Categorias
Opinião

Opinião: se você construir ele virá

 

Por Vicente Criscio

A semana passou com novas notícias positivas na SE Palmeiras.

Desta vez foram duas: o fechamento do contrato com a Crefisa e o atingimento da marca de 80 mil sócios torcedores, ficando em segundo no ranking do futebolmelhor.com.br.

E analisando daqui de longe, o que parece que mais seduziu o Presidente da Crefisa foi menos sua paixão palmeirense e mais a possibilidade de acesso a uma base de 80 mil torcedores do Avanti. Torcedores apaixonados como o Presidente e que poderiam ser alvo da venda de produtos financeiros da empresa.

Ou seja, o patrocínio master, que já traz visibilidade expressiva em um time como o Palmeiras, poderá ser “ativado” dentro da própria massa de torcedores palmeirenses e mais ainda dentro de uma base de dados qualificada.

Em sendo assim, bola muito dentro. Principalmente ao maior incentivador desse programa, o Presidente Paulo Nobre. O crescimento do Avanti começa a mostrar outro benefício além da geração de caixa mensal com o pagamento da mensalidade dos adimplentes: mostra-se um ativo que bem explorado pode se tornar uma ferramenta para ampliar receitas pro Palmeiras e rentabilizar negócios para os parceiros.

Esse negócio nos leva a outra reflexão: as tão necessárias fontes de receitas para o Palmeiras (como para qualquer clube de futebol do mundo) necessitam ser ampliadas de forma horizontal. É necessário sair da concentração de receitas (hoje muito forte em direitos de tv) para diversificar com as receitas tradicionais (patrocínios, não só master; bilheteria, agora com o Allianz Parque, um grande gerador de receita prá SEP; o próprio sócio-torcedor), e as novas receitas (cruzamento de “ativos” como patrocínio e Avanti, público no estádio e patrocinadores diversos), passando por merchandising e produtos financeiros para a base de torcedores. As novas fontes de receitas são mandatórias para um Palmeiras que sofre com a escolha da Globo em privilegiar Corinthians e Flamengo.

O negócio leva ainda a uma constatação. Como no filme Campos de Sonhos , a torcida do Palmeiras manda a mensagem óbvia: se você construir ele virá. Se você construir o sonho de um grande time, um grande ano, de disputas, o torcedor palmeirense comparecerá. Bastou um início de ano com Mattos trazendo jogadores nem tão assim renomados (exceto por Zé Roberto), mas com um discurso de grandeza e respeito à nossa tradição de buscar os títulos… bingo. A torcida veio. O Avanti disparou, ultrapassou os 80 mil sócios.

Agora vem a parte mais difícil: manter esse torcedor com a chama acesa. Melhorar o Avanti, trazendo o torcedor prá dentro do Palmeiras (o futebol), privilegiando também aquele torcedor lá de Rondônia ou de outros centros tão distantes quanto a paixão palestrina, permitindo que eles também tenham acesso vez ou outra a assistir os jogos no Allianz Parque. E assim entraremos no tão esperado ciclo virtuoso.

Crefisa e Avanti podem mostrar ao mercado aquilo que já sabíamos: o torcedor palmeirense é um enorme ativo para o Palmeiras e seus parceiros. Pode construir que ele virá.

Dessa vez, parabéns ao Nobre pela insistência com o Avanti. E que o discurso de Mattos do início de ano transforme-se em prática e tenhamos um elenco (ainda falta algumas peças) competente para disputarmos o título brasileiro de 2015.

Que assim seja…

 

20 respostas em “Opinião: se você construir ele virá”

O borel, tem totais condições de ser titular nesse time com 17 anos, nenhum jogador de ataque e tao decisivo como ele, o menino já nasceu com a estrela, da mesma forma que neymar com 17 anos já mostrou que seria grande jogador, nenhum atacante do verdão e tao habilitoso e objetivo como o muleke. não se mede um jogador pela sua idade , mais sim pela sua competência, como disse chico lang uma mistura de edilson c.om fenomeno

Eu honestamente acho que o potencial do Avanti ainda está subestimado, a nossa torcida é quase 3 vezes maior do que a do Inter, significa que proporcionalmente poderiamos sonhar em ter um Avanti proximos de 300 mil, que daria a numeros de hoje algo em torno de 150M por ano. E concordo que manter a chama Viva é o desafio. O Avanti precisa melhorar, precisa divulgar mais seus beneficios, precisa de vez criar um link entre os destinos do time de futebol Palmeiras e a sua torcida. Isso passa por uma mudança de estatuto, que penso ser o proximo passo. Se fizermos isso, vamos mudar para um patamar de independencia financeira, se tudo for bem feito, com a torcida animada e diferenciada, casa nova, time bom, vamos decolar… mas tem muito trabalho a ser feito!!!!

