me parece que sim, dois bons jogadores para cada posição. E lembrem vamos xingar o Valpinga mas jogando é o melhor 10 em atividade no Brasil. Se Osvaldo souber usar o brinquedo sem quebrar…

Por falar em bambis, hoje o Aidar visitou a clinica de um médico amigo meu. foi fazer exame de próstata. O médico então falou, em um dedo tem creme, no outro morango e no outro chocolate, es
colha um. O Vaidar então respondeu quero napolitano.

nao poderia me furtar a esse comentario… os bambis nao tentaram atravessar o negocio com o goleiro aranha….preferem contratar o joao pinto de portugal…muito mais a cara deles.. kkkkkkk

Fechamos com o Aranha. acho um bom goleiro que pode nos deixar tranquilo se o Prass precisar descansar algumas partidas…
estamos ficando com um elenco forte.. falta uma peça para dizer que podemos sonhar com titulos ainda esse ano… um centroavante renovado… ja pensou um Fred ou um Barcos nesse time???

Acho que em represália à RGT, toda entrevista coletiva de jogador do Palmeiras para tal emissora deveria ter um banner do “Allianz Parque” atrás do jogador, já que as imagens de coletivas são cedidas pelo clube.

A melhor contratação deverá ser a mudança de mentalidade. Os craques surgem de Equipes com vontade de vencer e de se projetar. Talvez até os jogadores que no ano passado eram tidos como de baixa qualidade (tirando os casos MUITO evidentes), podem se redescobrir se a equipe e até mesmo o próprio clube mudar seu astral.

Com certeza, Victor. Estão pensando no agora, enquanto Mattos pensa no brasileiro, onde precisaremos de um elenco extenso por conta da tabela pesada e longa. Sem contar que muitos dos que vieram são apostas e, num futuro próximo, poderão ser utilizados como moeda de troca para outros jogadores prontos para jogar. Mendieta está indo para o Santos para Arouca poder vestir nossa camisa. Enfim, acho que é esse o pensamento de nossa diretoria.
Mas não podemos tirar a razão de quem corneta, afinal estamos sofrendo há um bom tempo. Natural a desconfiança. Mas eu prefiro ser otimista. Mattos parece o Billy Beane dos A’s.
Sem contar que é muito difícil sair de um fracasso para um título. Cruzeiro mesmo demorou dois anos para emplacar a reviravolta. Temos chances de nesse ano já brigar pelo título. E acredito que a diretoria trará gente grande para o brasileiro.
O importante é a comissão técnica ter tempo para trabalhar, o que será mais difícil.

Só devemos ficar atentos quanto a essa utilização das apostas que vc falou pq quase todos vieram por empréstimo e não em definitivo de modo que não poderão ser utilizados para troca por outros jogadores.
Mas de fato não vejo motivo para criticar esse time montado! Quanto a gostar ou não dos nomes, isso é opinião pessoal de cada um…

Ryder, Victor Ramos, Kelvin são típicos jogadores de empresários que vieram empurrados. Rafael Marques e Jackson são totalmente desnecessário. O problema maior é que tomam espaços de jogadores promissores e tecnicamente melhores.

Emerson, concordo em quase tudo. Só acho que uma das apostas (Kelvin ou Ryder) poderia ser feita. Mas, acho que não precisava dos dois. Além disso, salvo engano, o Amaral veio de graça, não foi? Pelo que li por aí, apenas Leandro Pereira, Dudu e Robinho foram aquisições. Acho que o contrato do Amaral tinha acabado.
Abs.,

Grande contratação o Arouca; jogador de muito bom nível técnico.
Quanto as outras contratações, tenho algumas restrições: Jackson: ficou a impressão na estréia, de que é um jogador limitado; deu uma “voadora” criminosa no adversário; a propósito, não entendi a dispensa do zagueiro da base Gabriel Dias, ele é melhor que o Wellington. Ryder?, Rafael?, João Paulo? O Palmeiras deve procurar um goleiro mais jovem, não o Aranha; essa contratação, se ocorrer, será totalmente equivocada. Quanto ao Oswaldo de Oliveira, era a melhor opção entre os disponíveis à época. Não acho que seja o treinador ideal; darei um voto de confiança. Ainda quero ver como nosso treinador o CUCA; Verdão rumo ao 1º título do ano: o Paulistão.

