Categorias
Opinião

A necessidade de um novo clube dos 13

 

Por Lucas Peschke

Caros Palestrinos,

Nessa sexta que passou fiquei bem esperançoso ao ler uma notícia, no site da ESPN, que nem imaginava que pudesse, embora desejasse, acontecer tão cedo, por conta da já conhecida e lamentada desunião dos clubes no Brasil.

Clique aqui e leia na espn.uol.com.br/grandes-paulistas-novo-clube-dos-13

É de fundamental importância que esse encontro e as consequências dele resultantes tenham respaldo junto a nós torcedores, apaixonados por seus clubes de coração e ávidos por um futebol mais justo, onde nenhuma distorção não natural venha a destruir a saudável e desejada competitividade.

Alguns pontos importantes:

1 – essa não é uma causa exclusiva do nosso Palmeiras, mas de TODOS os clubes brasileiros.

2 – caso nada seja feito para mudar o atual modelo de distribuição de cotas de TV, vigente desde 2011 quando o Clube dos 13 foi implodido, NÃO conseguiremos mais competir com SCCP e CRF, pois para montar times de qualidade e ganhar campeonatos relevantes, só com muito dinheiro.

3 – não se trata de querer a mesma cota de SCCP e CRF, mas sim que o critério de distribuição seja determinado TAMBÉM e principalmente por critérios técnicos, como na Premier League e Bundesliga, e não APENAS pelo critério de maiores audiências.

4 – a partir de janeiro de 2016 a diferença entre o que receberá o Palmeiras e o que receberão SCCP e CRF chegará a cerca de 70 milhões de reais. Qual a garantia que daqui a alguns anos, na revisão contratual, a Rede Globo não aumente essa diferença para 100 milhões ou mais ?

http://espn.uol.com.br/noticia/410828_cotas-de-tv-de-flamengo-e-corinthians-estao-na-mira-do-governo

5 – os critérios para a distribuição de cotas oriundas de venda de pacotes PPV também dá margem aos mais diversos questionamentos, pois o PPV utiliza-se de pesquisas do Ibope e Datafolha para estimar o número de torcedores e assim distribuir o quinhão de cada clube, ao invés de buscar em seu banco de dados o time para qual torce cada cliente, o que seria a melhor “pesquisa” a ser feita, com 0% de margem de erro. Pois bem, a pesquisa mostrou que SCCP e CRF são os clubes que tem mais assinantes de PPV e por isso levarão juntos quase um terço de todo o montante;

http://espn.uol.com.br/noticia/480999_globo-divide-r-300-milhoes-de-pay-per-view-com-clubes-saiba-quanto-cada-um-ganhara

6 – importante não se iludir com a ideia de que CASO o Palmeiras volte a exibir um futebol de altíssima qualidade, retomando a capacidade de disputar títulos, nossos jogos serão transmitidos em TV aberta. Não parece ser essa a estratégia da RGT. Fosse assim, muito mais jogos da dupla mineira Atlético e Cruzeiro, que se destacaram no último biênio, deveriam ter sido transmitidos. Se focarmos na praça de São Paulo, não há recordação do Santos ter seus jogos transmitidos toda Quarta e todo Domingo quando tinha Neymar, Ganso e Cia. em seu elenco.

Fiquemos então atentos aos próximos passos da reunião do G4 Paulista e do movimento de criação da Liga Nacional de Clubes, que deverá ter nosso total apoio, pois nenhum de nós tem a intenção e muito menos vocação de torcer para um time que só servirá de sparring para os que recebem mais recursos das cotas.

Para finalizar, segue o link do Odir Cunha, jornalista e conselheiro do Santos, que sempre escreve sobre esse absurdo promovido pela RGT. Apenas para conhecimento, o Odir, junto com José Carlos Peres, foi o responsável pelo livro Dossiê – Unificação dos Títulos Brasileiros a partir de 1959, a partir do qual foi possível obter o reconhecimento oficial da CBF que passou a tratar nosso títulos nacionais de 60/67/67/69 como equivalentes ao Campeonato Brasileiro que, como sabem, ganhamos mais quatro – 72/73/93/94.

http://blogdoodir.com.br/

Abraços verdes e brancos

36 respostas em “A necessidade de um novo clube dos 13”

E essa história de que SCCP e CRF sao os grandes responsáveis pelo pay per view é uma grande balela!!! Pq pagariam para ver seus times se toda hora estão na TV aberta?? O Palmeiras nem no horario da SporTV joga, estamos SEMPRE no horário do pay per view. Aí eu pergunto, se a maioria dos torcedores sao dos clubes na massa, é claro que serão a maior porcentagem no PPV, pois os pacotes sao oferecidos de TODOS os jogos. Pq nao fecham pacotes por Clubes?? Aí sim teríamos a verdade do PPV. SAberíamos quem é que está pagando e quanto está pagando para ver o seu time jogar.