O planejamento desse ano me parece estar correto mas não vou elogiar essa diretoria enquanto não ver resultados em campo. Por mais quebrado que estivesse, nada justifica a quantidade de erros cometidos no último ano. Contudo, para esse ano o planejamento está perfeito: refez o elenco; os perebas foram embora (com exceção de Renato e M. Leite) e as apostas foram boas (gastou-se pouco com qualidade). Para esse momento não vejo necessidade em ter uma equipe espetacular. Contratando o Arouca, fecha-se o grupo para o primeiro semestre, pois já é o suficiente para brigar pelo título do Paulista e dar conta das primeiras fases da Copa do Brasil. Até lá já vai dar pra ser feita uma avaliação entre os contratados de quem realmente joga bola e quem não serve (casos, por exemplo, de Leandro Pereira, Rafael Marques, Ryder, Victor Ramos, Vitor Hugo e A. Girotto). Vai dar também para avaliar quem da base já poderá ser utilizado com mais frequência. Muito se fala em Gabriel Jesus, mas ele é muito novo e ainda não está pronto (dizer que um moleque de 17 anos está pronto para ser titular do Palmeiras é uma asneira). Com isso já temos time para fazer um campeonato brasileiro sem fantasmas de rebaixamento. Daí para ser campeão tem um Allianz Parque de diferença. Vamos precisar de um segundo semestre com grandes nomes para assumir a titularidade para aquelas posições que estarão carentes. Muito se fala em um 9, mas e se Cristaldo começar a fazer gol em cima de gol? E se Rafael Marques voltar a ser aquele que fazia gol de tudo quanto é jeito no Botafogo? No meu entendimento, a única posição que ainda está carente é a de um meia de criação. Valdívia já é uma certeza: vai jogar um jogo e ficar fora dois. Precisaremos de um bom meia e se Montillo estiver dando sopa até lá não pensaria duas vezes. É esperar pra ver se o nosso presidente realmente aprendeu a lição e irá abrir a mão para ter um time brigando por títulos ou ficará satisfeito em ter um time na 10ª do Brasileiro. Eu só acredito vendo.

Nosso presidente , talvez á mando do sultão e dono do clube, agora ta querendo que NOBRE reajuste os preços da ARENA e também do AVANTI—–ISTO será um verdadeiro TIRO no PÈ do sócio TORCEDOR e também no presidente !!!!VAMOS torcer pra que isso não seja verdade !!! Mas essa gestão ja mostrou que promessas não são com eles !!!!

Temos plena possibilidade de alcançar muito mais que 200 mil sócios. Todo palmeirense conhece outro palmeirense, é só convidar e explicar o que significa se tornar sócio-torcedor, que tenho certeza que haverá adesão. Podemos, com isso, chegar a um número nunca visto de sócios-torcedores.
Quanto ao time, ainda é cedo, mas, já estou otimista. Agora cabe ao Oswaldo de Oliveira fazer os acertos.

Boa tarde,
Meu nome e Gabriel, sou Sócio Avanti e VIP (Vim do Interior do Paraná). A maior dificuldade que temos para assistir aos Jogos em SP são os custos com deslocamento. Seria importantíssimo alguma parceria com Companhia Aérea, barateando a viagem.

Josué,
O “movimento por futebol melhor”, ação da AmBev, dá desconto em diversos produtos, inclusive voltados para o público feminino como actvia, dove, ades, danone, confort etc, além de cerveja, amendoim, barbeador..
Os descontos podem ser obtidos no Carrefour e no Extra, além de outros mercados. Dá uma olhada no site:

http://www.futebolmelhor.com.br/descontos/index.html

Eu acabei de me tornar sócio e ainda não utilizei, mas com esses descontos acredito que o plano saia quase de graça. Além é claro de ajudar o Verdão.