Se o time vai dar liga eu não sei, o que eu sei é que as perspectivas deste início de ano são incomensuravelmente maiores do que as do início de 2014……

Só não gostei do retorno do Maikon Leite.

O resto está tudo certo.

Abraço!

Agora precisamos de um goleiro reserva, quem sabe aquele que foi campeão no ano passado com o Ituano e deve estar no Avaí. Ou o goleiro da Chapecoense.
Seja bem vindo Arouca, novo Sampaio do verdão.

A melhor contratação de todos: Arouca.
Em relação aos Oxxxxxvaldo realmente não é o técnico que queríamos, mas merece uma chance, pois os jogadores gostam dele.
Acho ainda que precisamos de um 10 para o lugar do Mago, que já encheu o saco, pois vive machucado. Quem sabe o Alex do Inter??? Ou o próprio Juninho do Juniores.
Quanto ao Lúcio, obrigado capitão, você vestiu nosso manto com honra, ao contrário de Wesley, Kardec etc.
Quanto a Felipe Menezes e W Love, vá os dois para o inferno.
E a briguinha do Vaidar e o Mujica (Murici), pensou se fosse no verdão???
Boa Mattos, nossos clientes são os 16 milhões de torcedores. Que saudades do Frizzo, Brunoro, Feitosa etc. (kakakakakakakak)

Reforços foram 5: Lucas, Zé Roberto, Arouca, Alan Patrick e Dudu. Apostas (diferente de promessas, e que podem vir a ser reforços) foram 12: Victor Ramos, Jackson, Victor Hugo, João Paulo, Amaral, Gabriel (a melhor delas), Andrei Girotto, Robinho, Ryder Matos, Leandro Pereira (a 2ª melhor), Rafael Marques e Kelvin.

Acredito que a lista tinha que ficar assim: Reforços foram : Lucas, Zé Roberto, Arouca, Alan Patrick, Dudu, Gabriel(jogava bem no fraco time do Botafogo), Robinho(é experiente, mas jogou bem no Coritiba) e Jackson(jogou bem aonde jogou, é pra compor elenco e sabe sair jogando tambem). Apostas (diferente de promessas, e que podem vir a ser bons reforços) foram : Victor Ramos, Victor Hugo, João Paulo, Amaral, Andrei Girotto, , Ryder Matos, Rafael Marques, Leandro Pereira e Kelvin.

Acredito que o Paulistinha vai ser com esse time mesmo, muito bom se vier o Arouca, mas ainda estará fatando, não um goleiro urgente e sim um 9. O Cristaldo tem que jogar e queimar minha lingua agora de titular e mostrar o porque veio e ai nao iria perguntar para contratar mais um centro-avante que nao seja aposta.
Mas ta se desenhando assim.
O Kelvin vai ficar fora do paulsita e ai tinha que colocar o Gabriel Jesus porque ja ganha mais mesmo e parece ser o melhor.

Aroni, concordo com vc !!! Mas, tenho que fazer umas observações: vc irá se surpreender com o Amaral. Pois, ele marca muito bem, e e’ excelente no jogo aéreo (pode anotar aí… ele fará uma 1/2 dúzia de gols de cabeça no ano), e tbm com o zagueiro Victor Hugo, pois, e’ alto e joga firme. Mas, a melhor contratação foi sem dúvida: Alex Mattos. Ele caiu igual um míssil no mercado. Isso fez os adversários respeitarem o Palmeiras. E logo no chapéu Dudu, o próprio Mattos deu seu cartão de visita. E numa frase ele disparou: QUEM NAO RESPEITAVA O PALMEIRAS ANTES, AGORA VAI APRENDER A RESPEITAR. E com ele, veio a mudança de mentalidade do presidente, o que fez atiçar o torcedor palmeirense a bater recordes de adesões ao Avanti (87.797), e chegaremos a 100k quando vencermos os Gambás na Allianz Parque (com recorde de público). Rsrsrsrs. E lado bom do numeroso elenco e’ o fato que entraremos bem preparados pro BR, onde seremos um dos favoritos ao titulo. Mas, pra isso teremos que trazer 2 camarões: um 9 e um 10. Palmeiras vem forte, Aroni. E os rivais e sua impren$inha aliada estão impressionados e com medo. Kkkkkkkkkkk

Os comentários estão desativados.