Eu tenho muita desconfiança dessa criação da tal Liga de Clubes. Só me causa estranheza toda vez que um paulista assume a CBF, começa-se um movimento para criar ligas e tirar o poder da CBF, aí num passe de mágica colocam um carioca lá dentro e volta tudo como era antes. Fiquem atentos a isso, não sou nenhum defensor dos que estão lá, mas isso já aconteceu quando o Nabi estava na CBF, criaram a tal Copa União, resgataram o Fluminense e colocaram o Ricardo Teixeira, não sei em qual ordem aconteceram as coisas, mas foi assim. Sabe aquela coisa do “Precisamos mudar alguma coisa para que as coisas fiquem com estão”. Fiquem atentos e não confiem cegamente nisso.

Lucas, parabéns pelo post. Palmeiras e Santos sempre foram aliados e espero que continuem, para tentar salvar a competitividade do futebol brasileiro. Para mim, não há mistério: a divisão de cotas de tevê tem de ser como na Alemanha e Inglaterra, onde dá certo. Parabéns tardio pelo reconhecimento do Campeonato Mundial de 1951. O que é certo, é certo. Forte abraço lucas, e aos amigos do querido Palestra!

O Andres implodiu o clube dos treze sob o aplauso da RGT afirmando que seria melhor se os clubes pudessem negociar individualmente. Melhor para quem cara pálida? Para eles mesmos.
Passamos ano a ano ignorados e humilhados por esta empresa de comunicação que pensa que é dona do Brasil e assistimos passivamente a tudo isso.
Nosso Palmeiras, forjado na superação e na contestação parece estar conformado com o destino que lhe traçaram.
Isso não pode continuar assim, temos a obrigação de honrar as gerações anteriores que lutaram contra o status quo e fizeram de nossa camisa uma das mais pesadas e respeitadas no mundo todo!
O Palmeiras precisa urgentemente aproveitar a força de sua torcida e quebrar de vez a hegemonia dessa rede de TV que tanto mal faz ao nosso país e sobretudo ao nosso clube.
A arrancada heróica do século XXI passa por exigir igual tratamento ou romper com essa corja e colocar a nossa marca em outra empresa. A nossa apaixonada torcida fara o resto!

Alguém já reparou que bambis estão sem patrocínio e a rgt dá a maior força trasmitindo os jogos delas??????…………. se small club e flajuto são essa “potência°, pq só o patrocínio estatal os salva?…….Lembro muito bem que no começo de 2014, eles mais as bibas estavam sem patrocínio durante 2 meses e foi justamente o dindim estatal que os ajudou. Quero ver meu time campeão no campo……. sem ser ajudado, MUITO MENOS prejudicado nos campeonatos. Só isso.

“Vi uma matéria na ispn…” blá blá blá… até quando os TOLOS vão acreditar no que diz a imprensa bambi e gambá? se essa M… foi veiculada na ispn, só pode ser alguma coisa pra lesar o Palmeiras. Como disse alguém nos comentários, pq raios os gambás e os bambis estão participando destas reuniões? MEU ZEUS!!!! quanta ingenuidade.

NOSSA torcida,tem a cara do nosso presidente !!!LADRA MUITO MAS,Não MORDE !!! A torcida OURO DE TOLO pagando 350 ou 200 reais , pro NOBRE conseguir recuperar o investimento, o resto que se foda——-o mesmo pensamento que um NOBRETE disse ao jornalista e palmeirense Barneschi…………

Incluir SCCP, SPF e CRF em um novo clube dos treze é a mesma coisa de chamar Hitler e Stalin para participar de uma Associação que defenda os direitos humanos.
Por que esses clubes fariam parte de um novo clube dos treze, dos quinze dos vinte, se eles são hoje os privilegiados pelas federações e pela rgt ?
É urgente e necessária uma nova ordem no futebol brasileiro e uma nova associação de clubes, mas sem a participação desses parasitas.

Quanto ao PPV, cabe ao Palmeiras acordar e entender que a rgt está nos roubando. Quem mais assina PPV não é torcedor de time que tem todos os jogos na TV aberta e não o contrário.

Acho estranho que essa reunião inclua o SCCP. Eles vão trabalhar contra os próprios interesses? Ou participarão apenas para saber o que os demais estão tratando? O Palmeiras tem de ser inteligente, dirigentes de outros clubes (especialmente os do SCCP e SPFC) não são de nenhuma confiança. O Palmeiras tem o trunfo da Arena e sócios-torcedores e, por isso, poderá agir com maior autonomia.

