Categorias
Corneta do Cunio

Corneta do Cunio – 5 dias e um empate. Ou Ferrrrrrnando Prassssssss!

 

Por Alberto Cunio 

Finalistas alviverdes, se existe uma palavra que resumiu meu espírito logo após a vitória de domingo é indignação. E por que indignação? Boa pergunta, espero respondê-la.

Façamos um pequeno retrospecto dos últimos 40 anos de nosso Palmeiras em finais do Paulistão: 1976(C), 1986 (V), 1992 (V), 1993 (C), 1994 (C), 1995 (V), 1996 (C), 1999 (V), 2008 (C), 2015. Bem equilibrado, certo? Estamos com 5 títulos e 4 vices. Pois bem, parece muito pouco para um clube de nossa grandeza disputar apenas 25% das finais de campeonato paulista e ganhar a metade. Apenas para efeito de comparação, nosso arquirrival disputou quase 50% das finais de lá para cá (19), com 12 triunfos.

Mas onde eu quero chegar com estes números? Simples: na importância que este título tem para o Palmeiras, num período de escassez, poucas disputas decisivas e taças menos ainda. E estamos a apenas UM EMPATE de mais um caneco em nossa galeria. UM EMPATE. Tivemos empates apenas na última rodada (Ituano, inexplicavelmente com os reservas) e nas semifinais, no triunfo dentro do Municipal de Itaquera. Ou seja, praticamente só ganhamos e perdemos. Ou uma coisa, ou outra. Oscilamos.

Depois de feito o serviço sujo na Zona Leste, estamos quase abraçando o troféu. E quais os assuntos relevantes desta semana? Vamos lá, pela ordem: 1) Ingresso caro demais, maldito PN elitista; 2) Poderia ter sido 2×0, maldito Dudu; 3) Audiência do jogo na Globo abaixo do esperado, maldita imprensa gambá; 4) Ingressos de visitante mandados para a Vila Belmiro, maldita diretoria que não pensa no torcedor; 5) Deve chover em Santos domingo, maldito São Pedro; e por aí vai…

Em algum momento paramos para pensar que estamos a UM EMPATE de mais um título? Ou esquecemos que torcemos fanaticamente ao longo de meses, anos, décadas para o time alcançar uma final e ser CAMPEÃO, OBJETIVO MAIOR dentro de nossa torcida? Não. Na hora em que estamos QUASE LÁ, bastando um resultado para lá de normal num clássico, numa decisão e num campo em que temos mais vitórias que o próprio anfitrião (42×40), voltamos nossos olhos para assuntos IRRELEVANTES para esta semana, mesmo que possivelmente relevantes para segunda-feira que vem.

Podemos ganhar o título, como podemos não ganhar. Isso é parte normal da disputa. Nada tirará o mérito de termos chegado à decisão e estarmos a UM EMPATE da taça. O que não podemos admitir é perdê-la por termos nos esquecido de focar… NO JOGO!

Como diria um conhecido meu, FOCO NA FOCA, meus amigos! O Palmeiras precisa, com torcedores daqui, de Santos, do inferno, sejam lá quais forem as origens dos que testemunharem domingo a partida, de APENAS UM EMPATE. E para tanto, temos que torcer, vibrar, incentivar e fazer por onde para trazer de Santos mais uma taça para nossa galeria. Motivo pelo qual mando minha CORNETA para os míopes de plantão. Óculos!

P.S.: Tenho um vídeo gravado por mim mesmo, atrás do gol, do pênalti perdido pelo Dudu. Quem quiser a cópia para assistir e ficar xingando, peça no Twitter: @Corneta3VV.

***
Nota do editor: o 3VV caracteriza-se pela liberdade de expressão e pela diversidade de opiniões.
O post acima expressa exclusivamente a análise e visão do autor sobre o tema.
Seu conteúdo não necessariamente coincide com a opinião dos demais colunistas do site.

19 respostas em “Corneta do Cunio – 5 dias e um empate. Ou Ferrrrrrnando Prassssssss!”

Convenhamos a parte mais dificil já foi, pois era o curintia. E ainda bem que não veio na final, pois dois jogos com eles seriam complicadíssimos, pois o time deles tem mais entrosamento. Agora domingo, seremos campeões…. Quem tem que ficar preocupado é o time do Santos que tem que ganhar… Senão acontecer nada durante o jogo e terminar 0x0 somos campeões. O que não da pra engolir é parecer que somos NÓS quem temos que vencer, como quer fazer crer a imprensa.

O CRAQUE Dudu converteu o pênalti quando mais precisamos e com certeza será decisivo na vitória de domingo!!! Avanti DUDU!!!

