Por Jota Christianini
Os tempo entre a fundação e o primeiro jogo, 5 meses, foram usados para que os jogadores de futebol de origem italiana fossem apresentados ao Palestra. Vieram de vários times que já jogavam os torneios e o campeonato paulista. Vieram do Paulistano, Mackenzie Ruggerone, S. Bento e outros clubes. Como o Corinthians havia retirado-se da Liga e não jogaria partidas oficiais em 1915, seus jogadores haviam procurado outros times para jogar. Bianco por exemplo estava no Mackenzie e depois de muitos treinos decidiram que era hora do primeiro jogo.
Combinaram jogar em Sorocaba porque havia na cidade um clube também de origem italiana e a cidade abrigava muitos italianos e ítalo-brasileiros.
Viagem de trem, chegada apoteótica à cidade, recebidos por dirigentes do Savoia, do S.Bento e autoridades municipais, além de grande parte da imprensa sorocabana.
O jogo começou às 14:15 e depois de muita luta o Palestra saiu-se vencedor por 2×0, gols de Bianco e Alegretti.
No time sorocabano jogaram dois irmãos Imparato que a seguir foram agregados ao Palestra.
A estreia com vitória deu ao Palestra a posse da Taça Savoia.
Talvez os torcedores que invadiram o campo para abraçar os palestrinos, os jogadores e mesmo os diretores não imaginavam que começava ali a marcha de um grande campeão.
Do maior campeão brasileiro, do primeiro clube brasileiro a ganhar um campeonato mundial com a relevância que foi o de 1951, do campeão do século no pais mais vezes campeão do mundo, e do clube que tem a mais leal e apaixonada torcida.
Motivos para isso tudo, para quem é palmeirense não precisa explicar e para quem não é nem adianta ou vale a pena.
***
Como foi a narração do jogo 100 anos atrás… por J. Christianini (abaixo uma versão reduzida do que foi publicado neste sábado no twitter @jotapalestra; leia mais no twitter do Jota)
O embarque deu-se na Estação S.Paulo da E.F.Sorocabana ao lado da Luz ; a delegação levava mais de 50 palestrinos além de jornalistas.
Partiu as 6,45 para Sorocaba a delegação do Palestra Italia, 4 vagões reservados ; 3 de passageiros e 1 Pullman.
Equipes escaladas, o Palestra Italia jogara de camisas verde e o Savoia de vermelho. Menos de uma hora para o início do jogo. Grande expectativa.
Apita o árbitro Sylvio Lagrecca, começou o jogo Palestra Italia x Savoia, A partir de agora há uma nova ordem no futebol mundial.
Goooooooooolll de Bianco… gooooollllll de Bianco !! Palestra 1 x Savoia 0.
Alegretti, 2×0! Segundo goooolllll do Palestra, os vermelhinhos do Savoia não resistem aos verdes
Apita o árbitro, fecham-se as cortinas e termina o jogo,… Palestra 2 x 0 Savoia … torcedores invadem o campo para abraçar os jogadores.
***
Mais repercussão: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/590912/aqui-comecava-a-historia-alviverde
***
Nota do 3VV: apesar dos elogios o narrador de Votorantim Gerson Garcia Júnior errou feio. Disse:
Não foi o time das Indústrias Matarazzo, como bem sabemos. Foi o Palestra Italia.
5 respostas em “Cem anos hoje”
estou torcendo para eles admitirem que foi 1930 ai tem uma falência a mais e tem outra, passaram todos os direitos (titulo inclusive) para o Tiete desde que este pagasse as dividas do SPFC. Portanto o campeão de 31 é o Tiete-SP que foi o nome que usaram
Time que tem história, e não se perde com o tempo. Ao contrário, o time do Jd Leonor que estão “reinventando” a história do time, nem sabem ao certo o ano de seu nascimento. Estão alterando de 1935 para 1930. O time nem sabe ao certo de seu passado, que vive se vangloriando.
E o local onde ficava o campo, está a 10 minutos da minha casa. Ao ver a reportagem da TV local falando a respeito do jogo, não tive dúvidas, peguei meu filho, coloquei no carro e fui na mesma hora prestar minha homenagem a data “in loco” e registrei pra mostrar e contar ao herdeiro sobre nossa gloriosa história…
Pô cara manda essas fotos pro 3vv pra eles publicarem aqui! Queremos ver como está hoje o local do nosso primeiro jogo!!!
Sensacional e emocionante!