Abs

Moro em Brasília, acompanho há tempos o 3VV. Aqui, encontrei várias lojas oficiais de clubes. Precisei comprar um presente pro meu pai, corintiano fanático, e tinha uma loja deles com uma gama de produtos que ficou até difícil escolher… Depois, descobri que não tinha a do Palmeiras…. Eu quero consumir dessa marca, quero encher meu filho de 3 anos de produtos oficiais, MAS NÃO ACHO NADA! Nada de loja física, pior ainda na net (netshoes é muito pouco)….
Nunca fui num estádio, estou planejando conhecer o Allianz Parque em março (conto com a orientação de vocês, inclusive). Porém, não vejo outra vantagem de me associar que não seja dar dinheiro ao clube (muito pouco pra convencer a minha esposa deste novo gasto)… Como o Avanti pode ser atrativo pra alguém que mora no DF?

Josué, fiz uma compra no submarino e peguei uma promoção que me deu R$ 100,,00 de desconto na compra de um produto. Além disso, tem promoções de cerveja do tipo leve duas pague três. Tem que ficar esperto nas promoções. Ainda não fiz as contas’ mas provavelmente o Avanti, se não saiu de graça, ficou bem perto disso em 2014.

Josué, moro em Londrina e me associei ao Avanti no mês
de outubro do ano passado. Pago 20 reais por mês (plano
prata) e desde então assisti a dois jogos do Palmeiras no
campeonato brasileiro.
Acredito que a médio prazo o sócio torcedor terá direito a
voto e esse é o principal motivo para ser sócio torcedor,
sobretudo porque, quando esse dia chegar, certamente
será colocado um prazo mínimo para o ST votar.
Mas isso é futuro. Na atualidade, descontos em produtos (tv
a cabo, cerveja, entre outros) praticamente “pagam” o plano.

Criscio,

Posso estar enganado mas pra mim o que deve importar é que o torcedor entenda ( ou que se faça ele entender) é que o avanti é a MAIOR E MELHOR forma de ajudar o clube !!!
Seja na boa ou nada fase ele poderá fazer a diferença !!!
No pior ano da história do Palmeiras ( pelo menos pra mim, com 41 anos de idade, foi o ano de 2014) o sócio torcedor cresceu mais q qqer clube !!!!!
Com o Avanti forte e grande o Palmeiras terá condições de Endurecer com a Globo e terá um poder com os patrocínios enorme , na minha opinião é claro …..
Agora, se o cara vai cancelar o Avanti na primeira vez q o time perder um clássico ou um título é melhor nem assinar…
Abraço

Tem muitas acoes legais pra se fazer com o Avanti, pra que ele seja cada vez mais vantajoso pro torcedor.
Por exemplo: torcedor avanti tem desconto nos lanches e bebidas do estadio (fácil de fazer);
Torcedor avanti ganha desconto na compra de uma camisa oficial por ano (da pra fazer);
Torcedor avanti e cliente TIM tem algum beneficio (analisar com a parceira, que seja 5 reais de desconto na conta já é legal);
Torcedor avanti ter acesso ao PFC online (negocie-se com a globo, bata o pau na mesa, dê um jeito).

Alem, claro, do direito a voto pra presidente. Ai passaremos 500 mil facil

E o mais importante: n~åo deixar o time ser prejudicado nos bastidores, arbitragens e nem pelos coronéis Marinho e procurador Paulo schmidt. Para poder ganhar no campo e nem ser prejudicado nesse mesmo. Ai a força de nossa torcida nas mídia e mídia social deve ser focada em uma única direção, rebatendo imediatamente qualquer trambicagem à favor de nossos adversário. Basta ver o que presidente do cruzeiro fez ano passado. Vamos ver como tal conselheiro vitalício e presidente da cbf, del nero….vai se comportar à partir de abril.

Ê Criscio… Mais uma vez você foi cirúrgico!! Quando acerta tem que elogiar! Mas eu ainda estou reticente com o time…. Espero que dê liga e espero que o avanti evolua… Eu mesmo desempregado, me associei esperando tudo isso que você disse…. Mas como estou escaldado desses últimos 15 anos, vou ficar com os pés atrás…. Rsrsrs

Winston, também acho que o elenco contratado não é prá ser campeão brasileiro. Mas parece ser melhor que o ano passado (o que convenhamos não quer dizer muito). Mas é inegável que há uma mudança de postura. Abs

Pois é Criscio, houve uma mudança de postura e espero que seja sempre dessa forma, buscando a SEP grande!! Depois de ver o jogo ontem eu cheguei a conclusão que agora temos um elenco, time, talvez ainda não…mas que a diferença de 2014 para agora é gritante isso é…

Os comentários estão desativados.