Clap clap clap.
E tem mais, o resultado servirá pra mostrar que mesmo com time titular e sem desfalques o santos não conseguira reverter a vantagem, provando a superioridade do nosso time, fator que poderia ser usado pela imprensa para justificar a conquista.
Dá-lhe Porco.

É isso aí. Estamos muito perto da conquista de mais uma taça. E temos de conquistá-la. Temos de jogar da mesma maneira que jogamos no Itaquerão, para vencer, aí, com certeza, seremos campeões.

CUNIO, gosto de ler seus artigos. Mas nem sempre concordo com vc, o que é absolutamente normal.E com os frequentadores do 3VV não é diferente. Cada um tem um olhar diferente para analisar o jogo, o elenco, a diretoria, etc etc. Como vc voltou no tempo é bom lembrar que somos,dentre os grandes, pródigos na arte de perder títulos para os pequenos. ( GUARANI E INTER DE LIMEIRA….. onde estão estes clubes???). Eu gostaria de confiar nesse elenco na mesma dimensão que confiava nos times de 72,73, 93,94, 96. Estamos anos luz disso. Então as nossas chances de ser CAMPEOES obvio existem. E vou torcer muito pra isso. Mas, perder o titulo tb é absolutamente possível. Mais pelo placar que fizemos na ARENA do que qq outra coisa. Ai o maldito Dudu faz sentido sim. E mais maldito ainda o OO que pipocou e não deu ordem para o CX ou Rafael Marques bater o pênalti. Vamos torcer….. PS.. jogador que sai reclamando do campo é desagregador. Quem jogou futebol sabe disso. Quem não jogou ACHA ESTRANHO……

Boa, Cunio! Vamos para Santos confiantes, mas jogando com seriedade!

Muito bem, Alberto. Lendo os comentários do primeiro jogo no post abaixo, parece que perdemos o jogo jogando menos que o adversário, sendo que o que aconteceu foi exatamente o contrário.
E tem reclamação de tudo, até de jogador não ter gostado de sair do campo.
O time está trabalhando para conquistar o título. Tem plenas condições de conseguir.

Bingo! Esse tal FOCO deve restringir-se ao elenco, diretoria e comissão técnica, para nós, humildes torcedores, resta-nos aguardar, consumindo tudo o que essa imprensa MALDITA lança até o domingo, absorvendo e filtrando as informações úteis (se é que existem!). PALMEIRAS CAMPEÃO com o Santos fazendo 2×1 e SÃO PRASS executando milagres nos penais! Regulem o marcapasso! Abs Cunio.

Mais uma na mosca Cunio!!!! Também acho que esse é um momento de expectativa e união em torno do título que pode ser o primeiro de muitos nessa era Avanti. Essa tiração de foco está em todos os lugares, desde a imprensa até e principalmente na própria torcida!

Num rápido levantamento, considerando os últimos 40 anos (de 1974 a 2014, excluindo 2002 que não teve os grandes) cheguei aos seguintes resultados: 34 campeonatos tiveram finais (ou “decisões” como em 1997, quando houve um quadrangular e na última rodada SCCP e SPFC, os únicos postulantes ao título, fizeram a partida decisiva) e seis foram de pontos corridos: 1976, 1984, 1994, 1996 (que só não teve final porque o Palmeiras ganhou os dois turnos), 2005 e 2006. Desses seis, o Palmeiras ganhou a metade (1976, 1994 e 1996), o Santos venceu duas (1984 e 2006) e o SPFC uma (2005). Nos 34 campeonatos com finais, o SCCP chegou a 18 (mais da metade) ganhando 12 e perdendo 6; o SPFC chegou a 15 ganhando 10 e perdendo 5, o Santos chegou a 10 ganhando a metade e perdendo outro tanto, e o Palmeiras disputou apenas 7 decisões, vencendo três e perdendo quatro. Se ganharmos a taça no domingo, ultrapassaremos o Santos em aproveitamento (oito finais e quatro títulos contra onze finais e cinco títulos), mas ainda estaremos bem distantes dos maiores rivais. Tudo bem que a importância do Campeonato Paulista hoje é pífia perto do que era nas últimas décadas do século XX, mesmo assim esses números mostram o quanto o Palmeiras anda afastado do protagonismo. Por isso, entre tantas outras coisas, é que o título em 2015 se tornou muito importante.

Essa corneta tem demorado para soar, mas quando dá o ar da graça é prá arrebentar. Ululante!

Boa Cunio! Foquemos no jogo….. que todos os demais assuntos sejam abordados a partir da próxima segunda-feira. Busquemos o caneco! Abs alviverdes.

Os comentários estão desativados.