Na verdade é uma sugestão pressão que vem de fora, e visa melhorar as condições em nível sul-americano. Por isso, eles entraram também. Lógico que isso vai influenciar no nacional também, mas na política cada briga é uma briga.

A discussão em torno da tv aberta está tendo uma importância indevida. O número de assinantes da tv fechada está em crescimento de mais de 20 % ao ano e a sua audiência em alta, enquanto a tv aberta em geral está em declínio. A audiência da tv aberta nos jogos de futebol está sistemática e lentamente caindo, devido a vários fatores ( horários, baixa qualidade do futebol apresentado, interesse em campeonatos estrangeiros de maior “grife” , etc ). O futuro da tv, no Brasil assim como nos EUA está na tv fechada. O que o Palmeiras e os demais clubes deveriam se preocupar é na distribuição dos recursos tomando como com base as audiências em tv fechadas, além dos assinantes de PPV de maneira real. Por outro lado a questão levantada de que a formação de novos torcedores é prejudicada pro não ter jogos passados em tv aberta também creio ser de menor importância. O que forma o torcedor e o marca indelevelmente é a sua ida ao estádio e isso a torcida do Palmeiras está fazendo e muito bem. Como já disse alguém que não me recordo ” o que forja o torcedor é a sua passagem pela catraca” ( desculpe não citar o autor ). O pequeno torcedor não fica em média até meia noite assistindo um jogo de futebol , a não ser que seja o time do seu pai. A médio prazo, creio que a minha opinião acerca da importância da tv aberta esteja certa.
Abs a todos;

Enquanto isso…… rgt faz um escarcéu com as notícias do Palmeiras depois do jogo…..”ALÍVIO
Pacotão do Verdão: gols tardios, cartão forçado por zagueiro e jogada bizarra”……………..”SINCERO
Vitor Hugo admite “conselho” de Prass para tomar o terceiro amarelo”……… já sobre o zagueiro que quase quebra o Cristaldo e nem amrelo levou (só no final do jogo)….. nada……. e hoje ou amanha o torcedor do small club, Risek ….. vai ligar para o tribumnal paulista cobrando a suspensão do Victor Hugo outra vez???????…… ops, isso é teoria da conspiração…. que não existe.

No Rio Grande do Sul e no Paraná os cartolas começaram a fazer ações unidos buscando o bem de todos os clubes. Tomara que dê certo e que se espalhe para o resto do Brasil.

Parabéns mais uma vez por postarem temas que mostram o que está por vir no futebol tupiniquim, manipulado, tripudiado pela rgt e esse governo que está ai, usando a caixa para favorecer alguns times. E com 85% da torcida palmeirense alien…..nada sobre esse assunto. É interessante observar que NUNCA usaram a mais justa pesquisa de torcida do país, como referência……. que abrange um universo de 5 milhões de torcedores e não os costumeiro 1200…1500 da Datafolha (direção é torcedora dos vrambis) e ibope (pertence a rgt). A TIMEMANIA………. por causa dessas pesquisas que sempre saem perto de algum desses clubes junto com SPaulo, renovarem contratos e outras coisas, somos a 4. torcida do país…..já repararam isso??????…………mas no ppv (nossos jogos são sempre no melhores horários e eles faturam e muito com o Palmeiras),…. somos o 11. colocado. ?????????? O clube dos 13 foi implodido por André Sanches e seu clube teve as beneces desse ato. “O bom Senso FC” foi criado para colocar Sanches na presidência da CBF. Foi fundado por um ex-small club, acessorado por um diretor financeiro do small club e tendo o torcedor do small club, e tendo o publicitário torcedor do small club, Washington Olivetto como idealizador. Quase conseguem…………….. nós palmeirenses infelizmente ainda não nos demos conta do poder que temos no chamado 4. poder, que é a mídia. Em vez de nos unirmos e atirarmos contra quem tem uma estratégia clara de nos prejudicar……. preferimos o friendly fire e nunca tiramos o contursi do clube. QUEM CONTROLA A MÍDIA, TEM ESSE 4. PODER NAS MÃOS. Nossos adversário tem comentaristas, analistas, ex-árbitros e jogadores torcedores deles formando opinião nos meios de comunicação, enquanto nós, quase ninguém. E quem é nosso se aco….varda. SE PALMEIRENSES E VASCAÍNOS SE UNIREM PARA BOICOTAR A RGT, que favorece nossos adversários, algo mudaria. Mas isso jamais vai acontecer, pq preferimos ficar no……. friendly fire. E tende a piorar.

o grande problema e que a maioria dos clubes sao refens das cotas antecipadas e ficam sem força de brigar com a RGT…

nosso palmeiras ja esta se livrando dessa dependencia e talvez isso esteja incomodando e muito o pessoal da RGT e da petrobras….

o certo também é quem jogar na quarta joga no sábado e quem jogar na quinta jogar no domingo e não quem joga na quarta pegar quem jogou na quinta isso favoresse quem jogou na quarta.

Lucas
Parabéns pelo texto.
As questões levantadas são mais do que pertinentes e o futuro não só da SEP mas do futebol brasileiro passa pelas mesmas.
Outro ponto fundamental é a de cobrarmos os deputados que elegemos e dos quais pagamos os salários para que legislem em favor da bandeira levantada por você neste texto

putz não escrevi nada demais e o comentário nem foi publicado, tem que seguir uma linha agora?

Essa nova associação deve ser benéfica para todos, mas começar com4 clubes onde na metade deles estão causar e sanches deixa qualquer um com os dois pés atrás, o PN e o Modesto tem que estar muito atento a estas duas raposas, que tem zero de espírito de grupo e pensam unicamente apenas nas vantagens para seus próprios clubes em detrimento dos demais!

É um absurdo o que a RGT vem fazendo, transmitindo praticamente 80% dos jogos dos gambás, enquanto isso o Palmeiras que tem a maior média de público e renda do Brasil é IGNORADO na tv aberta, não vamos dar audiência pra essa emissora de quinta, ela adotou 2 times e o resto que se f… ! Muita gente já percebeu esse GOLPE, não é a toa que a audiência da dita cuja não para de cair.
Se para o Palmeiras que receberá 100 milhões já vai ficar difícil competir, imagina para os outros grandes que receberão 60 milhões.
Portanto Palmeirenses, ignorem a RGT, não assistam nenhum programa e muito menos FUTEBOL, ela vai morrer abraçada com sua “dupla de queridinhos”.

ja faço isso a tempos…deveriamos fazer uma campanha com os outros torcedores das outras equipes que sao prejudicadas pela RGT para nao assistirem tambem…
C.H.U..P.A. ~RGT meu palmeiras nas precisa de voce…

Aqui no Brasil se confundem, neste caso a imprensa também, a rivalidade esportiva com inimizade. Na Europa e EUA existem rivalidade, mas os os “cartolas” de lá são unidos. tem que nascer dos clubes e tão somente dos clubes a fundação de uma liga, não tem que ter intervenção de TV, federações e muito menos CBF. Quando a liga estiver constituída, e determinarem como serão seus campeonatos e seu calendário, clubes terão o poder de negociar e consequentemente receberão mais e mais justo. Por enquanto estão fazendo o jogo da tv e cbf.

Essa do PPV é furada, pq pagar pelo produto se você o recebe de graça? Só pasa jogo do curintia e do flamengo na tv aberta. É chamar todo mundo de idiota. O primeiro passo para um novo clube dos 13 e para com essa palhaçada de clube co-irmão. somos todos adversários, e se assim nos tratarmos, com todas as nossas diferenças, sai negócio, pq se ficar nessa de co-irmão não sai nada.

Devemos agradecer ao Tirone por prorrogar por mais 3 anos o contrato com a rgt, até 2018. Em troca o Palmeiras recebeu 30 milhões de luvas e ele e seu filho, torcedor do Chelsea, foram assistir a final da Champions League em Munique à convite a rgt. E ninguém da torcida se revoltou.

Levi, todos os clubes estão amarrados,, se não me engano até 2018 e provavelmente por mais alguns anos. Para sair desse círculo é necessário que os clubes prejudicados não adiantem luvas e cotas no momento do desespero e renovem com a rgt. Por isso é importantíssimo, reunir o C13, (ou sei lá oque) e já licitar a transmissão de 2019. Caso queiram antecipar cotas, a negociação seria com a vencedora da licitação.
Em outras palavras’ os dirigentes precisam correr para por as coisas em seu devido lugar.

Ricardo e Msurício, imaginem que nos próximos 3 anos small club, flajuto receberão só da tv…. 210 milhões a mais e bambis 30, do que Palmeiras. E do ppv…. 1/3 do que a dupla queridinha….. olha vantagem que esa gente tem, além de patrocíonio estatal, ajuda das arbitragens e mídia. Isso n é certo.

Levi, continue levantando esta bandeira. Sempre compartilhei da sua opinião. Estranho os dirigentes da SEP NUNCA esboçarem uma reação contra o poder dominante da rede esgoto. Muito estranho.

Os comentários estão desativados.